Minha lista de blogs

segunda-feira, janeiro 18, 2010

VÍCIOS DO BOTÃOBOL

A APFM espera que, em 2010, fique tudo azul no Botãobol
Nesses longos anos vividos dentro do futebol de botões, o que mais chateia esse blogueiro é ver botonistas participando de competições, porém, colocando o máximo de dificuldades para que o evento se desenrole da melhor maneira possível. Lamentavelmente, alguns deles trazem vícios que por mais que se tente não se consegue eliminá-los. São superresistentes. Na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no botãobol, há práticas cada vez mais nocivas para que uma competição chegue ao fim sem aborrecimentos. No atual campeonato, mesmo com um rígido regulamento, há ainda aqueles que procuram tumultuar o ambiente, criando uma série de problemas. Senão, vejamos: a) As faltas aos jogos são toleradas, desde que os contendores não possam comparecer por motivo de força maior (trabalho, viagem programada, compromissos sociais, problemas de saúde etc), perfeitamente compreensíveis e justificáveis. b) Caso uma equipe venha a faltar uma rodada, deverá realizar essa partida na rodada subsequente. Isso seria o normal, plenamente acordado por todos os participantes da competição.
Ocorre, que hoje há uma prática que vai de encontro a tudo que foi acordado. Equipes comparecem e simplesmente se recusam a cumprir seus compromissos, atrasando em demasia o tempo de duração do campeonato. Está ficando cada vez mais comum ver os botonistas presentes à Associação e quando convocados para realizar seus jogos alegam que não vão poder jogar por isso e aquilo. Outros querem levar o regulamento ao pé da letra, sem o menor raciocício quanto ao espírito do mesmo. Dão uma interpretação completamente equivocada daquilo que está e porque foi escrito. É aí que a porca torce o rabo. Por mais que se tente explicar, o que se vê é que a cada rodada, jogos deixam de ser realizados, causando um atraso enorme em todo o planejamento da entidade. Pergunta-se: qual seria a solução ? - Poderia ser a mais simples possível: aplicar o WxO nessas equipes que se recusam a jogar, estando presentes seus botonistas e fim de conversa.
Porém, a Comissão Organizadora do Campeonato não quer atuar com todo o rigor necessário e age de forma mais conciliadora, apelando para o bom senso de todos.
Mas a luta está ficando inglória e tudo indica que a partir das próximas rodadas a coisa vá pegar fogo. Vai ser a "Lei do Cão", haja o que houver, custe o que custar. É chegada a hora de moralizar. Quem não gostar que "vá pró inferno". Chega de coisinhas, mais-mais, picuínhas, sandices, frescurinhas etc etc etc.
Assim, acredita-se que o campeonato oficial de 2009 possa na realidade terminar antes do final de março e, então, a APFM vai poder seguir seu curso normal no ano de 2010, dessa vez sem atropelos. É assim que deve ser. Viva o botão!

Um comentário:

Futmesa Brasil disse...

Parabéns pela organização...
O futebol de Mesa em Pernambuco esta muito bem representado por praticantes e jogadores como você, Armando Pordeus e Armandinho, PARABÉNS A TODOS DE PERNAMBUCO.