Minha lista de blogs

domingo, novembro 13, 2022

URUBU PEGA, MATA E COME A GALINHA GORDA DA APFM

Portas abertas para mais uma disputa na REGRA PERNAMBUCANA

Mais um sábado de jogos oficiais no Mundo da Bola de Borracha, minha gente!

E dessa vez, um torneio para fechar a conta pela corrida classificatória para a tão esperada Liga dos Campeões do ano, que reunirá todos os vencedores das etapas mensais em 2022, além daqueles melhores posicionados no Ranking de Entrada, contando entre estes, os 12 melhores classificados, carimbando o passaporte para a disputa, no próximo dia 26.

A disputa da vez, realizada neste sábado, 12 de novembro, foi o TORNEIO DA GALINHA, tradicional competição da Regra Pernambucana onde o troféu nada mais é que todo o dinheiro arrecadado das inscrições do próprio torneio, indo 100% para o bolso do vencedor do torneio. Ou seja, é a garantia da "Galinha" do almoço do domingo!

O entusiasmado MILAN, sedento por vitória no Torneio da Galinha

Sentimos a ausência de pesos pesados dos quadros da APFM, em virtude da programação do Campeonato Brasileiro de equipes, da 12 Toques, que está sendo disputado neste final de semana em Caruaru - PE. Devido à competição, associados como Marcos Cardoso, do CRUZEIRO, Hélvio Ney, com o SAN LORENZO, Adriano Oliveira, com o CORÍNTHIANS, Humberto Securão, com o PSG, Daniel Piru, com o ÍBIS e Albertinho (que apareceu apenas para treinar 12 toques), com o VILA BELMIRO, desfalcaram a lista de competidores do TORNEIO DA GALINHA, o que deixaria o franguinho ainda mais gordo para quem vencesse.

Ainda sentimos a falta de Dinoraldo e seu AJAX FOGO, assim como do querido Marcos Silva, e seu BOTAFOGO eterno.

Partindo para o desenrolar do espetáculo da Bola de Borracha, tivemos 8 equipes concorrendo à GALINHA do domingo, sendo estas, as seguintes equipes: ABC, de Cláudio Sandes, SANTOS, de Adilson Ribeiro, SÃO PAULO, de Max Monteiro, MILAN, de Diogo Ayala, FLAMENGO, de Fernando Brito, CHELSEA, de Hugo Alexandre, HÉRCULES, de José Hércules Leite e uma grata visita do AJAX, de Cláudio Cândido, que depois de anos sem disputar uma peleja nos campos da APFM, nos deu a alegria de estar conosco neste fim de semana.

Com oito inscritos, decidiu-se então, de forma unânime, a adoção do sistema de grupos, formando 2 chaves com 4 times cada, onde estes enfrentaram-se entre si, classificando 2 de cada grupo, para a fase semifinal e final.

TORNEIO DA GALINHA

GRUPO A:  CHELSEA, HÉRCULES, AJAX e SÃO PAULO

HÉRCULES abre o placar frente o CHELSEA, mas permite a virada inglesa


Eis a formação em sorteio, do primeiro grupo do torneio, com CHELSEA e HÉRCULES abrindo oficialmente os trabalhos em campo. Neste duelo, ainda nos primeiros lances de jogo, o Hércules abriu o placar frente os Blues, que ainda antes do intervalo de jogo, chegou ao empate. Na segunda etapa, os ingleses conseguiram a virada, fechando em 2x1 diante dos Suecos.

SÃO PAULO trabalhando para fazer 1x0 no AJAX


A estreia do AJAX, de Cláudio Cândido, foi diante do SÃO PAULO, de Max Monteiro, trazendo um time novo, recém adquirido como presente. Diante do tricolor Paulista e sentindo ainda a falta de entrosamento com seus comandados, o AJAX acabou sucumbindo frente os paulistas por 1 tento a zero.

Permanecendo em campo, o SÃO PAULO recebeu dessa vez o CHELSEA, cada qual em seu segundo compromisso dentro do grupo A. Demonstrando falta de pontaria em seus chutes, o tricolor do SAMU entregou de bandeja dois lances perfeitos para os ingleses arrematarem e finalizarem o placar em 2x0, sem direito a gol de honra. Aqui, já na segunda partida, o Chelsea, com sua segunda vitória, dafinia sua vaga nas semifinais.

