Minha lista de blogs

sexta-feira, maio 07, 2010

OS MELHORES DE 2009 DO BOTÃOBOL

Campeonato Oficial de 2009 (Botãobol) - Festa de Premiação
O Campeonato Oficial de 2009, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no Botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras), como se sabe, somente terminou em abril de 2010. No dia 1º de maio, dia consagrado ao trabalhador, a APFM resolveu fazer a solenidade de premiação aos melhores participantes da competição. Os prêmios (troféus e medalhas) foram entregues, levando-se em consideração às seguintes fases do campeonato: a) 1º Turno (Turno de Classificação);b) 2º Turno - Série Ouro: c) 2º Turno - Série Prata; d) Classificação Geral. No 1º Turno, os agraciados foram: a) troféu de campeão: Internacional, de Paulo Jiquiá; b) troféu de vice-campeão: Vila Belmiro, de Albertinho; c) medalha de 3º lugar: Botafogo, de Marcos Silva; d) medalha de 4º lugar: Grêmio, de José Ribamar; e) medalha ao Botão Artilheiro: Bira, do Grêmio, com 11 gols. Na Série Ouro, os premiados foram: a) troféu de campeão: Internacional, de Paulo Jiquiá; b) troféu de vice-campeão: Botafogo, de Marcos Silva; c) medalha ao Botão Artilheiro: Del Piero, do Botafogo, com 10 gols. Por sua vez, foram premiados na Série Prata: a) troféu ao campeão: Cruzeiro, de Marcos Cardoso; b) troféu ao vice-campeão: São Paulo, de Max Monteiro; c) medalha ao Botão Artilheiro: Haller, do Cruzeiro, com 9 gols. Na Classificação Geral, foram premiados: a) Troféu ao Campeão Geral: Internacional, de Paulo Jiquiá, com 69 pontos ganhos; b) Troféu ao Vice-Campeão Geral: Botafogo, de Marcos Silva, com 63,5 pontos ganhos; c) Troféu ao 3º lugar: Vila Belmiro, de Albertinho, com 56,4 pontos ganhos; Troféu ao 4º lugar: Santos, de Adilson Ribeiro, com 56,3 pontos ganhos; e) Troféu ao Botão Artilheiro do Campeonato: Fred, do Fluminense, de Flávio Azevedo, com 15 gols; f) Troféu ao melhor ataque do campeonato: Internacional, de Paulo Jiquiá, com 70 gols; g) Troféu à defesa menos vazada do campeonato: Náutico, de Abiud Gomes e Santos, de Adilson Ribeiro, com 29 gols sofridos, cada; h) Troféu ao melhor árbitro do campeonato: Hugo Alexandre, com 69 atuações
Parabéns a todos os participantes do campeonato de botãobol de 2009. Foi uma bela competição. Viva o botão!



quarta-feira, abril 28, 2010

ABERTURA DA TEMPORADA 2010

Paulo Jiquiá abre o sorriso com o sucesso da Inglaterra no Torneio do Ranking
Como é de costume, o Campeonato Oficial da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no Botãobol (futebol de botões na regra pernambucana) sempre tem seu encerramento no ano seguinte ao do início da competição. O campeonato de 2009 que começou em maio de 2009, somente veio acabar no dia 17 de abril de 2010. Isso sempre causa grande problema em todo o planejamento das atividades da APFM. O Torneio do Ranking, competição que abre oficialmente a temporada da entidade, neste ano, só foi realizado no sábado, dia 24 de abril. Com a participação de onze equipes, o evento foi bem conduzido, num ambiente de descontração, com todo o entusiamo dos times envolvidos. A Inglaterra, de Paulo Jiquiá, conquistou brilhantemente o torneio, com vitórias espetaculares sobre o Chelsea, de Hugo Alexandre (2x0), Santos, de Adilson Ribeiro (5x2) e Portugal, de Max Monteiro (3x0). Louve-se também a bela participação da Seleção de Portugal, de Max Monteiro, que jogou quatro partidas seguidas, sucumbindo apenas na final, talvez pelo grande desgaste apresentado. Os portugueses chegaram ao vice campeonato do Torneio do Ranking, após vitórias contra a Suécia, de José Hércules (1x0), Chacarita Jrs, de Abiud Gomes (2x1), Porto/Barueri, de Dinoraldo Gonçalves (5x1). O 3º lugar da competição coube ao Porto/Barueri que eliminou nos pênaltis o Fluminense, de Flávio Azevedo, tendo em seguida despachado a equipe do Vila Belmiro, de Albertinho, derrotando-a por 3x2. O Santos, de Adilson Ribeiro, que foi derrotado pela Inglaterra, na segunda fase da competição, havia se classificado após a vitória de 2x0 em cima do Itacuruba, de Alexandre Freitas. O Vila Belmiro, de Albertinho, foi para a 2ª fase, após vencer nos pênaltis o Flamengo, de Fernando Esperma.
Como a competição vale pontos para a composição do ranking da APFM, Paulo Jiquiá, por ter sido campeão, obteve 13,75 pontos. Max Monteiro, como vice-campeão, teve computado 6,87 pontos. Dinoraldo Gonçalves conseguiu 3,43 pontos, pelo 3º lugar conquistado. Adilson Ribeiro e Albertinho, por terem atingindo a segunda fase do torneio, receberam cada um 0,69 pontos. Os demais participantes, todos eliminados na primeira fase, não tiveram pontos consignados. Atualmente, o ranking geral da APFM é liderado por Abiud Gomes, seguido de Moisés Pena, Humberto Arruda, Marcos Silva, Albertinho e Adilson Ribeiro.
Agora todas as atenções estão voltadas para o Torneio "Copa do Mundo", a maior competição de botãobol (regra pernambucana) da APFM e que vai acontecer no mês de maio que se avizinha. Viva o botão!

sexta-feira, abril 23, 2010

SALVE, SALVE, INTERNACIONAL!

O Internacional, de Paulo Jiquiá, campeão de 2009, da APFM, no Botãobol
Foi uma conquista soberba! O Internacional, de Paulo Jiquiá, foi, sem sombras de dúvida, a melhor equipe em todo o campeonato oficial de botãobol (regra pernambucana), patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. Ganhou o Turno de Classificação e a Série Ouro, não tendo precisado levar a decisão para uma partida extra. Faturou com sobras os dois turnos e sagrou-se campeão da APFM, pela primeira vez em sua breve história. Está de parabéns o Saci da Mangueira pela bela campanha. Para se ter uma idéia do crescimento do Colorado, basta dar uma olhada no ranking geral da APFM. Antes do início do campeonato, o Saci ocupava a 13ª posição. Com a conquista do campeonato o Inter saltou para a 8ª posição e logo, logo, continuando nessa marcha, poderá atingir o topo do ranking. Ao longo da competição, o Colorado obteve 21 vitórias, 5 empates e 7 derrotas, tendo marcado 70 gols e sofrido 42 gols. Teve um aproveitamento de 69,69%, contra 64,14% da equipe vice campeã, o Botafogo, de Marcos Silva.

O campeonato, apesar dos problemas, conseguiu chegar ao fim com absoluto sucesso. De se lamentar apenas, as retiradas das equipes do Corinthians, de Adriano Costa, no Turno de Classificação e do Grêmio, de José Ribamar, na Série Ouro. Porém, o que vale destacar é o esforço da comissão organizadora do campeonato (Abiud Gomes, Hercules Leite e Hugo Alexandre), que fez de tudo para que acontecesse uma competição limpa, honesta e brilhante. Valeu o esforço. Agora, haja festa! O Internacional ganhou! Salve o Colorado! É assim o mundo maravilhoso do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras). Viva o botão!

domingo, março 28, 2010

CRUZEIRO, O REI DA PRATA

Cruzeiro, de Marcos Cardoso, o grande campeão da Série Prata do Botãobol
Desde o início do 2º turno do campeonato de botãobol (regra pernambucana) da temporada 2009/2010, que venho afirmando que o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, é o Estranho no Ninho da Série Prata, tal a disparidade de forças em relação às demais equipes participantes dessa série. Fiz ver que os estrelados tinham descido para a prata por puro acidente. Faltando ainda uma rodada para o encerramento do turno, está aí o resultado: Cruzeiro, campeão, com excessiva folga. Foi de fato uma conquista belíssima, apesar do desnível ser flagrante. Alguns tropeços deram a falsa impressão de que os azuis poderiam macular sua marcante história no futebol de botões, porém, rapidamente, tudo voltou ao curso normal e o deslanche foi total. Parabéns, aos alemães cruzeirenses, bem capitaneados por Overath & Cia. Dificil, isso sim, deverá ser apontar o vice campeão da Série Prata. Aí, todos se nivelam. Coritiba, de Cláudio Gordo, Fluminense, de Flávio Afa, Milan, de Tuca Oliveira e São Paulo, do portuga Max Monteiro, qualquer um deles pode levar para casa o troféu. A briga vai ser bonita.
Na Série Ouro, o Internacional , de Paulo Jiquiá, com a vitória de 4x1 sobre o Botafogo, de Marcos Silva, precisa apenas de um simples empate contra o Vila Belmiro, de Albertinho, para chegar ao título de campeão do 2º turno. Como já papou o Turno de Classificação, o Colorado chegaria ao título de campeão da temporada 2009/2010, o primeiro de sua vitoriosa história. Mesmo, que por esses azares da vida, venha a tropeçar frente à Baleia Azul, o Saci ainda iria para uma partida extra contra o Botafogo. Portanto, para o Internacional ser campeão depende única e exclusivamente dele próprio. Pelo que demonstrou em todo o campeonato, não seria nesta hora que o Vermelhão da Mangueira iria entregar o ouro. Pelo que já fez, merece com sobras o título.
No sábado, dia 10 de abril, após o recesso do período de Páscoa, a APFM deverá viver momentos emocionantes. Feliz Páscoa! Até, 10 de abril! Viva o botão!

UM BOTONISTA SETENTÃO

O setentão Abiud num momento feliz da vida
Dia 27 de março. Uma data que talvez não tivesse nenhum significado. Para muitos é uma data qualquer, mas para este blogueiro é de uma grande importância. É o seu principal dia de reflexão. Acordo já analisando todo o período de uma vida. Os erros e acertos. Penso e concluo, a cada ano, na mesma data, que tudo isso vale a pena. Viver bem é a maior dádiva que recebemos. Hoje, ao completar 70 anos de vida, me sinto cada vez melhor comigo mesmo. Mantenho uma grande rede de amigos. Em que pese meus inúmeros defeitos, percebo que todos são tolerantes para comigo. A educação que recebi ao longo da vida me fez agir com cautela, porém, muitas vezes com certa impetuosidade. Em alguns momentos somos incompreendidos, mas nessas ocasiões o interesse maior é que tudo acabe bem. Pela minha formação militar, gosto da ordem e da disciplina, porém, sem exageros. Prepotência é uma palavra que desdenho. Preconceito, falsidade, inveja, são coisas que abomino. Gosto da beleza, em todas as suas formas. Nunca tive ganância na vida, daí aceitar humildemente o que ela reservou para mim. Não sei se acredito ou não no destino. Simplesmente, levo a vida obedecendo aos princípios éticos e morais regidos pela sociedade a qual faço parte. Vícios já tive aos montões. Hoje, cultivo hábitos sadios. O mais importante deles é jogar botão. Faço isso desde os seis anos de idade. Nas várias etapas da vida, em algumas delas, tive que viver afastado dessa maravilha que é o futebol de botões.
No entanto, desde o início do Século XXI, em quase todos os sábados, me faço presente, junto aos amigos, nas mesas de botão. Aí eu me realizo. O futebol de botões é jogado seguindo várias regras, porém, dedico-me exclusivamente ao botãobol, nome pelo qual eu batizei o jogo de botão praticado obedecendo-se à regra pernambucana. Isso não quer dizer que sou intransigente, nem intolerante no que tange às demais regras. Em algumas ocasiões fiz incursões fora do botãobol, mas a paixão foi mais forte, daí ter permanecido fiel às minhas origens. O que vale mesmo é que me sinto feliz, dia após dia, apesar de muitos percalços. É a vida!
Sou um botonista, hoje setentão, cada vez mais apaixonado. Agradeço a todos os grandes e verdadeiros amigos que me enviaram mensagens de parabéns. Eu não merecia tanto. Vou continuar sendo a mesma pessoa, sempre. Não sei até quando, porém, fica a certeza: lealdade, companheirismo, ordem, disciplina, amizade, sinceridade, compreensão, humildade e todos os bons hábitos estarão presentes comigo no meu dia a dia. Assim eu sou e serei sempre. Viva o botão!

segunda-feira, março 08, 2010

GOLEIRO DO MENGÃO ESTÁ GABARITADO

O Flamengo, de Fernando Esperma, esteve sob a ameça de perder os pontos
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu seqüência, neste sábado, dia 06 de março, ao campeonato oficial de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana) da temporada 2009/2010, com jogos muito equilibrados.
Pela Série Ouro, foram realizadas duas partidas, ambas acontecendo no Hércules Stadium. No primeiro confronto, o Náutico Botãobol, de Abiud Gomes, empatou em 1x1 com o Hércules, de José Hércules, com arbitragem tranqüila de Adilson Ribeiro. Na outra partida, o Santos, de Adilson, saiu na frente do placar mas acabou cedendo o empate ao cometer uma pênalti infantil, bem aproveitado pelo Flamengo, de Fernando Esperma. Depois do jogo, o Peixe apresentou um protesto alegando que o goleiro do Mengão estava fora dos padrões. A comissão do campeonato verificou que o goleirão estava gabaritado e julgou a partida válida para todos os efeitos, mantendo o placar de 1x1. Os resultados desses dois jogos não alteraram a classificação da Série Ouro que mantém o Botafogo, de Marcos Silva na liderança, seguido pelo Internacional, de Paulo Jiquiá. Ambas as equipes, que folgaram nessa rodada, voltarão à cena dos jogos no próximo sábado.
Na Série Prata, o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, segue líder e assistiu de camarote os seus principais oponentes perderem pontos preciosos. O Fluminense, de Flávio Azevedo, atual vice líder da Série Prata, perdeu para o São Paulo, de Max Monteiro, por 2x1, em partida realizada no Brasília Stadium. O Milan, de Tuca Oliveira, outro concorrente ao título, foi derrotado por 1x0 para o decadente Ypiranga, de Clóvis Sandes. Retornando a campo, o São Paulo, após o belo triunfo conquistado, caiu diante do lanterna da Série Prata, o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, por 2x1, em partida disputada no Timbuzão. Esta foi a primeira vitória conquistada na competição pelos vimarenses da Rua do Sebo. No clássico da Série, com arbitragem de Paulo Jiquiá, o Milan conseguiu uma vitória sensacional em cima do Coritiba, de Cláudio Sandes, por 2x0. Logo em seguida, o Coxa Branca reabilitou-se do insucesso e goleou o Ypiranga por 3x1. Fechando a jornada, o Chelsea, de Hugo Oliveira, venceu ao já debilitado Ypiranga, aplicando um magro 1x0. Com os fracassos do Fluminense, São Paulo e Milan, os estrelados do Cruzeiro voltaram a abrir uma cômoda vantagem e caso vença três dos cinco jogos que lhe faltam, levantarão tranquilamente o troféu da Série Prata, confirmando assim todo o favoritismo. É, realmente, um estranho no ninho.
Resta agora, aguardar ansiosamente o próximo sábado, para que sejam vivenciadas novas emoções. Viva o botão!

domingo, março 07, 2010

VIVA O BOTÃOBOL!

Um time de botãobol (jogo de botão na regra pernambucana)
Antes de mais nada, adianto que não é intenção nossa causar polêmica alguma. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, como é do conhecimento geral, não tem vínculo com quaisquer entidades que desenvolvem o futebol de botões, tanto aqui no Recife, como em qualquer outra parte do universo.
Somos independentes, sob todos os aspectos. Jogamos botão, única e exclusivamente, por lazer. Não nos interessa participar de competições fora do âmbito da APFM, pois não achamos que não tem importância alguma dar demonstrações de que somos melhores ou piores do que os outros.
O futebol de botões que praticamos é originário dos primeiros anos de nossas vidas, já estando totalmente enraizado nas nossas entranhas. Não paramos no tempo e no espaço, pois aperfeiçoamos a regra, tornando-a mais atrativa.
Como o jogo de botão é praticado das mais diferentes maneiras por esse Brasil afora, para identificarmos melhor foi que achamos de denominar de botãobol, o modo como atuamos nas mesas de jogo. Com isso acabou-se a confusão, pois todos sabem que jogamos seguindo à regra pernambucana de futebol de botões, a rainha das regras, a famosa regra que se utiliza de bola esférica de borracha e de goleiro cilíndrico, único que é deslocado nas jogadas com o uso de palheta apropriada.
Por outro lado, não estamos de acordo com a idéia de se denominar o jogo de botão como futmesa. É o tipo da palavra inventada que não vai ser nunca entendida , de imediato, principalmente pelo público externo. Chegue junto a um americano e tente dar uma idéia do que é a coisa, pronunciando o termo futmesa. Será que dizendo "foottable" vai dar a exata dimensão do que é que está se querendo dizer e se fazer entender? Fica a observação para um trabalho futuro de reflexão.
Enquanto isso, todos os sábados, tranquilamente, continuamos a nos divertir, fazendo aquilo que mais gostamos: jogar botão, como forma de lazer. Viva o botãobol!

segunda-feira, março 01, 2010

ESTÁ CHEGANDO A HORA DA VERDADE

Botafogo, de Marcos Silva e Barueri, de Dinoraldo, num confronto emocionante
O campeonato oficial de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana) da temporada 2009/2010, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, está se aproximando do final e as rodadas vão ficando cada vez mais emocionantes. Neste 2º turno, na Série Ouro, está cada vez mais dificil se apontar quem sairá vencedor. O Internacional, de Paulo Jiquiá, é, das três equipes que podem conquistar o título do 2º turno, a mais tranquila de todas pois já tem vaga assegurada na decisão do campeonato, por ter vencido o 1º turno. Caso repita a dose nessa 2ª etapa, já leva de vez o troféu de campeão geral da temporada 2009/2010. Por sua vez, o Botafogo, de Marcos Silva, que assumiu a liderança da Série Ouro na rodada deste último sábado, terá que confirmar sua superioridade nesses seus quatro últimos confrontos, um deles contra o próprio Inter, para, com a conquista do turno, poder ir para uma decisão contra o Colorado. Se vê, então, que a missão do alvinegro de Setúbal não está nada fácil. Correndo por fora, vem o Barueri, de Dinoraldo Gonçalves, que perdeu a grande chance de assumir a liderança da Série Ouro, ao ser derrotado pelo Botafogo, por 2x1. Mesmo assim, o Tricolor de Maranguape ainda pode chegar lá, porém, a coisa ficou mais ruça para o seu lado, pois terá a obrigação de vencer todos os adversários e ainda torcer por um tropeço do Glorioso alvinegro do Setúbal. Vai ser dureza! Os outros integrantes da Série Ouro irão para os embates com o pensamento unicamente voltado para obter uma melhor classificação no geral e consequentemente uma posição de destaque no ranking da APFM.
Na Série Prata, o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, segue na liderança, mas sem ter aquela tranquilidade de antes. Os dois tropeços frente ao Coritiba fez com que vislumbrasse nos seus calcanhares a presença incômoda do Fluminense, de Flávio Azevedo. Agora cabe aos estrelados colocar os nervos no lugar se quiser realmente mostrar que é na realidade um "estranho no ninho" e que a sua não permanência na Série Ouro foi um acidente de percurso. Além do Fluzão, as equipes do São Paulo, Milan e Coritiba ainda têm esperanças, se bem que remotas, de abiscoitar o cobiçado troféu de campeão da Série Prata.
A reta de chegada, tanto na Ouro, como na Prata, promete ser empolgante. Vale a pena assistir. Viva o botão!



domingo, fevereiro 28, 2010

APFM - OITO ANOS DE LUTA

Abiud, Adilson, Hércules, Adriano, Nando e Alexandre Pentinho, na luta pelo botão
É isso aí, gente amante do botão, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no dia 22 de fevereiro, completou oito anos de existência. A luta continua sem esmorecimento e o futebol de botões segue cada vez mais forte. Durante todo esse período, como seria natural, alternamos bons e maus momentos, mas vamos, na medida do possível, superando as adversidades. Os primeiros passos foram executados obedecendo-se ao futebol de botões na regra pernambucana, hoje chamado de botãobol. Em que pese não ser tratado como oficial, todos os fundadores da Associação iniciaram-se na prática do jogo de botão através da regra pernambucana, a rainha das regras. Não é hora de polemizar a respeito do assunto regras, o que se deseja simplesmente é mostrar todo o esforço dos que fazem a APFM em manter acesa a chama do futebol de botões, não em termos de competição, mas em forma de lazer, de divertimento. Esta é a razão pela qual a entidade não tem interesse nenhum de se tornar membro da Federação Pernambucana de Futebol de Mesa. O espaço foi criado para pura diversão dos que gostam de fato de jogar botão e nada mais. Sabe-se que há, como não poderia deixar de ser, pessoas do nosso meio que mostram interesse em tornar a APFM numa entidade vinculada à FPFM e consequentemente com a CBFM, o que possibilitaria um maior intercâmbio no âmbito nacional. Nos primeiros anos de existência, a diretoria da APFM ainda pensou em se expandir, porém, com o tempo foi percebendo que seria apenas procurar sarna para se coçar. A rigor, vale dizer que aqueles que fazem o jogo de botão em Pernambuco já são veteraníssimos e não se enxerga a curto prazo o surgimento de novas lideranças. O botão é um investimento caro e pouco atrativo para os mais jovens. Requer dedicação total e permanente. Nesse longo e áspero caminho, muitos sapos são engolidos, tornando-se necessário, muitas e muitas vezes, ter um imenso estômago para aguentar a barra. É dureza! O bom de tudo isso é que o botão, aos trancos e barrancos, vai sobrevivendo. Só não se sabe até quando. Parabéns à Associação Pernambucana de Futebol de Mesa pelo oitavo aniversário de existência. Viva o botão!

domingo, fevereiro 21, 2010

SACI VOLTA À LIDERANÇA NO BOTÃOBOL

Inter continua com sua marcha vitoriosa rumo ao título no Botãobol
Ainda curtindo a ressaca do melhor carnaval do mundo, o futebol de botões voltou com toda a força, neste sábado, dia 20 de fevereiro, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
No Botãobol, futebol de botões na regra pernambucana, o campeonato da temporada 2009/2010, teve continuidade com jogos espetaculares.
Na Série Ouro, o Internacional, de Paulo Jiquiá, venceu por 3x1 ao Hércules e voltou à liderar o 2º turno. A partida foi realizada na Toca da Raposa, com arbitragem de Adilson Ribeiro. No Hércules Stadium, o Náutico, de Abiud Gomes, continua na maré de azar e perdeu para o Vila Belmiro, de Albertinho, por 1x0, caindo para a sexta posição na tábua de classificação. Por sua vez, o Santos, de Adilson Ribeiro, também é outra equipe que vem descendo ladeira abaixo, ocupando agora a sétima posição da Série Ouro. No Hércules Stadium, foi derrotado pelo Hércules, por 1x0 e na Toca da Raposa, teve mais um insucesso, perdendo para o Barueri, de Dinoraldo Gonçalves, por 3x2, num jogo disputadíssimo. Fechando a jornada, o Barueri voltou a campo e venceu à nervosinha equipe do Hércules, com um magro 1x0. O Internacional é o lider, seguido do Botafogo, de Marcos Silva. Seguem-se, pela ordem, Barueri, Vila Belmiro, Hércules, Náutico, Santos e Flamengo.
Pela Série Prata, três jogos, todos envolvendo o Fluminense, de Flávio Azevedo, deram prosseguimento à competição, atualmente liderada pelo Cruzeiro, de Marcos Cardoso, que folgou na tabela. No Timbuzão, em jogo supermovimentado, o Flu foi buscar o empate em 3x3, frente a ao Coritiba, de Cláudio Gordo. Fred, em tarde inspiradíssima marcou os três golaços do Pó-de-Arroz do Jardim Brasil, assumindo a artilharia da Série B e também a artilharia geral do campeonato. No Brasília Stadium, o Fluzão venceu com categoria seus outros dois compromissos. O primeiro, frente ao Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, por 2x0, com show de Asprilla. No segundo confronto, derrotou o Chelsea, de Hugo Alexandre, por 2x1, com gols de Fred e Marcelo. O Cruzeiro, de Marcos Cardoso, ainda é lider disparado. O Fluminense ocupa a vice liderança. Mais distantes se encontram o Chelsea, Coritiba, São Paulo, Itacuruba, Milan e Ypiranga. Segurando a lanterna aparece o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto.
No Núcleo da Regra Paulista, a movimentação foi imensa, pois contou com a presença de botonistas da Liga de Futebol de Mesa do Jardim Brasil. Chefiando a delegação olindense lá estava seu presidente Marcos Cordeiro. De pronto, foi organizado o Torneio da Ressaca. Pelo lado da LFMJB participaram: Marcos Cordeiro, Vandré Meneses, Julio César e Rogério Hulk. Representando a APFM marcaram presença: Adriano Oliveira, Nando dos Santos, Alexandre Pentinho e Djalma LIma. Após confrontos sensacionais, Adriano Oliveira sagrou-se campeão do torneio. Nando dos Santos foi o vice campeão, enquanto que Julio César ocupou a 3ª colocação. O famoso Alexandre Pentinho foi o grande fiasco, terminando a competição na lanterna, sem ter conquistado uma única vitória. Parece ter tomado todas no carnaval, tal o estado de ressaca apresentado durante o torneio. Haja folia!
Quem também marcou presença na APFM foi essa extraordinária figura de proa do futebol de botões, Armando Pordeus, que vem realizando um trabalho excelente de divulgação desse fabuloso e apaixonante esporte. Viva o botão!

domingo, janeiro 24, 2010

ARBITRAGEM - ETERNO PROBLEMA

Adilson Ribeiro, o melhor árbitro da APFM, sempre atento nos lances

Se existe algo dificil de administrar no botãobol, pode-se dizer com toda a certeza que a arbitragem dos jogos ocupa lugar de destaque. O botãobol (futebol de botões na regra pernambucana) exige que, nos jogos oficiais promovidos na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e nas Ligas de Futebol de Mesa, haja arbitragem. Isso é devido em razão da complexidade da regra e também pela velocidade da bola durante a execução de chutes a gol. Nas partidas amistosas (treinos) não há a necessidade de árbitros, porém, observa-se que nesses embates as dúvidas e as discussões são frequentes, obrigando um ou outro contendor a abdicar de sua decisão para que a partida siga seu curso normal. A exemplo do futebol, a arbitragem no botãobol sempre foi e será um problema, de dificil solução. A primeira dificuldade está em se recrutar árbitros para as partidas em dias de jogos oficiais. Quando se faz um levantamento de arbitragens durante uma competição, observa-se que são poucos os botonistas que se aventuram nesse mister. Mesmo que se coloque nos regulamentos dos torneios e campeonatos que todos os botonistas envolvidos se sintam na obrigação de pelo menos arbitrar uma partida em cada jornada, muitos fogem à responsabilidade se esquivando de todas as formas para não estarem presentes na hora dos jogos. Para se ter uma idéia, no atual campeonato, patrocinado pela APFM, há dezoito equipes participando, porém, na maioria dos jogos a arbitragem fica restrita apenas a quatro ou cinco botonistas e mais nada. O pior de tudo isso é que as atuações desses abnegados árbitros são muitas vezes contestadas, mas em momento algum a equipe que se diz prejudicada leva seu botonista a tomar uma atitude, mostrando na prática o que ele considera uma boa arbitragem. Muito pelo contrário, o que eles sabem fazer é ficar tumultuando o ambiente, muitas vezes agindo de forma deselegante, chegando até a agressões verbais. É aquela velha história: muitos não sabem perder e tentam sempre arranjar um bode expiatório para justificar seus fracassos. Em razão disso, se chega a conclusão de que o melhor a fazer é deixar como está e tentar cumprir, na íntegra, tudo aquilo que haja sido planejado e determinado. As polêmicas vão estar sempre presentes. Em suma, talvez isso seja o molho que dá esse ótimo tempero ao futebol de botões. É tremendamente feio, mas é gostoso. Viva o botão!

segunda-feira, janeiro 18, 2010

VÍCIOS DO BOTÃOBOL

A APFM espera que, em 2010, fique tudo azul no Botãobol
Nesses longos anos vividos dentro do futebol de botões, o que mais chateia esse blogueiro é ver botonistas participando de competições, porém, colocando o máximo de dificuldades para que o evento se desenrole da melhor maneira possível. Lamentavelmente, alguns deles trazem vícios que por mais que se tente não se consegue eliminá-los. São superresistentes. Na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no botãobol, há práticas cada vez mais nocivas para que uma competição chegue ao fim sem aborrecimentos. No atual campeonato, mesmo com um rígido regulamento, há ainda aqueles que procuram tumultuar o ambiente, criando uma série de problemas. Senão, vejamos: a) As faltas aos jogos são toleradas, desde que os contendores não possam comparecer por motivo de força maior (trabalho, viagem programada, compromissos sociais, problemas de saúde etc), perfeitamente compreensíveis e justificáveis. b) Caso uma equipe venha a faltar uma rodada, deverá realizar essa partida na rodada subsequente. Isso seria o normal, plenamente acordado por todos os participantes da competição.
Ocorre, que hoje há uma prática que vai de encontro a tudo que foi acordado. Equipes comparecem e simplesmente se recusam a cumprir seus compromissos, atrasando em demasia o tempo de duração do campeonato. Está ficando cada vez mais comum ver os botonistas presentes à Associação e quando convocados para realizar seus jogos alegam que não vão poder jogar por isso e aquilo. Outros querem levar o regulamento ao pé da letra, sem o menor raciocício quanto ao espírito do mesmo. Dão uma interpretação completamente equivocada daquilo que está e porque foi escrito. É aí que a porca torce o rabo. Por mais que se tente explicar, o que se vê é que a cada rodada, jogos deixam de ser realizados, causando um atraso enorme em todo o planejamento da entidade. Pergunta-se: qual seria a solução ? - Poderia ser a mais simples possível: aplicar o WxO nessas equipes que se recusam a jogar, estando presentes seus botonistas e fim de conversa.
Porém, a Comissão Organizadora do Campeonato não quer atuar com todo o rigor necessário e age de forma mais conciliadora, apelando para o bom senso de todos.
Mas a luta está ficando inglória e tudo indica que a partir das próximas rodadas a coisa vá pegar fogo. Vai ser a "Lei do Cão", haja o que houver, custe o que custar. É chegada a hora de moralizar. Quem não gostar que "vá pró inferno". Chega de coisinhas, mais-mais, picuínhas, sandices, frescurinhas etc etc etc.
Assim, acredita-se que o campeonato oficial de 2009 possa na realidade terminar antes do final de março e, então, a APFM vai poder seguir seu curso normal no ano de 2010, dessa vez sem atropelos. É assim que deve ser. Viva o botão!

domingo, janeiro 03, 2010

A COPA DO MUNDO DO BOTÃOBOL

Interior da APFM, cenário do Torneio Copa do Mundo do Botãobol
É isso aí, galera do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras)! Este ano de 2010 é ano de Copa do Mundo. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa já está com suas inscrições abertas para a maior competição de botãobol: a Copa do Mundo do Botãobol. O Torneio deverá reunir 32 equipes, cada uma representando um país participante da Copa do Mundo patrocinada pela FIFA.
A escolha das oito equipes cabeças de chave segue à ordem de posicionamento do ranking geral da APFM. Se confirmarem suas participações, serão os seguintes os botonistas cabeças de chave: Abiud, Adilson, Albertinho, Ribamar, Marcos Silva, Marcos Cardoso, Dinoraldo e Paulo Jiquiá. Já se sabe de antemão que alguns desses botonistas já escolheram suas seleções. Por exemplo: A seleção do Uruguai será palhetada por Abiud Gomes. A Argentina caberá a Adilson Ribeiro. A Inglaterra ficará com Paulo Jiquiá. Como a seleção uruguaia no campeonato mundial não é considerada cabeça de chave, nenhum dos outros sete botonistas ranqueados para cabeça de chave poderá representar a seleção da África do Sul. O regulamento da competição segue rigorosamente o estabelecido para o Mundial da Fifa.
É sem sombra de dúvidas a maior competição de futebol de botões realizada em Pernambuco. Em 2002, a seleção campeã foi a Coreia do Sul, comandada por Flávio Azevedo. Já na Copa de 2006, o troféu coube à seleção da Inglaterra, sob a palheta de Paulo Jiquiá. Nas duas competições, o vice campeão foi esse blogueiro, sendo que em 2002 palhetou a seleção uruguaia e em 2006 representou a França. Antes, nos anos 60, Abiud Gomes foi campeão com a seleção uruguaia, no Torneio Copa do Mundo, realizado na Estância. Naquela ocasião, o troféu era uma réplica da Taça Jules Rimet, conquistada pela seleção do Brasil. A exemplo do que aconteceu com a CBF, esse troféu ganho por esse blogueiro já não mais existe. Não foi derretido como o original. Simplesmente, foi perdido numa das cheias do Capibaribe.
É isso aí, então, galera! A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa continua com o seu campeonato oficial de botãobol, porém, todas as atenções já começam a se concentrar na Copa do Mundo. A festa promete ser espetacular! Vamos aguardar. Viva o botão!

domingo, dezembro 27, 2009

UMA BONITA CONFRATERNIZAÇÃO

Armando Pordeus e Abiud Gomes, dois dos maiores divulgadores do futebol de botões.
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa viveu um momento inesquecível, no sábado 26 de dezembro, último dia de atividade no ano de 2009. O Torneio Encerramento, promovido por este blogueiro, fechou com chave de ouro um ano considerado maravilhoso para o futebol de botões, na APFM. No botãobol (futebol de botões na regra pernambucana), o troféu de campeão foi para o Botafogo, de Marcos Silva, ao derrotar na partida final o Náutico, de Abiud Gomes, por 3x1. Foram 12 equipes, divididas em 3 grupos de 4, que disputaram a competição. No Grupo A, formaram: Santos, de Adilson Ribeiro; Coritiba, de Cláudio Sandes; Barueri, de Dinoraldo Gonçalves ; Espanyol, de Léo Santos. No Grupo B lá estavam: Botafogo, de Marcos Silva; Cruzeiro, de Marcos Cardoso; Internacional, de Paulo Jiquiá; Chelsea, de Hugo Alexandre. Compuseram o Grupo C: Náutico, de Abiud Gomes; Vila Belmiro, de Albertinho; Flamengo, de Fernando Brito; Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto. As partidas foram bem disputadas num grande clima de cordialidade. Infelizmente, a equipe do Vila Belmiro teve que se ausentar durante a competição, por circusntâncias alheias à sua vontade e com isso beneficiou o Náutico que assim conquistou o direito de ir para o triangular final, como vencedor do Grupo C. E parece que o destino do Timbu era mesmo de sair pelo menos com um prêmio, pois na etapa decisiva o Coritiba, de Cláudio Sandes, foi acometido de um acesso de tosse alérgica, abrindo caminho para que o alvirrubro da Torre fosse direto para a final contra o Botafogo. E assim a medalha de vice campeão passou a ser mais um ornamento na sala de troféus do Náutico Celotex.

Como se sabe, a APFM é o espaço mais democrático do futebol de botões de Pernambuco, daí também ter realizado com amplo sucesso o Torneio de Confraternização no Núcleo da Regra Paulista - 12 toques. Oito botonistas, sendo 5 deles ligados à Associação Pernambucana: Alexandre Pentinho, Marcellus Queiroz, Nando dos Santos, Leonardo Moraes e Djalma. Pela Liga de Futebol de Mesa do Jardim Brasil estiveram presentes Marcos Cordeiro e Julio César. Fechando a lista, essa figura extraordinária e revolucionária do futebol de botões, Armando Pordeus, que vem divulgando para o Brasil e para o Mundo, através do belíssimo blog http://sportdebotao.blogspot.com/, tudo que de bom acontece no jogo de botão, independente de regras. O título de campeão, com direito a um bonito troféu, ficou com Marcellus Queiroz. A medalha de vice-campeão coube com justiça a Marcos Cordeiro, da LFMJB.
Aqui cabe um registro especial: para alegria geral de todos os botonistas que convivem no ambiente sadio e alegre da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, a paz voltou a imperar. O Náutico, de Abiud Gomes e o Internacional, de Paulo Jiquiá, que estavam de relações estremecidas, voltaram a se entender e tudo agora está na mais perfeita ordem. Prevaleceu o bom senso. Com isso ganha o futebol de botões.
Agora, resta apenas aguardar a chegada do ano novo, com muita fé e esperança de que seja tão bom ou melhor do que foi esse já saudoso ano de 2009. Felicidades para todos e viva o botão!

domingo, dezembro 20, 2009

UM COMPROMISSO LEVADO A SÉRIO

O Vila Belmiro, de Albertinho, ainda não se encontrou na Série Ouro
E o Náutico, desse blogueiro, cumpriu o que havia prometido: simplesmente, não entrou em campo para enfrentar seu adversário, o Internacional, em jogo válido pela 4ª rodada do Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botões na regra pernambucana). Essa decisão fez com que o Timbu deixasse a liderança do 2º Turno – Série Ouro, porém, demonstrou com esse ato que o que o mais interessa mesmo no mundo mágico do botão não é ser ou deixar de ser campeão. O mais importante mesmo é o prazer de se sentir feliz, debruçado sobre a mesa de futebol de botões. É com esse espírito que o alvirrubro da Torre procura desfrutar quando participa das competições promovidas pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, daí não aceitar enfrentar em hipótese alguma adversários considerados indesejáveis. E é procedendo assim, que o Náutico, no fim de cada jornada, pode voltar em paz para o recanto do lar, com toda a tranqüilidade do mundo, feliz da vida.
Nas partidas realizadas, todas pela Série Ouro, o Barueri, de Dinoraldo Gonçalves, apesar de todo o esforço, saiu derrotado por 4x3, em jogo realizado na Toca da Raposa, com arbitragem de Adilson Ribeiro. Também na Toca da Raposa, o Vila Belmiro, de Albertinho, continua com atuações decepcionantes. O empate em 1x1 contra o Hércules, de José Hércules, foi um péssimo resultado da Baleia Azul, que em três rodadas ainda não sabe o que é vitória, ocupando a lanterna da Série Ouro. No Hércules Stadium, o Mengão, de Fernando Esperma, saiu na frente com um gol do artilheiro Mudinho, mas o Botafogo não se abalou e acabou triunfando por 3x1, com dois gols de Del Piero e um de Durval. Max Monteiro foi o árbitro com uma atuação segura. No outro encontro no mesmo estádio, o Náutico, de Abiud Gomes, empatou com o Hércules, em 1x1. Paçoca marcou para o alvirrubro da Torre, enquanto Svenson fez o gol dos gregos do Saint Moritz. A partida foi arbitrada por José Ribamar que precisou de muito pulso devido ao jogo catimbado, promovido pelas duas equipes.
Pela Série Prata, toda a rodada ficou adiada para o primeiro sábado de 2010, devido às ausências dos times do Chelsea, Fluminense e Itacuruba.
No dia 26 de dezembro, último sábado do ano, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, cumprindo a tradição, suspende o campeonato oficial e realiza os torneios encerramentos, tanto no botãobol, como na regra paulista. Vai ser um dia festivo.
De resto, é desejar a todos os amantes do futebol de botões um Feliz Natal e votos de prosperidade em 2010. Viva o botão!

