Minha lista de blogs

domingo, dezembro 27, 2009

UMA BONITA CONFRATERNIZAÇÃO

Armando Pordeus e Abiud Gomes, dois dos maiores divulgadores do futebol de botões.
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa viveu um momento inesquecível, no sábado 26 de dezembro, último dia de atividade no ano de 2009. O Torneio Encerramento, promovido por este blogueiro, fechou com chave de ouro um ano considerado maravilhoso para o futebol de botões, na APFM. No botãobol (futebol de botões na regra pernambucana), o troféu de campeão foi para o Botafogo, de Marcos Silva, ao derrotar na partida final o Náutico, de Abiud Gomes, por 3x1. Foram 12 equipes, divididas em 3 grupos de 4, que disputaram a competição. No Grupo A, formaram: Santos, de Adilson Ribeiro; Coritiba, de Cláudio Sandes; Barueri, de Dinoraldo Gonçalves ; Espanyol, de Léo Santos. No Grupo B lá estavam: Botafogo, de Marcos Silva; Cruzeiro, de Marcos Cardoso; Internacional, de Paulo Jiquiá; Chelsea, de Hugo Alexandre. Compuseram o Grupo C: Náutico, de Abiud Gomes; Vila Belmiro, de Albertinho; Flamengo, de Fernando Brito; Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto. As partidas foram bem disputadas num grande clima de cordialidade. Infelizmente, a equipe do Vila Belmiro teve que se ausentar durante a competição, por circusntâncias alheias à sua vontade e com isso beneficiou o Náutico que assim conquistou o direito de ir para o triangular final, como vencedor do Grupo C. E parece que o destino do Timbu era mesmo de sair pelo menos com um prêmio, pois na etapa decisiva o Coritiba, de Cláudio Sandes, foi acometido de um acesso de tosse alérgica, abrindo caminho para que o alvirrubro da Torre fosse direto para a final contra o Botafogo. E assim a medalha de vice campeão passou a ser mais um ornamento na sala de troféus do Náutico Celotex.

Como se sabe, a APFM é o espaço mais democrático do futebol de botões de Pernambuco, daí também ter realizado com amplo sucesso o Torneio de Confraternização no Núcleo da Regra Paulista - 12 toques. Oito botonistas, sendo 5 deles ligados à Associação Pernambucana: Alexandre Pentinho, Marcellus Queiroz, Nando dos Santos, Leonardo Moraes e Djalma. Pela Liga de Futebol de Mesa do Jardim Brasil estiveram presentes Marcos Cordeiro e Julio César. Fechando a lista, essa figura extraordinária e revolucionária do futebol de botões, Armando Pordeus, que vem divulgando para o Brasil e para o Mundo, através do belíssimo blog http://sportdebotao.blogspot.com/, tudo que de bom acontece no jogo de botão, independente de regras. O título de campeão, com direito a um bonito troféu, ficou com Marcellus Queiroz. A medalha de vice-campeão coube com justiça a Marcos Cordeiro, da LFMJB.
Aqui cabe um registro especial: para alegria geral de todos os botonistas que convivem no ambiente sadio e alegre da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, a paz voltou a imperar. O Náutico, de Abiud Gomes e o Internacional, de Paulo Jiquiá, que estavam de relações estremecidas, voltaram a se entender e tudo agora está na mais perfeita ordem. Prevaleceu o bom senso. Com isso ganha o futebol de botões.
Agora, resta apenas aguardar a chegada do ano novo, com muita fé e esperança de que seja tão bom ou melhor do que foi esse já saudoso ano de 2009. Felicidades para todos e viva o botão!

Nenhum comentário: