Minha lista de blogs

domingo, maio 01, 2022

DISPUTAS, EMOÇÕES E UM DESFECHO INÉDITO NA REGRA PERNAMBUCANA

Botões de GRÊMIO e FLAMENGO aguardando a bola, para iniciar o jogo

Minha gente!

Um sábado, sem dúvida, histórico para os registros oficiais da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, quando realizado o CHIFRONÉSIO DO RECIFE, o clássico torneio de Times de Chifre de boi, que assim como trás o título da matéria, teve um desfecho totalmente inusitado e inédito na Regra Pernambucana.

Os leitores que acompanham a trajetória da APFM, traduzidas nas páginas deste presente blog, sabem que pontos polêmicos, discórdias sobre decisões e resultados inusitados, sempre caminharam juntos no desenvolvimento das competições.

E sem fugir a essa regra, o Chifronésio do Recife foi marcado por fatos que levaram a uma decisão inédita sobre o desfecho de uma competição, assim como saberemos ao final desta matéria.

Ribamar levando à campo, o seu glorioso GRÊMIO

Tudo transcorreu precisamente no horário combinado, seguindo o cronograma estabelecido com todos os botonistas, sócios e convidados da Associação. Às 10:15 da manhã, já tínhamos os 3 primeiros jogos em desenvolvimento nas arenas da Bola de Borracha.

Em número reduzido, dada à impossibilidade de vários participantes estarem conosco nos últimas horas antecedentes ao evento, apenas 12 botonistas estiveram regulamentados e prontos para entrar em campo.

Em destaque, os astros do CHIFRONÉSIO

Desta feita, CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, SANTOS, de Adilson Ribeiro, CHELSEA, de Hugo Alexandre, GRÊMIO, de Ribamar Oliveira, SÃO PAULO, de Max Monteiro, FLAMENGO, de Fernando Enéas, ÍBIS, de Daniel "Piru", BOTAFOGO, de Marcos Silva, SAN LORENZO, de Héçvio Ney, VILA BELMIRO, de Albertinho, AJAX FOGO, de Dinoraldo e SANTA CRUZ, de Celso Bartolomeu, foram os 12 protagonistas do show de times de chifre de boi.

Antes de tudo, estabeleceu-se, pelo número de participantes, que a disputa final cairia em um Triangular decisivo, uma vez que seguindo o "mata-mata" natural, dos 12 times, ficariam 6, que por sua vez seriam reduzidos a 3 times finalistas.

Fase de abertura do torneio

SAN LORENZO (esq.) e ÍBIS, fazendo a abertura do Chifronésio

Abrindo a jornada, o ÍBIS, de Daniel "Piru", enfrentou de cara o SAN LORENZO, de Hélvio Ney, num confronto aberto e jogadas de ataque simultâneas para ambos os lados. Os Argentinos superaram o Pássaro Negro por 2x0!

FLAMENGO observa os primeiros movimentos do GRÊMIO, em suas estreias

GRÊMIO, de Ribamar Oliveira e o FLAMENGO, de Fernando Enéas, foi o segundo confronto sorteado e, num jogo que seguia duro e equilibrado, parecendo caminhar para as penalidades máximas, eis que um golzinho achado pelo ataque flamenguista, deu números finais ao marcador, eliminando precocemente da competição, o tricolor gaúcho: 1x0 para o Urubu do Hospício.

BOTAFOGO em busca de boas jogadas, mas faltou acertar a mão

O BOTAFOGO, de Marcos Silva, filho do homenageado CHICO BARBOSA, entrou em campo contra o CHELSEA, de Hugo Alexandre, na arena 1. Apresentando muitos erros nas trocas de passes, a Estrela Solitária acabou dando chances e oportunidades para os blues bombardearem sua meta com pesada artilharia, definindo ainda no 1º tempo, o placar final da partida: 2x0, Chelsea.

SANTOS (de branco), vendo no que vai dar, a jogada do SANTA CRUZ

Enquanto isso, o SANTA CRUZ, de Celso Bartolomeu e o SANTOS, de Adilson Ribeiro, faziam suas estreias na competição num jogo também marcado por inúmeros erros de cada lado. Apesar na falhas, um deles conseguiu furar a defesa adversária e decretar sua derrota por um magro 1x0. Este vencedor foi o Santos, da Estância.

SÃO PAULO articulando jogada frente o AJAX FOGO, que levou a melhor

Um duelo que tem caído em sorteio com certa frequência é SÃO PAULO, de Max do SAMU e AJAX FOGO, de Dinoraldo Gonçalves. Lá estavam eles, mais uma vez, decidindo numa abertura, quem avançava de fase e a exemplo do Torneio Abertura, coube ao AJAX FOGO derrotar o Tricolor de Rio Doce, sem dar chances para qualquer revés: 2x0, com direito a um golzinho espírita, com a bola, lentamente, entrando no cantinho direito da meta tricolor.

VILA BELMIRO em ação, não consegue converter as chances e caiu frente o CORINTHIANS

Fechando a 1ª fase do mata-mata, CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira e VILA BELMIRO, de Albertinho, repetindo a final da COPA IABADABADU, foram sorteados para se reverem em campo, logo na abertura. Dessa vez, sem aquela pontaria certeira daquela final, o Vila Belmiro não soube converter em gols, as inúmeras chances criadas. O Timão, apenas agradeceu o favor e retribuiu com 2 chutes certeiros, decretando a eliminação da Baleia Azul: 2x0 Timão!

Fase Semifinal

FLAMENGO preparando o bote pra cima do AJAX FOGO


Inaugurando a fase de confrontos pré-finalíssima, AJAX FOGO, de Dinoraldo, encontrou o FLAMENGO, de Fernando Enéas, em mais um jogo truncado e difícil de aparecer gols. Os chutes até aconteceram, mas sem o devido calibre para balançar as redes. Caminhando para um "zero a zero", um achado flamenguista, num belo chute da intermediária, tirou a igualdade do placar, dando voz e vez ao Urubu de avançar de fase: 1x0, Mengão!

Sem sucesso, SANTOS fica pelo caminho, enquanto vê SAN LORENZO avançando


O SANTOS, de Adilson Ribeiro, encontrou pela frente o já temido SAN LORENZO, de Helvio Ney, que mesmo com um time emprestado do Chelsea, veio mostrando força e altivez em campo. Quem apostava numa classificação fácil pelo lado santista, arregalou os olhos ao ver 1x0 como placar final do confronto, despachando o Peixe de volta para o seu aquário residencial, no bairro da Estância. SAN LORENZO e FLAMENGO carimbavam suas passagens para o triangular final

CORÍNTHIANS aproveita um unico lance de perigo e despacha o CHELSEA


Restando a última vaga, CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira e CHELSEA, de Hugo Alexandre, fizeram o duelo que completaria o TRIO DE FERRO da final. Em jogo onde se viu um ataque volumoso do Chelsea contra poucas chances do Timão, prevaleceu a máxima do "QUEM NÃO FAZ, LEVA", garantindo a vaga corintiana com um simples e magro 1x0.

TRIANGULAR FINAL

Chegavam assim, FLAMENGO, SAN LORENZO e CORÍNTHIANS para protagonizar uma final inédita, que se anunciava eletrizante até o desfecho do terceiro e último confronto.

1º Duelo decisivo:  FLAMENGO   X   CORÍNTHIANS

Mais eficiente, FLAMENGO vence a primeira no Triangular Final


O clássico RIO/SÃO PAULO foi o que abriu a peleja decisiva do Chifronésio, com a Arena 6 sendo reinaugurada para a Regra Pernambucana, depois de servir à Regra 12toques por um longo período. Em campo, Urubus e Mosqueteiros fizeram um belo jogo, com muitos ataques alternados e chances desperdiçadas. Porém, os Rubro-Negros prevaleceram com uma artilharia mais apurada, vencendo a primeira decisão por 2 tentos a 0, e claro, abrindo vantagem na corrida pelo Troféu Chico Barbosa. ANOTEM: 2X0 - FLAMENGO

2º Duelo decisivo:  FLAMENGO   X   SAN LORENZO

SAN LORENZO espera erro adversário para abrir 2x0 no placar


Há quem diga que o confronto seguinte deveria envolver o perdedor do primeiro jogo (que nesse caso seria o Corínthians), a enfrentar o San Lorenzo, porém prevaleceu aqui, a ordem do sorteio anteriormente realizado. 

Então, o FLAMENGO entrou em campo podendo já sacramentar o título caso vencesse o SAN LORENZO, de Helvio. Com bola rolando, o que se viu na verdade, foi uma excelente performance do time argentino, que mesmo com um time desconhecido, emprestado, mostrava-se senhor das ações em campo. Abriu 2x0 pra cima dos Urubus, que mesmo com um desconto no segundo tempo, sagrou-se vencedor neste segundo duelo decisivo, chamando para si, a vantagem de um simples empate diante do Timão, no jogo seguinte. ANOTEM: 2x1 - SAN LORENZO

3º Duelo decisivo:  SAN LORENZO   X   CORÍNTHIANS

Com vantagem do empate, SAN LORENZO só observa as tentativas do Timão

Com os resultados realizados até então, o título estava unicamente nas mãos do San Lorenzo, que precisava apenas de um empate contra o alvinegro paulista, para levar assim o seu 1º título na Regra Pernambucana. Ao CORÍNTHIANS, de Adriano, Para inverter o péssimo parecer que lhe aprensentava, precisava vencer por uma diferença de 4 gols, para que o seu saldo superasse o do Flamengo, que tinha 1 positivo, e o seu era de 2 negativos naquele momento e que, ao mesmo tempo, eliminaria o seu oponente em questão, dada a mesma goleada.

A bola rolou com o "zero a zero" inicial como vantagem para o San Lorenzo. Cabia ao Timão, buscar um placar dificílimo de ser alcançado, diante de um equilibrado e forte time. O desenrolar do 1º tempo foi totalmente favorável aos argentinos, com o placar permanecendo empatado, assim como começou.

CORÍNTHIANS em busca de um milagre em pleno 2º tempo

Veio o segundo tempo e com ele, a percepção de algo não visto em jogos anteriores, disputados pelo San Lorenzo. Na medida em que se aproximava a sua conquista, a permanecer o zero a zero, A TREMEDEIRA nas mãos que segurava a palheta começou a ser nitidamente percebida por todos os assistentes da grande decisão. Tremedeira e suadeira passou a dominar as ações dos argentinos, que já com 5 minutos de andamento do 2º tempo, ainda tinha o placar favorável ao seu glorioso título.

Foi ai que a história começou a ganhar novos rumos. Faltando menos de 4 minutos para acabar o campeonato, eis que o Timão abre o placar numa falha de jogada argentina. Com 1x0 a favor do Corínthians, ficavam empatados em saldo de gols, FLAMENGO e SAN LORENZO. Mas quando nos colocávamos a calcular as projeções, eis que o Corínthians brada em alta voz, o seu 2º gol marcado, a menos de 3 minutos do fim.

A medalha de 3º lugar, ninguém queria pegar... a vista era só no TROFÉU CHICO BARBOSA

Nesse instante, o San Lorenzo perdia definitivamente o título, ficando o FLAMENGO detentor do troféu, unicamente pela caridade corintiana de ter feito o 2º gol. Nessa altura, eram os nervos que mandavam em campo, para cada lado. Será que o milagre alvinegro aconteceria? Será?

Num lançamento improvável, carregado de "É O JEITO", eis que a bola sobrou, quase na linha de fundo do ataque paulista, num chute que se mostrava quase sem ângulo para marcar. Ainda no "É O JEIO!", veio a ordem do "COLOQUE-SE". Seria o 3º gol do Timão?

Dita a ordem, o cronômetro anunciou "titititi... titititi... titititi... titititi...! Era o final do campeonato decretando o término de uma eletrizante decisão, com um chute permitido ser finalizado, uma vez que a ordem para colocar-se foi pronunciada bem antes do soar do tempo. Chute feito e.... QUE GOLAÇO do Corínthians! O Improvável acontecia, num lance de quase desespero ao mandar a bola para o ataque. Era 3x0 finais para o Corínthians, que corria desembestadamente pela sala, aos gritos de É CAMPEÃO, É CAMPEÃO, É CAMPEÃO!

É aqui que começa mais um capítulo dentro da competição.

Com o terceiro gol Corintiano, vamos analisar o quadro final da disputa Triangular:


SITUAÇÃO PÓS FINAL

FLAMENGO = 3 PONTOS, 3 gols marcados, 2 gols sofridos, saldo de 1 gol positivo

SAN LORENZO = 3 PONTOS, 2 gols marcados, 4 gols sofridos, saldo de -2 gols  

CORÍNTHIANS = 3 PONTOS, 3 gols marcados, 2 gols sofridos, saldo de 1 gol positivo 


Estava, na verdade, rigorosamente empatados, o FLAMENGO e o CORÍNTHIANS em todos os quesitos. E aqui cabe registrar uma falha por parte dos organizadores da competição, no sentido de esclarecer os devidos critérios de desempate. Ora, diante da situação observada, a saída que se encontrou e acordou naquele momento, foi provocar um partida extra envolvendo FLAMENGO e CORÍNTHIANS, para daí, sair o campeão.

Troféus aguardando o desfecho... que ainda teria muito o que desenrolar

Contudo, em uma observação muito bem lembrada e pontuada por Dinoraldo Gonçalves, viu-se que,  considerando o critério de CONFRONTO DIRETO, essa partida extra deveria ser desconsiderada e aplicado o título ao FLAMENGO, por haver vencido o CORÍNTHIANS diretamente, pelo placar de 2x0.


Barraco armado, entre CORÍNTHIANS e FLAMENGO

PRONTOOOO! Começou a polêmica, debate, discussões, na medida em que os ânimos foram se exaltando e as vozes foram subindo de tom. Pelos Cariocas, a cobrança era da manutenção de seu direito, visto que vencera no confronto direto. Pelos paulistas, a justificativa era de que o critério de confronto direto não havia sido estabelecido previamente antes do início das finais, o que, de fato, por lapso, não foi definido.

Cabia, evidentemente, o uso do bom censo e da razão, do recurso habitual tomado em competições deste porte, que utiliza-se o resultado do CONFRONTO DIRETO para determinar o desfecho de imbróglios do tipo.


Corinthians queria o jogo extra. Flamengo cobrava o confronto direto e ainda que houvesse a extra, os Rubro-Negros queriam a vantagem do empate, uma vez que vencera no confronto direto. Exaltados e enfurecidos, FLAMENGO desiste de disputar a final, e os ânimos se acirram ainda mais.

 Ante tanto bate boca e indefinição, coube então uma decisão urgente por parte da organização, que estava sob as mãos deste que escreve, de por um ponto final e acabar com a polêmica gerada:

DECISÃO TOMADA, SOB APROVAÇÃO DE TODOS OS PRESENTES NA SALA BRASÍLIA, EM RESOLUÇÃO DO DESFECHO DO CHIFRONÉSIO DO RECIFE

Ficou determinado e aprovado, com votos de todos os presentes, considerado campeão do CHIFRONÉSIO 2022 - TROFÉU CHICO BARBOSA, o FLAMENGO, de Fernando Enéas e o CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira, atestando assim, dois campeões do torneio. A pontuação no ranking, pela decisão tomada e aprovada, será a mesma cabida ao 1º colocado, para ambos os times.

Ao SAN LORENZO, coube o Vice Campeonato, bem como a pontuação cabível no ranking 2022, referente ao segundo lugar, Uma vez que ele herda a posição de vice-campeão!

E depois disso, Viva!

Relembrando o Brasileirão de 87, DOIS TIMES CAMPEÕES de uma mesma competição

A paz voltou a reinar na Sala Brasília, com os cumprimentos dos exaltados e desfecho sereno das polêmicas geradas nesta edição do Chifronésio

Partindo do raciocínio de que " A EXPERIÊNCIA É O ACÚMULO DE FRACASSOS", aprendemos que precisaremos, desde já, traçar um regulamento prévio e determinante para competições que sejam concluídas em formato de TRIANGULAR FINAL. Assim, evitaremos as polêmicas e minimizaremos previamente qualquer questionamento em contrário.

E apesar do entrave gerado no pós final, cabe exaltar o emocionante torneio que tivemos, com lances espetaculares e resultados surpreendentes. Parabéns à todos pelo espetáculo de times de chifre, proporcionado neste sábado, 30 de abril.

Na próxima semana, traremos mais detalhes, desta vez, com a condição atualizada do Ranking de Entrada 2022 e os demais dados da temporada 2022 da Regra Pernambucana, a Rainha das Regras

VIVA O BOTÃO!

 


5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Hugo pela belíssima matéria!
Foi muito emocionante, só o botão pra proporcionar isso. No final deu tudo certo.

Anônimo disse...

Bom demais essa resenha kkkkk

Anônimo disse...

Parabéns pelos grandes torneios e organização, bacana demais.

Anônimo disse...

Daniel Daniel

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Boa tarde meu amigo Hugo Alexandre.
Inusitado resultado final desse Chifronésio. Mas, prevaleceu a justiça, pois ambos os campeões conseguiram o fato de chegarem iguais em pontuação. Não havendo a predeterminação do confronto direto, julgo justíssima a situação de dois campeões. Com isso o Fernando Flamengo chega com mais folego para a finalíssima disputa do título pernambucano.
Parabenizo os três finalistas e lamento o S.Lorenzo não ter conseguido manter os nervos no lugar, dependendo de apenas um empate. Só o futebol de mesa consegue monopolizar as atenções de todos os disputantes, da forma como terminou esse torneio.
Um abraço a todos vocês e espero continuar lendo Marretas cada vez mais empolgantes.