Minha lista de blogs

segunda-feira, fevereiro 28, 2022

TUDO PRONTO PARA A ABERTURA OFICIAL 2022

 


Meus amigos, depois de passados longos dois meses sem qualquer atividade oficial na Bola de Borracha, finalmente o ano de 2022 será inaugurado e a REGRA PERNAMBUCANA abrirá alas com a realização do Torneio Abertura, fazendo alusão à comemoração da passagem dos 20 anos da APFM, completados no último dia 22 de fevereiro.

E em vésperas de torneio, o que se vê nos campos da Sala Brasília é aquela busca por ajustes, aquela procura por achar o time ideal para iniciar o ano alcançando o 1º título da temporada, uma vez que, em 2022, cada mês terá um grande torneio, credenciando os campeões a disputarem o título de grande campeão do ano.

CHELSEA de Hugo Alexandre e CRUZEIRO, de Marcos "Securinha"
afiando as palhetas para a abertura da temporada


E antes de detalharmos um pouco mais sobre a temporada que iniciar-se-á no próximo sábado, dia 05, vamos dar uma olhadinha no que rolou na Regra Pernambucana, a RAINHA DAS REGRAS, neste dia 26 de fevereiro, sábado de Zé Pereira, que por conta do COVID, resolveu deixar as ruas do centro do Recife desertas, dando brecha para eu pudéssemos jogar Botão em pleno “Carnaval”.

Desde as 08:00hs já víamos os primeiros movimentos nos campos, sempre com aqueles eternos escurões que chegam cedo para explorar ao máximo, o único dia que temos para palhetar.

Adriano Traves registrando a movimentação deste ultimo sábado 
antes da abertura oficial do ano.


Lá estavam o CRUZEIRO, de Marcos “Securinha”, FLAMENGO, de Fernando Brito, SÃO PAULO, de Max Monteiro, CHELSEA, de Hugo Alexandre, ÍBIS, de Daniel “Piru”, VILA BELMIRO, de Albertinho, CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira, CORITIBA, de Cláudio Sandes, SAN LORENZO, de Hélvio Ney e o BOTAFOGO, de Marcos Silva. Todos, nomes dados por confirmados para a grande abertura no dia 05 de março.

E é sempre assim: Campos concorridos, gente querendo jogar o dia inteiro. Você pode perguntar: “É SEMPRE ASSIM?” Eu diria: A única pausa é para o almoço, e olhe que tem gente que leva o feijão com arroz para a beira do campo, para não perder tempo fora de uma partida... hehehehe!

FLAMENGO marcando gol contra o CRUZEIRO

Para ilustrar um pouco da “jogatina” amistosa, eis alguns apanhados que as câmeras do @chelseadebotao, que em parceria com A MARRETA, capturou durante os animados amistosos de carnaval.

E sobre a temporada 2022? Como será?

Em nossa última postagem, mencionamos e divulgamos o calendário oficial da Regra Pernambucana trazendo as competições, mês a mês e, como fato novo: Teremos 1 torneio de “tiro curto” (Começa e termina no mesmo dia) a cada Mês, não contando dessa vez, com as longas competições de duração de seis meses ou mais.

VILA BELMIRO, de Albertinho e ÍBIS, de Daniel "Piru" fazendo
seus últimos ajustes para o primeiro mata-mata do ano


Essa mudança no formato de disputas da APFM foi pensada e calculada por 2 grandes motivos:

1.   Num mundo ainda de incertezas com restrições e imposições devido à pandemia que ainda paira pelos ares, uma competição de tiro longo, interrompida, pode pôr em terra todo cronograma anual da APFM, quando que realizando apenas 1 torneio curto por mês, o impacto negativo por uma parada inesperada seria facilmente diluído dentro do próprio cronograma anual.

2.  Já não temos fôlego suficiente para encarar 6, 7 ou 8 meses de competição, realizando apenas 1 rodada por sábado, correndo o risco de inúmeros WxOs justamente pela impossibilidade de compromisso semanal de todos os envolvidos. Sabemos que nosso jogo é apenas um Hobbie e prioriza-lo todo sábado sempre será uma impossibilidade prevista, uma vez que todos temos nossos afazeres profissionais e também familiares. Com o cronograma atual, podemos prever e ajustar nossos calendários pessoais para participar desta ou daquela competição.

Assim, configurou-se a atual ideia e vamos, em 2022, pôr em prática e experimenta-la ao longo dos 12 meses.

CRUZEIRO dando o troco no FLAMENGO


E sobre a LIGA DOS CAMPEÕES? Como será o critério?

Ela será a principal competição do ano, onde apontará o grande campeão de 2022. Para credenciar-se a disputa-la, a primeira oportunidade será em cada torneio disputado, a começar pelo torneio do próximo sábado, onde o CAMPEÃO de cada etapa, estará automaticamente classificado para a LIGA DOS CAMPEÕES.

Além disso, cada torneio mensal disputado acumulará pontos para o RANKING DE ENTRADA da APFM. Ao final do ano, se não houver o preenchimento de vagas suficientes para a disputa da Liga dos Campeões, as vagas restantes serão preenchidas pelos times que obtiverem melhor ranqueamento.

Isso poderá ocorrer se tivermos repetições de títulos mensais, ou seja, o mesmo time ganhando várias etapas mensais, tirando assim a vaga de outros times, pelo primeiro quesito de classificação.

Vejamos a pontuação para o Ranking, em cada torneio mensal disputado. 

Ranking de Entrada - PONTUAÇÃO

CAMPEÃO de cada Etapa

50 pontos

Vice – Campeão

30 pontos

Terceiro Lugar

20 pontos

Quarto Lugar

10 pontos

Quinto Lugar

5 pontos


E não pense que a artilharia estará esquecida ou escanteada, NÃO! Para cada torneio mensal serão computados os gols de cada botão, jogo a jogo, torneio a torneio, e evidentemente, o somatório destes gols estarão contando para a artilharia geral, premiando com a BOLA DE OURO, o Botão artilheiro do ano, a ser condecorado ao final do ano.

Portanto, Cada jogo jogado estará computando, de alguma forma, números a favor de quem disputa, mesmo que perca a partida, pois os gols estarão sendo validados também.

Gol do CORÍNTHIANS em amistoso contra o FLAMENGO


Ainda sobre a Liga dos Campeões, nela estarão os vencedores de direito, aqueles que merecidamente obtiveram suas vagas através de títulos mensais e mesmo que não haja preenchimento total das vagas da Liga, o RANKING DE ENTRADA premiará aqueles times mais regulares, que obtiveram boas posições e sempre pontuaram em cada etapa.

Ah, e claro! É sempre bom frisar que vivenciaremos uma experiência nova em nossos quadros de competições e nada impede de, ao longo do ano, adaptarmos algumas práticas, visando sempre o maior brilho das competições.

Futebol de Botão e irreverência convivem juntos na APFM


E uma coisa é certa: Abrimos possibilidades de botonistas de outras regras poderem participar conosco, uma vez que podem se programar para que, naquele sábado especifico, naquele mês definido, possam disputar um torneio na íntegra, um torneio da REGRA PERNAMBUCANA sem atrapalhar seus compromissos nas suas Regras de origem.

E assim, meus amigos, vamos tentando tornar as coisas mais fáceis e melhor praticáveis, fazendo do mundo da Bola de Borracha, um melhor lugar para todos!

“Vivamos o Botão, sem ódio e sem medo”, como já dizia nosso querido Abiud Gomes!

VIVA O BOTÂO!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Hugo Alexandre, eu acredito que diante do quadro atual a fórmula ideal para congregar os botonistas é a adotada por vocês.
Um torneio por mês vai fazer com que muitos que estavam parados, voltem a pegar seus times e participar. Confesso que na atualidade não sou adepto a longos campeonatos, mesmo sabendo que eles sempre tem um toque de glorificação. Mas, estamos vivendo um tempo de incertezas e a solução deva ser a apresentada por vocês, portanto, mãos à obra.
Estarei aqui torcendo pelos meus amigos pernambucanos.

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Meu amigo Sambaquy!

É bem isso. Vivemos outros tempos, que exige mudanças e adaptacoes. Como você falou, os longos campeonatos tem um gosto especial, sao fenomenais, mas por hora, não há espaco para eles. Vamos experimentar novos modelos.

Com o seu aval, sabemos que estamos no caminho certo!

Grande abraço, amigao!