Minha lista de blogs

domingo, dezembro 11, 2022

FLAMENGO E CHELSEA DECIDEM A LIGA DOS CAMPEÕES 2022

E ai? O MENGÃO abocanhou o troféu de Campeão dos Campeões?


E a corrida terminou, meus amigos!

Depois de uma longa e disputadíssima temporada, recheada de torneios mensais e um troca troca de vencedores em cada competição, a tão esperada LIGA DOS CAMPEÕES, de forma lógica e justa, deu números finais a 2022 colocando frente a frente na grande decisão da Liga, as duas melhores equipes de toda temporada.

FLAMENGO, de Fernando Enéas e CHELSEA, de Hugo Alexandre, chegaram ao desfecho anual sendo respectivamente o 1º e 2º colocados do Ranking de Entrada, com 235 contra 230 pontos acumulados, carregando cada um em sua bagagem, 3 títulos individuais conquistados entre os torneios disputados mês a mês, somando 6 triunfos só entre eles, dentre os 10 torneios disputados antes da grande Liga.

E nesse sábado, dia 10 de dezembro, as história final foi contada por 11 competidores que, ao todo, completaram 4 grupos compostos por 3 times cada, definidos em sorteio minutos antes da bola rolar pra valer...

Ora, mas se eram 12 anteriormente previstos, o que aconteceu para só ter 11 times? Quem faltou?

Ausências como a do BOTAFOGO, de Marcos Silva, foram sentidas na Liga dos Campeões


Na verdade, meus amigos, tivemos baixas consideráveis e inesperadas, tendo em vista o adiamento da data da competição, anteriormente agendada para 26 de novembro, postergada para este dia 10 de dezembro, quando naquela data, tivemos a ausência de 5 times. Neste sábado, fizeram-se ausentes os mesmos amigos da bola de borracha, dentre eles o GRÊMIO, de Ribamar Oliveira, AJAX PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, SAN LORENZO, de Helvio Ney e o BOTAFOGO, de Marcos Silva.

Alguns ainda por motivos de saúde, enquanto outros com compromissos profissionais, as ausências registradas foram então substituídas por aqueles que não figuraram entre os 12 classificados. Suplantaram então a estes, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, o ABC, de Cláudio Sandes e o AJAX, de Cláudio Candido, que retorna à APFM depois de 10 anos ausente. Estes três times juntaram a FLAMENGO, de Fernando Enéas, CHELSEA, de Hugo Alexandre, VILA BELMIRO, de Albertinho, CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, SANTOS, de Adilson Ribeiro, PSG, de Humberto Securão, CORÍNTHIANS, de Adriano Barras e o HÉRCULES, de José Hércules Leite.

Estava assim formado os 11 times, que divididos em 4 grupos de 3 times (o último grupo formou-se apenas com 2 times, que se enfrentaram em 2 partidas de ída e volta) partiram para a peleja definitiva para conhecer o CAMPEÃO DOS CAMPEÕES de 2022

GRUPO A
Formado por CORINTHIANS, CHELSEA e ABC

Chelsea domina jogo e vence o Timão por 2x0


Abrindo a grande jornada, eis 2 campeões em 2022 se enfrentando na Arena 2 da APFM, CORÍNTHIANS vs CHELSEA. Demonstrando alta confiança, o TIMÃO partiu para o ataque na busca da abertura do placar e durante 5 minutos, pressionou a defesa inglesa, porém, sem sucesso. Na primeira oportunidade de ataque dos Blues, o marcador foi aberto, dando uma ducha congelada nas costas dos mosqueteiros, que sentindo o golpe, se perderam no jogo. Na volta do intervalo, o CHELSEA, selou a vitória balançando as redes pela 2ª vez: Final 2x0 para o Chelsea.

Timão recupera-se e derrota ABC na segunda partida


O Jogo seguinte foi entre o CORÍNTHIANS ainda abatido, e o ABC, de Cláudio Gordo, que vinha como convidado e franco atirador, sem nada a perder. O abatimento do Timão pela derrota na estreia foi aos poucos, dando lugar a confiança nos passes, tanto que seu gol veio na metade da etapa inicial. Porém, o que ele não contava aconteceu. Seguidamente ao gol marcado, veio o gol sofrido, do meio de campo. Primeira etapa finalizada com empate, a virada de tempo deu calma ao Timão, que trabalhou bem a posse de bola, conseguindo chegar a uma vitória segura por 2 tentos a 1.


Para a definição de quem avançaria para as semifinais, CHELSEA e ABC entraram em campo podendo embolar totalmente o grupo, se uma vitória do ABC acontecesse, deixando todos com 3 pontos com 1 vitória cada. O CHELSEA sabia de sua vantagem de empate geral, pois sua colocação no Ranking lhe dava essa possibilidade.

Começa o jogo e logo no rolar da bola, 1x0 para o ABC, num chute do meio da rua. Os ingleses porém, sem perder a calma, puseram-se a trocar passes e dominar a bola e só chutar com segurança, aquelas bolas de 3 dedos de distância. RESULTADO: Uma virada contundente e irretocável, escrevendo 5x1 no placar, com direito a artilharia geral de SNEIJDER. Com 6 pontos, CHELSEA avançou assim para as semifinais.

GRUPO B
Formado por SÃO PAULO, FLAMENGO e VILA BELMIRO

E haja grito de gol ecoando na sala entre Flamengo e São Paulo


O grupo B iniciou sua jornada com um jogão de bola entre SÃO PAULO e FLAMENGO, na Arena 4. Ao rolar a pelota, minha gente, parecia que os dois times tinham vindo sem goleiros a campo. Bastava um "coloque-se" que, em seguida, vinha o grito de gol. E foi assim para os dois lados durante toda a primeira etapa, que terminou com 3x2 a favor do Mengão antes do intervalo de jogo. Veio a etapa complementar, e os gritos de gol continuaram a ecoar na sala, com o jogão fechando em um fantástico 6x3 para o time do Urubu da Rua do Hospício. Grande cartão de visitas do Mengão!

Vila Belmiro parece desaprender a Regra Pernambucana


Permanecendo em campo, o FLAMENGO recebeu o VILA BELMIRO, do desmotivado Albertinho. Digo desmotivado porque, nos últimos 5 meses, nosso Beto "Sacolinha" só tem olhos e tempo para a 12 toques. Jogar a Regra PE para ele, parece agora um fardo pesado, onde falta entusiasmo, aquele mesmo entusiasmo que antes, fazia ecoar o grito de LINDO, LINDO, LINDO ao balançar as redes. Sem entusiasmo e com a mente posta em Caruaru, o VILA BELMIRO enfrentou o MENGÃO com dificuldade em seus arremates. Conhecendo o adversário, por sua vez, o FLAMENGO tratou apenas de esperar as sobras de bola, mas o desânimo adversário acabou lhe contagiando e no placar, o 0x0 não foi alterado até o soar do cronômetro.

Vila Belmiro, sem inspiração, busca alguma jogada lúcida em campo


Agora, foi a vez do VILA BELMIRO permanecer em campo para receber o SÃO PAULO, para o desfecho da fase classificatória pelo grupo 2.Com a goleada imposta pelo Mengão no 1º jogo, a Baleia Azul precisava vencer o tricolor com diferença de 4 gols para assim, avançar de fase. Maaaaas... Cadê inspiração ao ataque do Vila Belmiro? Os chutes aconteceram, sim. Até em maior número do que no jogo contra o Urubu. Mas a cada chute, era uma lâmpada estourada na APFM... A bola literalmente ia pela estratosfera, numa demonstração de perda total do ponto de seus botões, fruto das exaustivas práticas na 12 toques. O resultado foi uma derrota simples por 1x0 para o SÃO PAULO, que mesmo com a vitória, não superou os 4 pontos acumulados pelo FLAMENGO, que garantiu a vaga nas semifinais.

Ao VILA BELMIRO restou uma armarga despedida da Regra Pernambucana em 2022 sem anotar 1 golzinho sequer em seus jogos! Esperamos em 2023, um Vila Belmiro motivado e entusiasmado como outrora, fazendo frente e derrubando adversários como sempre o fez.

GRUPO C
Formado por HÉRCULES, AJAX e CRUZEIRO

Hércules e Ajax abrindo a jornada pelo Grupo C


Pelo Grupo C, HÉRCULES, de J.Hércules e AJAX, de Cláudio Candido, duelaram abrindo o grupo para a Liga. Sempre naquele jogo "conversado" e animado, lá se foram os holandeses sentindo o gosto da lábia grega, que entre prosas e versos, foi envolvendo o adversário até marcar seu gol demolidor. Foi exatamente assim que o AJAX sentiu o amargo gosto da derrota, por 1x0. Apesar da derrota, registre-se a satisfação do retorno às salas da APFM, depois de longos 10 anos de ausência. Nosso querido Cláudio Cândido, já em posse de times novos, já vem frequentando há alguns sábados e tudo indica que me 2023, colocará seu AJAX no topo do Ranking que virá. Esse é osso duro de roer, preparem-se.

Com "consciência leve", o Hércules espera a jogada do Cruzeiro em gol


Dando sequência, CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e HÉRCULES escreveram a história do 2º capítulo do grupo. A Raposa da Jacobina, muito embora ande enamorada com a 12toques, pelo menos não abandonou a prática de amistosos na bola de borracha e mostrou seu prumo no chute aos gregos, ainda na primeira etapa, com um golaço NA GAVETAAAAAA, assim como bradou "Cardosinho". Mas se tratando de HÉRCULES, botão e prosa tem tudo a ver: De "CONSCIÊNCIA LIMPA E TRANQUILA", com uma bola roubada no meio de campo, chegou o Hércules ao empate diante do sempre poderoso CRUZEIRO, fechando a peleja em 1x1

Ajax não se intimida, e mostra seu ataque ao Cruzeiro

Ao CRUZEIRO, vindo de empate em sua estreia, precisava agora vencer o AJAX, de Cláudio Candido, para tentar algo que ele próprio não conseguiu em toda a temporada: Chegar na fase final de uma competição. Começou o jogo e.... CADÊ O CRUZEIRO? Lá estava ele, se enrolando na marcação cerrada imposta pelos holandeses. Troca de passes, erros de finalizações, bolas pro mato... essa foi a tônica de todo o jogo, que terminou empatado em 0x0. Com o segundo empate da Raposa da Jacobina, o HÉRCULES acabou avançando às semifinais da Liga dos Campeões.

GRUPO D
Formado por SANTOS e PSG

Ída e Volta para Santos e PSG mostrarem para que vieram


Ficando apenas com 2 times em sua composição, o Grupo 4 foi definido em disputada de 2 jogos, "ída e volta", para definir no somatório de pontos das duas partidas, quem avançaria de fase. De um lado, o SANTOS, que chegara à Liga dos Campeões apenas com seus pontos acumulados de forma suada, apesar de ter o artilheiro da competição, ALCIDES, com 8 gols naquele momento. Do outro lado, o PSG, de Humberto Securão, que disputou apenas 2 torneios no ano e venceu os 2. Por isso mesmo, tinha a vantagem de jogar por 2 placares iguais frente o Santos.

Na primeira partida, uma equilíbrio monumental se fez em campo, com exatidão inclusive de chutes a gol para cada lado. O equilíbrio foi tanto que os próprios lances de gol sairam depois de muita marra dentro de campo e esse mesmo equilíbrio deu números finais ao primeiro confronto entre Santos e PSG: 0x0

Tentativas de longa distancia não surtiram efeito para o PSG


Veio a segunda partida e o equilíbrio permaneceu dando as cartas, sempre com os times procurando o chute no 12º toque de bola. Depois de passadas quase 60 minutos no somatório das duas partidas, eis que, no finalzinho do jogo, ALCIMAR, do Santos, encontrou uma brecha pelo setor direito do campo, balançando as redes pela única vez nos dois jogos. Era esse o gol salvador, que carimbou o passaporte para as semifinais, desbancando o campensíssimo e sempre favorito PSG, de Humberto Securão.

SEMIFINAIS
Formada por CHELSEA, FLAMENGO, HÉRCULES e SANTOS


Tinhamos então os 4 times definidos para a disputa das semifinais. Para definir quem enfrentaria quem, foi realizado um sorteio entre eles, caindo no primeiro jogo CHELSEA e SANTOS. Aqui, na fase de mata-mata, a vantagem da pontuação do Ranking entrava em cena, permitindo ao que melhor ranqueado a possibilidade de avançar à grande final em caso de igualdade no placar.

Primeiros passos do Santos na semifinal diante dos Blues


Assim, o SANTOS foi a campo decidido a  balançar as redes, fugindo um pouco de sua tradicional forma de jogar. Sua tática surtiu efeito e logo na saída de jogo, o marcador foi aberto em favor do PEIXE, justamente com seu artilheiro ALCIDES, que empatava com SNEIJDER do próprio Chelsea, em 9 gols marcados, na artilharia. Em desvantagem no marcador e agora precisando de um gol, lá se foi os Blues para o ataque, na tentativa de chamar a vantagem. E conseguiu: Ainda na primeira etapa, o empate de deu em 1x1. Na virada de lado, foi a vez do Chelsea impor o jogo, deixando o Santos com poucos espaços para trabalhar a bola e tentar o gol salvador. Com o regulamento debaixo do braço, o CHELSEA garantiu o empate suficiente para ser um dos times da grande final

Hércules correndo atrás do prejuízo no placar


Ao mesmo tempo, HÉRCULES e FLAMENGO brigavam por gols na Arena 4, tendo o MENGÃO a chance de avançar com um simples empate. Já prevendo a prosa que viria da comissão técnica grega, o rubronegro tratou de abrir o placar ainda na primeira etapa de jogo, deixando a responsabilidade nas mãos adversária. Por seu lado, o HÉRCULES passou a conversar menos e atacar mais, porém, a prosa parece mesmo ser combustível para seus gols e, na falta dela, os gols não vieram, dando vitória mínima e mais que suficiente ao MENGÃO, que classificava-se aqui para enfrentar o CHELSEA na grande final da competição.

FINALÍSSIMA
Entre CHELSEA e FLAMENGO

Os dois maiores de 2022: Flamengo e Chelsea


Chegava assim, minha gente, os 2 melhores times do ano de 2022, fazendo o desfecho do próprio ano a saber quem seria, dos dois, o CAMPEÃO DOS CAMPEÕES. Ambos chegaram com 3 títulos cada, conquistados alternadamente ao longo da temporada, com o Mengão alcançando 235 pontos gerais, contra 230 do Chelsea. Essa diferença mínima de 5 pontos dava ao Flamengo, a vantagem do empate ao final dos 30 minutos gerais de jogo.

Reposição de bola pelo Chelsea, após chance desperdiçada do Mengão


Cronômetro acionado, partiram os bons amigos de centenas de amistosos, a buscarem o melhor momento de arremate. Os Blues, recuperando a bola numa saída de jogo errada do Mengão, aproveitou para abrir o marcador, ainda nos instantes iniciais de jogo. Esse 1x0 trazia a conquista para Londres, obrigando o Mengão a sair para o jogo. Assim o fez o rubronegro, iniciando uma aceleração de seus passes, uma vez que agora, o cronômetro era seu inimigo. Por sua vez, o Chelsea tratou de marcar "homem a homem" a sua defesa, dificultando demais a criação de jogadas do Urubu.

Veio a 2ª etapa, com o Chelsea atacando mais, tentando liquidar a fatura, mas sem abdicar de 5 botões na sua defesa, marcando o Mengão. Mas eis que uma bola reboteada pelo Flamengo após chutão de Sneijder, gerou o lance da vida do Urubu, pela direita de seu ataque. Após o "coloque-se" peremptório, lá estava as redes estufadas e o empate decretado no placar: 1x1 favorável ao Flamengo.

Agora, era a vez do Chelsea sentir o amargo gosto do empate, que no jogo anterior lhe favoreceu. Com calma, partiram os Ingleses para o ataque, mas encontrou uma sólida armação defensiva do Flamengo, que não permitiu mais que sua defesa fosse vazada. 

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!


FINAL DE CAMPEONATO com um EMPATE de 1x1 favorecendo o FLAMENGO frente o CHELSEA.

Eis ai, meus amigos, o magnífico desfecho da temporada 2022 de Futebol de Botão na Regra Pernambucana, a Rainha das Regras, envolvendo os 2 maiores vencedores do ano. O FLAMENGO concretiza o título diante do CHELSEA numa temporada parelha entre os dois até mesmo no placar final do ano. O Urubu da Rua do Hospício está de parabéns com o seu merecidíssimo título do ano. Valeu Mengão!

Na disputa de 3º lugar, ainda tivemos o empate em 0x0 entre HÉRCULES e SANTOS. Os gregos, que jogavam pelo empate, ficaram com a medalha de 3º lugar.

Sneijder, do Chelsea e Alcides, do Santos, os maiores goleadores da temporada


Dando números finais à competição, tivemos como ARTILHEIRO DO ANO dois botões, que chegaram aos mesmos 9 gols marcados: ALCIDES, do SANTOS e SNEIJDER, do CHELSEA, cada um, leva pra casa o troféu de artilharia que foi brigado do inicio ao fim do ano.

Em termos de ataque, tivemos CHELSEA e o FLAMENGO com as melhores marcas de gols no ano. Os Blues anotaram 53 gols em toda temporada, enquanto o campeão Flamengo balançou as redes de seus adversários 41 vezes. Não houve troféu previsto na premiação, mas registre-se a excelente performance nos arremates, por parte dos dois finalistas da Liga. Coincidência?

Os protagonistas das pelejas finais da CHAMPIONS LEAGUE


E por aqui ficamos, minha gente, com um saldo excelentemente positivo da temporada 2022 da Bola de Borracha. Brevemente, nas próximas matérias de A MARRETA, faremos um apanhado de todo o ano, daquilo que foi vivenciado na APFM, pelos amantes e praticantes da Regra pernambucana.

Faremos paralelamente uma projeção para 2023, apontando o que virá pela frente, na continuação das jornadas na Sala Brasília, destacando o formato das disputas e apresentando um esboço do calendário 2023.

Apesar do ano de 2022 estar em seus termos finais, ainda teremos 3 sábados de livre prática do Futebol de Botão, porém, sem calendário oficial de competições. Agora, é hora de relaxar. e apenas curtir. Alguns viajarão, estando ausentes da APFM. Outros, que estarão sem fazer nada pela capital pernambucana, lá aparecerão para treinar e prosear, vivendo o melhor da vida: Jogar Botão!

Viva o Botão!

Um comentário:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meus amigos da bolinha de borracha, finalmente temos o nome para figurar no panteão glorioso; Flamengo de Fernando Enéas.
Deve ter sido extraordinário esse dia na história botonística da Rainha das Regras.
Foi um ano de novidades no sentido de campeonatos/torneios e ainda sob os cuidados da pandemia que nos afastou uns dos outros, que nos roubou parentes e amigos queridos.
O ano terminou e vocês conseguiram o seu intento. Meus parabéns a todos.
Desejo um Feliz Natal e um ano de 2023 cheio de novas conquistas e grandes alegrias ao redor das mesas dessa organização maravilhosa;
Essa é a ultima postagem, antes de colocar meu computador nas mãos do técnico, pois travou todos os meus documentos e fotos e ficarei alguns dias só na vontade de ler as novidades. Um abração a todos e, de onde estiver, o Abiud deve estar vibrando mais uma vez.