Minha lista de blogs

segunda-feira, maio 16, 2022

PORTAS ABERTAS PARA A COPA CAXINGUELÊ PASSAR

 


É isso minha gente, o tempo passa, as horas voam e num piscar de olhos, o calendário avança.

Nessa pegada, estamos a uma semana de mais uma etapa da Bola de Borracha, mais um torneio que será realizado na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que patrocina a REGRA PERNAMBUCANA de futebol de botão.

Chegou a hora da disputa da COPA CAXINGULÊ

Neste sábado, dia 14 de maio, ainda sentindo os resquícios do Chifronésio, vivido no passado 30 de abril, os associados e amigos que frequentaram a Sala Brasília já estavam com olhos postos nessa nova etapa. Ela, que será a 4ª jornada da temporada 2022 da Regra Pernambucana.

Então, desde já, a MARRETA se volta para mais um grande evento, que tem tudo para ser tão disputado, ou ainda mais acirrado do que foram as três primeiras competições do ano. Como sabemos, cada etapa mensal de disputas aponta automaticamente uma vaga preenchida para a Liga dos Campeões, que será disputada em novembro.

Os cobiçadíssimos troféus dos torneios, onde as atenções repousam

Além da garantia de vaga por parte do vencedor, os 5 primeiros colocados registram pontos no Ranking de Entrada, o mesmo que servirá de guia para o preenchimento das vagas que não vierem a ser preenchidas por campeões diretos. Esse não preenchimento evidentemente acontece quando temos um mesmo campeão vencendo outras etapas na temporada atual.


Partindo para o esclarecimento da disputa da COPA CAXINGULÊ, esta será conforme já anunciado previamente no início do ano. Sempre em formato de mata-mata, os pretendentes à disputa farão as suas inscrições dentro do prazo previsto e anunciado pela organização do torneio, que fechará a lista de inscritos no dia da competição, 30 minutos antes das 10hs da manhã, horário que a bola rolará oficialmente.

Uma vez finalizada a lista, o sorteio dos duelos será feito minutos antes do início do Torneio, com todos os presentes, participando ativamente da “rifa” dos confrontos que iniciarão imediatamente a este ato. Então começa a grande peleja e a atmosfera que envolve as arenas da Bola de Borracha ganha outros ares.

Para esta competição, diferentemente do Chifronésio, onde apenas times de Chifre eram permitidos em campo, os botonistas listados poderão escalar as mais variadas matérias constantes em seus planteis e coleção de times de botão da Regra Pernambucana.

Time de Botão em resina, fabricado por César "Labilasca", sob encomenda deste blogueiro

Muitos preferem times de acrílico; outros, não abrem mão de jogar oficialmente com um time de resina; há quem aposte suas fichas em times de galalite, matéria antiga, rígida e de excelente deslizar em campo. Mas e os botões de Chifre, podem entrar em campo? CLARO! Eles seguem fazendo parte de cada espetáculo da Regra Pernambucana, e sempre serão bem vindos em cada competição. Apesar do torneio exclusivo para os chifres de boi, eles também são preferência de alguns botonistas da APFM, e certamente, veremos algumas estrelas em campo, dessa matéria.

Falando nos botonistas e frequentadores da APFM, espera-se um ótimo número de aderentes à competição deste dia 21 de maio. Apesar de algumas ausências ao longo das últimas semanas, bem como no Chifronésio, estamos contando com todos os nossos atuais frequentadores.

HÉRCULES, armando jogada de ataque, num dos vários amistosos que ama fazer

Um dos times que sentimos falta já há mais de um mês, é o time do HERCULES, de José Hércules Leite, que sofreu uma contusão muscular em casa, e desde então, com dificuldade de “pisar” com a perna contundida, não mais apareceu para palhetar e gargalhar com todos na sala. Ele, que por este motivo não disputou o Chifronésio, está sendo esperado para a COPA CAXINGUELÊ.

Humberto "Securão", a esquerda, numa das suas últimas aparições na APFM, quando disputou o título de 2021 com o Chelsea.

