Minha lista de blogs

domingo, novembro 08, 2009

GENTE, O MENGÃO É OURO!

O Mengão, do tranquilo Fernando Esperma, surpreende e vai para o 2º Turno/Série Ouro.
Mais um sábado de grande movimentação na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa com a realização do campeonato de 2009 de Botãobol (futebol de botões jogado na regra pernambucana). Foram cinco partidas, cujos resultados já definiram praticamente as equipes para o 2º Turno da competição, nas séries ouro e prata. No clássico da rodada, Grêmio, de José Ribamar e Náutico, de Abiud Gomes, empataram em 0x0, num jogo bastante equilibrado. Ambas as equipes já estavam asseguradas na Série Ouro, daí não terem se arriscado muito em busca de um melhor resultado. A partida aconteceu na Toca da Raposa e teve a arbitragem tranqüila de José Hércules. Antes, no Brasília Stadium, o Grêmio enfrentou o Fluminense, de Flávio Azevedo, vencendo-o por 3x0, com gols de Bira, Ruy Ramos e Afonsinho. Arbitragem de Hugo Alexandre. No Timbuzão, o Santos, de Adilson Ribeiro, venceu com tranqüilidade o Hércules, de José Hércules, pelo placar de 3x0, com dois gols de Bodinho e um de Ayala, com Fernando Esperma no apito. Na seqüência, na Toca da Raposa, o Peixe voltou a campo, dessa vez, para enfrentar o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, derrotando-o por 1x0. Com essas duas vitórias, o Santos consolidou sua classificação na Série Ouro. Fechando a jornada, no Hércules Stadium, Flamengo, de Fernando Esperma e Milan, de Tuca Oliveira, fizeram um jogo de arrepiar, valendo uma classificação inédita para o 2º Turno/Série Ouro. O Milan começou com tudo e abriu o placar através de Breno. No finalzinho do jogo, os “rossoneri” da Estância, não souberam segurar o ímpeto do Mengão e viram Severino Ramos fazer o tento de empate que deu ao rubronegro do Hospício a tão almejada vaga na série Ouro.
O benjamim da APFM agora vai, nesse 2º turno, lutar para não ser engolido pelos pesos pesados do botãobol. É comum, aqui no âmbito da Entidade, se cantar uma musiquinha que já vaticina o calvário que está preparado para o Mengão, conforme se observa nos versos: “Jogar na ouro pra ganhar o quê? Uma lanterninha e muita lapada!”. Será que a escrita vai ser mantida?

Com oito equipes já definidas, as atenções se voltam para a última rodada do Turno de Classificação, a ser realizada no próximo sábado, quando se saberá quem irá ocupar a nona e última vaga. O Porto, de Dinoraldo Gonçalves, leva todo o favoritismo do mundo, pois terá dois jogos a cumprir e precisa apenas de uma vitória. O outro candidato à vaga é o Milan, que já encerrou suas partidas e torce pelo insucesso do Tricolor de Maranguape nessas duas partidas, para que assim possa atuar pela primeira vez na Série Ouro do 2º Turno. É quase impossível que isso venha a ocorrer.
No Núcleo da Regra Paulista, Alexandre Pentinho e Nando dos Santos estiveram se exercitando, com vistas às próximas competições. Vale salientar que Pentinho experimentou, pela primeira vez, o que é jogar botãobol. Demonstrou ter potencial para seguir em frente. Um conselho apenas: deixe o pente de lado e use uma palheta.
E assim se passou mais um sábado deslumbrante nesse mundo maravilhoso do futebol de botões. Viva o botãobol! Viva o botão!

Nenhum comentário: