Minha lista de blogs

sábado, setembro 01, 2018

FOGÃO E MENGÃO NUMA DISPUTA PAU A PAU

Sensacional encaixe do goleiro TIMBU num lance raro no Botãobol
Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nesse sábado, dia 1 de setembro, viveu uma jornada espetacular, com jogos sensacionais pelo Campeonato Oficial de Botãobol, de 2018, com a realização de seis movimentadas partidas, das quais merecem destaques os triunfos do BOTAFOGO, de Marcos Silva e do FLAMENGO, de Fernando Brito, que assim se consolidam cada vez no topo da classificação do 1º Turno.
Ribamar assistindo ao clássico CRUZEIRO X SANTOS
Outro grande destaque fica por conta da presença na APFM do nosso associado, José Ribamar de Oliveira (GRÊMIO) que está em franca recuperação da cirurgia cardíaca, a qual se submeteu. Foi uma grande satisfação de todos nós vermos nosso grande companheiro Ribamar presente conosco e que muito em breve estará voltando a dar suas palhetadas e levando seu GRÊMIO a belas conquistas.
A RAPOSA astuta aparece com sua DIVISÃO PANZER
A jornada teve início com a partida envolvendo o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e o SANTOS, de Adilson Ribeiro, tendo a Arena 1 como palco do espetáculo e contando com a arbitragem de Alexandre de Freitas, que gentilmente atendeu ao convite.
Para surpresa geral, a RAPOSA DA JACOBINA deixou de lado o time colorado que sofrera duas derrotas consecutivas em jornadas anteriores e entrou em campo com o esquadrão campeão de 2017, a famosa Divisão Panzer, com Overath & Cia.
O PEIXE, que não esperava pela estratégia cruzeirense, sentiu um ligeiro abalo, notadamente quando os estrelados abriram o placar.
Refeito do susto o PEIXE consegue o empate
Depois, com os nervos no lugar e contestando muito a arbitragem que se houve segura durante toda a partida, conseguiu chegar ao empate, dando cifras definitivas à partida.
É o quarto empate do PEIXE na competição.
FOGÃO vira para cima do SÃO PAULO e consolida-se na liderança
Enquanto isso, na Arena 4, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, enfrentou o SÃO PAULO, de Max Monteiro e chegou ao triunfo depois de uma virada espetacular, com um gol fantástico, no último lance da partida, quando tudo parecia que o empate já estava totalmente desenhado. Assim, o FOGÃO consolida-se na liderança e se aproxima cada vez da conquista do título de Campeão do 1º Turno.
BLUES cortam as asas do GAVIÃO DE MARANGUAPE
Logo depois, também na Arena 4, o CHELSEA, de Hugo Alexandre, deitou e rolou em cima do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, aplicando o Placar de 3x0. Os BLUES dominaram a partida de cabo a rabo e deixaram o GAVIÃO DE MARANGUAPE com o bico quebrado e com as garras amolecidas. Este resultado levou o CHELSEA ao 5º lugar na classificação, enquanto que o PORTO vai afundando cada vez mais na famigerada Zona da Cabeça de Lagartixa.
Excesso de luz ofusca a BALEIA AZUL
Na sequência, o HÉRCULES, de José Hércules, teve pela frente a equipe mais treinada da APFM, o VILA BELMIRO, de Albertinho, na Arena 6, o famoso Bostão. A BALEIA AZUL sente-se insegura e nem parece aquela equipe que está sempre nas cabeceiras. Apresentou-se com um nervosismo fora do comum, totalmente desconcentrado, chegando ao cúmulo de desperdiçar duas penalidades máximas. Disso se aproveitou o MACHO HÉRCULES para com um golzinho solitário chegar ao triunfo. Os treinos secretos, no escuro, não surtiram o efeito desejado,pois se joga no claro e aí...
Raposa da Jacobina volta a ser astuta e triunfa
Mais tarde, na Arena 5, o time do DEUS DO OLIMPO retornou a campo, indo duelar com o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que voltou a se apresentar com sua Divisão Panzer, parecendo ter abandonado a RAPOSA COLORADA. 
Com o MACHO HÉRCULES, de José Hércules, mais uma vez se apresentando mal e querendo apelar para a sorte que não veio, a RAPOSA DA JACOBINA chegou fácil aos 2x0, reabilitando-se dos insucessos anteriores, para alegria de seu agora torcedor número 1, ADAUTO CÉSAR SAMBAQUY, o maior nome  da história do botão, na atualidade.
TIMBU fez de tudo mas acabou morrendo na praia do MENGÃO
No fecho da jornada, o FLAMENGO, de Fernando Brito,  teve pela frente o NÁUTICO, de Abiud Gomes e triunfou por 1x0, num jogo até certo ponto equilibrado, com leve predomínio do URUBU que soube aproveitar uma única falha do alvirrubro, já próximo do final da partida e assim chegar à vitória.
Mais uma imagem do lance raro no botãobol
O TIMBU até o instante do gol do MENGÃO, já contara com uma sorte incrível, quando o RUBRO NEGRO ao arrematar a gol, não conseguiu furar a meta adversária, tendo em vista uma defesa inusitada do goleiro, num lance raramente visto no botãobol.
URUBU dando o golpe de misericórdia no TIMBU
A persistência do URUBU redundou numa brilhante vitória que mantém o MENGÃO com os mesmos pontos do BOTAFOGO, somente não sendo líder pelo critério de saldo de gols.
Depois desses seis jogos realizados, eis como fica a classificação do 1º Turno (Turno de Classificação):
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1.    BOTAFOGO
15,0
3
6
5
0
0
1
17
9
8
2.    FLAMENGO
15,0
3
6
5
0
0
1
12
5
7
3.    VILA BELMIRO
10,1
7,9
6
3
1
0
2
7
5
2
4.    SÃO PAULO
10,0
8
6
3
0
1
2
9
4
5
5.    CHELSEA
9,3
8,7
6
2
3
0
1
9
7
2
6.    CRUZEIRO
8,2
9,8
6
2
12
0
2
11
10
1
7.    SANTOS
7,2
10,8
6
1
2
2
1
5
5
0
8.    NÁUTICO
7,1
10,9
6
2
1
0
3
5
9
-4
9.    HÉRCULES
6
12
6
2
0
0
4
5
9
-4
10. PORTO
5,2
12,8
6
1
2
0
3
3
9
-6
11. CORINTHIANS
2,2
12,8
5
0
2
0
3
4
8
-4
12 INTERNACIONAL
2,1
12,9
5
0
1
1
3
1
7
-6
LEGENDAS: PG: Pontos Ganhos; PP: Pontos Perdidos; J: Jogos; V: Vitórias; ECG:
Empate com gols; ESG: Empate sem gols (0x0); D: Derrotas; GP: Gols pró; GC:
Gols contra; SG: Saldo de gols.
Para o próximo sábado, dia 8 de setembro, a programação oferece os seguintes espetáculos, com maior destaque para o confronto BOTAFOGO X FLAMENGO, na luta pela liderança da competição:
INTERNACIONAL X CORINTHIANS
VILA BELMIRO X CHELSEA
SANTOS X PORTO
CRUZEIRO X NÁUTICO
BOTAFOGO X FLAMENGO
SÃO PAULO X CORINTHIANS
HÉRCULES X INTERNACIONAL
A ordem agora é aguardar os jogos do próximo sábado que promete grandes espetáculos de botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) Viva o botão!

