Minha lista de blogs

segunda-feira, maio 23, 2022

IRRETOCÁVEL TÍTULO DO VILA BELMIRO NA COPA CAXINGUELÊ

 

COPA CAXINGUELÊ em pleno andamento na APFM

Meus amigos,

Depois de dois finais de semana inteiramente confortáveis, com um ambiente convidativo apenas a conversas e prosas em torno das mesas da Bola de Borracha, chegou o dia de sair da zona de conforto para realmente brigar pra valer, numa disputa por um novo troféu dentro da temporada 2022 da Regra Pernambucana.

Sem dúvida, o sábado, 21 de maio amanheceu na expectativa de quem seria o grande vencedor desta 4ª etapa do ano, onde se viu, até o momento, FLAMENGO, CORÍNHIANS e VILA BELMIRO revezando o topo das conquistas... Quem será que levaria dessa vez? Uma repetição de um destes três citados? Ou teríamos um novo nome cravado no lugar mais alto do pódio?

Em destaque, os cobiçados prêmios da Copa Caxinguelê

Já na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, próximo do horário determinado para o encerramento das inscrições e início da disputa, apesar do entusiasmo dos que já se aqueciam para jogar, via-se claramente um esvaziamento da quantidade de competidores. Enquanto tivemos 16 botonistas na abertura da temporada, por exemplo, para a COPA CAXINGUELÊ, apenas 10 times se apresentaram para a peleja...

APENAS 10 TIMES... E como realizar um mata-mata com apenas 10 times, objetivando criar uma boa disputa com emoção e motivação para, de fato, deixar o troféu atrativo aos olhos de todos?

Dentre os presentes, confirmaram-se o CORÍNTHIANS, de Adriano Barras, CHELSEA, de Hugo Almeida, SÃO PAULO, de Max Monteiro, MILAN, de Diogo Ayala, ÍBIS, de Daniel Moura, AJAX FOGO, de Dinoraldo Gonçalves, SAN LORENZO, de Hélvio Ney, BOTAFOGO, de Marcos Silva, FLAMENGO, de Fernando Enéas e, por fim, o VILA BELMIRO, de Albertinho.


FLAMENGO se preparando para estrear... E já de cara, contra o VILA BELMIRO

Era pouca gente para um “perdeu, saiu”, não acham? Então, mudando o formato pré condicionado para os torneios mensais, elaboramos uma competição de grupos, onde a composição ficou dividida em 2 triangulares e um quadrangular, sendo 2 grupos com 3 times e 1 grupo com 4 times, com os competidores se enfrentando entre si, cada qual em seu grupo.

Dos grupos em triangular, o primeiro colocado estaria na semifinal, bem como pelo quadrangular, os 2 primeiros garantiriam vaga na fase seguinte.

Uma vez determinado este formato e concluído o sorteio, lá estavam as equipes prontas para adentrarem neste novo formato elaborado, diante do baixo número de aderentes à competição. Vamos aos detalhes da grande emocionante competição que se seguiu.

A DIVISÃO DOS GRUPOS

O Grupo 1, no formato de TRIANGULAR, ficou formado por ÍBIS, de Daniel “Piru”, AJAX FOGO, de Dinoraldo e CHELSEA, deste escritor. Todos se enfrentariam, pré determinadamente também sob sorteio, na Arena 4 da Sala Brasília.

O Grupo 2, também no formato TRIANGULAR, teve listado o MÍLAN, de Diogo Ayala, SÃO PAULO, do avô do Mila, Max Monteiro e o CORÍNTHIANS, de Adriano Barras

Por fim, o GRUPO 3, em formato quadrangular, recebendo aquele título à qual ninguém deseja para si, que é pertencer ao GRUPO DA MORTE: BOTAFOGO, de Marcos Silva, SAN LORENZO, de Hélvio Ney, VILA BELMIRO, de Albertinho e FLAMENGO, de Fernando Enéas. Leu bem a relação do grupo 4? Sentiu a dificuldade desses confrontos?

E por falar neles, vamos aos detalhes de cada grupo, nessa primeira fase:

Grupo 1 - Triangular

ÍBIS e CHELSEA abriram oficialmente as competições deste sábado

O primeiro duelo deste grupo, que também abriu oficialmente a COPA CAXINGUELÊ, foi entre ÍBIS x CHELSEA. Os blues iniciaram com pé direito, logo no início de jogo, fazendo 1x0, mas, não contava com as artimanhas do pássaro negro, que chegou ao empate no finalzinho do 1º tempo. Sem alterações depois disso, 1x1 ficou de ótimo tamanho para ambos.