AJAX, retornando a uma competição, atuando diante do HÉRCULES, pelo grupo A


Por sua vez, o AJAX, de Cláudio Candido, voltou a campo enfrentando o HÉRCULES, de J. Hércules, em um jogo bastante equilibrado, com lances fatais de arremate para ambos os lados. Mas a bola só balançou as redes uma única vez, e este chute, saiu dos pés dos botões dos suecos. Com 1x0 no placar, o Hércules voltava à briga por vaga na competição, diretamente contra o São Paulo.

Empate entre HÉRCULES e SÃO PAULO acaba favorecendo os suecos, que avançam


E este foi justamente o jogo seguinte, o penúltimo duelo do grupo A, valendo a segunda vaga da chave para as semifinais. de um lado o HÉRCULES, que pelo saldo de gols, jogava pelo empate diante do SÃO PAULO. E não é que o time da ambulância abriu 2x0 diante dos suecos? Sim... 2x0 que parecia fechar o caixão, ainda no primeiro tempo. Maaaaassss, apenas parecia fechar. Numa reação fantástica, o Hércules foi buscar o empate na segunda etapa, quebrando a tampo da caixão e, ao soar do cronômetro, enterrando o SÃO PAULO, na beira da praia.

Enquanto isso, o CHELSEA jogava contra o AJAX, fechando a jornada do grupo A. Ainda enfrentando desentrosamento entre seus pupilos, o Ajax desperdiçou ótimas chances de balançar as redes, o que não aconteceu pelo lado inglês, que balançou as redes por 2 vezes. Final de jogo em 2x0 para os Blues, tendo encerrado assim o Grupo A

Avançaram de fase o CHELSEA e O HÉRCULES.

Classificação

CHELSEA = 9 PONTOS
HÉRCULES = 4,2 PONTOS
SÃO PAULO = 4,2 PONTOS
AJAX = 0 PONTO

Resultados do GRUPO A

CHELSEA  2 X 1  HÉRCULES
AJAX  0  X  1  SÃO PAULO
CHELSEA  2  X  0  SÃO PAULO
AJAX  0  X  1  HÉRCULES
SÃO PAULO  2  X  2  HÉRCULES
CHELSEA  2  X  0  AJAX



GRUPO B:  MILAN, SANTOS, FLAMENGO e ABC


Sem brilho no ataque, SANTOS cai diante do MILAN na estreia


O lado B da história contou uma trajetória emocionante de dois times, que se destacaram em suas exibições. Logo na abertura, o MILAN, de Diogo Ayala, encarou o SANTOS, do matreiro Adilson Ribeiro. O jovem time milanês não se intimidou frente a retranca catimbeira santista, e tratou de buscar o gol a todo custo. E ele veio! Com um gol muito bem trabalhado, o rubro-negro italiano venceu a peleja por 1x0, abrindo o sorriso do técnico logo na estreia.

Primeiros movimentos entre ABC e FLAMENGO


Ao mesmo tempo, o FLAMENGO de Fernando Enéas estreava diante do ABC, de Cláudio Sandes. Dois velhos amigos, conhecidos pelos longos tempos de amistosos que disputam nos sábados sem compromissos oficiais, dessa vez, o encontro era valendo, e o urubu do Rua do Hospício levou a melhor, sem tomar gols.: 2x0 na estreia, sem chances para o time potiguar.

MILAN impõe segunda derrota ao ABC, que dá adeus precocemente ao torneio


Ainda sorridente com a primeira vitória na competição frente o Santos, o MILAN, de Diogo, voltou a atuar, dessa vez, diante do ABC, do conversador Claudio Sandes. E com a mesma gana de vencer apresentada na estreia, o Milan partiu pra cima do time potiguar sem temer o contra golpe, encontrando êxito em suas jogadas ofensivas. O resultado disso foi mais uma vitória por 1x0, conquistando seu 2º triunfo e fazendo, ao mesmo tempo, o ABC amargar a sua 2 derrota consecutiva.

SANTOS empata com o MENGÃO e ainda respira no torneio


O Urubu do Hospício retornava a campo para enfrentar o SANTOS, de Adilson, que vinha de derrota na estreia. Para o Mengão, uma vitória aqui significava classificação por antecipação. Com a bola rolando, o equilíbrio entre os dois competidores se mostrou latente, estando estampado no placar final, apontando um empate de 1x1. Com essa igualdade final no marcador, ambos os times permaneciam vivos na competição, com um Flamengo ainda em melhor situação.

Ataque fulminante do MENGÃO diante dos italianos


Permanecendo em campo, o mesmo FLAMENGO recebeu o MILAN para, neste último embate da 1ª fase, selar seu destino diante do já classificado time italiano. Ao Milan, sem pressão, aproveitou o jogo para treinar os passes de bola, visando a semifinal. Porém, esse "treino de luxo" acabou lhe custando caro. O Mengão, com dois ataques fulminantes, escreveu números finais ao jogo, fazendo 2x0 e selando assim sua passagem para as semifinais, ao lado do mesmo Milan que acabara de enfrentar.

ABC comemora 1º gol marcado na competição, somente diante do SANTOS


Com o resultado deste duelo entre Flamengo e Milan, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, que apenas tinha um empate na competição, fez seu jogo diante do ABC apenas para cumprir tabela. Apesar de nada valer, o clássico diante dos Rio Grandenses do Norte foi bonito de ver, com ótimas jogadas sendo desenvolvidas nas quatro linhas. O resultado final da despedida de ambos ficou por conta de um empate em 1x1, pra ninguém sair reclamando.

Assim, pelo Grupo B, avançaram de fase o FLAMENGO e o MILAN.

Classificação

FLAMENGO = 7,1 PONTOS
MILAN = 6 PONTOS
SANTOS = 2,2 PONTOS
ABC = 1,1 PONTO

Resultados do GRUPO B

MILAN  1  X  0  SANTOS
FLAMENGO  2  X  0  ABC
MILAN  1  X  0  ABC
FLAMENGO  1  X  1  SANTOS
MILAN  0  X  2  FLAMENGO
ABC  1  X  1  SANTOS


SEMIFINAIS DA "GALINHA"


Ponta pé inicial do jogo, feito pelo MILAN, de Diogo Ayala

CHELSEA  x  MILAN

O jogo que abriu a fase semifinal do torneio foi entre CHELSEA e MILAN, com a vantagem do empate na semifinal para os Blues, por ter se classificado em 1º no grupo A. Aqui, sabendo da dificuldade, os italianos tinham que partir para o tudo ou nada para balançar as redes. Era vencer ou vencer! Mas, quando a bola começou a rolar, eis que a ansiedade tomou conta do jovem técnico milanês, deixando suas jogadas afrouxadas na marcação, além de atrapalha-lo nos arremates ao gol. Tirando proveito da situação, o Chelsea partiu para administrar a peleja, e aproveitando muito bem as chances que lhe caíram no colo, converteu 4 de seus chutes, fechando o placar e garantindo vaga na Final com 4x0 no marcador.


Mesmo desperdiçando penalti, FLAMENGO despacha o HÉRCULES e vai à FINAL

FLAMENGO  x  HÉRCULES

Eis aqui o confronto do 1º colocado de B, o Mengão, contra o 2º de A, o Hércules. Os rubronegros, mesmo com a vantagem do empate em seu poder, sabiam que qualquer passo em falso, acarretaria no "derretimento" de sua vantagem, e por isso, desde o princípio, tratou de resguarda-se. Esperando o jogo matreiro dos suecos, o Mengão se colocou a esperar o momento certo, e ele veio. Com dois chutes certeiros, sendo 1 em cada tempo, o Urubu despachou o Hércules de volta para o Saint Moritz da Boa Viagem. Avança assim, o mengão, para enfrentar os BLUES na finalíssima da Galinha!


DECISÃO DA GALINHA GORDA


FLAMENGO, pronto para a decisão


CHELSEA  x  FLAMENGO

Chegava, finalmente, o desfecho da competição com os 2 melhores times do torneio, que virou um mini campeonato. o Chelsea chegava invicto, com 4 vitórias diante do Mengão, que alcançava a finalíssima com 3 vitórias e 1 empate. Para a decisão, foi definido que um empate, levaria a disputa para as penalidades.

Veio então o acionamento do cronômetro, indicando o início da peleja derradeira. Quem levaria os R$ 80,00 arrecadados na inscrição? Eis que o Flamengo movimento a bola pela primeira vez e lá se foi ele para o ataque: 1x0...!

Centro batido, bola desperdiçada pelos Blues em seu ataque, encontrando a trave... La vem o Flamengo em contra golpe, manda colocar-se e... 2x0...!

Lá se foi o Chelsea para mais uma saída de centro, armando o chute a gol, dessa vez, encontrando a pontinha de testa do goleiro, que reboteou a bola nos pés do meio campo do flamengo, recuperando bola. O Mengão, partindo para o ataque pela terceira vez, anuncia o "coloque-se" e... 3x0... !

O que faria o Chelsea tomando 3 gols em 3 chutes do Urubu?  NADA.... meus amigos! 

Com 3x0 no placar, o MENGÃO já posava, no intervalo, com o TROFÉU do torneio


O Primeiro tempo virou, começou o 2 tempo, ataque do Flamengo, ordem de coloque-se e... 4x0 !!! A partir dai, lá se foi Cláudio Gordo, a comprar cerveja, a mando do técnico do Flamengo, para já comemorar com todos, pagando duas rodadas do liquido dourado! Os blues, depois de tomarem o 4º gol, resolveu acertar a mão para fazer o golzinho de honra, fechando a finalíssima em 4x1 para o campeoníssimo FLAMENGO

Taí, minha gente!

Com todo sucesso, o TORNEIO DA GALINHA, embora tenha sofrido desfalques consideráveis em sua composição de disputa, acabou proporcionando um movimentadíssimo sábado na APFM, com os 8 times inscritos e disputando um mini campeonato de grupos.

Título na mão, Galinha no panelão e cerveja no coração... Eis a comemoração do campeão!


Nas finais, dois times já campeões no ano, chegaram com merecimento de sobras para levar o dindin da Galinha, que foi dominantemente conquistada pelo Flamengo, de Fernando Enéas.

Com o encerramento do último torneio que antecede o LIGA DOS CAMPEÕES, agora, ficamos por conta da computação dos números deste último torneio, para validação atualizada do Ranking de Entrada, onde apontará os 12 classificados para a mais esperada competição do ano.

Perder ou ganhar, o que vale mesmo, é a alegria em poder jogar!


No próximo final de semana, traremos os números finais do Ranking, além da briga pela artilharia da temporada 2022. Os associados e competidores, já durante a semana, tomarão conhecimento das suas posições, e o mundo do Botão, internet à fora, saberá na próxima matéria de A MARRETA!

Parabéns ao Urubu do Hospício, que triunfou pela 3ª vez em 2022.

Que venha a Liga dos Campeões e todo o charme da Regra Pernambucana nas mesas da APFM

Viva o Botão!




3 comentários:

Anônimo disse...

A GALINHA foi pesada. Só craques da bola de borracha. Cada jogo foi uma guerra. Cada qual com sua estratégia, como no caso do FLAMENGO x HERCULES, que manteve 6 botões fixos na frente da área, 2 meios de campo e 2 atacantes. Prendeu a bola dando 10/12 toques, sem chutar qualquer bola, e, ainda, fez gol de grande distância. Aí, no outro jogo, não tive saida: prendi o MILAN na divisória de campo, joguei com 2 botões no ataque, e o técnico do MILAN comentou no final, que jogo chato!
CHATO não. Chato foi Flamengo X shelsea

Hercules Leite disse...

Chato foi FLAMENGO X CHELSEA, uma final que deu suadeira. Quando o CHELSEA pensava, organizava-se, sonhava levava gol. O grito de gol enchia a imensa sala, batia nas paredes e voltava. No fim FLAMENGO campeão. Pedi para ver o monte de dinheiro. ENEIAS disse que estava guardado no cofre, num sigilo de anos.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Bom dia meu amigos da bolinha de borracha.
Mais um torneio, agora valendo din-din. E dois dos campeões o decidiram.
Gostei de ver o Milan chegando a incomodar. Sou favorável a que mais jovens venham para o meio de vocês e comecem a vencer jogos e classificarem-se, estimulando, desta maneira a continuidade da Rainha das Regras.
Vamos esperar para saber como ficou a classificação e apreensivo, pois gente famosa da bolinha de borracha está dando chances da bolinha de feltro seduzi-los.
Um abraço a todos e até a próxima, a qual deverá ser a melhor do ano. Nessa o nome campeão estará na história, como campeão de 2022.