Minha lista de blogs

segunda-feira, abril 25, 2022

VAI COMEÇAR O CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS

O maior torneio de times de chifre da terra

Meus amigos do mundo do futebol de botão!

Passados duas semanas desde a última postagem em A MARRETA, suas páginas voltam a registrar o que há de melhor no universo da Bola de Borracha, a Regra Pernambucana, batizada nestas mesmas páginas, carinhosamente, como a Rainha das Regras.

Por um problema em nosso computador, ficamos impedidos de escrever a matéria do último final de semana, o que justifica esse intervalo de 15 dias neste blog. E mesmo ainda estando com problemas e necessitando de finalização de reparos, o que demanda uma ação de um profissional de TI, ainda em tempo, voltamos para detalhar os últimos ajustes e todos os preparativos para a típica competição da Regra Pernambucana, o CHIFRONÉSIO DO RECIFE.

Eis que estamos às portas do grande dia, onde o clássico dos clássicos torneios da Bola de Borracha será disputado, com pompa, elegância e toda beleza dos botões de chifre de Boi.


Como já mencionamos antes, a edição de 2022 do CHIFRONÉSIO ofertará aos competidores, o TROFÉU CHICO BARBOSA, um dos mais antigos botonistas da Regra, já falecido, que conviveu ainda com muitos que hoje, praticam a modalidade.

Chico Barbosa, que aos domingos abria as portas de sua residência para jogar botão com os amigos e que este blogueiro teve ainda a honra de conhece-lo, no bairro de Setúbal, em Recife, já nos seus últimos anos de vida, palhetando com dificuldade, mas sem diminuir a grande paixão pelo futebol de botão.

Marcos Silva, e seu BOTAFOGO, filho do ilustre homenageado CHICO BARBOSA

Ele, que é pai do nosso querido MARCOS SILVA, do BOTAFOGO, trará o seu nome gravado nos troféus que premiarão os campeões do Torneio de Chifre de boi, da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.

O Torneio em disputa

Diferentemente do formato de disputa dos anos de outrora, onde eram divididos 2 grupos no sistema de todos contra todos, levando uma proposta diferente aos quadros da APFM, a disputa do CHIFRONÉSIO, desta vez, será de tiro curto, no formato de mata-mata, definido por sorteio que envolverá todos os inscritos.

Em campo, exclusivamente, times de Chifre, como manda o CHIFRONÉSIO


De todas as competições patrocinadas pela APFM, este é o único torneio que exige e determina que todos os times a entrar em campo, sejam exclusivamente de CHIFRES de boi, não podendo ser de nenhuma outra matéria utilizada pela regra.

Tolera-se, entretanto, que os times possam conter placas de acrílico ou resina em sua estrutura, desde que estas matérias estejam na base (ou saia do botão). A parte superior deste, precisa ser necessariamente de Chifre.

Pode ser bege, branco ou preto, contanto que seja CHIFRE DE BOI


As inscrições já estão abertas e uma vez finalizado o processo de listagem dos competidores e concluído o sorteio, que acontecerá minutos antes do início dos jogos, no dia 30, a comissão organizadora verificará se todos os times apresentados pelos seus respectivos botonistas, atendem ao principal requisito, que dá nome ao próprio torneio.

Passados estes pormenores que antecedem a disputa, a bola rolará pra valer nas 5 arenas da Bola de Borracha e no mesmo dia, o mundo do futebol de botão conhecerá o mais novo (ou velho) campeão do CHIFRONÉSIO DO RECIFE.

Os preparativos do "Clássico dos Clássicos"

Para os pernambucanos, o "Clássico dos Clássicos" tem sinônimo de RIVALIDADE, que envolve dois grandes times da capital pernambucana: Sport e Náutico. E para nós, que praticamos a Regra Pernambucana em suas variados formatos de disputa, podemos afirmar que dentre os clássicos torneios da Bola de Borracha, há um que se sobressai, dada a sua particularidade e peculiaridade: O clássico CHIFRONÉSIO. Daí, a consideração do Chifronésio em classifica-lo como "clássico dos clássicos"


Holofotes voltados para eles, o centro das atenções


E claro, com a aproximação de tão importante disputa, é mais que natural que os times de acrílico, resina ou qualquer outro material deem lugar aos chifres de boi, que passam a dominar os campos e se tornam a tônica em todos os amistosos. Apenas aqueles que ainda não tem botões de chifre é que se vê com acrílico nas mesas. É a velha máxima de "quem não tem cão, caça com gato!"

Neste sábado, 23 de abril, tivemos o último dia oficial para ajustes, testes e aprimoramento de jogadas e pontaria da artilharia. 

Em campo, CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e CORITIBA, de Cláudio Sandes

Vimos nas arenas da APFM, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, o CORITIBA, de Cláudio Sandes, o FLAMENGO, de Fernando Enéas, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, mesmo com um time de chifre emprestado, o VILA BELMIRO, de Albertinho, o CHELSEA, de Hugo Alexandre, o CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira, entre tantos outros.

A expectativa e o nervosismo vão aumentando, principalmente quando estamos há 7 dias dos confrontos literalmente valendo troféus. E claro, também é grande a expectativa pela presença dos demais figurões da Regra Pernambucana, que juntar-se-ão aos que estão treinando exaustivamente.

É o caso do BOTAFOGO, de Marcos Silva, filho do homenageado Chico Barbosa, SANTOS, de Adilson Ribeiro, AJAX PORTO, de Dinoraldo, HÉRCULES, de José Hercules Leite, GRÊMIO, de Ribamar Oliveira, detentor de belíssimos e invejados times de chifre. Esperamos inclusive o PARIS SAINT GERMAIN, do consagrado Humberto Securão, que há tempos não dá o ar da Graça na APFM.

Mas, e quanto aos novatos da Regra Pernambucana? Estes, que ainda não possuem times de chifre de boi, estarão na disputa?

Daniel "Piru" experimentando o Chifronésio


Pelo menos, a depender deste blogueiro, todos estarão sim, em campo, experimentando o palhetar com chifres. Pretendo emprestar alguns times da coleção, cedendo-os para os jogos oficiais e convido aos demais botonistas, veteranos da Regra PE, a cederem alguns times de chifre, disponibilizando-os para que os novatos possam desfrutar desse momento ímpar da Bola de Borracha.

Neste sábado, 23, inclusive tivemos o ÍBIS, de Daniel "Piru", além do BARATOGAMES, de Julio, também testando e se familiarizando com botões de Chifre.

Esperamos ainda, a presença do MILAN, de Diogo Ayala, a JAMAICA, de Bruno Aritana, pai de Diogo, SAN LORENZO, de Hélvio Ney, UNIÃO NAUDRICANA, de Eliakim Ramos e todos os demais amigos recém chegados à bola de borracha, para que compareçam e nos dê a honra do convívio!

No mais, meus amigos, é chegada a hora decisiva! 

Quem ainda não o fez, que faça o quanto antes: Tirem seus botões dos ônibus, passem carnaúba e preparem as faces de cada botão, e ainda, se necessário, troquem escudos e nomes de jogadores. Já estamos inteiramente imersos no clima do CHIFRONÉSIO e a próxima entrada em campo, será sem volta, em jogos para matar ou morrer!

Que venha o grande dia 30, com toda a sua pompa e glória!

Salve o Chifronésio!
Viva o Botão!


2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Bom dia meu amigo Hugo Alexandre.
Toda segunda feira eu abria a página da Marreta para saber das novidades, mas nada novo estava publicado. Agora tomei conhecimento dos problemas em seu computador.
Maravilhosa homenagem ao Pai do meu querido amigo Marcos Botafogo. Enquanto houver gestos de agradecimentos aos antigos botonistas, tenho absoluta certeza de que o nosso esporte permanecerá vivo e crescendo sempre.
Admiro muito o esforço de todos vocês, pois trabalham em torno de um ideal que é só vosso. Não participam das competições amparadas pela CBFM, mas, continuam fazendo história em sua sede social.
Ainda mantenho um sonho de, um dia, se Deus assim permitir, conhecer esse lugar onde vocês realizam seus sonhos, em vibrantes partidas de futebol de mesa na Rainha das Regras.
Vamos esperar o resultado do Chifronésio e esperar que o meu amigo Marcos Botafogo consiga levar seu Pai para a sua estante.
Um abraço, meu amigo e não esqueça a medalha de 4º lugar para o menino, que lutando contra os leões, conseguiu chegar perto e entrar na manada.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Pois é, meu amigo Sambaquy!

Todo esse tempo foi uma aflição única, querendo e precisando postar, mas o computador seguia na manutenção. E ainda não está 100%, mas já permite postar no blog

Vamos sim, conceder uma medalha de 4o lugar ao Diogo, pela seu feito no Troféu Abiud Ferreira Gomes. Ele merece!

Quanto à memoria e homenagem ao pai de nosso Marcos Silva, Chico Barbosa, foi sem dúvida, outro icone da Regra Pernambucana, quase que um personagem folclórico da Regra, por tantos fatos que se tem dele, e que os mais antigos contam com saudades. Eu ainda o conheci, em cadeira de rodas, jogando em sua casa, com todo sacrifício.

E sobre sua vinda, saiba que é mais que aguardada. Quando essa oportunidade chegar, faremos um torneio especial, nesse dia, para brindar a sua visita!

Seja sempre bem vindo, amigo!

Saudações alvirrubras!
Viva o Botão