NATAL NO MUNDO DO FUTEBOL DE BOTÃO

O apaixonante jogo de botão, cada vez mais complexo.
Se aproxima mais um Natal e tem início uma profunda reflexão. Chega o momento de meditação, onde se avalia tudo que foi ou deixou de ser realizado durante todo esse período, de Natal a Natal.
No mundo maravilhoso do futebol de botão, aqui em Pernambuco, verifica-se que o progresso foi muito lento, quase nenhum. As mesmas desavenças, as mesmas intrigas, a mesma desunião, os mesmos vícios. Tenta-se de todas as formas elevar o padrão do botão, mas esbarra-se na incompreensão e na intolerância de alguns.
Na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa ainda há um esforço para que o botão atinja patamares inimagináveis, com a democratização do espaço, permitindo que o jogo de botão seja desenvolvido nas mais diferentes regras. Começou com o botãobol (futebol de botão na regra pernambucana), porém, abriu-se para a regra paulista (12 toques) e se outras ainda não estão ali instaladas não é por imposição daqueles que comandam a entidade, muito pelo contrário, o que falta na realidade é a aproximação dos botonistas praticantes do futebol de botões em outras regras, concentrados que estão em seus feudos, com seus interesses próprios. Daí, surgem as fofocas, os comentários maldosos e com isso um número cada vez menor de pessoas interessadas em pelo menos se iniciar no jogo de botão.
Aí vem mais um Natal e a esperança de que tudo se transforme. Que o botão cresça e apareça. Essa é a visão otimista daqueles que realmente vivem e respiram botão.
Hoje, entretanto, os mais veteranos, já não têm mais esse otimismo, pois, durante esses longos anos, apesar do prazer de jogar, vêm amealhando mais decepções, principalmente quando se afastaram dos quintais, terraços e garagens. Se as desavenças já existiam entre as pessoas amigas do dia-a-dia, imaginem agora, no momento em que o botão alçou vôos mais altos, com o aparecimento de botonistas das mais diferentes índoles. Infelizmente, essa é a triste realidade, que nem o espírito de Natal é capaz de modificar. Como consolo, resta apenas desejar que as previsões se realizem, pois, afinal, a esperança é a última que morre. Viva o botão!

domingo, dezembro 13, 2009

UMA PRATA EMPOLGANTE DEMAIS

O Milan, de Tuca Oliveira, livre, leve e solto, no confronto com o Itacuruba, de Alexandre Freitas.
É isso aí, galera do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana). A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa vem realizando um sensacional campeonato de botãobol, estando já no 2º turno, com suas Séries Ouro e Prata. De um lado, se encontra as tidas oito melhores equipes vindas de um turno de classificação. Nesse ambiente, crescem as divergências, com neguinho querendo tirar proveito em benefício próprio. Aumentam as desavenças, tudo visando galgar o lugar mais alto do pódio. É a chamada "Guerra dos Titãs". Ninguém quer perder e aí a catimba se destaca, muitas vezes tirando o brilho da competição e causando reflexos naqueles que ainda não se acostumaram a ver o futebol de botões com tanta complexidade.

Do outro lado, o inverso. A Série Prata, constituída pelos menos afortunados no turno de classificação, mostra toda a pureza do botãobol, com equipes lutando por um lugar ao sol, livre da concorrência do bloco dos maiorais. Os jogos são parelhos, bem disputados e a cada rodada cresce a empolgação. O Milan, de Tuca Oliveira, está sendo o grande destaque, com apresentações espetaculares. Hoje, aparece como líder inconteste da Série Prata, mostrando uma segurança e tranquilidade nunca dantes vistas. No mesmo patamar, encontram-se o São Paulo, de Max Monteiro e o Chelsea, de Hugo Alexandre, com participações também dignas de louvor. O Cruzeiro, de Marcos Cardoso, está aí nesse bloco simplesmente por descuido, pois é uma equipe tradicional com grandes histórias no mundo da bola de borracha. Talvez a série prata ficasse mais empolgante ainda se no lugar dos estrelados estivesse o Mengão, de Fernando Esperma. Aí a turma prateada estaria livre praticamente da figura do bicho papão. Ainda nesse bolo todo, com grandes aspirações de chegar ao topo, surge o Coritiba, do irreverente Cláudio Sandes. Na seqüência, os menos votados, mas que podem servir de fiel da balança: Fluminense, de Flávio Azevedo; Itacuruba, de Alexandre Freitas; Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto. Por baixo, infelizmente, vivendo o ocaso da carreira, o Ypiranga, de Clóvis Sandes. Quem te viu e quem te vê!

Espera-se tão somente que os vícios que acompanham a Série Ouro não dêem as caras na Série Prata, permitindo que essa chegue a seu fim com a certeza de que a festa de premiação será de um colorido mágico.

Esse é o verdadeiro futebol de botões, apaixonante, mas vivido dentro dos princípios éticos. Que a Prata continue dando esse maravilhoso exemplo. Parabéns, pela beleza de espetáculo. Viva o botão!

sábado, dezembro 05, 2009

NÁUTICO VENCE E É LIDER

Náutico, de Abiud Gomes, mostrando toda a sua capacidade técnica.
Neste sábado, dia 5 de dezembro, o Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botões jogado na regra pernambucana), patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, teve sequência com a realização de duas partidas, válidas pela Série Ouro. Abrindo a jornada, o Náutico, de Abiud Gomes e o Vila Belmiro, de Albertinho, se enfrentaram no Hércules Stadium, proporcionando um belo espetáculo. O clássico foi conduzido magistralmente pelo árbitro FIFA José de Ribamar. A Baleia Azul abriu o placar, num contra-ataque rápido, após ver o Náutico perder uma excelente oportunidade de golear. Rinaldo, numa trama perfeita do ataque alvinegro do Metrô, mandou a bola às redes alvirrubras. Dada a saída, o timbu foi ao ataque e, num lance de pura sorte, o volante Facó acerta um chute da intermediária, surpreendendo o goleiro Boca-de-Cachorro. Estava decretado o empate. As duas equipes continuavam apresentando um excelente futebol de botões, com alta técnica e uma esquematização tática perfeita. No final do primeiro tempo, em outro ataque bem concatenado, o Vila Belmiro desempata a partida, com um arremate certeiro de Toninho, acertando o ângulo esquerdo de Valdemar. Com 2x1 no placar, termina o primeiro tempo a favor da Baleia Azul.
Os times voltaram para a 2ª etapa com as mesmas formações, cabendo a saída ao Náutico, que de imediato partiu com tudo para o ataque, mas as chances de gols eram raras, devido ao bloqueio defensivo imposto pelo Vila Belmiro. Porém, de repente, numa recuperação de bola espetacular, o Timbu consegue executar uma série de jogadas sensacionais, redundando no gol de empate, marcado pelo ala Arbeloa. Esse tento foi bastante sentido pela Baleia Azul, causando um pequeno desequilíbrio emocional no time do Metrô de Ypiranga, mas o suficiente para o time alvirrubro da Torre retomar a posse de bola e chegar à virada, através do artilheiro Mário Tilico, decretando a soberba vitória do Náutico, dando assim ao timbu a liderança da Série Ouro. Nos seus três jogos realizados, o Náutico permanece invicto nessa segunda etapa, com um aproveitamento de 77,7 %.
No outro embate da Série Ouro, realizado na Toca da Raposa, com arbitragem de Albertinho, o Barueri, de Dinoraldo Gonçalves, tropeçou diante do Flamengo, de Fernando Esperma, empatando em 1x1. Renatinho marcou para o time de Maranguape, enquanto que Mudinho consignou o tento rubronegro do Hospício. O empate fez o Barueri cair para o 2º lugar na classificação.
As partidas Santos x Grêmio e Internacional x Hércules, que estavam programadas, foram adiadas para o próximo sábado, conjuntamente com os jogos da 4ª rodada.
Pela Série Prata, não aconteceram os jogos, tendo em vista o não comparecimento das equipes do Fluminense, de Flávio Azevedo, do Itacuruba, de Alexandre Freitas, do Milan, de Tuca Oliveira e do Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto. A Comissão Organizadora do Campeonato marcou para o próximo sábado a realização dos jogos da Série Prata, válidos pelas 3ª e 4ª Rodadas.
Resta apenas esperar com muita ansiedade a chegada do próximo sábado para que novas emoções sejam vividas. É o botãobol com toda a sua magia. Viva o botão!

