Minha lista de blogs

terça-feira, setembro 08, 2009

SANTA IGNORÂNCIA

O verdadeiro futebol de mesa visto através da Regra Pernambucana, a raínha das regras


Mais uma vez sou surpreendido com comentários não muito amistosos quando se faz referência à regra pernambucana que eu teimo em dizer que é, sem sombra de dúvidas, a rainha das regras do "buttonball", o famoso futebol de botões.
No programa do último sábado, dia 5 de setembro, do Futebol de Mesa News na TV, o convidado do programa Paulo Perroti quis ser engraçado quando o apresentador Duda estava lendo um texto da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. Dizia ele: "Se a regra pernambucana é a rainha das regras, quem é o rei?".
Ficou patente, naquele momento, que o botonista (se é que é mesmo botonista) desconhece a riqueza da lingua portuguesa. Seria bom que dissessem a ele o que é uma figura de metáfora. Aí, sim, ele estaria em condições de entender o porque da citação rainha das regras.
Apesar de pouco divulgada, a regra pernambucana é uma das mais antigas regras do celotex, nome pelo qual é conhecido no norte e nordeste o futebol de botões.
Venho sempre afirmando que a regra pernambucana é a única que traz para a mesa todas as emoções vividas numa partida de futebol. É aí que ela difere das demais regras, superando-as em todos os aspectos. É a regra soberana por excelência.
Parece que o Paulo Perroti utiliza-se da regra paulista - 12 toques para praticar o futebol de mesa. Se assim for, resta-me apenas dizer que ele ainda não sabe o que é, na realidade, jogar o verdadeiro futebol de botões, o "buttonball". O mesmo, ainda, se encontra na fase da 1ª Infância do futebol de mesa.
Não vou querer polêmica, porém, peço que ele, antes de qualquer comentário, veja se reúne as mínimas condições de se inserir na regra pernambucana, para poder assim entender o porquê da sua soberania.
Felizmente, só convivo com pessoas sérias e honestas. O resto é balela. Viva o botão!

Nenhum comentário: