Minha lista de blogs

domingo, abril 03, 2022

REINA O SOSSEGO, A PAZ E A TRANQUILIDADE NA APFM

 

Relaxar e viver tempos de sossego da Regra Pernambucana

É tempo de sossego, paz e tranquilidade na Regra Pernambucana.

Será que essa afirmação condiz com a realidade na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa?

Meus amigos deste fantástico mundo do botão, de certa forma, sim, há uma paz e certa tranquilidade imperando no reduto da APFM. E é bem verdade que o que vivenciamos neste sábado, 02 de abril, foi também uma espécie de ressaca pós Torneio, depois das grandes emoções vividas na disputa da COPA IABADABADU, vencida pelo Vila Belmiro, há uma semana atrás.

Uma ressaca onde absolutamente todos os botonistas tiraram o sábado para apenas “relaxar” em campo, jogando sem se preocupar com estratégias, táticas especiais ou jogadas mirabolantes na tentativa de superar o adversário para avançar de fase. Não! Diga-se que foi um sabático dia para amistosos e passa tempos mergulhados na atmosfera sadia do jogo de botão.

Ressaca da Copa Iabadabadu curada dentro de campo, só com amistosos


Contudo, apesar da folga das pressões de um jogo “valendo”, evidentemente que as atenções de todos os botonistas já se voltam para a etapa do dia 30 de abril, dia em que será disputado um dos clássicos e mais elegantes dos torneios da REGRA PERNAMBUCANA, a Rainha das Regras. Será a vez do CHIFRONÉSIO DO RECIFE, onde as arenas da APFM se transformarão em verdadeiras passarelas de classe, alto estilo e belezas fascinantes representadas nos BOTÕES DE CHIFRE.

E já ser vestindo nessa temática, vimos vários botonistas em campo, tirando a poeira e limpando seus times, ensaiando esse magnífico desfile de times de chifre, jogando amistosamente entre eles.

Hercules em campo, estrelando seus botões de chifre de boi

Vimos o Hércules Leite, com o seu conhecido time de chifre preto, ângulo 21, com 5.4 mm de altura, trazendo a estrela vermelha como escudo, sendo um dos que entraram em campo. E o mesmo HÉRCULES amistosamente jogou contra o FLAMENGO de Fernando Enéas, que também levou a campo o seu time oficial de ponta de Chifre, também de cor preta. Esta dupla, passou horas na arena 4, emendando um jogo após outro, sem trocar de times, numa clara amostra de preparação para o Chifronésio.

Botões escuros do Cruzeiro, marcados de perto pelos bege com mescla, do Chelse-Fluminense. Haja botões de Chifre em campo

Outro que se viu em campo tirando as teias de aranha do ônibus de seu time de Chifre foi o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que já se consagrou campeão de uma das edições anteriores do Chifronésio. Apresentando o mesmo time de chifre (também de cor escura), esteve abrindo seus amistosos com o CHELSEA, de Hugo Alexandre, outro detentor de título do Chifronésio. Por seu lado, os Blues levaram a campo um belo time de ponta de chifre nas cores bege com malhas pretas, estampando o escudo do Fluminense.

Destacando um dos fortes candidatos do Elenco do CHELSEA para a disputa do CHIFRONÉSIO, em 30 de abril

A dupla azulina CRUZEIRO/CHELSEA também se viu em campo realizando mais de um amistoso, sempre envolvendo times de chifre. Os blues levaram cerca de 8 times de chifre e experimentou diferentes elencos em cada partida disputada amistosamente.

Outo que se viu em campo também com times de CHIFRE foi o VILA BELMIRO, de Albertinho, que guardando seu time branco de acrílico, deu lugar ao seu antigo time titular das competições, um belíssimo time negro.

Será que vai ser gol do Cruzeiro?

Dentre os registros, deixamos acima um vídeo de um lance em campo, entre CRUZEIRO e FLAMENGO, depois de fazerem um rodízio de adversários nas arenas da APFM. O Cruzeiro, cobrando um lateral, parte para o ataque com uma jogada muito bem concatenada na busca do gol. Ele prepara o chute e... Vejam o desfecho do lance!

Ademais, todas as arenas da APFM estiveram repletas de gente, com destaque para a presença de Bruno Aritana, pai do nosso jovem Diogo Ayala, que trazendo a sua JUVENTUS, palhetou até a canela doer. Pena não haver registrado em fotos, os duelos entre pais, filhos e netos, envolvendo Max, Bruno e Diogo. Eles abriram as portas da sala Brasília logo cedo, como Max sempre faz todos os sábados, e tome jogo de botão, antes mesmo do galo cantar!


NOVAS PRÁTICAS DE BOTÃO NA APFM


Regra 12 toques sendo praticada numa arena da Regra PE

E em meio à tantos jogos e boas conversas na APFM, cabe aqui registrar que os nossos sábados de botão não estão sendo exclusivamente na Regra Pernambucana. Desde o ano passado, em meados de setembro/2021, o nosso comandante JOSÉ HÉRCULES LEITE, de maneira generosa e despretensiosa, concedeu espaço para a prática da Regra 12 TOQUES.

De início, um dos campos da bola de borracha teve suas traves trocadas pelas barras da bola de feltro e desde então, vários associados da APFM vem se revezando em jogos da famosa Regra Paulista. Botonistas como Marcos Cardoso, Albertinho, Daniel “Piru”, o próprio Hércules Leite, Humberto “Securão”, Hélvio Ney e Adriano Oliveira, estão palhetando com seus times argolados e também com botões “vitrine”, tornando ainda mais eclético, o ambiente do mundo do botão, patrocinado pela APFM.

Adriano Oliveira e Hélvio Ney experimentando a arena da 12 toques, instalada neste sábado na APFM

Vale ainda registrar que neste sábado, com toda benevolência de nosso maestro Hércules, foi instalada uma arena oficial da bola de feltro, numa parceria e ajuda de Humberto Securão, que conseguiu 3 campos da regra para serem acomodados na Sala Brasília. Com isso, o incômodo dimensional da prática da 12 toques numa arena da Regra PE, como anteriormente estava sendo realizado, fica sanado, e quem quiser disputar partidas da 12 toques de forma adequada, terá 3 arenas disponíveis para tal prática.

Vila Belmiro, na versão 12 toques de futebol de mesa

Mais uma vez cabe aqui o registro do esforço de J. Hércules na intenção de fazer progredir e se difundir entre nós, a prática por aquilo que tanto amamos, que é o Futebol de Botão em suas mais variadas faces e modalidades. Quem prefere Regra Pernambucana, joga Regra Pernambucana. Quem quer divertir-se na 12 toques, joga a 12 toques sem nenhum constrangimento ou impedimento.

É possível que, mais para frente, tenhamos algum evento interno, apenas para associados da APFM, da regra 12 toques, organizado pelos nossos administradores. Acompanharemos de perto, o que vier por ai.

No mais, meus amigos, um dia sempre de sossego, paz e tranquilidade!

Próximo sábado, mais uma folga de pressões, mas com toda certeza, um dia inteiro de intensos experimentos com botões de Chifre de boi. Aqueles que possui apenas 1 time de chifre, vai com ele na maratona de amistosos. Outros como CHELSEA, VILA BELMIRO, PORTO, entre outros, deverão trazer seus vários times para testes. É aí que veremos uma salada de times, de várias cores e tonalidades, desfilando beleza nos campos do Botão!

Ribamar, com os mais variados botões de Chifre, é aguardado na APFM, no Chifronésio do Recife

Esperamos, dentro dessa temática, a presença de um grande colecionador de times de Chifre e, com certeza, detentor dos mais belos selecionados de times dessa matéria: JOSÉ RIBAMAR, com o GRÊMIO, que joga e pratica a Regra Pernambucana, única e exclusivamente, com botões de Chifre de Boi. Quem sabe o veremos no próximo sábado e claro, mostraremos alguma de suas “pérolas de chifre” por aqui, em a MARRETA.

Na próxima matéria de A MARRETA, detalharemos mais sobre o Chifronésio do Recife, e sobre quem ele homenageará, em seu troféu, no dia 30 de abril.

Um grande e afetuosa saudação à todos!

Viva o Botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Boa tarde meu amigo Hugo Alexandre,
A calma e a tranquilidade são mostras do esforço que o IABADABADU exigiu de todos. E agora vem o tradicional Chifronésio. Confesso que tenho uma curiosidade muito grande sobre os botões de chifre. Conheço botões de galalite, paladom, acrílico, casca de coco, sem contar com os de plástico e resina, mas até hoje só vi fotografias dos famosos botões de chifre. Tenho cinco times da Regra Pernambucana, mas nenhum botão de chifre, todos eles ofertados pelos meus queridos amigos pernambucanos.
Quanto a abertura para as disputas da regra de 12 toques, acho muito importante, pois, com certeza vai atrair mais pessoas e quem sabe os jovens poderão enriquecer o quadro de botonistas pernambucanos.
Vamos esperar as coisas esquentarem quando o Chifronésio chegar.
Um abraço a todos vocês.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Meu amigão sambaquy!

Tenho plena certeza de que, ao ver um conjunto de 12 botões formando um time completo de chifre, você se apaixona de imediato. É fascinante!

E hoje, realmente, tornou-se uma matéria em extinção, pois há uma dificuldade enorme em encontrar a matéria em condições de transforma-la em botão da regra Pernambucana, pois, não é todo chifre que dá para trabalhar na confecção.

Sua curiosidade sobre eles me trouxe uma ideia para a proxima matéria, ja que o foco são eles, os times de chifre. Há diferencas entre os times de ponta de chifre e os de lado de chifre. Acho que cabe bem uma materia explicativa e com fotos, sobre essas diferenças.

No mais, o clima do Chifronesio já envolve à todos.

Sobre a 12 toques, é um grande passo exatamente para o que você menciona. Uma Regra pode auxiliar a outra, perfeitamente e ambas, podem caminhar juntas em perfeita harmonia.

Que assim seja!

Saudações alvirrubras e Chelseanas!