Minha lista de blogs

segunda-feira, maio 09, 2022

ESQUENTA A BRIGA NO RANKING 2022

A melhor coisa que se pode fazer aos sábados: JOGAR BOTÃO
 

Meus amigos do mundo do botão!

Passados os inusitados momentos (e não menos empolgantes) do Chifronesio do Recife,  onde vivenciamos uma premiação dupla de campeões numa mesma competição,  chegamos a mais um sábado totalmente relaxante na APFM.

Como um bom dia de "recreação", sem pressão alguma pra vencer, e nem adversário pra se preocupar, os dois turnos do dia 07 de maio foi exclusivamente para amistosos e conversas.

FLAMENGO, que dessa vez, só entrou em campo para relaxar


Mas evidentemente, em meios aos papos abertos, o assunto sempre tocava na discussão: "O titulo foi de direito, do Flamengo!". Outro defendia: "Faltou bom senso, isso sim!" Ainda tinha um que dizia: " Não via a necessidade de extra, e mesmo que não estivesse definido, confronto direto sempre define desempate!"

Era assim, tal e qual as polêmicas ocorridas num grande clássico pelo Brasil, o espelho do futebol dos gramados trazido para dentro das mesas da Regra Pernambucana

E o que vale a pena demais nessas polêmicas ocorridas são a "resenha" e a greia que alimenta os bastidores do mundo do futebol de Botão! Eita vida gostosa de ser vivida!

San lorenzo e Coritiba botando a canela pra doer, de tanto jogar botão


Mas deixando de lado os fatos ocorridos no histórico Chifronésio 2022, vamos mergulhar nas atualizações numéricas da temporada 2022 da Regra Pernambucana, que teve a sua 3ª etapa concluída com o desfecho do torneio de Chifres de Boi.

Antes de mencionarmos os números, cabe um registro que ficou ofuscado pela polêmica do desfecho do Troféu CHICO BARBOSA, e acabou não sendo mencionado na matéria da semana passada

Teve destaque no Chifronésio 2022


Como sabemos, as competições oficiais da APFM sempre coloca em disputa o troféu de BOTÃO ARTILHEIRO da competição, dando destaque aos verdadeiros astros do Futebol de Botão. Contudo, diante do quadro de disputas deste ano, ficou desenhado que o troféu de artilheiro será concedido ao botão que obtiver sua artilharia computada no somatório de todos os torneios mensais de 2022.

Ora, como o CHIFRONÉSIO é uma disputa excepcional, cujo torneio é evidenciado apenas 1 vez ao ano, cabia então, em caráter também excepcional, premiar com uma medalha de Botão Artilheiro, aquele de Chifre que mais vezes balançasse a rede, e claro, assim foi feito.

O destaque para um certo LUGANO, do Corínthians, artilheiro do Chifronésio


Eis que, com 4 gols marcados na competição, LUGANO, camisa #4 do CORÍNTHIANS, de Adrinao Barras, foi o botão que mais vezes balançou as redes adversárias. Com a glória alcançada, Lugano garantiu duas premiações ao Timão, que foi um dos campeões do Chifronésio 2022.

Feitas as merecidas honras ao camisa #4 do Corínthians, avancemos para os números atualizados do somatório das 3 etapas finalizadas na temporada 2022 da Bola de Borracha

Vejamos como foi a constituição e desfecho do CHIFRONÉSIO do Recife


CHIFRONÉSIO DO RECIFE

TROFÉU CHICO BARBOSA

Nº DE PARTIC.

BOTONISTA

EQUIPES

1

ADRIANO OLIVEIRA

CORÍNTHIANS

2

HUGO ALEXANDRE

CHELSEA

3

ADILSON RIBEIRO

SANTOS

4

RIBAMAR OLIVEIRA

GRÊMIO

5

MAX MONTEIRO

SÃO PAULO

6

FERNANDO ENÉAS

FLAMENGO

7

DANIEL

ÍBIS

8

MARCOS SILVA

BOTAFOGO

9

HÉLVIO NEY

SAN LORENZO

10

CARLOS ALBERTO

VILA BELMIRO

11

DINORALDO GONÇALVES

AJAX FOGO

12

CELSO BARTOLOMEU

SANTA CRUZ



a)      1ª FASE

ORDEM

CONFRONTO

CAMPO

PLACAR

CLASSIFICADO

Jogo 1

CORÍNTHIANS  X  VILA BELMIRO

5

2X0

CORÍNTHIANS

Jogo 2

BOTAFOGO  X  CHELSEA

1

0X2

CHELSEA

Jogo 3

ÍBIS  X  SAN LORENZO

2

0X2

SAN LORENZO

Jogo 4

SÃO PAULO  X  AJAX FOGO

1

0X2

AJAX FOGO

Jogo 5

SANTA CRUZ  X  SANTOS

5

0X1

SANTOS

Jogo 6

GRÊMIO  X  FLAMENGO

4

0X1

FLAMENGO




b)      SEMIFINAIS

ORDEM

CONFRONTO

CAMPO

PLACAR

CLASSIFICADO

Jogo 7

AJAX FOGO  X  FLAMENGO

4

0X1

FLAMENGO

Jogo 8

CORÍNTHIANS  X  CHELSEA

5

1X0

CORÍNTHIANS

Jogo 9

SAN LORENZO  X  SANTOS

4

1X0

SAN LORENZO




TRIANGULAR FINAL

ORDEM

CONFRONTO

CAMPO

PLACAR

VENCEDOR

Jogo 10

FLAMENGO  X  CORINTHIANS

6

2X0

FLAMENGO

Jogo 11

FLAMENGO  X  SAN LORENZO

6

1X2

SAN LORENZO

Jogo 12

SAN LORENZO  X  CORÍNTHIANS

6

0X3

CORÍNTHIANS



OBSERVAÇÕES

-  Quando houver placares entre parênteses significa que as partidas foram decididas em cobranças de pênaltis.

- A COMPETIÇÃO foi decidida num TRIANGULAR FINAL, onde FLAMENGO e CORÍNTHIANS ficaram rigorosamente empatados;

-  CORÍNTHIANS não aceitou a definição via confronto direto e o FLAMENGO, por sua vez, cobrou o direito de ser campeão pelo confronto direto com o Corínthians.

-  Por fim, para decretar o fim da polêmica generalizada, foi concedido o título aos dois times, dando o direito à todos os demais times a escalonarem suas pontuações uma posição acima da conquistada ao término da competição. Com isso, coincidentemente, todas as equipes, por rigorosidade de igualdade numérica, pontuaram no ranking de Entrada 2022;

 

 

- CAMPEÃO: FLAMENGO e CORÍNTHIANS

- VICE CAMPEÃO: SAN LORENZO

- 3º LUGAR: CHELSEA, SANTOS e AJAX FOGO

- 4º LUGAR: GRÊMIO e SANTA CRUZ

- 5º LUGAR: SÃO PAULO, ÍBIS, BOTAFOGO e VILA BELMIRO

 

PONTOS PARA O RANKING

 

-1º - FLAMENGO e CORÍNTHIANS = 50 PONTOS

-2º - SAN LORENZO = 30 PONTOS

-3º - CHELSEA, SANTOS e AJAX FOGO = 20 PONTOS

-4º - GRÊMIO e SANTA CRUZ = 10 PONTOS

-5º - SÃO PAULO, ÍBIS, BOTAFOGO e VILA BELMIRO = 5 PONTOS



Conforme apresentamos, acabou que, coincidentemente, as posições para a pontuação do Ranking geral ficaram rigorosamente empatadas em seu desfecho, dando condições a que todos os 12 participantes pontuassem no Ranking de Entrada, que por hora, até a conclusão da 3ª etapa do ano, ficou assim:


RANKING DE ENTRADA 2022

REGRA PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE BOTÃO

Pontuação acumulada no ano de 2022

 

POSIÇÃO

BOTONISTA

TIME

PONTOS ACUMULADOS

1º colocado

FERNANDO ENÉAS

FLAMENGO

100  *

2º colocado

ADRIANO OLIVEIRA

CORÍNTHANS

100

3º colocado

CARLOS ALBERTO (Albertinho)

VILA BELMIRO

85

4º colocado

HELVIO NEY

SAN LORENZO

35

5º colocado

DINORALDO GONÇALVES

AJAX FOGO

30

6º colocado

ADÍLSON RIBEIRO

SANTOS

25

HUGO ALEXANDRE

CHELSEA

25

7º colocado

MARCOS CARDOSO

CRUZEIRO

20

8º colocado

DIOGO AYALA

MILAN

10

RIBAMAR OLIVEIRA

GRÊMIO

10

CELSO BARTOLOMEU

SANTA CRUZ

10

9º colocado

MAX MONTEIRO

SÃO PAULO

5

 "

MARCOS SILVA

BOTAFOGO

5

 "

DANIEL

ÍBIS

5


Observações:

1. Neste ranking, será computada a pontuação de cada torneio programado e realizado em 2022

2. O Ranking de Entrada será o critério principal para alimentar as vagas da LIGA DOS CAMPEÕES, quando este, em seu preenchimento, houver necessidade de times para a completa composição.

3. A pontuação será registrada entre o 1º e 5º colocados, cabendo a estes, a devida pontuação a seguir: 50 pontos para o 1º lugar; 30 pontos para o 2º lugar; 20 pontos para o 3º lugar; 10 pontos para o 4º lugar e 5 pontos para o 5º lugar.

4. Havendo empate no critério gols marcados/gols sofridos, o 5º lugar será dividido igualmente enquanto pontuação, àqueles times que rigorosamente ficaram empatados nos critérios de desempate aqui apresentados.

5. Qualquer outro Torneio que venha a ser decidido em disputa e que não esteja na programação oficial da APFM, também contará pontos para o Ranking de entrada, seguindo a sequência conforme indicada no ítem 3.

6. O Flamengo, por ter um título a mais, está em 1º lugar, à frente do Corínthians, que apesar dos mesmos 100 pontos, possui 1 título à menos na temporada 2022.

Regra 12 toques e Regra Pernambucana, juntas, na APFM


Meus amigos, aí está, os dados Oficiais atualizados após o desfecho tumultuado do CHIFRONÉSIO do Recife, que homenageou CHICO BARBOSA premiando com o seu troféu.

Os classificados diretos para a LIGA DOS CAMPEÕES são o FLAMENGO, de Fernando Enéas, com 2 títulos no ano, o CORÍNTHIANS, de Adriano Barras com 1 título em 2022 e o VILA BELMIRO, de Albertinho, também com 1 título conquistado na temporada.

Ainda teremos muitas etapas e muita, muita coisa ainda vai acontecer em 2022, o que deveremos ver alterado por demais, o quadro do Ranking de entrada do ano.

Fora isso, muito jogo de botão foi o que se viu nas arenas da APFM, neste dia 07 de março. Uma vez passado o CHIFRONÉSIO, voltamos a ver os mais variados times confeccionados com outras matérias, tais como o famosos acrílico, as resinas coloridas fabricadas por Labilasca e Securão, e as placas de poliéster, de brilho sem igual.

Próximo sábado, estas mesmas matérias, mescladas ainda aos lindíssimos botões de chifre, estarão novamente, em ritmo de amistosos, a fazerem nosso sábado, um dia melhor para ser vivido!

VIVA O BOTÃO!


2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Hugo Alexandre, lembre-se sempre que depois da guerra virá a paz.
Sempre foi assim e sempre será.
Na hora os ânimos estão exaltados e todos querem o seu pedado maior do bolo.
Depois do bolo comido, tem de recomeçar em paz.
Espero que os próximos torneios sejam de paz e amor, como os hippies, dos anos setenta tanto pregavam.
Um abraço e todos vocês e em especial ao redator Hugo, que herdou a sina do Abiud. Quem realiza dificilmente consegue ser o campeão.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigao Sambaquy!

É bem isso! Desde 2008, quando comecei a jogar a Regra Pernambucana, presenciei fatos, desavenças e animos quentes em muitas ocasiões. Algumas delas, apesar da paz retomando o ambiente, algumas sequelas ficaram marcadas, com algumas intrigas partindo dessas desavenças, mas nada que impedisse o botão de seguir seu curso.

Agora, nos preparamos para a proxima competição, já em 21 de maio. Espero que seja pacifica, sem exageros.

Sobre a sina de não vencer nada, vamos ver se mudamos a historia. Espero chegar lá em pelo menos, 1 dos torneios, pra garantir a vaga na Liga dos Campeoes, diretamente.

Avancemos para o proximo capítulo!

Saudações Chelseanas!