segunda-feira, novembro 30, 2009

UM SONHO REAL

Vista parcial da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, instalada no Edifício Brasília - Sobreloja - no centro comercial do Recife, prepara-se para em fevereiro de 2010 comemorar seus 8 anos de vida, bem vivida. Muitos obstáculos foram transpostos, alguns até com grandes sacrifícios, porém, nada que abalasse a vontade férrea daqueles que dirigem a entidade. No primeiro ano de funcionamento, a APFM esteve ocupando uma dependência do Santa Cruz Futebol Clube, mas havia uma grande preocupação, pois a maioria de seus associados não era torcedor do Tricolor do Arruda e isso causava certo constrangimento, principalmente por aqueles cujo fanatismo beirava o absurdo. Após as eleições do Santa Cruz, os novos diretores não viram com bons olhos a presença de botonistas não torcedores do "Mais Querido" em seus recintos. Bastou um rápido desentendimento para que viesse a ordem de desocupar as dependências do Clube. Parecia o fim do mundo! Que seria do botão? Onde a APFM iria se instalar com toda aquela estrutura? Para se ter uma idéia, eram onze campos, mais móveis e utensílios variados. Doeu e como doeu a ordem de despejo. Foram momentos de muita aflição.
De repente, surgiu um clarão enorme, uma luz com um brilho irradiante de esperança. Conduzindo essa tocha, que iluminava todo o caminho, estava a figura extraordinária de Hércules, um verdadeiro amante do futebol de botões. Chegou-se, então, ao Edifício Brasília, na Rua Siqueira Campos, na sobreloja. As três salas adquiridas se transformaram num amplo salão e no dia 18 de outubro de 2003, após dois meses de muita luta e disposição, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa ressurge com todo o ímpeto. Seus fundadores, adeptos do futebol de botões, seguindo a regra pernambucana, a rainha das regras, nesses seis anos instalados nesse local de total independência, somente colheram sucessos nessa longa trajetória. A cada ano que passa, vê-se mais consolidado o futebol de botões.
O botãobol, nome pelo qual tornou-se conhecido o jogo de botões na regra pernambucana, vai conquistando paulatinamente novos adeptos. Cresce cada vez a admiração, mesmo naqueles que sabem que dificilmente terão habilidades para praticar o botãobol. Isso é o que sempre acontece com as pessoas, pois não é preciso ter sido atleta desse ou daquele esporte para se tornar um ferrenho admirador dessa ou daquela modalidade esportiva. O mundo esportivo sempre foi e será assim.
Finalmente, hoje, vencendo resistências, a APFM abriga também outras regras, tornando-se, no Recife, o local mais democrático para a prática do futebol de botões, como um todo. Isso é que é bonito!
Esse foi, portanto, o sonho de todos aqueles que há oito anos atrás, dentro de um escritório de advocacia, resolveram após longa reunião criar uma associação de botão. E aí está ela, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, cada vez mais firme e forte, pronta para o que der e vier. É um sonho real. Viva o botão!

terça-feira, novembro 24, 2009

AH, SE NÃO FOSSEM OS DINOSSAUROS!

Tiranossauro-Rei, a salvação do futebol de botões
Essa é uma realidade que todos nós sabemos: o jogo de botões é praticado em todos os estados brasileiros, porém, somente em alguns é que há uma certa organização, destacando-se o Estado de São Paulo. Aqui no Nordeste, Alagoas, Pernambuco e Bahia são os mais atuantes.
Quando falo em jogo de botão não me refiro à brincadeira vivida nos condomínios e nas calçadas nos famosos estrelões. Refiro-me, sim, as associações, aos clubes e demais entidades existentes para a prática do esporte. Em alguns, a precariedade é grande, limitando-se a espaços improvisados.
Falta também por parte dos clubes uma maior e melhor visão do que é o jogo de botão. No pensamento dos dirigentes das diversas agremiações existentes, o futebol de botões é visto apenas como uma brincadeira de criança. Por mais que um ou outro interessado teime em divulgar o esporte, na tentativa de desenvolvê-lo, sempre encontra os maiores obstáculos para a sua implantação, levando-o simplesmente a desistir de qualquer projeto. Outro fator que impede o crescimento do botão é o da quase total impossibilidade do jovem praticá-lo com assiduidade. Os motivos são os mais diversos, sendo os principais: 1) internet, com seus vídeos-games; 2) Aparelho celular; 3) Estudos com vistas ao vestibular; 4) divertimentos os mais variados; 5) pouca ou quase nenhuma atratividade para o público feminino; 6) custos elevados para possuir todo o material de jogo; 7) limitação de locomoção para os locais onde se prática o esporte. Sendo assim, verifica-se que o jogo de botões irá sempre sofrer com essa série de obstáculos.
Aqui na região metropolitana do Recife, o botão só sobrevive por causa, única e exclusiva, dos veteranos botonistas, os chamados "Dinossauros". Eles estão aí atuando em todas as regras.
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, criada por 4 superdinossauros, os Tiranossauros do Botão, após se retirar do quase falido Santa Cruz Futebol Clube (entidade sem visão futura, como todas as outras que foram consultadas), foi se instalar no centro da cidade e hoje ocupa uma área de causar inveja a muita gente.
São seis anos de muita luta, com competições ininterruptas, mas sempre dentro de um clima de quase total desportividade.
Infelizmente, alguns que estiveram usufruindo do espaço, afastaram-se do convívio pelas mais diversas razões. Na realidade, sente-se a falta de parte deles, notadamente daqueles que deixaram de comparecer por estarem envolvidos em outros afazeres. Um dia, quando sobrar algum tempo em suas vidas, temos a certeza que voltarão a abrilhantar nossas dependências.
Por outro lado, a APFM não tem o mínimo interesse em ter em seu quadro associativo aqueles que nos deixaram por inveja, despeito, mesquinhez, oportunismo, intolerância etc. Esses, queremos que continuem o mais longe possivel da Rua Siqueira Campos, aqui no Edifício Brasília, no centro comercial do Recife.
Para quem não sabe, a APFM, a frente com seus Tiranossauros, além do botãobol (jogado seguindo a regra pernambucana, a rainha das regras), tem o futebol de mesa na regra paulista (12 toques - bola de feltro) e nos seus Estatutos (A APFM é uma entidade jurídica, com fórum no Recife) há um artigo que permite ao espaço a implantação de mais atividades botonísticas nas mais diversas regras.
Portanto, não há nenhum quadro discriminatório nesse sentido. É lamentável, pois, que ainda haja pessoas que tentam de uma forma pueril, querer transformar esse quadro real. São pessoas pobres de espírito, interesseiras, pequenas, sem educação (no amplo sentido da palavra), tolas, inocentes, idiotas. É uma pena!
E assim a vida segue seu curso e a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa continua firme e forte, apostando sempre nas pessoas sérias e honestas, que gostam realmente de apenas se divertir nas partidas de botãobol, de futebol de mesa, de jogo de botões, de celotex, de fogo-teibéi, que lhes são proporcionadas. Isso é que é gostoso! Ah, se não fossem os dinossauros... Viva, o botão!

segunda-feira, novembro 23, 2009

UM MENGÃO DO OUTRO MUNDO

 Mengão, de Fernando Brito, abre a Série Ouro com vitória.
E quem pensava que o Flamengo, de Fernando Esperma, ia ser o saco de pancadas da Série Ouro, 2º turno do campeonato de botãobol de 2009, da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, pode tirar o cavalinho da chuva. O Mengão, na sua estréia na segunda fase da competição, enfrentou o todo poderoso Vila Belmiro, de Albertinho, vice campeão do Turno de Classificação, no Hércules Stadium, vencendo-o por 1x0, tento consignado pelo centroavante Baltazar, o artilheiro de Deus. A Baleia Azul tentou de todas as formas reverter o marcador, mas os extraterresteres não estavam para brincadeira e seguraram o placar com unhas e dentes. As outras equipes que se cuidem, pois o rubronegro do Hospício promete seguir aprontando na competição. Na arbitragem desse confronto, atuou Adilson Ribeiro, com excelente trabalho. No outro jogo, também no Hércules Stadium, o clássico Grêmio, de José Ribamar e Náutico, de Abiud Gomes, a exemplo do que ocorreu no 1º turno, terminou em 0x0, mostrando o grande respeito existente entre as duas tradicionais equipes, que pouco se arriscaram ao ataque. Foi uma partida tensa, bem arbitrada por Hugo Alexandre.
Na Série Prata, o equilíbrio foi a tônica da rodada. Três partidas deram início a esta segunda etapa do campeonato e todas terminaram empatadas. No Brasília Stadium, o Chelsea, de Hugo Alexandre, empatou com o Coritiba, de Cláudio Sandes, em 2x2. O Coxa Branca chegou a estar vencendo por 2x0, com gols de Botinha e Carlos Alberto Silva, mas os “Blues” foram buscar o empate, marcando dois sensacionais golaços, assinalados por Cannigia. A arbitragem coube a Fernando Brito, com um bom trabalho. No Timbuzão, o Fluminense, de Flávio Azevedo, ficou no 1x1 com o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto. Rodolfo fez o gol tricolor, enquanto Carlitos marcou para os portugueses do Sebo. Dirigiu a partida, com um ótimo desempenho, o árbitro Adilson Ribeiro. Encerrando a jornada, no Brasília Stadium, com arbitragem de Azevedo Neto, o São Paulo, de Max Monteiro, empatou em 1x1 com o complicado Ypiranga, de Clóvis Sandes. Marcos Bundão abriu o placar para os ypiranguenses, mas o Tricolor do Samu soube reagir e chegou ao empate através de Manoel.
Com os resultados deste sábado, o Flamengo abre a Série Ouro como líder absoluto. Internacional, Botafogo, Santos e Barueri ainda não estrearam nesse 2º Turno. Na Série Prata, o Chelsea e o Coritiba dividem a liderança. As equipes do Milan, Cruzeiro e Itacuruba devem marcar presença na próxima rodada.
No Núcleo da Regra Paulista, Nando dos Santos e Alexandre Pentinho se exercitaram com vistas às próximas competições. Cabe também registrar as presenças de Alexandre Pordeus e de Djalma que andaram dando umas palhetadas nos 12 toques.
Novos espetáculos estão sendo aguardados com grande ansiedade para o próximo sábado, no botãobol.
E assim, a APFM viveu mais um momento maravilhoso neste mundo fantástico do futebol de botões. Foi um dia gostoso e este blogueiro voltou feliz para casa. Viva o botão!

domingo, novembro 15, 2009

COMPROMISSO DE HONRA

O Náutico, de Abiud Gomes, atendendo ao apelo do Cruzeiro, de Marcos Cardoso, vai para a guerra do 2º turno/Série Ouro.
O campeonato de botãobol (futebol de botões, jogado na regra pernambucana, a rainha das regras) de 2009, promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado, dia 14 de novembro, chegou ao final do Turno de Classificação. Nove equipes se classificaram para o 2º Turno/Série Ouro: Internacional, Vila Belmiro, Botafogo, Grêmio, Santos, Porto, Náutico, Hércules e Flamengo. As outras oito: Milan, São Paulo, Cruzeiro, Fluminense, Chelsea, Coritiba, Vitória de Guimarães e Itacuruba, juntamente com o Ypiranga, que entrou em substituição ao eliminado Corinthians, disputarão o 2º turno/Série Prata. Essa segunda fase da competição será em jogos de ida e volta e o campeão da Série Ouro decidirá o campeonato com o vencedor do Turno de Classificação. Das nove equipes que integram a Série Ouro, pelo menos seis delas têm condições de chegar ao título de campeã de botãobol de 2009. Pelo visto, vão acontecer jogos emocionantes e sensacionais.

A par de tudo isso, cabe aqui um registro: o Náutico, desse blogueiro, estava propenso a não continuar na disputa nesse 2º turno. Em primeiro lugar, pensou-se em ficar na Série Prata, evitando confrontos desagradáveis, contra adversários indesejáveis, porém, o time alvirrubro, por força de sua tradição, decidiu participar da Série Ouro, embora já se saiba de antemão que entrará com 6 pontos perdidos. O regulamento da competição dá direito a que uma equipe possa perder jogos por WxO, no máximo por duas vezes. Caso haja uma terceira vez, a mesma será eliminada do campeonato. Isso não quer dizer que o alvirrubro da Torre abdica da disputa do título da Série Ouro. A dificuldade passa a ser enorme, mas a luta será insana pela conquista do objetivo. Agora, na hipótese da conquista, aí, sim, o Timbu seria o vice campeão mais honrado da APFM. É esse o compromisso assumido.

A guerra terá seu início no sábado, dia 21 de novembro, com muita emoção, com promessa de belos espetáculos, que só o botãobol é capaz de proporcionar. Viva o botão!

domingo, novembro 08, 2009

GENTE, O MENGÃO É OURO!

O Mengão, do tranquilo Fernando Esperma, surpreende e vai para o 2º Turno/Série Ouro.
Mais um sábado de grande movimentação na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa com a realização do campeonato de 2009 de Botãobol (futebol de botões jogado na regra pernambucana). Foram cinco partidas, cujos resultados já definiram praticamente as equipes para o 2º Turno da competição, nas séries ouro e prata. No clássico da rodada, Grêmio, de José Ribamar e Náutico, de Abiud Gomes, empataram em 0x0, num jogo bastante equilibrado. Ambas as equipes já estavam asseguradas na Série Ouro, daí não terem se arriscado muito em busca de um melhor resultado. A partida aconteceu na Toca da Raposa e teve a arbitragem tranqüila de José Hércules. Antes, no Brasília Stadium, o Grêmio enfrentou o Fluminense, de Flávio Azevedo, vencendo-o por 3x0, com gols de Bira, Ruy Ramos e Afonsinho. Arbitragem de Hugo Alexandre. No Timbuzão, o Santos, de Adilson Ribeiro, venceu com tranqüilidade o Hércules, de José Hércules, pelo placar de 3x0, com dois gols de Bodinho e um de Ayala, com Fernando Esperma no apito. Na seqüência, na Toca da Raposa, o Peixe voltou a campo, dessa vez, para enfrentar o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, derrotando-o por 1x0. Com essas duas vitórias, o Santos consolidou sua classificação na Série Ouro. Fechando a jornada, no Hércules Stadium, Flamengo, de Fernando Esperma e Milan, de Tuca Oliveira, fizeram um jogo de arrepiar, valendo uma classificação inédita para o 2º Turno/Série Ouro. O Milan começou com tudo e abriu o placar através de Breno. No finalzinho do jogo, os “rossoneri” da Estância, não souberam segurar o ímpeto do Mengão e viram Severino Ramos fazer o tento de empate que deu ao rubronegro do Hospício a tão almejada vaga na série Ouro.
O benjamim da APFM agora vai, nesse 2º turno, lutar para não ser engolido pelos pesos pesados do botãobol. É comum, aqui no âmbito da Entidade, se cantar uma musiquinha que já vaticina o calvário que está preparado para o Mengão, conforme se observa nos versos: “Jogar na ouro pra ganhar o quê? Uma lanterninha e muita lapada!”. Será que a escrita vai ser mantida?

Com oito equipes já definidas, as atenções se voltam para a última rodada do Turno de Classificação, a ser realizada no próximo sábado, quando se saberá quem irá ocupar a nona e última vaga. O Porto, de Dinoraldo Gonçalves, leva todo o favoritismo do mundo, pois terá dois jogos a cumprir e precisa apenas de uma vitória. O outro candidato à vaga é o Milan, que já encerrou suas partidas e torce pelo insucesso do Tricolor de Maranguape nessas duas partidas, para que assim possa atuar pela primeira vez na Série Ouro do 2º Turno. É quase impossível que isso venha a ocorrer.
No Núcleo da Regra Paulista, Alexandre Pentinho e Nando dos Santos estiveram se exercitando, com vistas às próximas competições. Vale salientar que Pentinho experimentou, pela primeira vez, o que é jogar botãobol. Demonstrou ter potencial para seguir em frente. Um conselho apenas: deixe o pente de lado e use uma palheta.
E assim se passou mais um sábado deslumbrante nesse mundo maravilhoso do futebol de botões. Viva o botãobol! Viva o botão!

domingo, novembro 01, 2009

A VOLTA AOS QUINTAIS, TERRAÇOS E GARAGENS

Abiud, botonista inveterado, em mais um momento feliz.
A luta pela sobrevivência do futebol de botões continua sendo enorme. Muitas idéias para o desenvolvimento desse esporte foram lançadas, com algumas sendo colocadas em prática, na tentativa de agregar mais e mais pessoas num mesmo espaço. Porém, há um fato importante que foi deixado de lado: o comportamento das pessoas. Infelizmente, em cada cabeça, um mundo, conforme reza o dito popular, daí tornar-se humanamente impossível o convívio entre botonistas sem que haja conflitos. Sempre foi observado que o jogo de botão não passa de uma brincadeira entre parentes e amigos, acontecendo sempre nos terraços, quintais e garagens, normalmente nos fim-de-semana ou algumas vezes à noite, após a novela das oito. Como são disputas, haverá sempre vencedores e vencidos e com isso não faltam as desavenças que logo se dissipam, prevalecendo sempre a amizade, cultivada durante grande período de suas vidas. São laços indestrutíveis.

Quando se sai desses terraços, quintais e garagens, a coisa muda de figura. De início, o grupo de amigos se reúne e parte para a organização de uma associação. As portas são obrigadas a serem abertas a todos, mesmo que haja critérios na escolha para admissão de novos sócios. Pensa-se sempre numa sociedade homogênea, sem interesses outros que não o do desenvolvimento do esporte. Esse é o pensamento original daqueles que deram início a empreitada. Mas no percurso haverá pedras no meio deste árduo caminho. Começam os conflitos, os interesses outros, as vaidades, as afrontas, os mexericos, os disse-me-disse e aí percebe-se que a natureza humana é contrastante no que se refere ao comportamento, mesmo que haja regras de convívio entre as pessoas. A empatia entre os membros da associação, de repente, se transforma em antipatia e surgem grupinhos que tendem a se insurgir contra tudo que é planejado para que o jogo de botão siga firme e forte. Acaba-se a seriedade, notadamente nas competições e percebe-se muitas vezes a clara falta de desportividade. Começa o favorecimento para esse ou aquele disputante. A ética vai para o espaço. É o início do retrocesso.

Aparece os primeiros sinais de fadiga nessa desesperada luta pela sobrevivência e a tão sonhada convivência pacífica passa a ser vista como utopia, como na realidade sempre foi. É o fim de um sonho.

