Minha lista de blogs

domingo, março 27, 2022

A COPA IABADABADU É DO VILA BELMIRO

 


Minha gente!

O último sábado do mês de março foi deveras sensacional, com casa cheia e 15 bravos competidores em ação, nas mesas da REGRA BPERNAMBUCANA, a Rainha das Regras, disputando o título da 2ª etapa do ano, a COPA IABADABADU, quando foi ofertado pela APFM, o TROFÉU ABIUD FERREIRA GOMES.

Como era de se esperar, as surpresas sempre aparecem no desenrolar dos fatos, apesar do seu desfecho ter caído nas mãos de um velho conhecido da Bola de Borracha: O VILA BELMIRO, de Albertinho, foi, com larga sobra na final, o grande campeão do Torneio deste sábado, 26 de março!

Ele, que havia chegado à Final do torneio anterior, perdendo para o Flamengo, de Fernando Enéas, dessa vez, repetiu o feito de ser finalista, espantando o azar com pleno domínio das ações de jogo, derrotando o CORÍNTHIANS, de Adriano BARRAS, na grande decisão

E vamos partir logo para a História da competição, conhecendo os 15 lutadores e os placares de cada jogo ocorrido na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado chuvoso na capital pernambucana.

14 botonistas mais o fotógrafo, Hugo Alexandre. Eis os que disputaram o 
TROFÉU ABIUD FERREIRA GOMES


Dentre os 15 participantes, estiveram o SANTOS, de Adilson Ribeiro, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, CORITIBA, de Cláudio Sandes, FLAMENGO, de Fernando Enéas, SAN LORENZO, de Hélvio Ney, CRUZEIRO, de Marcos Cardoso “Securinha”, ÍBIS, de Daniel Piru, SÃO PAULO, de Max Monteiro, MILAN, de Diogo Ayala, CHELSEA, de Hugo Alexandre, CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira, AJAX FOGO, de Dinoraldo Gonçalves, UNIÃO NAUDRICANA, de Eliakim Ramos, VILA BELMIRO, de Carlos Alberto e o HÉRCULES, de José Hércules Leite.

Botafogo encarando o Santos (dir,) num jogo vencido pelo Peixe

O sorteio dos confrontos iniciou-se pontualmente as 09:30hs da manhã, assim que encerraram-se as inscrições da competição. Sempre seguindo as ordens enumeradas das arenas, os primeiros duelos foram caindo na sequência dos campos onde tivemos, na ARENA 1, o clássico de abertura entre BOTAFOGO, de Marcos Silva e SANTOS, de Adílson Ribeiro.

Num jogo sabidamente truncado e de muita marcação pelo lado Santista, o placar sempre é apertado. Apesar dos esforços botafoguense, o Peixe conseguiu um 2x1 com autonomia, explorando ao máximo os 12 toques permitidos na regra, sem se preocupar em atacar, quando o marcador já estava ao seu favor. Foi uma despedida precoce do Fogão, que sabemos que deverá figurar entre os campeões do ano!

Milan abrindo caminho para despachar o São Paulo, numa briga de avô e neto


No segundo jogo do dia, quis o destino colocar frente a frente, avô e neto, num duelo entre SÃO PAULO, de Max Monteiro e MILAN, de Diogo Ayala. Demonstrando força e sobretudo, uma pontaria fora por demais acertada, o MILAN do garoto Diogo não respeitou o vovô Max, e sapecou 2x0 com direito a dobradinha do camisa 10, MARRECO. Esse garoto já fez história nessa competição!

União Naudricana encarando o Chelsea pelas 8ªs de final do torneio


Enquanto isso, CHELSEA, deste escritor e UNIÃO NAUDRICANA, do mais novo frequentador da Bola de Borracha, Eliakim Ramos, se enfrentaram na ARENA 4 num jogo bastante movimentado. Os Blues abriram o placar ainda no primeiro tempo, mas sofreu ataques perigosíssimos e por pouco não teve suas redes balançadas no início de jogo. Apesar da boa movimentação o estreante UNIÃO NAUDRICANA, o Chelsea conseguiu, no segundo tempo, assegurar o 2º gol e sacramentar a vitória. Parabéns ao bom futebol apresentado pelo Naudricana. Grandes feitos se avista no horizonte!

Início da campanha vitoriosa do Vila Balmiro (jogando) contra o Ajax Fogo


A estreia do campeão VILA BELMIRO, de Albertinho, se deu diante do AJAX FOGO, de Dinoraldo Gonçalves e, um fato curioso sobre o VILA BELMIRO, como veremos no desenrolar dos resultados, é que TODOS OS SEUS JOGOS, com exceção da final, foram decididos nas penalidades máximas, por haver empatado no tempo regulamentar. E justamente na estreia, não saiu do 0x0 contra o Ajax Fogo, nas cobranças alternadas,  a Baleia Azul acabou faturando 2x0 e avançou às 4ªs de Final.

Apenas na 2ª etapa, o Cruzeiro (dir.) chegou ao empate frente o San Lorenzo

CRUZEIRO, de Marcos Securinha encarou uma enorme pedreira na estreia: o SAN LORENZO, do agora macaco velho, Hélvio Ney. Os argentinos, sempre na maciota, foram envolvendo os estrelados, se chegando com cara de leso no gol cruzeirense e no mínimo discuido.... “EITA, MARQUINHOS, QUE GOLAAAAÇO!” Lá estava 1x0 para o San Lorenzo. “Tudo normal”, gritou Marcos Securinha! Mas a peleja seguiu e no segundo tempo, o Cruzeiro chegou, com sacrifício, ao empate de 1x1, que levou para as penalidades, a decisão do confronto. Nelas, deu CRUZEIRO, por 1x0, avançando de fase.

Os primeiros movimentos da vitória do Flamengo diante do Coritiba


CORITIBA, de Cláudio Sandes encarou o FLAMENGO, de Fernando Enéas, na arena 4. O Urubu, cheio de moral pelo último título, veio decidido a vencer o Coxa sem dificuldades, mas não foi bem assim o que se desenvolveu em campo. Deu MENGÃO sim, mas o Coxa imprimiu um ótimo ritmo de passes e boas jogadas, e só não saiu de campo vencedor graças à sua pontaria, falha em marcar. Como quem não faz, leva, o Urubu aproveitou-se de um brecha para fazer 1x0 e avançar às quartas.

Senhor das ações, eis o Corinthians (jogando) armando o bote contra o Hércules

HÉRCULES, de José Hércules e CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira, fecharam a fase inicial do mata- mata na arena 1, num confronto bonito de se ver. Ataques alternados, chutes “ramprados”, bola que quase entra... teve de tudo, inclusive uma boa vitória Corinthiana por 2x1, despachando o Hércules mais cedo da competição. O Timão, que fora 3º colocado no torneio abertura, abria caminho, com essa vitória, para chegar à Final que tornou-se histórica diante do VILA BELMIRO.

QUARTAS DE FINAL

E o ÍBIS, de Daniel “Piru”, o que aconteceu que não apareceu na 1ª fase? Simples... ele foi o 15º time a ficar no pote do sorteio e, conforme regulamento acordado, este time que ficasse no pote iria direto para as 4ª de final, enfrentando o vencedor entre HÉRCULES e CORÍNTHIANS.

O Íbis tentou, mas não foi páreo para o Corinthians, que avançou às semifinais 


E foi justamente o TIMÃO que o pássaro negro enfrentou nas 4as de final, fazendo jus ao nome de seu mascote, o “Derrotinha”. Sem tomar conhecimento em campo, o Corinthians não encontrou dificuldades para fazer 2x0 no Íbis e avançar às semifinais. O destaque do jogo fica por conta da alegria e demonstrada felicidade por estar conosco, apresentada pelo Daniel. Esse, se não fecharmos as portas as 17hs, ele fica até meia noite, jogando botão, sem pausa para comer. Grande Daniel, é uma alegria tê-lo conosco!

Chelsea não converte pênalti e Milan avança de fase no Torneio.

O Segundo confronto das semifinais foi entre MILAN, de Diogo Ayala e CHELSEA, de Hugo Alexandre. E quem pensa que os blues passaria fácil, enganou-se redondamente. NO primeiro minuto de jogo, o Milan acertou um chutaço de meio de campo, numa pontaria perfeita. O Chelsea, logo na saída de jogo, chegou ao empate num chute de corte pela esquerda, mas, não demorou muito para os milaneses chegar ao 2º gol numa bola esticada com mais de 3 palmos de distância. O Chelsea ainda encontrou fôlego para empatar o tempo regulamentar em 2x2, levando para as penalidades máximas, que foram vencidas pelo MILAN, por 1x0. Lá se vai o garoto Diogo galgando altas posições e avançando às semifinais

Vila Belmiro apresenta BOCA DE CACHORRO
salvador nas penalidades contra o Santos


VILA BELMIRO, de Albertinho e SANTOS, de Adilson Ribeiro fizeram o grande clássico destas 4ªs de final. Como dissemos sobre a campanha do Vila Belmiro rumo à Final, seu segundo jogo foi carimbado pelo seu segundo empate no tempo regulamentar. O placar de 1x1 mostrou bem o equilíbrio em campo, com chances claras de gol desperdiçadas por ambos os lados. Levando sua segunda partida para as penalidades, O Vila se sentiu em casa nas cobranças alternadas, vencendo o Peixe por 2x1, avançando às semifinais.

Cruzeiro encarando o Flamengo, só avança graças às penalidades máximas

Faltava ainda o último jogo dessa fase, entre CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e FLAMENGO, do atual campeão Fernando Enéas. Em campo, com plena igualdade nas forças, o resultado de 0x0 estampava, de certo modo, a falta de prumo nas palhetas, porque chance, ambos tiveram de sobra. Nas penalidades, prevaleceu a o brilho das estrelas cruzeirense, que despachou o Flamengo, impedindo que alcançasse o bicampeonato em 2022. 1x0 nos pênaltis e vaga nas semifinais.

SEMI FINAIS


Com um segundo tempo perfeito, Corinthians bate o Milan, do jovem Diogo

CORÍNTHIANS, de Adriano Barras, pegou pela frente o cheio de gana MILAN, de Diogo, cheio de vontade de alcançar sua primeira final na Regra Pernambuccana. E com toda fome de vencer, os italianos abriram o marcador ainda no primeiro tempo de jogo, fazendo ecoar na sala, o grito de gol. Seria realmente o conquista de um sonho para o Milan? Na segunda etapa, porém, a experiência Corinthiana falou mais alto em campo, e envolvendo o time italiano, abriu caminho para uma grande virada, fechando a conquista por 2x1. Era o primeiro classificado às finais da competição.

Correria do Cruzeiro diante do calmo Vila... Mais uma disputa nos pênaltis
para a Baleia Azul

VILA BELMIRO, de Albertinho e CRUZEIRO, de Marcos Silva, lá estavam, em pé de guerra, se enfrentando por uma vaga na finalíssima. Jogo duríssimo, minha gente! Vendo as jogadas, via-se equilíbrio, tanto em erros quanto em acertos. A Baleia Azul abriu o marcador na 1ª etapa, mas os estrelados chegaram ao empate no tempo final, levando a disputa para os pênaltis, pela terceira vez para o Vila Belmiro, que pela terceira vez, sagrou-se vencedor. Foram 2 tentos a 1 que garantiram o Vila na decisão.

Disputa de 3º lugar

Milan tenta reação, diminui o placar, mas Cruzeiro conquista a 3ª colocação


Os eliminados nas semifinais fizeram o confronto que valia a medalha de 3º lugar, medalha esta que foi duramente disputada entre CRUZEIRO e MILAN. Já com a excelente marca de ter chegado às semifinais, ao MILAN restava a esperança de levar pra casa tal premiação, mas o CRUZEIRO não permitiu tal façanha. Fez 2x0 ainda na primeira etapa, e mesmo com uma aparente reação milanesa diminuindo o placar para 2x1, ao soar do cronômetro, o CRUZEIRO pode comemorar seu prêmio de consolação.

DECISÃO DO TROFÉU ABIUD FERREIRA GOMES

Vila Belmiro iniciando sua conquista monumental na decisão do título


CORÍNTHIANS e VILA BELMIRO chegaram à FINAL do torneio apresentando campanhas bem diferentes. O Timão vencera todos os seus jogos no tempo regulamentar, sem necessidade de penalidades máximas, enquanto que o VILA BELMIRO chegara no sufoco, sempre convertendo pênaltis sofríveis. Será que o Corinthians tinha uma certa superioridade dado o seu histórico?

Sem objetividade, Corinthians tenta, em vão, não ser goleado pelo Vila Belmiro

Não, meus amigos! As estatísticas foram destruídas quando a bola rolou. Cadê o Corinthians em campo? Lá estava ele, em dois lances seguidos no meio de campo, cometendo duas faltas bobas, que geraram os 2 primeiros gols do Vila Belmiro. O cronômetro ainda nem tocara em 4 minutos de jogo, e já estava 2x0 para a Baleia Azul. Ainda no primeiro tempo, abrindo caminho com jogadas primorosas, a ampliação do placar foi dada para 3x0.

Veio o segundo tempo. O Timão, tentando colocar a casa em ordem, em vão buscava concatenar jogadas, que eram logo interceptadas pela defesa baleiense, que imprimia contra golpe mortal. Nesse ritmo, lá se ia o VILA MELMIRO ampliando o marcador para 5X0 frente a um frágil Corinthians.

Com bastante emoção pelo Troféu Abiud Ferreira Gomes,
Hugo Alexandre entrega o prêmio ao Campeão


E assim, terminou a peleja decisiva: VILA BELMIRO, que finalmente vencia um jogo no tempo regulamentar, sacramentava o título da COPA IABADABADU de forma glamorosa, estupenda, com uma goleada incomum para uma decisão de campeonato.

SENSACIOANL, meus amigos!

Uma COPA realizada numa grande homenagem feita ao nosso Abiud Ferreira Gomes, num tom de festa como ele próprio fazia questão de celebrar com os amigos das mesas de Botão!

Uma festa grandiosamente conquistada pelo VILA BELMIRO, que além de levar o TROFÉU ABIUD FERREIRA GOMES, carimbou seu passaporte direto para a LIGA DOS CAMPEÕES 2022, ao final do ano.

Depois dessa excepcional disputa, os olhos agora se voltam para o dia 30 de abril, quando celebraremos a 3ª etapa oficial do calendário de 2022 da Regra Pernambucana, patrocinada pela APFM. Nossa próxima matéria trará detalhes de como será este grande evento do mês de Abril. Apenas adiantamos que será no mais alto estilo, apenas COM BOTÕES DE CHIFRE!

Parabéns ao VILA BELMIRO, de Albertinho, que escreve mais uma vez o seu nome no topo dos vencedores!

VIVA O BOTÃO!

Galeria de fotos e bons momentos da
COPA IABADABADU

"Meio chapado", Fernando Enéas abserva as palavras finais da competição


"Carranquinha" é merecidamente destacado pela excelente
performance na competição


Diogo faz a entrega do Troféu de vice campeão ao CORÍNTHIANS, de Adriano


Dinoraldo entrega a medalha de 3º Lugar ao CRUZEIRO, de Marcos Cardoso


O pódio dos vencedores da COPA IABADABADU


"Viver a vida intensamente, sem ódio e sem medo!"
Frase célebre de nosso ABIUD FERREIRA GOMES

A ele, nossa mais profunda e saudosa homenagem
"VIVA O BOTÃO!"








5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria Hugo!
Foi muito emocionante e prazeroso as disputas, o Corinthians respeitou a todos que enfrentou e soube reconhecer reconhecer a superioridade do vila na final, campeão sem contestação. Obrigado Hugo pela organização, e tenho certeza que Abiud, está rindo a toa , onde ele estiver com o andamento da nossa modalidade, que recebe novos praticamente. Iabadabaduuuu!

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Parabens, meu amigo! Duas competições chegando entre os 3 primeiros. A performance está excelente. Certamente, em breve, estaremos contando a historia do Corinthians CAMPEÃO de alguma etapa do ano.

Tudo pelo Botão, como Abiud tanto queria!

Viva o Botão!

Flávio Afa disse...

Belo torneio. Parabéns aos que se fizeram presentes. Abiud merece isso e muito mais. Viva o botão!

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Parabéns pelo sucesso de m ais essa etapa, por esses valentes guerreiros da bolinha de borracha. Analisando friamente, uma goleada é algo inédito na Regra Pernambucana, Parabéns ao Albertinho, brilhante campeão que soube vencer e ao Adriano pelo vice campeonato. Meu amigo Marcos ficou com a medalha de terceiro e merece também parabéns, mas a minha alegria maior é ver o menino Diogo Ayala (Milan)m derrotando lendas desse esporte. Sempre falei ao Abiud que deveria promover a regra pernambucana com a garotada, pois eles serão o futuro de nosso esporte. Dou a minha sugestão (sou metido mesmo) de que se confeccione uma medalha de 4º lugar e seja entregue ao Diogo.
Já temos duas feras aguardando o final da temporada para poder escrever seu nome em letras garrafais na história linda da Regra Pernambucana.
Parabéns Hugo pela matéria, pela organização e por ter herdado a sina de quem organiza, dificilmente é ganhador de torneios e campeonatos, apesar de ser sempre um vencedor.
Um abraço e vamos esperar dia 30 de abril para ver quem será a terceira figurinha carimbada. Duas já temos: Fernando e Albertinho.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigão Sambaquy!

Nada como ouvir a voz e conselhos de quem entende. A ideia da medalha de 4o lugar é excepcional. Vamos sim, fazer isso! O garoto merece, e muito!

Sobre o peso de não ganhar torneio, realmente, e em especial neste Troféu Abiud F. Gomes, minha atenção estava voltada para que nada, absolutamente nada escapasse, pois era o torneio de Abiud, algo pra mim ainda mais especial.

Com o foco nos bastidores e propulsão da competição, a gente perde o pé da competicao. Ainda assim, ficamos com a 5a colocacao.

Vamos ver se no Chifronesio, a coisa melhora!

Agora, são 30 dias de pura magia chifronesia, pois nesse periodo, eles irão dar o tom na sala Brasilia!

Grande abraço pernambucano!