Minha lista de blogs

domingo, novembro 27, 2022

INDEFINIÇÕES LEVANDO A DEFINIÇÕES NA REGRA PERNAMBUCANA


Minha gente!

Chegamos aos 27 dias do mês de novembro, com exatos quinze dias passados desde o nosso último compromisso oficial da Regra Pernambucana, patrocinada pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que naquela ocasião, realizou o Torneio da Galinha onde, a nível de ranking, definiu os 12 classificados para a tão aguardada Liga dos Campeões da APFM.

Esperava-se que na semana passada, estas páginas trouxessem os números finais da temporada, justamente os números que delinearam a ordem classificativa para a tal Liga, maaaaas, perdoe-me Sambaquy e nossos queridos leitores, o tempo ao longo da semana foi o maior adversário deste escritor, que na falta dele, encontrou-se impedido de trazer tais números.

E ainda em nossa última matéria, definimos que neste dia 26 passado (este último sábado), seria a disputa em campo, da Liga dos Campeões, e assim procedemos para tal realização: Troféus adquiridos, mesa organizada e à postos, papeis e canetas prontos para anotar placares e números e, por fim, câmera ligada para registrar os principais lances, jogo a jogo...

Ausências na Sala Brasília impediram a realização da Liga dos Campeões

Porém, meus amigos, dos 12 times classificados, qual não foi a surpresa nesta manhã de sábado, 26 de novembro: CINCO dos doze competidores, por motivos vários, marcaram ausência nas dependências da APFM. O que fazer diante da inesperada falta de gente? 1) Realizar a competição com apenas 7 pessoas, sendo esta, a principal competição do ano? 2) Ou remarcar para uma data oportuna, onde permita-se que todos compareçam de forma pontual e peremptória? 

Analisando os motivos das ausências, 3 delas se deram por acometimento de doenças, envolvendo inclusive o Covid-19. Outros ainda, por motivos profissionais compromissados nas vésperas do evento. Assim, para não perder o brilho da competição, definimos postergar a data e definir o dia 10 de dezembro como a grande data definitiva para o desfecho do ano, sendo ai realizada a LIGA DOS CAMPEÕES DA APFM.

Então, meus amigos leitores, aproveitando a lacuna de dias que ainda nos resta até trazermos aqui a resenha oficial da nossa competição final, vamos hoje, aqui em A MARRETA, trazer todos os números oficiais da classificação e tudo o que gira em torno da CHAMPIONS LEAGUE da Bola de Borracha.

RANKING OFICIAL de 2022


Como sabemos, todos os torneios mensais garantiram pontos para o Ranking 2022, que pelo regulamento, dedica 50 pontos ao campeão de cada torneio, 30 pontos ao vice-campeão, 20 pontos ao 3º colocado, 10 pontos ao quarto lugar e ainda 5 pontos ao quinto colocado. Dá para trás, apenas a recordação da disputa é que fica na memória de quem não chegou no TOP 5.

Ao todo, foram 10 competições realizadas desde março até novembro, e estas, por sua vez, assim delinearam os 12 classificados para a Champions League APFM.

*Clique na imagem para ampliar

No topo da classificação, vemos em verde, aqueles que conquistaram títulos ao longo do ano, cujo acumulo de pontos também demonstra a distância para aqueles que pontuaram sem vencer competições. Em azul, encontra-se todos aqueles que pontuaram o suficiente para figurarem entre as 12 vagas disponíveis para a concretização da Liga dos Campeões e, em vermelho, constam aqueles que quase chegaram lá.

De forma direta, os 12 melhores ranqueados disputarão a Liga no formato de grupos, sendo 4 chaves compostas de 3 times cada, a ser definida em sorteio, no dia 10 dezembro. De cada grupo sairá um único time, vencedor por pontos corridos. Serão 4 times classificados diretamente para as semifinais da Liga, iniciando o "perdeu, saiu".

San Lorenzo e Cruzeiro figuram entre os 12 classificados


Tanto na fase de grupos quanto no mata-mata, havendo empate em pontos ou nas partidas do mata-mata, o critério de desempate ficará a cargo da própria colocação dos envolvidos via Ranking. Este indicará quem avançará de fase caso haja igualdade em pontos/placar.

Atentem-se que, no dia 10 de dezembro, data que está em definitivo para a competição, caso venha a constar uma ausência dentre os 12 classificados, a ordem é de que imediatamente a vaga seja assumida por aqueles que ficaram do 13º lugar para baixo, até que se conclua o fechamento das 12 vagas da Liga.

Clique na foto do Ranking e aprecie a classificação final para a grande peleja. Será que teremos um já consagrado campeão no ano a vencer também a Champions? É hora de apostar!!

ARTILHEIRO GERAL DO ANO



Hora de destacar os que mais balançaram as redes em 2022


Paralelamente à corrida pelo titulo de Campeão dos Campeões, forma-se uma outra corrida, que vale também troféu ao grande vencedor: A ARTILHARIA GERAL DE 2022.

Desde o primeiro torneio disputado, a comissão organizadora vem computando todos os gols marcados, em todos os jogos disputados (exceto os gols anotados nas disputas de penalidades máximas, decorrentes de empates decisivos)

Assim, temos um tempero extra para o "Gran Finalle" do próximo dia 10 de dezembro. Veja no quadro a seguir, como está apertada e indefinida a briga pelo troféu de Botão Artilheiro de 2022

*Clique na imagem para ampliar


Até o momento, ALCIDES, do Santos, lidera a corrida pelo troféu de artilheiro do ano com 8 gols marcados, porém, vem seguido de perto por SNEIJDER, do Chelsea e ORLANDO, do Vila Belmiro, ambos com 7 gols marcados.

Os blues tem ainda outros dois jogadores correndo por fora, nessa briga que promete muito: DIEGO MILITO e ETO'O, ambos com 6 gols marcados. Ainda com 5 e com 4 gols, temos diversos nomes, de variados times, que em se tratando de artilharia, numa única competição, podem desencantar e alcançar um número de gols suficiente para superar a marca de ALCIDES, e dessa forma, assegurar o cobiçadíssimo troféu de goleador do ano.

MELHOR ATAQUE DO ANO


Falando ainda em artilharia, um dado que vale a pena registrar é a condição de melhor ataque no ano. Apesar de não premiar com troféu aquele que tiver o ataque mais positivo em 2022, trata-se de um dado importante quando o quesito é "análise técnico dos adversários"

Veja como se comportam os ataques daqueles que disputaram a Regra Pernambucana em 2022

1º  CHELSEA, com 44 gols marcados

2º  FLAMENGO, com 33 gols marcados

3º  VILA BELMIRO, com 29 gols marcados

4º  CORÍNTHIANS, com 27 gols marcados

5º  SAN LORENZO, com 22 gols marcados

6º  SANTOS, com 14 gols marcados  (8 deles por Alcides)

7º  HÉRCULES e MILAN, com 11 gols marcados

8º  AJAX FOGO e SÃO PAULO, com 10 gols marcados

9º  BOTAFOGO e PSG, com 9 gols marcados

10º  CRUZEIRO, com 8 gols marcados

11º  UNIÃO NAUDRICANA e ÍBIS, com 3 gols marcados

12º  GRÊMIO, FLUMINENSE e CORITIBA, com 2 gols marcados


Anote-se que muitos destes clubes não participaram de todas as edições mensais da APFM, ficando assim uma discrepância enorme de gols anotados, comparando com aqueles que estão no topo da relação, com os melhores ataques do ano.

Botafogo e Santos, duas figuras carimbadas para a Champions League


Times como o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e o BOTAFOGO, de Marcos Silva são dois times conhecidamente com excelentes ataques, mas, a ausência em umas e a desclassificação precoce em outras, deixa seus ataques com poucos registros de gol. Lá no topo, CHELSEA e FLAMENGO apontam o melhor ataque com a justificativa lógica de terem 3 títulos cada um, mostrando que também jogaram mais vezes para obter estes números de gols aqui apresentados.

Meus amigos, aí está um breve apanhado geral, resumido de forma simples, para que o leitor amigo tenha uma visão prévia daquilo que será a LIGA DOS CAMPEÕES DA APFM.

Em um ano experimental no formato das competições, com folga entre os sábados e muita movimentação quando o assunto era "MATCH DAY" (Dia de Jogo), chegamos finalmente ao desfecho da temporada com o gostinho de "aprovação" neste mesmo método de competições.

Reunidos aqueles que amam o Futebol de Botão e a Regra PE


Hoje, abrindo aqui um comentário específico, não temos mais condições de impor competições de tiro longo, com duração de meses realizando rodada a rodada em cada sábado de cada mês, assim como ocorria no padrão CAMPEONATO OFICIAL de outrora. 

Particularmente, este que escreve, preferia, assim como nosso saudoso ABIUD GOMES, que assim o fosse, com cada rodada, a cada sábado, contando a sua história, numa competição que exigia a constância para alcançar grandes feitos. Porém, a frequência e a disposição daqueles que compõe o quadro de sócios e frequentadores da APFM já não permite que assim se faça, uma vez que as ausências e interrupções das próprias jornadas tornariam as competições impraticáveis, marcadas por inúmeros WxOs.

Assim, encontrando um meio termo, vamos dando vivência à REGRA PERNAMBUCANA, a Rainha das Regras, com torneios fixos mensais, onde todos se programam e se apresentam, mês a mês, para seus compromissos oficiais, enquanto que os outros sábados ficam livres para o que alguns chamam de "recreação", apenas para jogar e jogar horas ininterruptas de botão, sem pressão por vitórias.

E o ápice desse novo formato está ai, para apresentar o seu desfecho, com a subliminar competição da LIGA DOS CAMPEÕES da temporada 2022.

Vamos aguardar o que vem por ai e ver quem de fato, escreverá seu nome como grande CAMPEÃO dos CAMPEÕES da APFM.

Até breve, minha gente!
VIVA O BOTÃO






2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Bom dia meus amigos da bolinha de borracha.
Chegando na reta final, onde será revelado o nome de 2022, e voltando a nos preocupar o fantasma da COVID. Além disso, estou acompanhando o meu amigo Marcos, que está passando por maus bocados com sua saúde. Acredito que será uma baixa nas disputas finais, pois, a doença está atrapalhando e as dores no pé estão afetando a possibilidade de fazer muitos jogos.
Não sei como será os finalmente desse torneio de encerramento. O meu amigo Marcos Cardoso confessou que está adorando jogar a 12 toques, que é bem agradável mesmo.
Vou ficar no aguardo para ver como ficará a situação no dia da disputa, torcendo pelo melhor para todos vocês. Afinal, a experiência mostrou-se positiva e, na situação atual, campeonatos longos serão quase impossíveis de serem disputados na faixa de idade de quase todos os integrantes desse grupo. Um abraço e sucesso sempre.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigão Sambaquy!

Mais uma vez, perdoe-me a ausência até nas respostas às suas sempre esperadas colocações.

Realmente, nossa Marcos Silva está bem dificil de disputar, embora estejamos contando com ele no dia 10. Ontem soubemos que alem de Ribamar, nosso Cardoso tambem testou positivo para Covid-19.

Infelizmente, a Covid veio para se tornar parte do nosso tempo e o que temos a fazer, é conviver com ele sob todas as medidas práticas para evitar ao maximo, o contagio.

Expectativas voltadas para o dia 10 de desembro, com toda festa dos campeões do ano!

Quem será que leva? Campeão ja consagrado no ano, ou alguem que nada levou até entao, em 2022? Vamos pagar pra ver!

Grande abraco, nobre amigo!

Viva o botão