A solução é voltar aos quintais, terraços e garagens, no seio dos parentes e amigos, onde pode-se brincar de jogar botão com toda naturalidade, sem percalços, sem vaidades, sem outros interesses. Valeu a experiência! Viva o botão!

segunda-feira, outubro 26, 2009

A HORA DA VERDADE

O Fluminense, de Flávio Azevedo, perde para o Porto, de Dinoraldo Gonçalves, após a bela vitória sobre o Internacional

E pegou fogo o campeonato de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana) de 2009, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. O Internacional com toda sua empáfia, tropeçou ante o Fluminense e, assim, viu o Botafogo chegar e ficar bem grudadinho, fungando no seu cangote. É mais uma lição que o Saci deve aprender. No botãobol, o jogo é decidido na mesa. A exemplo do que ocorre com o futebol, quem morre de véspera é peru. O Colorado foi arrogante demais para com o Fluminense, querendo desestabilizá-lo durante toda a semana com provocações e ameaças de goleada. Simplesmente, tratou o Pó-de-Arroz como um timinho e que os três pontos já estavam no papo. Apregoava que seria campeão com um pé nas costas, pois teria pela frente, nessa reta de chegada, apenas equipes medíocres. Não tinha nem graça. O título já estava no papo.
Quem conhece um pouco do botãobol, sabe que há a necessidade de se manter toda a tranquilidade necessária para se obter um ótimo desempenho, coisa que o Saci, ao longo dos anos, demonstra não ter. Vai se empolgando a cada vitória conquistada, porém, parece não acreditar no sucesso final, começando, então, a ver fantasmas e mais fantasmas, em sua perseguição. O medo do fracasso é tanto que o Internacional sempre tende a perder as estribeiras quando tem início os jogos que vão decidir sua sorte nas competições.
Há vários exemplos, sendo o mais contundente o ocorrido nas mesas do Santa Cruz Futebol Clube, numa comemoração do Dia dos Pais, quando o Inter chegou à final do Torneio e teria pela frente o Palestra Itália, do veteraníssimo René Cézar. "Esse troféu já é meu!". "Vou golear!" bradava a plenos pulmões. Na hora da verdade, o que se viu foi o Velho Rena dá-lhe uma traulitada, com Madeirón e tudo. O Saci, então, recolheu-se a sua insignificância.
Decorrido todos esses anos, parece que o Colorado esqueceu a lição e perdeu de vez a humildade.
Talvez seja a hora e a vez de levar nova traulitada. O Turno de Classificação está, na verdade, mais para o Internacional, porém, a torcida que poderia estar do seu lado não mais suporta a prepotência do Colorado e já vê com bons olhos um triunfo botafoguense. Seria uma festa! Viva o botão!

domingo, outubro 18, 2009

SALVE! SALVE! SETENTÃO

Adilson Ribeiro, o mais novo setentão do pedaço.
Foi sem sombra de dúvida um fim de semana bem bacana. Só não foi melhor porque o Náutico, desse blogueiro, no Botãobol (futebol de botões jogado na regra pernambucana), perdeu para o São Paulo, de Max Monteiro, vendo assim diminuída as chances de figurar na Série Ouro do 2º Turno. O Internacional, de Paulo Jiquiá, com a vitória sobre o Coritiba, de Cláudio Sandes, é quase campeão do Turno de Classificação.
Faltando apenas três rodadas, torna-se dificil imaginar que o Colorado venha sofrer qualquer tropeço nessa reta de chegada. Botafogo, de Marcos Silva e Vila Belmiro, de Albertinho, são os únicos que ainda têm alguma chance de chegar ao topo da tabela, caso o Saci venha a cair do cavalo. Até o Hércules, que vinha de resultados surpreendentes, falhou nesse momento decisivo do campeonato, perdendo para o Milan, de Tuca Oliveira, dando adeus a qualquer possibilidade de ir para as cabeças.
Além do Internacional, já garantiram o lugar na Série Ouro: Botafogo, Vila Belmiro, Hércules Grêmio. As outras quatro vagas estão sendo disputadas por Milan, São Paulo, Porto, Náutico, Santos, Cruzeiro e Flamengo. Na Série Prata já estão com assento: Vitória de Guimarães, Chelsea, Coritiba, Fluminense e Itacuruba.
Deixando um pouco o Botãobol, vale registrar a presença na APFM, neste sábado, dessa figura formidável do mundo do botão, Armando Pordeus, que nos deu a certeza de que irá implantar muito em breve a Regra Carioca - 3 Toques, abrindo mais ainda o leque de opções dos amantes do futebol de botões.
Deixei, de propósito, para o fim, tecer algumas considerações sobre o aniversário de Adilson Ribeiro, Presidente da APFM, que completou 70 anos de idade. É o mais novo setentão do pedaço. Foi uma festança nunca vista antes. Foi simplesmente espetacular! Teve direito até a "striptease". Mata o véio, mata! Valeu, Neguinho! Parabéns! Viva o botão!

domingo, outubro 11, 2009

CONTINUA A LADAÍNHA

Não teve jeito de mudar. A ladaínha continua. O Inter é cada vez mais líder.

È isso ai, gente do futebol de botões. É duro continuar dizendo, mas o Internacional, de Paulo Jiquiá, está firme e forte na liderança do Turno de Classificação do Campeonato Oficial de 2009. O Náutico, deste blogueiro, jogou extraordinariamente bem mas o Colorado conseguiu o empate em mais um gol espírita de Vinícius, o iluminado. Somando-se a isso tudo, o Saci foi bafejado pela sorte pois os seus perseguidores também não obtiveram sucesso na rodada, deste sábado, dia 10 de outubro. O Hércules simplesmente empatou com o Grêmio, de José Ribamar, enquanto que o Botafogo, de Marcos Silva, sentiu o que é um coice de uma zebra. O lanterna Itacuruba, de Alexandre Freitas, estava com a moléstia dos cachorros e mandou o time do Setúbal lá para as bandas de Chico City. Parece que a batida do carro tá fazendo um efeito danado no Gordinho da Paulista. Por sua vez, o São Paulo, de Max Monteiro, vem se desgovernando, descendo a ladeira a toda. Levou uma cipoada de 4x0 e agora já tá beirando a zona da prata. O Chelsea, de Hugo Oliveira, que estava atolado no brejo, após a derrota para o Porto, de Dinoraldo Gonçalves, levantou um pouco a moral e espera agora que chegue a Série Prata para apagar a má impressão. A vitória de 1x0 sobre o Vitória de Guimarães da Rua do Sebo, deu ânimo novo aos blues do Aeroporto. Já o cuca fresca do Fluminense antecipou seu jogo da 14ª rodada, contra o Botafogo, mas não teve acordo , levando mais uma lapada.
Faltam 4 rodadas para o término do Turno de Classificação e a ladainha continua, com o Colorado rindo a toa.
Cabe um registro especial para a vitória de WxO do Santos, de Adilson Ribeiro, sobre o Grêmio, de José Ribamar. Foi a ressurreição do futebol de botões da Estância, com toda a sua catimba. É uma história para ser contada em outra oportunidade. O que vale ressaltar é que o Tricolor da Mangueira provou do próprio veneno. Nos corredores da APFM só se ouvia o bochicho: "quem com ferro fere, com ferro será ferido!".
No núcleo da Regra Paulista, Albertinho compareceu com seu time Fogo-Teibéi do São Paulo, todo lampeiro, mas Marcellus Queiroz não quis nem saber e o cacete comeu solto, sem dó nem piedade, nas costas do Tricolor do Metrô de Ypiranga.
Fechando o sábado, registre-se a presença vapt-vupt de Armando Pordeus. Já chegou contando as horas, bebeu água e foi-se embora e nem esperou por mim. Que que é isso Armandão! Precisamos de você na APFM, urgente!
Viva o botãobol! Viva o botão!

segunda-feira, outubro 05, 2009

A MESMA LADAÍNHA

O Internacional, de Paulo Jiquiá, é o centro das atenções do botãobol, na APFM.
Este blogueiro já está ficando cansado de tanto clamar que o Internacional, de Paulo Jiquiá, continua firme e forte na liderança do campeonato oficial de 2009, no botãobol (futebol de botões jogado na regra pernambucana, a rainha das regras). Todo sábado, é a mesma ladaínha: Inter vence mais uma e está cada vez mais perto do título do Turno de Classificação. Perdeu a graça. Vamos ver se no próximo sábado, quando o Colorado estiver frente a frente com o Náutico, deste blogueiro, a escrita possa finalmente ser mudada. Faltando apenas cinco rodadas para o término do turno, o Saci alcançou a marca de 29,5 pontos, conquistados em 12 partidas. Com o mesmo número de jogos, o Hércules, com 26,3 pontos, segue na vice liderança. No 3º lugar aparece o Botafogo, com 23,1 pontos, porém, com um jogo a menos. O Vila Belmiro, com 23 pontos em 12 jogos, alcançou a 4ª colocação. Segue-se, pela ordem, Grêmio, São Paulo, Náutico, Flamengo e Milan. Todas essas equipes, caso o 1º turno terminasse agora, estariam classificadas para o 2º Turno - Série Ouro. Os demais times: Cruzeiro, Porto, Santos, Vitória de Guimarães, Coritiba, Fluminense, Chelsea, Itacuruba, comporiam o 2º Turno - Série Prata. Infelizmente, por abandono, o Corinthians foi eliminado do campeonato.
Observe-se que a pontuação das equipes é fracionada. Há uma explicação para isso: nos empates, além do ponto conquistado, cada equipe recebe uma bonificação de 0,1 pontos, por gol marcado. Exemplo: nos empates em 0x0, as equipes apenas recebem 1 ponto positivo. No empate de 1x1, cada equipe soma 1,1 pontos. E assim por diante. Essa foi a fórmula encontrada para que os times tenham sempre uma postura ofensiva. Na realidade, o gol é o grande momento do botãobol, a exemplo do que ocorre com o esporte que lhe deu origem, o futebol.
É bom que também saibam que, nas competições oficiais de botãobol, é levado em consideração, como ocorre nos campeonatos de futebol, a artilharia das equipes, o artilheiro do campeonato, a defesa menos vazada, o número de vitórias etc etc, tudo registrado nas súmulas de cada jogo disputado. A organização de uma competição tem sempre o aval de todos os participantes, quando então é elaborado o regulamento, o qual deverá ser obedecido fielmente pelos integrantes de cada evento.
A APFM, com seus estatutos e seu regimento interno, prima pela seriedade com que organiza suas competições, daí o sucesso que vem alcançando sempre. Vale a pena todo esse esforço. Viva o botãobol! Viva o botão!