Minha lista de blogs

domingo, março 06, 2022

O TROFÉU 20 ANOS DA APFM É DO MENGÃO

 

Os cobiçados troféus, tendo ao centro, o arqueiro campeão do torneio

Minha gente!

Está oficialmente aberta a temporada 2022 na Regra Pernambucana, a Rainha das Regras, no calendário oficial da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. E está aberta trazendo desde já o primeiro CAMPEÃO do ano!

Sim, o FLAMENGO, de Fernando Enéas foi de fato e de direito, com todos os merecimentos, CAMPEÃO do torneio comemorativo e alusivo aos 20 anos da APFM, vencendo na final da competição, nada menos que o VILA BELMIRO, de Albertinho.

Destacando o ambiente de preparação 
que antecede a entrada oficial em campo


E além de uma final pegada, brigada e emocionante entre duas figuras conhecidas da Bola de Borracha, cabe destacar o maravilhoso ambiente que se formou na Sala Brasília, por ocasião do registro destes históricos 20 anos de APFM. E como não poderia ser melhor, vimos uma mescla entre veteranos botonistas da regra e novos aderentes e apaixonados botonistas de uma nova safra, que tem tudo pra vingar na prática da Regra Pernambucana.

Observando os primeiros toques de bola, eis nosso mais novo
integrante da Regra Pernambucana, Eliakim Ramos

É o caso de JÚLIO “BARATO GAMES”, que entrou em campo com o BORÚSSIA DORTMUND, e o ELIAKIM RAMOS, que estreou na Regra Pernambucana jogando com o ATLÉTICO GOIANIENSE, empatando no tempo regulamentar com o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira em 1x1. Ambos, Julio e Eliakim, são praticantes da Regra LEVA-LEVA e  outras modalidades. Desde já, sejam bem vindos ao templo da bola de borracha.

Ao todo, tivemos 15 participantes no TORNEIO ABERTURA e, a seguir, na resenha jogo a jogo, vamos conhecer todos os times que abrilhantaram a festa de 20 anos da APFM.


O INÍCIO DE TUDO

 O sorteio do tão esperado mata-mata ocorreu por volta das 10hs da manhã e logo estavam em campo, nas 4 principais arenas da APFM, os primeiros confrontos do dia

Como um mero expectador, o CRUZEIRO viu sua 
vaga cair por terra diante do SAN LORENZO


CRUZEIRO, de Marcos Cardoso encarou a revelação de 2021, o SAN LORENZO, de Hélvio Ney (ANIVERSARIANTE DO DIA), que justificou em campo, o título recebido no ano anterior. Com bola rolando, os estrelados até que jogaram muito bem, mas como diz o ditado: “JOGAR É FÁCIL, DIFÍCIL É FAZER GOL”. Como as bolas arrematadas pelo Cruzeiro não entravam, o SAN LORENZO tratou de mostrar o caminho do gol, eliminando a Raposa por 2x0. Grande vitóra do sempre perigoso Hélvio. E parabéns pelo seu aniversário, amigo!

Irreverente FLAMENGO em sua primeira disputa, aquela que abriu
alas para a jornada do título

Ao mesmo tempo, o FLAMENGO, de Fernando Enéas estreava rumo ao título encarando o ÍBIS, de Daniel Piru, num jogo relativamente tranquilo para o Mengão do hospício. Mesmo diante dos ataques sorrateiros do Íbis, o Flamengo foi senhor das ações e carimbou 2x0 naquele que traz o orgulho de ser O PIOR TIME DO MUNDO!

Em jogo fraco, recheado de erros, CHELSEA supera HÉRCULES nas penalidades

Enquanto isso, na Arena 04, CHELSEA, de Hugo Alexandre e HÉRCULES, de José Hércules, davam continuidade ao mata-mata num jogo com muitos erros, falta de pontaria e deficiência no ataque. O resultado disso tudo foi um empate em 0x0 no tempo regulamentar, o que levou a peleja para as penalidades máximas. Nela, os Blues levaram a melhor, tirando o Hércules da competição por 2 tentos a 1.

Com um ataque mortal, AJAX FOGO despacha o SÃO PAULO na Arena 05


Enquanto isso, o AJAX FOGO, de Dinoraldo Gonçalves, numa aparição muito esperada na APFM, dada a sua longa ausência nos sábados de amistosos, encarou a fera do SAMU, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, na Arena 05. Apesar do equilíbrio em campo, com ataques alternados de ambos os lados, o belíssimo time de chifre comandando por Dinoraldo levou a melhor, mandando ver um 3x1 lindíssimo sobre o tricolor do Rio Doce. Era o AJAX FOGO avançando de fase.

BOTAFOGO buscando uma saída para empatar, em vão, 
a peleja contra o CORÍNTHIANS


Nosso querido e estimado BOTAFOGO, de Marcos Silva, nos deu a honra de vê-lo em campo, estreando contra o CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira. Jogo truncado, difícil e exaustivo, que deixou nosso Marcos Silva cansado às margens do campo. A vitória apertadíssima do Timão por 1x0 mostra o quanto foi duro o jogo entre ambos na Arena 1. O Botafogo partiu cedo da competição, mas promete retorno nas próximas etapas em busca da vaga na LIGA DOS CAMPEÕES, ao final do ano.

SAMPDORIA, de Celso, tentando armar o bote
contra o VILA BEMIRO, de Albertinho

Outro velho conhecido da Regra Pernambucana nos deu a alegria de estar conosco neste sábado: SAMPDORIA, palhetada por CELSO BARTOLOMEU. Apesar de sua corrida vida profissional, tirou um tempinho para nos visitar e participar da competição. Seu adversário foi o VILA BELMIRO, de Beto “Sacolinha”. Em jogo, o placar de 1x0 acabou eliminando cedo a Sampdoria, abrindo o caminho da jornada do Baleia Azul rumo à final. Para as próximas etapas, contamos com a presença do time italiano nas relações dos torneios.

Júlio "Barato games" se defendendo da artilharia pesada 
aberta pelo SANTOS, de Adilson Ribeiro


O SANTOS, de Adilson Ribeiro estreou diante do BORUSSIA DORTMUND, do nosso novo participante, Julio. Apesar do entusiasmo e da grande paixão pelo mundo do botão, dentro das 4 linhas, prevaleceu a experiência e as manhas conhecidas da Regra, pelo lado santista. Mesmo com 3x0 no marcador, Julio saiu de campo satisfeitíssimo pela oportunidade de jogo, e já acena que em 26 de março, em nosso próximo compromisso, teremos sua presença confirmada na disputa.

HORA DAS QUARTAS DE FINAL


CORINGÃO quase se complica diante do estreante Eliakim Ramos, com
o seu ATLÉTICO GOIANIENSE


O ATLÉTICO GOIANIENSE, palhetado pelo estreante Eliakim Ramos, por ser o 15º time e proporcionando uma formação ímpar de times, foi agraciado com uma vaga direta nas 4ªs de final, pegando pela frente o CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira. Como citamos no início de nossa matéria, ele conseguiu arrancar um empate no tempo regulamentar de jogo, de forma surpreendente frente o Timão. Nas penalidades, prevaleceu a experiência nos arremates da Bola de Borracha, pelo lado Corinthiano, que avançou às semifinais por 2x0. Eliakim é mais um que já indica presença garantida na próxima jornada oficial, em 26 de março.

Empate técnico entre FLAMENGO e CHELSEA e vitória nas penalidades
conquistada pelo Urubu do Hospício


O FLAMENGO, de Fernando Enéas voltou a campo diante do CHELSEA, de Hugo Oliveira, fazendo um jogo parelho de início ao fim. Tanto que o placar só foi inaugurado na metade do 2º tempo, através de ZANETTI, dos Blues. O Mengão, na saída de bola, decretou o empate em 1x1 que deu números finais à peleja. Nas penalidades, o Urubu voou alto, despachando o Chelsea por 2x0. Mais um na semifinal.

Igualdade no placar também leva para os pênaltis, a disputa entre
AJAX FOGO e SAN LORENZO

O AJAX FOGO, palhetado por Dinoraldo chegou às quartas enfrentando o SAN LORENZO, temido, do feliz Hélvio Ney. Muitos acreditavam numa vitória argentina, dada a performance da revelação da Regra Pernambucana, mas foi o Ajax quem balançou as redes, ainda no primeiro tempo. Na virada de campo, veio a reação do San Lorenzo, que empatou a partida em 1x1., levando para as penalidades a decisão da vaga contra o FLAMENGO. Aí, o AJAX FOGO foi mais preciso, e garantiu a vaga às semifinais por 2x1 nos tiros da marca penal.

SANTOS atacando e VILA BELMIRO assistindo. Mas um único
chute bastou ao Vila, a vitória


Fechando a fase atual, VILA BELMIRO, de Albertinho e SANTOS, de Adilson Ribeiro, fizeram o clássico dos peixes na Arena 05. Em campo, via-se uma superioridade santista frente a um Vila Belmiro apagado, sem criatividade e sem chute a gol. Se não fosse uma falta infantil cometida pelo Santos no meio de campo, a Baleia Azul jamais teria chutado à gol, pois nessa falta, surgiu o único gol da partida, classificando o VILA BELMIRO à semifinal do torneio.

OS QUATRO ÚLTIMOS SOBREVIVENTES


A fadiga do AJAX FOGO abriu brecha para os 2x0 do FLAMENGO,
que chegou à FINAL do torneio

Chegou as semifinais e em seu primeiro duelo, na Arena 01, lá estava o FLAMENGO, de Fernando Enéas, diante do AJAX FOGO, de Dinoraldo. Este, já apresentando cansaço físico, foi com toda bravura enfrentar o Urubu do Hospício, mas o peso da fadiga holandesa favoreceu as articulações e criações de jogadas flamenguistas, que abriu caminho para finalizar o marcador em 2x0. Estava garantida a primeira vaga da final, pelo FLAMENGO.

CORÍNTHIANS tenta, mas não se acha em campo.
Resultado: 2x0 para o VILA BELMIRO


No outro lado da história, o CORÍNTHIANS, de Adriano, chegava com ânimo de vitória diante do VILA BELMIRO, que também se mostrava cansado, assim como o Ajax no outro jogo. Mas aqui, o enredo da partida foi outro. Mesmo cansado, a Baleia Azul mostrou-se senhora das ações, isto porque o Timão se apagou por completo depois que a bola rolou. Sem se encontrar na partida, os Corinthianos foram presas fáceis da Baleia Azul, que chegou fácil ao placar de 2x0, números que o credenciaram para disputar o TROFEU 20 ANOS DA APFM contra o FLAMENGO

FINALMENTE, A FINAL DO TORNEIO


Em disputa pelo 3º lugar, eis CORÍNTHIANS e AJAX FOGO em ação

Antes do jogão mais esperado do dia, CORINTHIANS e AJAX FOGO fizeram um espetáculo a parte, na disputa de 3º lugar, jogo este que valeu medalha ao vencedor. Reabilitando-se da derrota sofrida contra o VILA, o Timão reassumiu o controle dos nervos e superou o bravo Ajax Fogo por 2x0, ficando assim com o 3º lugar.

Na peleja final, bastaram os primeiros segundos de jogo para o
FLAMENGO se tornar CAMPEÃO do torneio

Mas faltava ainda o ultimo e derradeiro jogo, envolvendo FLAMENGO e VILA BELMIRO, dois gigantes da Bola de Borracha, que traçariam nestes últimos 30 minutos, o destino da Taça de campeão.

 A bola rolou com a saída de jogo dada pelo Vila Belmiro. "Eita...!" ele errou e perdeu a posse de bola no primeiro toque na pelota! O mengão, presenteado com uma posse de bola inesperada, partiu para articular um ataque que culminou em um “COLOQUE-SE” imperioso, impetuoso e frustrante para o Vila Belmiro. Após a autorização de chute, lá estava a bola balançando as redes da Baleia Azul. 

Estava no placar 1x0 para o Mengão, antes mesmo da torcida se acomodar no estádio. Depois disso, veio o equilíbrio dentro de campo, com jogadas alternadas para ambos os lados, mas, o cansaço realmente já ditava o ritmo da partida. Sem forças, o Vila não esboçou reação, e o Mengão se acomodou com o único gol anotado, que deu números finais à grande FINAL da competição.

Pois é, meus amigos!

Bastaram apenas poucos segundos de jogo para definir o MENGÃO, o grande CAMPEÃO da 1ª etapa oficial do ano na APFM.

Fernando Enéas, técnico do MENGÃO, recebendo o Troféu 20 anos da APFM
das mãos de Adilson Ribeiro

E assim foi esse maravilhoso dia de disputas e pelejas oficiais em nossos quadros. Com o término da 1ª etapa, temos os primeiros números do RANKING DE ENTRADA da APFM, aquele que orientará a formação da LIGA DOS CAMPEÕES ao final do ano, se esta não obtiver vencedores suficientes para preenche-la (em caso de repetições de campeões)

Nosso próximo compromisso será em 26 de março, com a COPA IABADABADU – TROFÉU ABIUD FERREIRA GOMES, que dará ao campeão, a oportunidade de já juntar-se ao Flamengo na Liga decisiva de fim de ano.

Nas próximas edições de A MARRETA, traremos os detalhes desta próxima disputa, assim como o Ranking de Entrada e as perspectivas de disputas ao longo do ano.

Parabéns, ao consolidado nome da Regra Pernambucana, o FLAMENGO, campeão com altivez e moral. E PARABÉNS, sobretudo, a essa maravilhosa Associação de Futebol de Botão, a APFM, que tão generosamente abre suas portas aos sábados, para a prática do maior esporte amador do mundo, nos proporcionando grandes e inesquecíveis momentos nesse fantástico mundo da Bola de Borracha.

Viva o Botão!

P.S. Em tempo, ainda a premiação dos nossos finalistas, na festa de 20 anos da APFM

Albertinho, do VILA BELMIRO, recebendo o troféu das mãos de Helvio Ney, 
aniversariante de hoje e atleta também da APCEF CARUARU

Adriano e seu CORÍNTHIANS, 3º lugar na competição, levando a medalha

 que lhe é de direito, entregue por Daniel "Piru"




2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meus amigos da bolinha de borracha, meus parabéns.
Parabéns ao Fernando Enéas pelo título de campeão, merecido, já que ele vem lutando há muito tempo por isso. Parabéns também ao Albertinho pelo vice campeonato. E parabéns ao terceiro colocado Adriano. Conseguir vencer em um terreno cheio de cobras terríveis tem de ser comemorado e muito bem comemorado. Os meus amigos Marcos Botafogo e Marcos Cruzeiro estão se solidarizando com os dois times do sul- Grêmio e Internacional - e caindo fora de cara dos torneios.
Deve ter sido emocionante esse sábado e vamos esperar dia 26 para saber como ficará a lista de campeões que no final do ano irá disputar o título de campeão pernambucano.
Parabéns amigo Hugo pela organização. De onde estiver o Abiud deve estar comemorando o sucesso. Abração a todos meus amigos pernambucanos.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Amigão Sambaquy!

Foi realmente emocionante, e essa emoção crescia na medida em que o funil ia apertando. Aquela gostosa ansiedade pra ver onde vai dar a atuação de cada um, é algo prazeroso de sentir. E isso tudo, dentro de a ambiente cordial, leve e descontraido, não tem nada que supere!

Proximos dois sabados serão de experimentos e preparos por parte de todos. Já entramos no clima da Copa Iabadabadu.

Mengao mereceu. Sobrou em campo. Foi o dia dele.

Agora, ele vira o time a ser batido, pois se ele repetir o titulo na Copa Iabadabadu, é uma vaga que ele tira de um possivel novo campeão.

Acredito em diversificação, que outros chegarão ao titulo e que teremos poucas repetições de vencedores mensais, haja vista o quilate dos demais competidores!

Enfim, brilhou o jogo de Botão e só faltou o Colorado Sambaquy aqui, conosco!

Viva o Botão, meu grande amigo!