Minha lista de blogs

domingo, março 13, 2022

2 ANOS DE SAUDADES ETERNAS

 

Abiud Ferreira Gomes em cerimônia de premiação na Regra Pernambucana

Tinha tudo para ser mais uma sexta-feira comum, repleta das corriqueiras ocorrências em um departamento financeiro, recheada de relatórios e planilhas complexas onde só retratavam números e dores de cabeça.

Era uma sexta-feira, 13 de março do ano de 2020. Ainda pela manhã, eu já me colocava na perspectiva do sábado, pois havia recebido um convite pelo facebook, que me animara a retomar meus fins de semana de Futebol de Botão, mesmo com o trabalho me impedindo.

Passava das 10 horas da manhã quando percebi a chegada de uma mensagem no Whatsapp, do velho amigo Paulo Jiquiá, a qual me fez retirar os olhos do computador. Seria algo relacionado às negociações de time de botão que tanto fazíamos? Fazendo uma pausa das “meditações” financeiras, tomei o celular à mão e, ao fixar o olhar na tela... QUE CHOQUE!

Nosso amigo Abiud não está mais entre nós! Partiu para a morada eterna nesta quinta-feira! Abiud não está mais entre nós, meu amigo!”

Uma súbita confusão mental tomou conta de mim, ao ler tão perturbadora notícia: “Como pode? Não é possível! Abiud partiu? Como assim, Abiud partiu?

Abiud Gomes, palhetando com o seu "Gafanhoto", como ele mesmo
dizia, Hugo Alexandre


Transtornado, sai do ambiente dos números e planilhas complexas, busquei um cantinho no lado externo do prédio onde trabalhava, e tentando encontrar ar para uma respiração profunda, voltei a ler a tela daquele Whatsapp, que teimava em repetir a frase que acabara de ler. “Não, não é possível isso!”

Aquela insistente notícia tornava agora a visão turva e desfocada pelas lágrimas que não se continham em correr, tamanho aperto que o coração amigo sentia, por aquela figura ilustre que acabara de partir! Sim, Abiud Se foi!

Registros saudosos de grande convívio entre nós e membros adeptos de outras regras


Meus amigos do mundo do Botão, foi assim que este que aqui escreve, tomou conhecimento da partida de um dos maiores nomes do Celotex Pernambucano, Abiud Ferreira Gomes.

Justamente no dia 12 de março de 2020, há exatos 2 anos, completados neste sábado, sua presença abria espaço para uma saudade atroz e sempre crescente entre nós, amigos da Regra Pernambucana.

Fazendo uma brevíssima recordação, apesar de minha recente chegada e ainda curta passagem no mundo da Regra Pernambucana, foi justamente através de A MARRETA que eu, Hugo Alexandre, conheci a APFM, fazendo buscas na internet à procura de um espaço para jogar meu amado Futebol de Botão.

Hugo, Abiud e Cláudio Sandes, em um alegre convívio na APFM


Era janeiro do ano de 2008 e em contato com este mesmo blog, encaminhei um e-mail ao Abiud na esperança de poder visitar as dependências da Associação, no centro do Recife e, quem sabe, poder voltar a praticar ainda em 2008.

No mesmo dia, recebi uma calorosa resposta de Abiud, abrindo um convite tão fenomenal, que me senti acolhido de imediato como membro dessa grande família. E no sábado seguinte, lá estava eu, à beira de um campo de botão, sendo apresentado à Regra, por ele mesmo, Abiud Ferreira Gomes.

Desde então, criou-se um laço forte de amizade dentro de uma grande consonância temperamental entre nós, muito embora houvesse uma certa distância em termos de idade (eu tinha apenas 29 anos à época). Mas essa mesma distância de idade proporcionou uma amizade estreita, muito de pai para filho, recebendo dele o carinhoso apelido de “Meu Gafanhoto”. Ele foi um verdadeiro Mestre a ensinar os macetes da Regra Pernambucana e de muita coisa que a vida lhe ensinou.

Um dos belíssimos time de chifre de sua coleção, que com orgulho, elaborei os escudinhos


Em sua casa, lembro-me das inúmeras visitas que lhe fiz, em dias em que não via o sol declinar-se no horizonte, ora ajudando-o em assuntos relacionadas ao blog ou ao seu computador de trabalho, ora vendo a vasta coleção de times de botão que ele, com um enorme prazer e sorriso no rosto, me apresentava, naquele espaço da sua casa reservado a acomodar toda a sua vasta e rica coleção de times de botão.

E como não lembrar das centenas de escudinhos que, por encomenda dele, criei e produzi, para alimentar e dar vida à sempre crescente coleção de times que não parava de chegar em suas mãos. Nossa, que doce recordação!

Abiud e Hércules Leite num registro de grande laço de amizade


E ao longo de todo esse tempo, apesar de uma forçada ausência da APFM de minha parte, devido aos afazeres profissionais nos anos de 2018 e final de 2019, nosso convívio permanecia frequente e não faltavam ocasiões de fazermos contato, tanto por telefone quanto por e-mail.

E foi justamente em 2020, quando eu me preparava para voltar à frequência semanal na APFM, que no mês de março, recebi um convite pelo facebook, o mesmo convite mencionado no primeiro parágrafo desta matéria. Sim, era um convite da parte de Abiud, que dizia:

“Hugo, não vá faltar à minha festa dos oitenta anos, no dia 28 de março, na APFM. Vai ter o torneio 8 e 80 e uns comes e bebes. Abrs” 

Dia em que recebi essa mensagem via Messenger: Segunda-feira, 09 de março de 2020, três dias antes de sua inesperada partida para a eternidade.

Como o destino é cruel com a gente! Como a vida nos prega peças que não conseguimos explicar! Simplesmente, assim é a vida!

Nosso mestre de cerimonias da APFM, proferindo seus pensamentos
sobre tudo o que aconteceu ao logo da competição


Todos os sábados, incansavelmente, lá estava ele, a administrar rodada por rodada, dos principais torneios da Associação. Seu vozeirão, classicamente anunciava a sua chegada com aquele “BOM DIA, SENHORES!” em forte tom grave, que ecoava até nas salas vizinhas à nossa.

Suas primeiras ações no dia, era atualizar o quadro de avisos e os quadros que mantinham as informações de classificações, artilharia e tudo o mais que envolvia o certame em andamento.

Um sábado sem viver esse clima, era uma semana inteira perdida, pra ele!


Em seu conhecido “birô”, mandava quem quer que estivesse sentado se levantar, porque ele, Abiud acabara de chegar, para colocar a casa em ordem e começar os jogos oficiais. Mas claro, antes de entrar em campo “valendo”, sempre escolhia um “sparing” para dar um treininho.

Jogando, era uma figura ímpar, com seus gritos lance a lance, parecendo narrar na íntegra, uma partida de futebol e, se em seu chute, a bola entrasse.... Era aquela explosão de felicidade, quão menino criança, que acabara de fazer um gol, em pé descalço, na rua em que mora!

Um dia de Clássico entre NÁUTICO x CHELSEA era assim....


Era contagiante ver a emoção explodida naquele vozeirão que se sobressaia acima de qualquer burburinho de conversa na sala. Sem contar com o grito de “IABADABADU” que sempre indicava uma vitória alcançada nas quatro linhas! Eita alegria contagiosa!

Com certeza, se aqui pudéssemos abrir espaço para cada um de nossos amigos do Futebol de Botão, hoje ainda entre nós, centenas de fatos e episódios vividos com o nosso Abiud Gomes seriam saudosamente lembrados por eles, que igualmente partilham deste sentimento saudoso.

