Minha lista de blogs

segunda-feira, novembro 30, 2009

UM SONHO REAL

Vista parcial da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, instalada no Edifício Brasília - Sobreloja - no centro comercial do Recife, prepara-se para em fevereiro de 2010 comemorar seus 8 anos de vida, bem vivida. Muitos obstáculos foram transpostos, alguns até com grandes sacrifícios, porém, nada que abalasse a vontade férrea daqueles que dirigem a entidade. No primeiro ano de funcionamento, a APFM esteve ocupando uma dependência do Santa Cruz Futebol Clube, mas havia uma grande preocupação, pois a maioria de seus associados não era torcedor do Tricolor do Arruda e isso causava certo constrangimento, principalmente por aqueles cujo fanatismo beirava o absurdo. Após as eleições do Santa Cruz, os novos diretores não viram com bons olhos a presença de botonistas não torcedores do "Mais Querido" em seus recintos. Bastou um rápido desentendimento para que viesse a ordem de desocupar as dependências do Clube. Parecia o fim do mundo! Que seria do botão? Onde a APFM iria se instalar com toda aquela estrutura? Para se ter uma idéia, eram onze campos, mais móveis e utensílios variados. Doeu e como doeu a ordem de despejo. Foram momentos de muita aflição.
De repente, surgiu um clarão enorme, uma luz com um brilho irradiante de esperança. Conduzindo essa tocha, que iluminava todo o caminho, estava a figura extraordinária de Hércules, um verdadeiro amante do futebol de botões. Chegou-se, então, ao Edifício Brasília, na Rua Siqueira Campos, na sobreloja. As três salas adquiridas se transformaram num amplo salão e no dia 18 de outubro de 2003, após dois meses de muita luta e disposição, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa ressurge com todo o ímpeto. Seus fundadores, adeptos do futebol de botões, seguindo a regra pernambucana, a rainha das regras, nesses seis anos instalados nesse local de total independência, somente colheram sucessos nessa longa trajetória. A cada ano que passa, vê-se mais consolidado o futebol de botões.
O botãobol, nome pelo qual tornou-se conhecido o jogo de botões na regra pernambucana, vai conquistando paulatinamente novos adeptos. Cresce cada vez a admiração, mesmo naqueles que sabem que dificilmente terão habilidades para praticar o botãobol. Isso é o que sempre acontece com as pessoas, pois não é preciso ter sido atleta desse ou daquele esporte para se tornar um ferrenho admirador dessa ou daquela modalidade esportiva. O mundo esportivo sempre foi e será assim.
Finalmente, hoje, vencendo resistências, a APFM abriga também outras regras, tornando-se, no Recife, o local mais democrático para a prática do futebol de botões, como um todo. Isso é que é bonito!
Esse foi, portanto, o sonho de todos aqueles que há oito anos atrás, dentro de um escritório de advocacia, resolveram após longa reunião criar uma associação de botão. E aí está ela, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, cada vez mais firme e forte, pronta para o que der e vier. É um sonho real. Viva o botão!

Nenhum comentário: