Minha lista de blogs

domingo, março 20, 2022

COPA IABADABADU NA PONTA DA AGULHA



Meus amigos da pelota de borracha!

O mês de março caminha para o seu desfecho e mesmo depois de ter vivenciado uma excepcional abertura da temporada 2022 logo no primeiro sábado do mês, com o Troféu 20 anos da APFM, aquele que será o último final de semana de março promete emoções ainda maiores, com o Troféu Abiud Ferreira Gomes!

E quem acompanha o dia a dia da Associação sabe que em vésperas de grandes torneios, os campos ficam muito concorridos, com gente a palhetar e exercitar seus toques de bola buscando o melhor aprimoramento da posse e toque de bola. E mesmo que JOGAR SEJA FÁCIL, todo mundo coloca a mão na forma, porque o DIFÍCIL É FAZER GOL!

Max Monteiro, antes do galo cantar, já descobrindo os campos da APFM


Neste sábado, dia 19 de março de 2022, a movimentação na Sala Brasília começou cedo, ainda antes dos ponteiros do relógio indicarem 07:30 hs da manhã. Num belo dia de sol e calor exaustivo, os associados e amigos da APFM lá estavam a se ajuntar para viver o que há de melhor nessa vida: TREINAR E JOGAR BOTÃO!

"Novos" e "velhos" conhecidos da Regra, numa mescla benfazeja para a APFM


Espalhados nas mesas, lá estava uma visível mescla de botonistas, entre veteranos e novos adeptos da Rainha das Regras, trocando experiências e aprendendo uns com os outros, os difíceis caminhos da Bola de Borracha.

Uma das ações que constatamos muito nestes encontros de gerações, são os conselhos de José Hercules Leite, por exemplo, que sempre se mostra solícito e não mede esforços para orientar no BE-A-BÁ da cartilha da Regra Pernambucana.

José Hercules Leite, na arte de ensinar os caminhos da bola de borracha


Prova disso está sendo confirmada com o nosso Eliakim Ramos, botonista da Regra Leva-Leva e que já há alguns sábados, vem se apresentando nos campos da Bola de Borracha, aperfeiçoando seus toques e passes de bola. Lá está Hércules, indicando os macetes da modalidade.


Corínthians e Flamengo afiando as garras para a 2ª etapa do ano

Já em outros campos, é aquela velha briga de cachorro grande, velhos conhecidos e matreiros botonistas, que com suas artimanhas, tentam envolver uns aos outros, utilizando-se de tudo que a regra possibilita fazer em campo. E é justamente estas peculiaridades da regra que pesa no momento decisivo, num jogo valendo 3 pontos ou uma vaga direta à fase seguinte.

Olhando para o dia 26, com a COPA IABADABADU batendo à porta, projetando esse quadro mesclado de veteranos e jogadores “mirins”, dá pra dizer que a fatura é certa para algum “tubarão” da regra? Quem sou eu para cravar um palpite, diante de um sabido histórico de zebras que a própria MARRETA relata em tantos anos!

Aproveito aqui para destacar o que ainda não havíamos mencionado desde o desfecho do TORNEIO ABERTURA 2022: O RANKING DE ENTRADA, que mostra que essa mescla de níveis de conhecimento da regra está demonstrado também nos números e classificações finais dos atuais torneios da APFM

Conforme já divulgado, o grande FIM do ano de 2022 culminará com a LIGA DOS CAMPEÕES, que reunirá os vencedores de cada torneio do cronograma anual. E cada torneio, por sua vez, computará pontos de acordo com a classificação em cada etapa, de 1º ao 5º colocado, gerando pontos acumulativos para os que mantiverem regularidade em seus resultados.

Vejamos como está o Ranking de Entrada 2022


Com o título conquistado pelo FLAMENGO, de Fernando Enéas, eis que o Urubu da Rua do Hospício aparece no topo do Ranking e, claro, detentor da primeira vaga à Liga dos Campeões, torneio este que definirá o GRANDE CAMPEÃO do ano de 2022.

E corroborando com o que comentávamos sobre a mescla entre velhos e novos nomes nas primeiras posições, eis o destaque para o SAN LORENZO, de Hélvio Ney, que a exemplo de 2021, quando conquistou o 3º lugar no Campeonato Oficial, repete uma ótima performance neste início de temporada, já pontuando no Ranking 2022.

E a COPA IABADABADU, o que esperar dela?

Diante dos quadros que estamos presenciando na APFM nos últimos sábados, e ainda espelhando-se na abertura do ano, esperamos um bom número de competidores, tendo essa mescla como tônica dos confrontos do mata-mata.

Marcos Cardoso e seu CRUZEIRO tentará a reabilitação na COPA IABADABADU


Assim como já antecipado, todas as competições do ano serão neste formato de “perdeu-saiu”, iniciando o sorteio dos confrontos imediatamente ao fim das INSCRIÇÕES, que começarão às 09hs da manhã, do dia 26 de março.

Como de praxe, a taxa de R$ 10,00 será cobrada, para custear a premiação do próprio torneio. Na medida em que houver a confirmação de participação de cada sócio e convidado, os nomes serão depositados no pote de definição das partidas.

Seguindo a ordem das Arenas da APFM (Arena 01, 02, 04, 05 e 06), cada sorteio de confronto ocupará a devida arena nesta Ordem. Apenas a Arena 03 estará de fora do uso oficial nas partidas, por não oferecer condições para que a bola role de forma plena.

Corinthians registrando a boa movimentação nos campos da Regra PE


Deveremos iniciar as partidas no sistema de mata-mata à partir das 10:15hs, levando o torneio até à grande FINAL, com os dois invictos sobreviventes da peleja.

O TROFÉU ABIUD FERREIRA GOMES será ofertado ao final do Torneio, premiando Campeão e Vice com o devido troféu que homenageia o nosso saudoso Líder e Diretor de Esportes da APFM, que neste mês de março completaria 82 anos de vida, isto se, neste mesmo mês há 2 anos atrás, não tivesse nos deixado para palhetar na morada eterna. O 3º colocado também receberá uma medalha alusiva à homenagem prestada.

E antes de partirmos para a peleja, façam aqui suas apostas. Quem chegará na decisão? Velhos conhecidos ou novos desconhecidos da Regra Pernambucana? A única coisa que podemos afirmar é que a casa estará cheia e as mesas apinhadas de gente a batalhar pelo título da 2ª grande etapa do ano.

Além do título, é uma vaga para a Liga do Campeões que está em jogo, nessa grande escalada para o topo de melhor do ano de 2022 na Bola de Borracha.

Chelsea, deste blogueiro, pronto para o TROFÉU ABIUD FERREIRA GOMES


Agora, temos uma semana pela frente para preparar, limpar e se ainda quiser, colocar escudos novos no time que vai entrar em campo. Pode ser de Chifre de boi, de resina, de poliéster, de acrílico, perolado... Pode ser de qualquer clássica matéria conhecida na Rainha das Regras, contanto que esteja devidamente vestido e cadastrado na Associação.

O CHELSEA, deste que relata os fatos, já está definido. Maaaas, e o seu time? Está pronto para entrar em campo?

Aguardemos as próximas histórias de A MARRETA, trazendo o “novo” ou o “velho” campeão da COPA IABADABADU!

Viva o Botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Bom dia meu amigo da bolinha de borracha. Hoje passando por aqui para desejar um ótimo IABADABADU para todos. Que vença o melhor, o de mais sorte, o que estive no dia inspirado, pois não é fácil fazer gol nessa regra.
Um abraço e bom torneio a todos.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Obrigado, meu amigo Sambaquy!

O torneio promete muitas emoções. Esse troféu é especialissimo para a galerua de qualquer botonista da APFM.

E realmente, como voce diz: não é facil fazer gol nessa regra! É apelar para um dia inspirado para levar a taça!

Forte abraço!