Amigos celebram a amizade em torno das mesas do Futebol de Botão

Muitos de nossos amigos, tais como José Hercules Leite, José de Ribamar, Adílson Ribeiro, Cláudio Sandes, Marcos Cardoso e Marcos Silva, Clóvis Sandes, Paulo Jiquiá, Albertinho, Armandinho... e mesmo os inúmeros recém chegados ao nosso convívio, entre tanta gente que conviveu com o nosso baluarte, principalmente os mais velhos, desde os tempos da solidificação da Regra da Boa Vista, poderiam, claro, relatar e escrever aqui, muita história vivida ao lado de Abiud.

"Um leve toque e... Zás!" Frase pronunciada por ele, sempre que
estava prestes à chutar em gol.


E claro, desde a derradeira data de sua partida, nas páginas de A MARRETA cabia uma referência, e ao mesmo tempo, uma homenagem especial a ele, Abiud Ferreira Gomes, idealizador, fundador e sempre escritor do Jornal e Blog Oficial da Regra Pernambucana, conhecido não só no estado pernambucano, mas também lido em todo território nacional, por botonistas praticantes e amantes do futebol de mesa em todas as regras.

Registro multiregras na APFM, com a presença de Éder Sérgio

Aqui, nestas páginas, estão parte da história e todo o desenrolar de uma Regra, que por ele foi contada em minúcias, se transformando ao passar dos anos, num grande álbum virtual de fotografias, histórias, contos e fatos vivenciados por várias gerações que já passaram, bem como a atual geração de membros da APFM.

E consequentemente, temos também aqui, um registro de parte da vida de seu idealizador, que se dedicou por inteiro, ao registro e divulgação de sua grande paixão.

José de Ribamar e Marcos Silva, dois queridos amigos 
e velhos companheiros de Abiud Gomes

Então, para homenagear nosso querido amigo e sempre líder Abiud Ferreira Gomes, que neste ano completaria seus 82 anos de vida, colocamos em nosso calendário oficial, a data especial reservada a ele, no sábado 26 de março, quando será ofertado em disputa o TROFÉU ABIUD FERREIRA GOMES, com a realização da COPA IABADABADU.

Este título do torneio se deve unicamente pelo expressivo e inesquecível grito de guerra dado por ele, principalmente quando soava o cronômetro de uma partida, e esta, era por ele vencida: “IIIIIIIIIABADABADUUUUUUUUU!” em meio à gargalhadas de felicidade pela conquista em campo.

Esse sorriso nos olhos sempre estará em nossas lembranças

Nos despedimos neste domingo ainda com uma especialíssima memória de nosso Abiud, uma vez que naquele sábado, 14 de março de 2020, em pleno dia que deveria ser de futebol de botão, estávamos todos nós, reunidos em torno de seu ataúde, a prestar-lhe as últimas e eternas homenagens antes de seu sepultamento, no Memorial Guararapes.

Foram-se 2 anos e com certeza, ele, de onde estiver, quer muito que sigamos a experimentar as maravilhas do esporte que tanto amou e se dedicou, e que suas páginas de A MARRETA siga registrando os feitos memoráveis da Regra Pernambucana de Futebol de Botão.

Quem acessa o seu perfil in memoriam no facebook, verá uma frase a qual utilizo para finalizar esta singela homenagem a ele dedicada:

“Viver a vida intensamente, sem ódio e sem medo”

Assim, sigamos, meus amigos! Viva o Botão!

5 comentários:

Bruno Aritana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Aritana disse...

grande coronel tive o prazer e a honra de ser amigo dele, e passa muitos sabados desfrutando de um bom jogo de botao com sua nobre presença marcante e forte com sempre fica so a saudade de um grande jogador e homem.

Marcos Cardoso disse...

Linda homenagem!!Justa e merecida!!
Inúmeras vezes escutava de amigos,a expressão "vida após a morte" confesso que me calava,não tecia nenhum comentário mas intimamente não concordava...até que escutei do Prof João Carlos,em uma aula do Curso de Teologia que fazíamos na Católica, a seguinte narrativa,sobre o tema,que era o TEMA CENTRAL DA AULA."A vida após a MORTE"
Assim começa o Prof João Carlos
"Faziam naquele domingo 25 dias que seu Pai havia falecido,sempre mensalmente a família se reunia,todos,para um almoço,e,o velho logicamente estava lá,na cabeceira da mesa,rindo,olhando à todos nos olhos,reclamando quando era de reclamar e concordando quando era pra faze-lo.Naquele domingo meu Pai não estava na mesa,mas,nenhum filho,neto ,genro ou nora sentou naquele lugar.Respeito...Admiração...deem a definição que quiserem,pra mim Seu filho ele estava ali,simplesmente porque sua conduta como homem fez com que ele vivesse após a morte.
Amigo Abiud,na nossa liga você sempre estará presente.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meus amigos da bolinha de borracha, raramente me emociona um texto sobre as ocorrências do futebol de mesa. Sinto sempre alegria em ler o que é postado e vibro com tudo, como se estivesse junto a vocês.
Hoje, emocionado, escrevo para marcar a saudade desse baluarte maravilhoso que vocês, pernambucanos, tiveram a felicidade de ter pessoalmente a seu lado.
Lembro de seus comentários, quando em 16 de agosto de 2010, a pedido do presidente da AFM Caxias do Sul, iniciei uma coluna no blog, falando sobre o futebol de mesa de minha infância, juventude e idade madura. Aos poucos fui notando a assiduidade do Abiud, que comentava e me incentivava a continuar a escrever. Cheguei a escrever 300 colunas e nelas o Abiud esteve sempre presente. Então ele me apresentou "A Marreta" e eu passei a ser assíduo leitor e imitando-o, comentando, dando pitacos, aos quais ele sempre respondia.
Não tive a felicidade de abraçá-lo, pois a distância que nos separa é gigantesca, apesar de ter estado em Recife, na comemoração dos 80 anos do Padre Aloísio Guerra, um pouco antes de tomar conhecimento do movimento esportivo de vocês.
Me divertia com as histórias e várias vezes ele me enviou estatísticas dos campeonatos realizados. Tinha um folego extraordinário e uma organização invejável. Era o administrador ideal para toda e qualquer agremiação de futebol de mesa do mundo.
Através dele e da Marreta, conheci virtualmente todos vocês e pessoalmente o Marcos Cardoso, que me honrou com uma visita, quando esteve em férias, aqui em Balneário Camboriú. Tenho cinco times da Rainha das Regras, motivado sempre pela esperança de uma viagem até Recife e conhecer e abraçar pessoalmente todos vocês. Infelizmente não poderei mais abraçar o responsável por essa aproximação.
Tomei conhecimento de seu passamento, quando o meu querido amigo Marcos Silva (Botafogo) me ligou avisando. Fiquei triste pela perda desse amigo querido, imaginando o vácuo que isso produziria entre vocês.
Com certeza, nessa hora, está reforçando o time de botonistas celestiais, que aos poucos nos deixam órfãos de amigos. Mas, Deus o requisitou para o seu elenco primoroso e assim devemos nos conformar, pois todos teremos o encontro quando chegar a nossa hora.
Que o IABADABADU seja entoado com força e vigor pelo campeão do torneio em sua homenagem. A saudade fica conosco, mas, as obras e a organização que ele ensinou a todos ficará eternamente aprimorando as competições botonisticas que serão realizadas por todos vocês.
Meu abraço possa passar as fronteiras do físico para o espiritual e envolver esse amigo querido, onde ele estiver.
Abraços.

Anônimo disse...

Muito massa a reportagem da marreta!
Me emociona muito, lembrar que conheci um grande homem, que me abriu as portas da APFM, e ali iniciei uma jornada de sábados maravilhosos, no mundo do botão. Parabéns Hugo, li a matéria e estou emocionado só de lembrar dele, faz uma falta chegar aos sábados e não escutar a voz dele e também as histórias que me contava dos tempos Aures.