Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 13, 2022

RETROSPECTIVA E PERSPECTIVA NA APFM

 

Disputar, sim... mas a alegria de estarmos juntos é o que rege a APFM

Meus amigos da Bola de Borracha, já estamos navegando mar alto pelo ano de 2022 e muito embora tenhamos dado uma pausa em nossas publicações, a pelota de borracha continua rolando solta nos madeirados da APFM desde o último grande evento de 2021, quando foi realizado o TORNEIO ENCERRAMENTO do ano.

De lá para cá, apenas amistosos, bom convívio, vendas, trocas e negociações tem sido a tônica na Sala Brasília, onde mora a REGRA PERNAMBUCANA.

Mas vamos abrir o ano de resenhas em A MARRETA fazendo uma retrospectiva do que aconteceu em 2021, quando retornamos depois de mais de 1 ano parados, sem movimentação alguma. Em seguida, faremos uma perspectiva do que poderá acontecer em 2022, isso, claro, se as adversidades e impostações nos permitirem seguir o cronograma planejado.

Os primeiros registros do primeiro torneio oficial em 2021

De início, o ano de 2021 começou tenebrosamente isolado de tudo, mantendo todos afastados de um convívio onde, semanalmente, em tempos normais, enchia as 6 arenas da APFM, com seus apaixonados botonistas desfilando beleza através dos botões dessa exuberante regra, enquanto outros tantos associados reuniam-se em torno das mesas de conversas e prosas em sábados que passavam num piscar de olhos.

Sim, era uma tal de pandemia que ditava as regras no início de 2021, aprisionando o desejo de todos por jogar botão.

Os meses foram avançando, as restrições foram afrouxando e pouco a pouco, retornaram alguns associados a se encontrarem, mesmo que em pequeno número. Eram 5 ou 6 todos os sábados, desde o mês de março apenas a praticarem amistosos. Nada de jogos oficiais ou de torneios de tiro curto... ainda! Porém, à medida em que avançavam as semanas, outros botonistas foram se apresentando e a APFM pode começar a planejar, enfim, uma retomada de suas operações oficiais no conturbado ano de 2021.

TORNEIO RETOMADA 2021

Dois recém chegados à APFM, Diogo e João Rophe, se enfrentando


Em 11 de julho de 2021, exatamente ao completar o 1º semestre do ano, a APFM pode patrocinar seu primeiro compromisso oficial, abrindo a temporada de Botão para a alegria dos 10 participantes daquele 1º torneio.

Estiveram presentes, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, FLAMENGO, de Fernando Brito, SÃO PAULO, de Max Monteiro, VILA BELMIRO, de Albertinho, CHELSEA, de Hugo Alexandre, SPORT, de Diogo Ayala, SANTA CRUZ, de João Rophe, JAMAICA, de Bruno Aritana, CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira e o IGLADIATORI, de Belfort Moura.

Por 5x0, CHELSEA sagra-se campeão do 1º torneio do ano

Num torneio no formato de mata-mata, as boas-vindas ao ano finalmente foram dadas nos campos, onde tivemos, numa final envolvendo 3 times, o CHELSEA, de Hugo Alexandre sagrando-se CAMPEÃO, de forma invicta e sem tomar gols. O CRUZEIRO, de Marcos Cardoso ficou com a 2ª colocação e o Santinha, de João Rophe, abocanhou a 3ª colocação da competição.

Registre-se que esta foi a primeira vez que um evento oficial foi realizado nas dependências da APFM, sem a presença do baluarte ilustre da RAINHA DAS REGRAS, o nosso líder e organizador geral, nosso saudoso ABIUD FERREIRA GOMES, que nos deixou ainda quando o SARS-COV2 avançava na Europa e indicava chegar ao Brasil.

O Torneio Retomada 2021 foi o ponta pé inicial depois de 1 ano e meio sem eventos oficiais, quando desde 2020, tudo havia parado e permanecido estagnado desde então.

 

CAMPEONATO OFICIAL 2021

Dia da abertura oficial do Campeonato, e os times ainda se "vestindo" para os jogos

A Realização do 1º evento em 2021 ativou a empolgação e contagiou à todos os associados dos quadros da APFM, incentivando a que, conjuntamente, fosse dado mais um passo em direção à normalidade nos sábados de Botão.

Pensou-se, desde então, mesmo que de forma mais enxuta, na realização do CAMPEONATO OFICIAL do ano, a principal competição dos quadros da Associação e, de forma organizada e colaborativa, todos trabalharam para que, no dia 21 de agosto, fosse iniciada a corrida ao troféu de campeão do ano.

Ausentes do Torneio Abertura, HÉRCULES e ÍBIS se enfrentaram no COMPAONATO OFICIAL 2021

Com um total de 14 participantes, foram divididos 2 grupos para a disputa, fugindo um pouco do formato original do CAMPEONATO OFICIAL como sempre o foi. Em 2021, os 4 primeiros colocados de cada chave, avançaram para a disputa final em formato de mata-mata.

Além dos 10 participantes do Torneio Retomada já citado, tivemos a presença do PSG, de Humberto Securão, SAN LORENZO, de Hélvio Ney, PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, ÍBIS, de Daniel Piru e o HÉRCULES, de José Hércules. Apenas a JAMAICA, de Bruno Ayala é que não pode participar do grande campeonato.

Diogo (neto) e Max (avô), se enfrentando oficialmente numa competição

Os jogos, como de praxe, foram sendo realizados sábado a sábado, com cada rodada sendo desenvolvida a cada final de semana. Desde 21 de agosto, a bola rolava com grandes disputas e muitas, muitas emoções dentro das 4 linhas.

Em mais uma final, dessa vez o CHELSEA ficou com o 2º lugar. PSG - CAMPEÃO

O desfecho de tudo ocorreu em 27 de novembro, quando a grande final foi realizada na Arena 2 da APFM. CHELSEA, de Hugo Alexandre e PARIS S. GERMAIN, de Humberto Securão, deram um espetáculo em campo, com a partida e o título vencido pelos franceses, pelo placar de 1x0.

Era o desfecho de mais um grande evento em 2021, para alegria de todos os amigos da Bola de Borracha.

 

TORNEIO ENCERRAMENTO 2021

Em duelo de gigantes, GRÊMIO x BOTAFOGO do mata mata de encerramento

E já recentemente, em dezembro de 2021, aos 12 dias do mês, a APFM consagrou o momento auge do ano numa maravilhosa festa do Botão, promovendo uma apetitosa feijoada e coroando o encerramento das atividades oficiais em 2021 com o tradicional TORNEIO ENCERRAMENTO da temporada.

Portões abertos, campos descobertos e prontos para receber os mais variados times da Regra Pernambucana, lá estavam 18 participantes a competir, conversar, rir e comemorar o ano que findava.

Momento de conversar com o elenco... esse é o VILA BELMIRO

Vale destacar a presença dos seguintes times: SANTOS, de Adilson Ribeiro, HÉRCULES, de J. Hércules, SAN LORENZO, de Helvio Ney, FLAMENGO, de Fernando Brito, SÃO PAULO, de Max Monteiro, MILAN, de Diogo Ayala, CHELSEA, de Hugo Alexandre, SANTA CRUZ, de João, Rophe, BOTAFOGO, de Marcos Silva, GRÊMIO, de José de Ribamar, CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, LÁZIO, de João Paulo Fofão, FLUMINENSE, de Celso, VILA BELMIRO, de Albertinho, CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira, PARIS S. GERMAIN, de Humberto Securão, ITACURUBA, de Alexandre Freitas e o CORITIBA, de Cláudio Sandes.

Eletrizante final entre CORÍNTHIANS e SAN LORENZO, vencida pelos mosqueteiros

Em dia de casa cheíssima, todos os campos da APFM estavam cobertos de gente e, enquanto uns ficavam pelo caminho, outros avançavam rumo às finais do torneio, que numa grata surpresa, apontou uma final inédita no histórico de finais da APFM: SAN LORENZO, do recém chegado Hélvio Ney, encarou o CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira. O título veio na disputa de penalidades máximas, após um empate rigoroso entre os dois no tempo regulamentar. TIMÃO CAMPEÃO na despedida de 2021.

 

PERSPECTIVA PARA 2022

E aqui estamos, já na metade de fevereiro de 2022, com uma luz amarela acesa em alerta pela passagem do fantasma de mais uma onda na tal pandemia. Já deveríamos ter dado o ponta pé inicial do ano mas essa mesma onda nos impeliu a retardarmos nosso início do ano em competições oficiais.

Mesmo assim, vislumbramos muito em breve, acionarmos o BOTÃO START e vermos a bola de borracha sendo disputada oficialmente nos campos da APFM.

Para a nossa alegria, no próximo dia 22 de fevereiro, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa completa 20 anos de fundação, e esta se faz uma oportunidade única de abrirmos nosso calendário oficialmente em 2022.

Se tudo caminhar bem, deveremos ter o TORNEIO DO RANKING ou TORNEIO ABERTURA 2022 sendo realizado de forma comemorativa e festiva justamente pelo 20º aniversário da Associação, do dia 26 de fevereiro, sábado.

Membros da APFM, que em breve, definirão o calendário 2022

Para o restante do ano, deveremos nos reunir em comissão organizadora para discutirmos o calendário oficial do restante do ano. Inicialmente pensamos em realizar um TORNEIO FIXO ao mês, preenchendo os demais sábados com o clássico CHIFRONÉSIO e o CAMPEONATO OFICIAL 2022. Ainda no final do ano, além da TORNEIO ENCERRAMENTO, deveremos realizar um torneio extra, o chamado TORNEIO DOS CAMPEÕES, quando reunirá os vencedores de cada torneio mensal, além do campeão do Chifronésio e do Campeonato Ofical 2022.

Este ano ainda será um ano de Copa do Mundo. Por isso, deveremos colocar em pauta também, a realização de tal torneio.

Dentro em breve, com o retorno do nosso querido JOSÉ HÉRCULES, que passou por cirurgia ocular e deverá estar no próximo sábado de volta à ativa, faremos um levantamento, debate e ajuste de tudo, e claro, a MARRETA trará os detalhes do que virá pela frente, em 2022.

Uma coisa é certa:  A ABERTURA  do ano, com o Torneio comemorativo pelos 20 anos de APFM, será inesquecível para todos!

Um ótimo ano de 2022 com muito botão sendo praticado, a harmonia ditando suas regras e a pandemia, se o Criador permitir, superada e vencida!

VIVA O BOTÃO!

Um comentário:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meus amigos da bolinha de borracha, bom dia. Tomei conhecimento da movimentação de vocês e os parabenizo, pois a organização é exemplar.
Vamos aguardar a abertura do ano, coincidindo com os 20 anos de disputas eletrizantes. Peço, entretanto, que tenham cuidado com o Covid, pois ainda não terminou. O nosso Marcos (Botafogo) foi premiado, juntamente com sua esposa e isso não é brincadeira. Tenho um Irmão Maçom, fiscal da fazenda do estado, que está na UTI do Hospital da Unimed, em situação de periculosidade. Seus rins estão comprometidos e o pulmão afetado.
Vamos aguardar as novas publicações e acompanhar o movimento desses amigos que eu prezo muito.
Um grande abraço a todos vocês e principalmente ao Hugo Alexandre que está revivendo o saudoso Abiud na divulgação da Rainha das Regras.