Minha lista de blogs

segunda-feira, outubro 05, 2009

A MESMA LADAÍNHA

O Internacional, de Paulo Jiquiá, é o centro das atenções do botãobol, na APFM.
Este blogueiro já está ficando cansado de tanto clamar que o Internacional, de Paulo Jiquiá, continua firme e forte na liderança do campeonato oficial de 2009, no botãobol (futebol de botões jogado na regra pernambucana, a rainha das regras). Todo sábado, é a mesma ladaínha: Inter vence mais uma e está cada vez mais perto do título do Turno de Classificação. Perdeu a graça. Vamos ver se no próximo sábado, quando o Colorado estiver frente a frente com o Náutico, deste blogueiro, a escrita possa finalmente ser mudada. Faltando apenas cinco rodadas para o término do turno, o Saci alcançou a marca de 29,5 pontos, conquistados em 12 partidas. Com o mesmo número de jogos, o Hércules, com 26,3 pontos, segue na vice liderança. No 3º lugar aparece o Botafogo, com 23,1 pontos, porém, com um jogo a menos. O Vila Belmiro, com 23 pontos em 12 jogos, alcançou a 4ª colocação. Segue-se, pela ordem, Grêmio, São Paulo, Náutico, Flamengo e Milan. Todas essas equipes, caso o 1º turno terminasse agora, estariam classificadas para o 2º Turno - Série Ouro. Os demais times: Cruzeiro, Porto, Santos, Vitória de Guimarães, Coritiba, Fluminense, Chelsea, Itacuruba, comporiam o 2º Turno - Série Prata. Infelizmente, por abandono, o Corinthians foi eliminado do campeonato.
Observe-se que a pontuação das equipes é fracionada. Há uma explicação para isso: nos empates, além do ponto conquistado, cada equipe recebe uma bonificação de 0,1 pontos, por gol marcado. Exemplo: nos empates em 0x0, as equipes apenas recebem 1 ponto positivo. No empate de 1x1, cada equipe soma 1,1 pontos. E assim por diante. Essa foi a fórmula encontrada para que os times tenham sempre uma postura ofensiva. Na realidade, o gol é o grande momento do botãobol, a exemplo do que ocorre com o esporte que lhe deu origem, o futebol.
É bom que também saibam que, nas competições oficiais de botãobol, é levado em consideração, como ocorre nos campeonatos de futebol, a artilharia das equipes, o artilheiro do campeonato, a defesa menos vazada, o número de vitórias etc etc, tudo registrado nas súmulas de cada jogo disputado. A organização de uma competição tem sempre o aval de todos os participantes, quando então é elaborado o regulamento, o qual deverá ser obedecido fielmente pelos integrantes de cada evento.
A APFM, com seus estatutos e seu regimento interno, prima pela seriedade com que organiza suas competições, daí o sucesso que vem alcançando sempre. Vale a pena todo esse esforço. Viva o botãobol! Viva o botão!

Nenhum comentário: