Armando Pordeus e Abiud Gomes, dois dos maiores divulgadores do futebol de botões.A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa viveu um momento inesquecível, no sábado 26 de dezembro, último dia de atividade no ano de 2009. O Torneio Encerramento, promovido por este blogueiro, fechou com chave de ouro um ano considerado maravilhoso para o futebol de botões, na APFM. No botãobol (futebol de botões na regra pernambucana), o troféu de campeão foi para o Botafogo, de Marcos Silva, ao derrotar na partida final o Náutico, de Abiud Gomes, por 3x1. Foram 12 equipes, divididas em 3 grupos de 4, que disputaram a competição. No Grupo A, formaram: Santos, de Adilson Ribeiro; Coritiba, de Cláudio Sandes; Barueri, de Dinoraldo Gonçalves ; Espanyol, de Léo Santos. No Grupo B lá estavam: Botafogo, de Marcos Silva; Cruzeiro, de Marcos Cardoso; Internacional, de Paulo Jiquiá; Chelsea, de Hugo Alexandre. Compuseram o Grupo C: Náutico, de Abiud Gomes; Vila Belmiro, de Albertinho; Flamengo, de Fernando Brito; Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto. As partidas foram bem disputadas num grande clima de cordialidade. Infelizmente, a equipe do Vila Belmiro teve que se ausentar durante a competição, por circusntâncias alheias à sua vontade e com isso beneficiou o Náutico que assim conquistou o direito de ir para o triangular final, como vencedor do Grupo C. E parece que o destino do Timbu era mesmo de sair pelo menos com um prêmio, pois na etapa decisiva o Coritiba, de Cláudio Sandes, foi acometido de um acesso de tosse alérgica, abrindo caminho para que o alvirrubro da Torre fosse direto para a final contra o Botafogo. E assim a medalha de vice campeão passou a ser mais um ornamento na sala de troféus do Náutico Celotex.
Como se sabe, a APFM é o espaço mais democrático do futebol de botões de Pernambuco, daí também ter realizado com amplo sucesso o Torneio de Confraternização no Núcleo da Regra Paulista - 12 toques. Oito botonistas, sendo 5 deles ligados à Associação Pernambucana: Alexandre Pentinho, Marcellus Queiroz, Nando dos Santos, Leonardo Moraes e Djalma. Pela Liga de Futebol de Mesa do Jardim Brasil estiveram presentes Marcos Cordeiro e Julio César. Fechando a lista, essa figura extraordinária e revolucionária do futebol de botões, Armando Pordeus, que vem divulgando para o Brasil e para o Mundo, através do belíssimo blog http://sportdebotao.blogspot.com/, tudo que de bom acontece no jogo de botão, independente de regras. O título de campeão, com direito a um bonito troféu, ficou com Marcellus Queiroz. A medalha de vice-campeão coube com justiça a Marcos Cordeiro, da LFMJB.
Aqui cabe um registro especial: para alegria geral de todos os botonistas que convivem no ambiente sadio e alegre da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, a paz voltou a imperar. O Náutico, de Abiud Gomes e o Internacional, de Paulo Jiquiá, que estavam de relações estremecidas, voltaram a se entender e tudo agora está na mais perfeita ordem. Prevaleceu o bom senso. Com isso ganha o futebol de botões.
Agora, resta apenas aguardar a chegada do ano novo, com muita fé e esperança de que seja tão bom ou melhor do que foi esse já saudoso ano de 2009. Felicidades para todos e viva o botão!























