Minha lista de blogs

segunda-feira, maio 30, 2022

UM DIA PARA RETIRAR DO CALENDÁRIO DE 2022

 

Imagens do G1 sobre as calamidades das chuvas em Pernambuco

Meus Amigos,

Se houvesse meios de tornar o ano de 2022 apenas com 364 dias, com certeza, o povo Pernambucano assim procederia, deixando de escrever na história do estado, as catastróficas cenas que se viu ao longo do sábado, 28 de maio. Como seria melhor que ele não estivesse no nosso calendário!

Lamentavelmente, como  vimos e acompanhamos nos noticiários a nível nacional, as chuvas resolveram castigar de forma mais intensa, várias cidades nordestinas, e em especial, o meu querido Recife.

Foto registrada em O ESTADÃO

Ruas que se transformaram em rios, barreiras que deslizaram violentamente, casas que rolaram morro abaixo, residências tomadas por lama e água acima da cintura, vidas que foram arrastadas pelas correntezas violentas das águas... Tantos foram os relatos vivenciados e registrados por centenas de celulares em mãos atônitas e perplexas por tudo o que acontecia. Tristes e inesquecíveis momentos num sábado, 28 de maio de 2022.

Não poderíamos iniciar nossa matéria sem mencionar tal ocorrido, e claro, registrar nossa solidariedade e disposição na ajuda no que for necessário, dentro de nosso alcance, numa ação humanitária que se faz emergente!

Diante do espantoso e alarmante amanhecer deste dia 28, evidentemente que nosso tradicional dia de prática e vivência esportiva do Mundo do Botão foi totalmente afetado e impossibilitado de ser realizado. Sem conseguir sequer sair de nossos muros residenciais, o acesso ao centro do Recife, onde fica a sede da APFM, era algo impossível de ser pensado em fazer.

Desta feita, a APFM manteve-se de portas fechadas, enquanto nós, pela única via de comunicação prática de nossos dias, o Whatsapp, mantínhamos contato e ciência do que ocorria entre nós, cada qual em seu recinto, pedindo aos céus pelos nossos.

AINDA SOBRE O CHIFRONÉSIO, UM TROFÉU INUSITADO APARECE

Voltando-se para nossa matéria botonística, havíamos preparado um relato breve de uma nobre premiação ocorrida na APFM, ainda no último sábado, 21 de maio, dia da disputa da COPA CAXINGUELÊ, premiação esta que não fazia referência à própria Copa em disputa, mas sim, devia-se inteiramente ao resultado inusitado do CHIFRONÉSIO, quando 2 times celebraram a conquista do Troféu Chico Barbosa.

FLAMENGO, um campeão que não levou troféu pra casa

Naquela ocasião, FLAMENGO, de Fernando Enéas e CORÍNTHIANS, de Adriano Barras, terminaram rigorosamente empatados no triangular final, muito embora o Mengão tivesse vencido no confronto direto, sendo este um critério básico de desempate. Porém, sem uma definição clara sobre esse ponto de desigualdade, o TIMÃO reivindicou o seu direito ao troféu, gerando a já relatada polêmica e culminando na premiação dupla de título daquele torneio.

Ora, naquela mesma ocasião, havia apenas 1 único troféu de campeão. E como seria então, para premiar os 2 times dados como campeões?

Registro de uma surpresa que seria ofertada ao FLAMENGO (2º da esquerda para a direita)

Alguns sugeriram serrar ao meio... Claro! Mas a sensatez indicava a aquisição de um outro troféu, idêntico ao já ofertado ao campeão, para que dessa forma, ambos levassem o um mesmo troféu para as suas galerias. Contudo, Fernando Enéas, do FLAMENGO, abrindo mão de receber o prêmio, contentou-se unicamente com a pontuação no Ranking que lhe coube pelo título, cedendo o único troféu ao CORÍNTHIANS, de Adriano Oliviera.

Diante disso, José Hércules Leite (que na foto acima aparece em 2º, da direita para esquerda), nosso líder e acolhedor da APFM na sala Brasília, que a si pertence, resolveu condecorar o FLAMENGO com um troféu inusitado, e absolutamente desejado por qualquer praticante de botão, mais ainda que o próprio troféu do torneio.

Mengão apresentando seu "TROFÉU", o time presentado por Hércules.

Olhando para a sua vasta coleção de times, separou alguns deles para que, de maneira aleatória, Fernando Enéas pudesse escolher livremente, tomando-o, ao mesmo tempo como um presente amigo, como um troféu referente ao Chifronésio, conquistado merecidamente pelo Flamengo.

Então, feliz da vida, com um sorriso ainda mais largo do que na própria ocasião do título, eis que o Flamengo ostentou o belíssimo troféu ganho das mãos de Hercules Leite, que cedeu e fez questão de presentear o amigo.

Time de acrílico, em camadas, que em breve, vestirá as cores do Flamengo

Depois da premiação, muitas ofertas e pedidos de negociação foram direcionados ao Mengão da Rua do Hospício, mas todos absolutamente negados pelo técnico, com o sólido argumento de que “TROFÉU conquistado não se vende, não se troca, não se empresta... Esse, muito provavelmente, vai pro caixão, sete palmos abaixo da terra!

O mesmo time, já portando os escudinhos do Mengão

E sobre nosso calendário de junho de 2022, quando deveremos realizar o TRONEIO DA CANJICA, por ocasião dos festejos juninos, o que antes estava marcado para 18 de junho, provavelmente anteciparemos para 11 de junho, um sábado antes do previsto.

Este próximo torneio será patrocinado pelo nosso amigo FLÁVIO AFA, do FLUMINENSE, que está retornando aos madeirados da Bola de Borracha e quer celebrar seu retorno ofertando os 3 troféus do Torneio, com a AFA CUP – TORNEIO DA CANJICA.

Mais detalhes nós traremos na próxima edição de A MARRETA.

Enquanto a semana não passa, para vivenciarmos um dia relaxante de jogos e amistosos de botão, seguimos por aqui, reunindo forças e ajudando no que podemos, aos nossos irmãos e amigos que foram duramente castigados pelas chuvas dos últimos dias.

Roupas, comida, lençóis, colchões e mesmo qualquer quantia em dinheiro sempre será de grande valia, num ato de caridade imenso. Muitos de nossos amigos e conhecido estão desabrigados, necessitando de uma mão amiga, que os ampare.

Que Deus nos proteja e nos guarde de todo mal!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Hugo, a postagem com o devastador prejuízo que todos vocês tiveram no sábado (dia consagrado ao futebol de mesa) responde ao meu questionamento na postagem anterior, quando eu indagava se algum botonista havia sido atingido em seu lar. Infelizmente essas coisas acontecem e sempre são terríveis. Agora, reconstruir o que pode ser reconstruído e troca a vida em frente.
Elogiável a atitude do amigo Hercules, ao homenagear o campeão Fernando. Tenho certeza que foi muito mais apreciado que um troféu, que ficaria imóvel em sua galeria.
Esperando a próxima promoção e na esperança de ver novos nomes chegarem no topo da competição. Um abraço a todos vocês.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigão Sambaquy!

Confesso que não havia visto seu questionamento a respeito. Realmente, foi um dia tenebroso em Recife e varias outras cidades.

Da APFM, graças ao bom Deus, nada de grave. Porem, dos particupantes da 12 toques, soubemos que Rogério Hulk teve sua casa invadida pelas águas, atingindo 1.60 metro de altura, dentro de casa. Rogério perdeu tudo!

Assim como ele, centenas de famílias estão vivendo o mesmo dilema.

Sobre o troféu recebido por Fernando, todos nós ficamos felizes (e invejosos) por tal premiação. Mais que merecida. É o nosso Hércules, sempre abrindo mão e fazendo questão de presentear os amigos da Bola de Borracha, com um time ou algo que utilize em campo. É um paizão!

Forte abraço
E vamos ver se a bola rola no próximo sabado!

Saudações alvirrubras!