Alguém lembra do PARIS SAINT GERMAIN? Sim, o tal campeão do CAMPEONATO OFICIAL 2021, alguém viu por ai? Nosso querido Humberto Securão é outro nome que até agora, está sendo esperado na APFM. Sem participar de nenhuma etapa da temporada, quem sabe, ele resolva visitar e palhetar com a gente. Venha simbora, Humberto!

Ao centro da foto, Cláudio "Gordo", do CORITIBA, em seus momentos de irreverência na Sala Brasília

Há entre nós, um célebre jogador e “historiador” de jogos de Botão. O técnico do CORITIBA, Cláudio Sandes, que mantém um arquivo de registros de TODOS os jogos que disputou na Regra Pernambucana, tanto oficialmente, quanto amistosamente, desde os idos anos da década de 70. Sim, senhores! O homem anota num papelzinho, TODOS os resultados de seus jogos, quer seja derrota, empate ou vitória! Requisitos como DIA, JOGO, PLACAR, BOTÕES QUE MARCARAM OS GOLS são apenas alguns detalhes que ele leva pra casa, para transcrever para os seus LIVROS DE REGISTRO! O Coritiba, que esteve presente (mas ausente do Chifronésio), é outro que se espera que entre em campo, para abrilhantar a COPA CAXINGUELÊ.

Em ação, o MILAN, de Diogo Ayala, outro que é esperado na COPA CAXINGUELÊ

E por onde anda Diogo Ayala e o seu MILAN feroz? O jovem “Carranquinha” esteve ausente de vários sábados, desde a conquista da 4ª colocação no Troféu Abiud Ferreira Gomes e é mais um que se espera presente na Copa deste próximo sábado. Ele, que com seus 13 anos de idade, está em busca de um lugar ao sol pelos gramados oficiais do futebol, tem encontrado confronto de agenda, aos sábados, e por este motivo, não tem conseguido frequentar com assiduidade, a Bola de Borracha. Esperamos por Carranquinha nesse torneio!

Flávio AFA e Alexandre Freitas acenaram um retorno aos campos da Regra Pernambucana

Outros dois nomes que estão sendo ventilados pelas bandas da APFM, são o FLUMINENSE, de Flávio AFA e o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, dois velhos conhecidos e praticantes da regra, que também estão ausentes há bastante tempo. Ambos acenaram que retornarão e desde já, são também esperados no próximo dia 21 de maio.

APFM em força máxima no próximo dia 21

Ademais, minha gente, é só a velha guarda da Regra Pernambucana. Os nomes que sempre estampam as páginas de A MARRETA, deverão, como sempre, se fazerem presentes em mais uma grande jornada do carinhoso Botãobol, apelido dado pelo nosso saudoso Abiud Ferreira Gomes. Os mesmos nomes já conhecidos, com certeza, baterão seus pontos e estarão conosco, até porque, há uma corrida acontecendo na APFM e cada torneio, é uma oportunidade de carimbar vaga na CHAMPIONS LEAGUE e ao mesmo tempo, escalar o Ranking de Entrada, caso não conquiste a vaga pelo título de campeão.

E o nome CAXINGUELÊ... de onde vem?

Jogada característica da Regra PE, sendo executada pelo ANDERLECHT, de Abiud Gomes

Meus caros, a Copa que se evidencia no momento faz referência a uma clássica jogada que pode se dizer, é uma exclusividade da Regra Pernambucana, pois só a borracha permite que seja executada tal jogada. E em que consiste o Caxinguelê?

Na Regra Pernambucana, cada botonista tem a liberdade de criar suas jogadas dentro de um limite de 12 toques, sendo 1 toque com cada botão. Uma exceção a essa regra ocorre apenas quando a bola toca em outro botão do mesmo time, permitindo que o botonista volte a jogar e tocar na bola com o mesmo botão que originou o lance.

Ora, quando a bola de borracha toca num segundo botão do time, e esta vem a “colar” neste botão, surge uma oportunidade única, e ao mesmo tempo linda, de execução de jogada, movimentando o primeiro botão que fez o lance, de encontro à bola colada no segundo botão. Essa “prensada” da bola entre dois botões, posteriormente vindo a ser “descolada e deslocada” num impulso progressivo, foi batizado folcloricamente na Regra sob o nome de CAXINGUELÊ

Veja no detalhe, a armação do Caxinguelê e o Gol do Náutico/Anderlecht, de Abiud Gomes

Para melhor visualizar tal jogada, destacamos um vídeo onde o time do ANDERLECHT, de Abiud Ferreira Gomes, executa primordialmente o CAXINGUELÊ, resultando num golaço de POMARINI, seu ponta esquerda. Conheça a jogada Caxinguelê e mate a saudade do nosso Abiud Ferreira Gomes.

Meus amigos, ai está!

Segue-se tudo pronto para mais uma etapa de 2022. A tônica sempre será de disputas acirradas e embates duríssimos. 

No dia 21 de maio, os holofotes estarão voltados para o cobiçado troféu Caxinguelê e a briga é para não permitir que FLAMENGO, VILA BELMIRO e CORÍNTHIANS repitam o título dos torneios anteriores de 2022. A vaga precisa ser preenchida por novos campeões.

Que vença o melhor e mais preparado! Com muito Caxinguelê na ponta da palheta!

Viva o Botão!

6 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Bom dia meu amigo Hugo Alexandre,
Caxinguelê era o apelido de um amigo de infância e juventude. Caxinguelê Serelepe era nosso centro médio (hoje volante) em nosso time de futebol. Espero que o retorno de vários mencionados possa dar um novo colorido ao Botãobol, pois se deixarem o Flamengo e o Vila Belmiro vão acumular muitos títulos de campeão e disputarão o cetro máximo sozinhos.
Tenho conversado com o meu Irmão Marcos Albuquerque (Botafogo) e perguntado a razão de baixo rendimento. Ele explicou sua situação e eu faço questão que ele melhore logo, pois, com certeza será um dos aspirantes a títulos nos torneios mensais.
Um abraço e vamos ficar no aguardo da próxima postagem.

Anônimo disse...

Boa material Hugo! Neste sábado será mais uma vez um sábado de grande emoção, lembrando o saudoso Abiud Gomes, como tenho saudades das estórias deles e um papo sobre tudo de botão. Será também para o Timão um final de semana muito corrido, pois sábado teremos botãobol e no domingo a delegação corinthiana seguirá pra Caruaru, disputar a competição 13 toques. Viva o botão!

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Querido amigo! Que boa lembrança o CAXINGUELÊ nos traz, para ambos os lados!

Vamos ver se dessa vez, ym nome novo aparece entre os finalistas, pois Flamengo, Vila Belmiro e Corinthians estão povoando sempre as finais. O Timão tambem quase chegou la, no Trofeu Abiud F. Gomes.

Nosso Marcos Silva, conhecido Marcos Bundao, realmente, passa por dificuldades de saúde e o que todos queremos, é vê-lo de volta às grandes conquistas. Esperamos ele novamente, na Copa de Sábado.

Estamos na expectativa de varios retornos, mas vamos ver se não ficamos apenas na esperanca...

Forte abraço pernambucano, meu amigo!

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Isso ai, Adriano! Maratona de jogos jo final de semana! Não é facil administrar isso! BOA SORTE em ambas as competições, com aquele sentimento de "menos sorte" do lado de cá! Kkkkkkkkkk
Até breve, meu amigo!

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Hugo Alexandre, quero me penitenciar, pois deixei de fora um possível campeão de 2022, o amigo Adriano, o Corinthians que vem acumulando títulos e vitórias homéricas. Peço desculpas por essa falta grave. São três feras indomáveis que estão escrevendo a história desse ano.
Um abraço.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Não se preocupe, grande amigo!
Sua prontidão e analises nos acontecimentos são irretocaveis!

São, de fato, 3 nomes a serem batidos. Novos campeões no ano precisam ser ventilados na MARRETA

Vamos ver o que nos aguarda o dia 21 de maio!

Grande Abraco!