Minha lista de blogs

domingo, janeiro 03, 2010

A COPA DO MUNDO DO BOTÃOBOL

Interior da APFM, cenário do Torneio Copa do Mundo do Botãobol
É isso aí, galera do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras)! Este ano de 2010 é ano de Copa do Mundo. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa já está com suas inscrições abertas para a maior competição de botãobol: a Copa do Mundo do Botãobol. O Torneio deverá reunir 32 equipes, cada uma representando um país participante da Copa do Mundo patrocinada pela FIFA.
A escolha das oito equipes cabeças de chave segue à ordem de posicionamento do ranking geral da APFM. Se confirmarem suas participações, serão os seguintes os botonistas cabeças de chave: Abiud, Adilson, Albertinho, Ribamar, Marcos Silva, Marcos Cardoso, Dinoraldo e Paulo Jiquiá. Já se sabe de antemão que alguns desses botonistas já escolheram suas seleções. Por exemplo: A seleção do Uruguai será palhetada por Abiud Gomes. A Argentina caberá a Adilson Ribeiro. A Inglaterra ficará com Paulo Jiquiá. Como a seleção uruguaia no campeonato mundial não é considerada cabeça de chave, nenhum dos outros sete botonistas ranqueados para cabeça de chave poderá representar a seleção da África do Sul. O regulamento da competição segue rigorosamente o estabelecido para o Mundial da Fifa.
É sem sombra de dúvidas a maior competição de futebol de botões realizada em Pernambuco. Em 2002, a seleção campeã foi a Coreia do Sul, comandada por Flávio Azevedo. Já na Copa de 2006, o troféu coube à seleção da Inglaterra, sob a palheta de Paulo Jiquiá. Nas duas competições, o vice campeão foi esse blogueiro, sendo que em 2002 palhetou a seleção uruguaia e em 2006 representou a França. Antes, nos anos 60, Abiud Gomes foi campeão com a seleção uruguaia, no Torneio Copa do Mundo, realizado na Estância. Naquela ocasião, o troféu era uma réplica da Taça Jules Rimet, conquistada pela seleção do Brasil. A exemplo do que aconteceu com a CBF, esse troféu ganho por esse blogueiro já não mais existe. Não foi derretido como o original. Simplesmente, foi perdido numa das cheias do Capibaribe.
É isso aí, então, galera! A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa continua com o seu campeonato oficial de botãobol, porém, todas as atenções já começam a se concentrar na Copa do Mundo. A festa promete ser espetacular! Vamos aguardar. Viva o botão!

Nenhum comentário: