Minha lista de blogs

segunda-feira, dezembro 13, 2021

UM FIM DE ANO INESQUECIVEL NA REGRA PERNAMBUCANA

 

Participantes do TORNEIO ENCERRAMENTO 2021

Quando grandes amigos se reúnem em função de uma única paixão, o resultado só pode ser festivo, comemorativo e inesquecível. E foi justamente o que o mundo da Bola de Borracha, a Regra Pernambucana de Futebol de Botão proporcionou neste sábado, dia 11 de dezembro.

Para quem acompanha o girar deste mundo do botão, sabe que em dezembro, além das festas de fim de ano, a Regra Pernambucana celebra, nos âmbitos da APFM, os festejos de encerramento da temporada anual, sempre brindando e coroando a festa com muito jogo de botão, no torneio que encerra as atividades.

Após a foto dos participantes, muita gente correu pra alinhar seus times para o embate


E em 2021, a chave de ouro foi utilizada para finalizar um ano inesquecível, em todos os aspectos. Com direito a uma suculenta feijoada, presença de amigos que há muito não víamos e claro, torneio rolando nos 6 campos da APFM, nossa história foi mais uma vez escrita com um final feliz para todos que compõem a grande família da Regra Pernambucana.

E o torneio, como foi? Quem levou a GALINHA GORDA para comemorar em casa, com a família?

Então, vamos adentrar no roteiro da competição, que de forma pacífica, amistosa e também saudosa, se desenvolveu no mais puro e sadio ambiente de jogos.

Tivemos uma participação de 18 times no mata-mata da Galinha, com direito a “rachadinha” entre campão e vice, que logo a seguir, saberemos quem foi. Antes de contar a história, veja quem abrilhantou a festa na APFM, neste dia 11 de dezembro

PARTICIPANTES DO TORNEIO ENCERRAMENTO 2021

TORNEIO DA GALINHA

1. SANTOS, de Adilson Ribeiro

2. HÉRCULES, de José Hércules

3. SAN LORENZO, de Hélvio Ney

4. FLAMENGO, de Fernando Enéas

5. SÃO PAULO, de Max Monteiro

6. MILAN, de Diogo Ayala

7. CHELSEA, de Hugo Alexandre

8. SANTA CRUZ, de João Rophe

9. BOTAFOGO, de Marcos Silva

10. GRÊMIO, de José Ribamar

11. CRUZEIRO, de Marcos Cardoso

12. LÁZIO, de João Paulo

13. FLUMINENSE, de Celso

14. VILA BELMIRO, de Albertinho

15. CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira

16. PARIS S. GERMAIN, de Humberto Arruda

17. ITACURUBA, de Alexandre Freitas

18. CORITIBA, de Cláudio Sandes



1ª RODADA DO MATA-MATA


CHELSEA X HÉRCULES

GRÊMIO X BOTAFOGO

CRUZEIRO X MILAN

FLUMINENSE X SÃO PAULO

SANTOS X PSG

SANTA CRUZ X SAN LORENZO

FLAMENGO X VILA BELMIRO

LAZIO X CORINTHIANS

CORITIBA X ITACURUBA

CHELSEA foi o primeiro a avançar no mata-mata

E tudo começou com o CHELSEA, de Hugo Alexandre encarando o dificílimo HERCULES, de J. Hercules, num jogo onde a palheta não contribuiu para o bom andamento das jogadas dos gregos, que “ingarrindo” por demais, errou e cedeu espaço para a vitória dos Blues por 1x0. Com a derrota, Hércules foi o primeiro da lista a deixar o certame.

GRÊMIO (esq.) despacha o FOGÃO (dir.) num encontro de longas datas


O segundo duelo foi entre GRÊMO, de José Ribamar, e BOTAFOGO, de Marcos Silva, ambos retornando aos jogos oficiais, marcando um clássico de grandes campeões das mesas da Regre PE. Quem levou a melhor neste embate foi o tricolor gaúcho, com o placar de 2x0 decidido nos pênaltis, após empate por 0x0 no tempo regulamentar.

CRUZEIRO cai nas garras do jovem MILAN e dá adeus precoce ao torneio 


O todo poderoso CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, encarou o MILAN, de Diogo Ayala, a ferinha juvenil da bola de borracha. E não é que ele aprontou diante da Raposa da Jacobina? Sim, com um placar mínimo de 1x0, o MILAN despachou o CRUZEIRO sem chances de levar a disputa para os pênaltis. 1x0 e adeus Cruzeirinho!

Igualdade no tempo regulamentar entre SÃO PAULO x FLUMINENSE

FLUMINENSE, de Celso e SÃO PAULO, de Max Monteiro, marcaram o duelo da igualdade plena, com um empate de 1x1 no tempo regulamentar de partida. Com a disputa encaminhada para os pênaltis, esperava-se, dentro das 3 cobranças, uma definição rápida do vencedor. Mas, qual surpresa `para todos, ver 10 cobranças de cada lado e o mesmo 1x1 se manter também no placar das penalidades. O jeito foi levar o jogo para o tapetão, onde no sorteio do CARA OU COROA, o FLUMINENSE acabou levando, na sorte, a vaga para a fase seguinte.

Outro duelo que foi para os pênaltis: PSG x SANTOS


SANTOS, de Adilson Ribeiro e PSG, de Humberto Securão fizeram o quinto jogo da 1ª fase, num duelo de titãs. Conhecido pela retranca, o SANTOS armou-se defensivamente a ponto de não permitir a entrada francesa em sua meta. Mas quem se defende demais, também não ataca e o jogo terminou 0x0. Nas penalidades, o time santista foi melhor e guardou 2 tentos contra 1 do PSG. Foi o Adeus prematuro do Campeão Oficial de 2021.

Por 5x0, SAN LORENZO despacha o SANTA CRUZ da competição

SANTA CRUZ, de João Rophe e SAN LORENZO, de Hélvio Ney fizeram um jogo com chuva de gols. Só que a torrente caiu contra os tricolores, que em pleno campo alagado pelo bombardeio de chutes argentinos, tomou 5 gols e deu adeus logo cedo, ao torneio. Prestem atenção nos resultados deste vencedor, o SAN LORENZO.... olho nele!

FLAMENGO arma o bote e elimina o VILA BELMIRO no primeiro embate


Enquanto isso, FLAMENGO, de Fernando Enéas e VILA BELMIRO, de Albertinho, se digladiaram num jogo repeteco do Campeonato Oficial, quando naquela ocasião, o VILA BELMIRO saiu vencedor. Aqui, contando uma história diferente, o FLAMENGO superou-se em campo e despachou a baleia azul pelo placar de 2x1 no tempo regulamentar.

Chegou a vez da reestreia da LAZIO, de João Paulo FOFÃO, que há tempos não nos visistava. Ele encarou o CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira, que mostrou-se superior e senhor das ações em campo. Mesmo apresentando boas jogadas, a LAZIO não conseguiu traduzir em gols, caindo em campo frente o Timão por 2x0.

CORITIBA vence ITACURUBA pelo placar minimo

Fechando a primeira fase de jogos, CORITIBA, de Cláudio Sandes e ITACURUBA, de Alexandre Freitas, batalharam pela vitória num jogo com muitos lances de gols, porém, poucos gols marcados. Bastou apenas um magro 1x0 para o COXA garantir passagem à próxima fase do mata-mata.

2ª FASE DE JOGOS NO MATA-MATA

 

CHELSEA em jogada que abriu o marcador diante do GRÊMIO

CHELSEA, de Hugo Oliveira e GRÊMIO, de Ribamar, abriram a 2ª fase de jogos num embate equilibrado no quesito criação de jogadas. Mas os Blues foram mais felizes na pontaria e guardaram um 2x0 diante do tricolor gaúcho, que teve que se despedir ali mesmo, da competição. CHELSEA avançando de fase mais uma vez.

O Juvenil MILAN caiu nas penalidades máximas para o FLUMINENSE


Em seguida, MILAN, de Diogo Ayala e FLUMINENSE, de Celso, se enfrentaram na arena 06 em mais um jogo parelho e um empate em 1x1 no tempo regulamentar. Como precisava de vencedor na partida, lá se foram para os pênaltis, e aqui, o tricolor das laranjeiras levou a melhor: 2x0 e um adeus ainda prematuro da jovem revelação da Regra PE

Jogo parelho entre SANTOS e SAN LORENZO levou o desfecho para os pênaltis


SANTOS, de Adilson e SAN LORENZO, de Hélvio entraram em campo para decidirem o futuro na competição e como o Peixe é daqueles times difíceis de ser fisgado, lá tivemos mais um jogo equilibrado e sem gols no tempo regulamentar. Nos pênaltis, melhor para o SAN LORENZO, que guardou 2 cobranças, contra apenas 1 do Peixe. Lá se vai o SAN LORENZO avançando, devagarinho...

MENGÃO resistiu, equilibrou o jogo, mas perdeu nos pênaltis para o TIMÃO

O FLAMENGO, de Fernando Enéas, após despachar o Vila Belmiro, cruzou seu destino com o CORÍNTHIANS, de Adriano Oliveira e, dessa vez, teve um osso duro pela frente. Em jogo parelho, mais um empate em campo foi desenhado, em 1x1. Nas penalidades, o time de ângulo 21 do Timão foi mais feliz nas cobranças, anotando e finalizando 2x1 contra o Urubu da Rua do Hospício.

Ainda pela 2ª fase, para equilibrar e arredondar o mata-mata, o CHELSEA precisou voltar a campo, dessa vez diante do CORITIBA, de Cláudio Sandes. Os Blues, com autonomia, conseguiu furar o bloqueio do Coxa em 2 oportunidades e, aproveitando a falta de pontaria do alviverde, garantiu acesso à semi-final por 2 tentos a 0

SEMIFINAIS

No tempo regulamentar, SAN LORENZO garante vaga na final da Galinha Gorda

O primeiro embate das semifinais ocorreu entre FLUMINENSE, de Celso, e o SAN LORENZO, do perigosíssimo Hélvio Ney. O jogo seguia parelho e apontava até para um empate levando para os pênaltis, mas o SAN LORENZO, tirando coelho da cartola, surpreendeu o tricolor carioca e anotou 2x0 no tempo regulamentar, despachando o FLU e garantindo vaga na FINAL da competição. Olhem ele ai !!!!!

CHELSEA, de Hugo Alexandre e CORÍNTHIANS, de Adriano, fizeram o segundo jogo da semifinal, carregado de emoção do início ao fim. Por duas vezes, o TIMÃO balançou as redes e por duas vezes, os BLUES foram buscar o empate. Depois de 2x2 emocionante, o TIMÃO, nas penalidades, assegurou a vitória por 2x1, garantindo a vaga contra o SAN LORENZO, na final

GRANDE FINAL

Grande encontro decisivo do torneio, entre SAN LORENZO e CORÍNTHIANS


SAN LORENZO e CORÍNTHIANS lá estavam, correndo atrás da bola e da GALINHA GORDA referente à renda da competição. Jogo inédito numa final de competição, tendo uma grande revelação do ano, o SAN LORENZO, já confirmando as previsões de muitos: ESSE MENINO LOGO LOGO ESTARÁ DISPUTANDO FINAIS....

Atenções voltadas para a grande final da GALINHA GORDA

E não deu outra... olha ele ai confirmando a teoria. Em campo, forças equilibradas. Muitos lances de gols, muitos chutes defendidos, outros desperdiçados. O placar final no tempo regulamentar acabou no 0x0 com o SAN LORENZO numa notória superioridade, não convertida em gols. Veio as penalidades e como o nome já diz, foi uma pena sofrida pelos argentinos. O CORINTHIANS, mais uma vez, saiu-se vitorioso na cobrança de pênaltis, anotando todas as cobranças.

CORÍNTHIANS, campeão do TORNEIO ENCERRAMENTO 2021

Premiação do torneio da Galinha, com CORÍNTHIANS campeão do encerramento 2021

E a festa, minha gente?

Cabe também registrar a premiação dos vencedores do CAMPEONATO OFICIAL 2021, aqueles que abrilhantaram e marcaram história num ano que começou em julho, devido à pandemia. As fotos da premiação, você verá logo ao final da matéria.

E antes de encerrar nosso registro, vai aqui os momentos de felicidade de todos os amigos que dividiram e compartilharam grandes emoções neste sábado, dia 11 de dezembro.

Mesa farta, com feijoada suculenta e acompanhamento... Viva o Botão!


Como diz um ditado, um boa comida é pretexto para boas conversas. Ao meio dia, após uma merecida pausa nas disputas em campo, José Hércules Leite presidiu a abertura dos comes e bebes, ofertando a tão badalada feijoada, que fazendo jus à fama de saborosa, encheu os olhos e abriu o apetite de todos os presentes.

Não tinha como não repetir, minha gente!

Façam a fila, porque o "cumê" está na mesa!

Foram 1, 2, 3 vezes... e teve ainda quem repetiu uma 4ª vez... Que maravilha!

E assim foi escrita a história de um dia de festa para o mundo da Regra Pernambucana, a regra da Bola de Borracha, a RAINHA DAS REGRAS.

O vice campeão da Galinha Gorda, saboreando a inesquecível feijoada da Regra Pernambucana


Num ambiente sadio e absolutamente amistoso, a paixão pelo futebol de botão uniu 19 grandes amigos numa celebração histórica de encerramento anual. Muitos foram os contra para uma realização assim: Pandemia, afastamento de muitos pela imposição de momento, ausências marcantes como a de nosso Abiud Ferreira Gomes e outros que já estão no plano superior, enfim, muito se fazia acreditar numa “falência” do futebol de botão em seu formato PERNAMBUCANO de jogo.

Mas a união destes que hoje abrilhantaram a festa, prova que a REGRA PERNAMBUCANA segue seu curso habitual e absolutamente firme, mostrando que, "havendo 2 botonistas e um campo, a Regra Pernambucana lá estará viva", imagine você quando se encontram 18, 19, 20 deles para jogar. Será mesmo que ela morrerá?

Meus amigos, um forte abraço e até breve, com a retrospectiva 2021 na REGRA PERNAMBUCANA de Futebol de Botão!

VIVA O BOTÃO!

FOTOS DA PREMIAÇÃO DO

CAMPEONATO OFICIAL 2021

Ponderações e conclusões a respeito do resultado final das competições oficiais realizadas em 2021, feitas por Hugo Alexandre e José Hércules Leite

Helvio Ney, técnico do SAN LORENZO, recebendo das mãos de Hugo Alexandre, o troféu pela brilhante 3ª colocação do Campeonato Oficial de 2021

José Hércules Leite entrega ao CHELSEA, de Hugo Alexandre, o troféu de Vice Campeão da competição. Eis um momento de felicidade para todos!

Agora, foi a vez de PAULO SÉRGIO, camisa #08 do CHELSEA, receber das mãos de José de Ribamar, o troféu de Botão Artilheiro da competição.


Adilson Ribeiro é convidado a entregar a premiação de CAMPEÃO ao PARIS SAINT GERMAIN, de Humberto Securão. Um momento de emoção para o nosso grande campeão do principal certame da ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA

HUMBERTO SECURÃO, nosso grande CAMPEÃO do ano de 2021











3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns HUGO ALEXANDRE pelo IMpulso que deu ao congregar os colegas na APFB (BOTÃOBOL).
Parabéns pelo estilo dado ao jornal A MARRETA sem prejudicar a orientação que ABIUD deu por trinta anos, ou mais.
Todos se cumprimentaram. Todos se confraternizaram. Todos disputaram os torneios deste ano com prazer. Agradecer a ajuda que Ribamar deu em vários momentos, inclusive, disputando a galinha com toda satisfação.
Deus salve o BOTÃOBOL.

João Paulo Brito disse...

Valeu Hugo, por retratar tudo de bom que vivemos nesse sábado de confraternização entre os amigos. Abraço. Parabéns pela matéria.

Unknown disse...

Parabéns a Hugo pela matéria, e foi uma festa maravilhosa e inesquecível, é pena que o grande Abiud não está entre nós, mas tenho certeza que ele está feliz com a marreta viva e o botãobol mais ainda. VIVA O BOTÃO!