ÍBIS bem que tentou, mas quem triunfou foi o AJAX FOGO

Em seguida, AJAX FOGO, de Dinoraldo, estreou contra o ÍBIS, de Daniel, numa peleja facilmente vencida pelo time de Maranguape. Com 2x0 para o Ajax, sem dar chance para qualquer investida perigosa do Íbis, a vitória alcançada pelo time holandês lhe dava a vantagem de um empate contra os Blues, no último jogo dessa grupo.

Partindo então para o desfecho deste triangular, ao CHELSEA restava apenas a vitória, pois assim, somaria mais pontos do que o próprio AJAX FOGO, uma vez que já possuía 1,1 ponto do empate frente o Íbis. Com a bola rolando, o 1º tempo fechou empatado em 1x1, demonstrando o equilíbrio em campo. Porém, na etapa complementar, os ingleses souberam abrir breja na defesa holandesa, suficiente para fechar o marcador em 2x1; CHELSEA classificado para as semifinais. 

Grupo 2 - Triangular

Ninguém venceu no duelo entre avô e neto no Grupo 2

Pelo triangular do Grupo 2, os primeiros times a se enfrentarem foram MILAN x SÃO PAULO, num duelo entre avô e Neto. “Carranquinha”, como é chamado o caçula da APFM, disparou um golaço ainda no início de jogo, mas a experiência do vovô não deixou barato, e na segunda etapa, buscou o empate no jogo familiar. Final 1x1, dando 1,1 ponto para cada um na classificação.

Sem dificuldades, o CORÍNTHIANS venceu fácil os milaneses

Terminado o jogo, o MILAN permaneceu em campo, dessa vez para receber o CORÍNTHIANS, cheio de moral, pelo título do Chifronésio. E de fato, essa moral lhe condicionou para se impor em campo e abrir facilmente 3 tentos a 0 diante do Apavorado Milan. Os italianos, apesar do esforço em fazer o gol de honra, nada mais alcançou no placar, dando adeus às pretensões de avançar para as semifinais. Final 3x1 – Corínthians.

Astuto, SÃO PAULO despacha Timão e se classifica para as semifinais

Restava apenas o clássico paulista, entre CORINTHIANS x SÃO PAULO. Ao Timão, bastava um empate para garantir a vaga na fase final. Já ao tricolor, apenas a vitória interessava. Com bola rolando, a gana tricolor premiou o time de Max Monteiro logo no início de jogo, abrindo o marcador diante do Mosqueteiro. Este, agora, precisava igualar o placar para trazer de volta a vantagem, mas... de nada adiantou os ataques afobados que criou. Sem a eficiência Corínthiana, o São Paulo garantiu seu primeiro sucesso dentro da Temporada 2022, vencendo sua primeira partida: 1x0 pra ambulância do SAMU.

 

Grupo 3 – Quadrangular

BOTAFOGO assiste, sem reação, a vitória do SAN LORENZO

Aqui, haja coração, minha gente! Logo de cara, abrindo os 6 jogos do grupo, BOTAFOGO, de Marcos Silva e SAN LORENZO, de Hélvio Ney, inauguraram os embates na Arena 2 com uma alternância alucinante de ataques e chances perdidas. Mas, em pouco tempo, o San Lorenzo assumiu o domínio das ações ao abrir o placar. Sentindo o golpe, a estrela solitária cedeu espaço em campo, muito bem aproveitado pelos argentinos, que facilmente chegaram a 3x0 frente o Fogão!

De muletas, HÉRCULES apenas assistiu a realização da Copa Caxinguelê
(Vila e Flamengo se digladiando na estreia)

VILA BELMIRO, de Albertinho, iniciou sua jornada diante do bi campeão do ano, o FLAMENGO, de Fernando Enéas. Apesar da excelente performance do Urubu no Chifronésio, que lhe deu o título daquele torneio, aqui, faltou inspiração nas jogadas e foi facilmente envolvido pela Baleia Azul. Placar mínimo de 1x0, mas muito bem aproveitado pelo Vila.

Precisando vencer, BOTAFOGO busca desde o início, as jogadas de ataque contra o VILA BELMIRO

Este mesmo Vila Belmiro, permanecendo em campo, recebeu o BOTAFOGO, de Marcos Silva, para seu segundo jogo no quadrangular. E que jogo, minha gente! Com precisão na pontaria, O Vila Belmiro despachou o Fogão com 4 tentos anotados na meta alvinegra. Pelo lado botafoguense, houve um desconto com 2 gols marcados, mas não suficientes para aplacar o ímpeto do Vila Belmiro. Com os 4x2, o Vila já garantia a sua vaga nas semifinais.

SAN LORENZO feliz da vida, pega o FLAMENGO, desesperado

Enquanto isso, FLAMENGO e SAN LORENZO mediam forças na Arena 2 da APFM. O Urubu da rua do Hospício tentava agora, uma reabilitação depois da derrota na abertura, mas encontrara uma eficiente defesa argentina, atenta à tudo. Mengão abriu o placar, mas o San Lorenzo foi buscar o empate, que deu números finais à disputa: 1x1, deixando o Flamengo em péssimos lençóis

BOTAFOGO vira uma pedra na chuteira do FLAMENGO, empatando o jogo

Agora, o FLAMENGO precisava vencer seu último duelo do quadrangular, e era contra o já eliminado BOTAFOGO, de Marcos Silva. A ele, apenas a vitória interessava. Mas, mesmo eliminado, o Botafogo cresceu no clássico carioca, encurralou o Mengão, e disparou um belíssimo gol contra as redes rubro-negras. Tentando reabilitar-se, o Mengão ainda conseguiu empatar o jogo, mas não houve tempo para uma virada de placar e, com mais um empate em 1x1, o Flamengo dava adeus á competição.

Já classificados, eis uma amistoso de luxo entre VILA BELMIRO e SAN LORENZO

Restava ainda o jogo entre VILA BELMIRO e SAN LORENZO, que acontecia quase paralelamente ao jogo anterior. Com a conclusão do confronto entre BOTAFOGO e FLAMENGO num empate, ambos aqui já garantiam vaga nas semifinais, passando a ser um jogo de “comadres”, já que estavam assegurados. E se o placar pode dizer alguma coisa, saibam que VILA BELMIRO e SAN LORENZO ficaram no empate de 1x1, sem preocupação para qualquer lado.

SEMIFINAIS

De virada, SAN LORENZO destroça o SÃO PAULO e chega a FINAL do torneio

O jogo que abriu a fase final foi entre SAN LORENZO (segundo colocado do Quadrangular), enfrentando o SÃO PAULO, de Max Monteiro (vencedor do Grupo 2). Aqui, empate era sinônimo de penalidades máximas para definição de quem avançava. Então, o “Sumpaulo” tratou de abrir o marcador com uma aparente superioridade diante dos argentinos.... Mas, foi tudo uma falsa aparência. Demonstrando tranquilidade, o SANLORENZO achou 3 golaços lindos, fazendo merecer com todas as honras, a vaga na decisão. Jogo finalizado em 3x1, com o SAN LORENZO rindo à toa.

CHELSEA atacando no início de jogo, não contava com a artilharia pesada do VILA BELMIRO

No outro lado da SEMIFINAL, estava, frente à frente o CHELSEA, de Hugo Alexandre e VILA BELMIRO, de Albertinho, que fizera uma excepcional campanha no quadrangular. Os blues iniciaram o jogo com um domínio total da posse de bola, articulando 3 lances claros de gols, desperdiçados. Quando o Vila Belmiro conseguiu por a bola nos pés, a coisa virou. Amigos... foram 3 chutes consecutivos, com 3 golaços anotados pelo Vila Belmiro, tendo feito inclusive, um gol de bola esticada, que não é a praia da Baleia Azul.

Atordoado, os Blues perderam o pé nas jogadas de ataque, que redundou em outros 2 chutes certeiros do Vila Belmiro, que de forma Irretocável, aplicou 5x0 no Chelsea, sem direito a gol de honra. Os blues, que acertaram o travessão umas trocentas vezes, restou amargamente, a disputa de 3º lugar do torneio, diante do São Paulo

Disputa de 3º Lugar

Blues, iniciando a jogada que abriu vitória contra o SÃO PAULO, pelo 3º lugar

Arrasado pela goleada sofrida, ao Chelsea restava a consolação da medalha de 3º lugar e tinha pela frente, o ferido SÃO PAULO, que queria a todo custo, aparecer no pódio dos 3 melhores do dia. Mas coube aos Blues a abertura do placar, logo no início de jogo. Sem ter o que perder, o tricolor, por outro lado, não se intimidou pelo gol sofrido, e passou a atacar igualmente os ingleses, quando estava de posse da bola. Isso lhe rendeu o empate, no finalzinho da etapa inicial. Veio a segunda fase do jogo, e aqui, começou a faltar gás no tricolor do SAMU. O Chelsea, percebendo a situação, tratou de reassumir as rédeas do jogo, abrindo caminho para o segundo gol, que lhe assegurou, de forma consoladora, a medalha de 3º lugar da competição

GRANDE FINAL

Em novo encontro de VILA e SAN LORENZO, dessa vez era para decidir título

Os mesmos VILA BELMIRO e SAN LORENZO, que já haviam se enfrentado na fase quadrangular, estavam novamente frente à frente, dessa vez, para decidir quem iria erguer a taça de campeão. Pelo lado da Baleia Azul, a experiência e a excelente performance lhe dava tranquilidade para encarar o ainda novato, San Lorenzo. Este, agora, já demonstrava o mesmo nervosismo que lhe aflorara na pele, quando jogou com o Corinthians, na decisão do Chifronésio. Era a ansiedade marcando ponto e atrapalhando o San Lorenzo, visivelmente, antes mesmo da bola rolar.

E o que se viu, diante desse quadro pintado antes do jogo? Foi exatamente o domínio pleno do Vila Belmiro em campo, sem dar grandes chances de gol aos argentinos. Com uma finalização precisa, assim como demostrara frente aos Chelsea, lá estava o time de Albertinho abrindo 3x0 diante do rubro azulino da argentina, que sem norte em campo, entregava o título da COPA CAXINGUELÊ ao senhor do dia, o VILA BELMIRO.


Lutando contra o VILA e os próprios nervos, SAN LORENZO sucumbe na final

Final de competição: Com 3x0 no placar e uma campanha irretocável, Albertinho e seu VILA BELMIRO conquistou o Bi campeonato na temporada 2022, igualando os mesmos 2 títulos do Flamengo, porém, com uma pontuação melhor aproveitada no Ranking de Entrada 2022.

Minha gente, que torneio! Apesar do baixo número de competidores, o ponto positivo de todo espetáculo da COPA CAXINGUELÊ foi a alteração do formato da competição, saindo de um mata-mata para uma disputa de grupos, dando possibilidade de reabilitação para aqueles que obtiveram insucesso no primeiro jogo disputado. Cada um jogou, pelo menos, 2 vezes, o que deu ânimo à todos, visivelmente.

A formação do pódio da COPA CAXINGUELÊ

Para os próximos torneios, será adotada a mesma formulação, isto quando tivermos um baixo número de competidores. Caso o número de times inscritos chegue aos 16, por exemplo, teremos mesmo que seguir no mata-mata, uma vez que faltará campo para atender a uma demanda de grupos.

Da forma como a COPA CAXINGUELÊ se deu, todos aprovaram unanimemente, sem discórdias.

E para finalizar a resenha da COPA disputada neste sábado, fica os parabéns à excelente performance do Vila Belmiro, que sacramentou o título de forma contundente, sem chance alguma para os que se opuseram à sua jornada rumo ao título.

Parabéns à todos, de um modo geral, que fizeram o espetáculo da Regra Pernambucana acontecer. Que siga brilhando como sempre brilhou, a Regra da bola de borracha, a Rainha das Regras

Viva o Botão!

GALERIA DE FOTOS DA PREMIAÇÃO

"Carranquinha" entrega troféu ao Campeão VILA BELMIRO

Agora, é a vez do SAN LORENZO ser condecorado na Copa Caxinguelê


Prêmio de consolação ao CHELSEA, depois da amarga goleada sofrida para o campeão



PARTICIPANTES E EXPECTADORES DA COPA CAXINGUELÊ




3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Hugo Alexandre, parabéns. Pelo relato o campeonato foi muito produtivo para todos. Vila Belmiro está de brincadeira esse ano. Acho que está pintando o campeão, pois, pelo que li, está levando muito a sério todos os seus jogos. E um destaque especial para San Lorenzo, que está iniciando e quando conseguir dominar o nervosismo, com certeza vai derrubar muito grandão.
Parabéns a todos vocês e aproveitem que o meu amigo Marcos ainda não está totalmente curado, pois quando ele voltar, não tem para mais ninguém.

Anônimo disse...

Boa matéria Hugo! Foi realmente um sábado muito bom, deu a lógica, a baleia não deu chance, quando tudo dá certo, nada pode fazer. Foi o que ocorreu com o time do Ipiranga, o dia de botão foi dele. Merecido a conquista. Parabéns Albertinho e a todos que participaram. VIVA O BOTÃO!

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meus amigos, mandem noticias sobre essa enchente em Recife. Alguém foi atingido. Estamos preocupados aqui no sul, apesar da gripe que nos fez ficar isolados em casa.