5 comentários:

Unknown disse...

Vamo que Vamo, FOGÃO!

Unknown disse...

������

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Você anda mal das pernas mesmo. Uma semana na parte de cima, na semana seguinte na parte de baixo da tabela. Gostei de ver a reação do Marcos Cardoso que escutou a o bom senso e voltou a jogar com o seu time conhecido. Vai lutar pelo caneco, se bem que o Marcãofogão e o Fernando Brito rubro negro não estão dando chance alguma de aproximação.
Vamos ver como é que fica, pois quem tem arqueiro como o Timbú, tem de reagir. Segurar a bola como o Valdemar não é para qualquer um. Essa vai para a história e deve ter uma foto bem grande para expor na sede do botãobol.
Fiquei contente com a vinda do Marcos Cardoso a Balneário. Pena que aqui não tem futebol de mesa.
Um abraço colorado e gaúcho.

Abiud Gomes disse...

Meu caro Sambaquy.
Eu acho que meu problema maior é o nome do time com sua fama de nadar, nadar e morrer na praia. O Fogão e o Mengão estão com a corda toda. Sábado, os dois vão se confrontar e o vencedor dará um grande passo para a conquista soturno. As demais estão cheias de altos e baixos e a luta para não cair vai ser dura, exceto o Inter Genérico, que não tem como se levantar. Aí, no Balneário Camboriú. É uma pena que não tenha futebol de mesa, mas tenho a certeza que você e Marcos Cardoso vão trocar muitas figurinhas. Marcão é uma ótima pessoa e excelente amigo. Um Abração bem pernambucano.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, alguns erros no comentário é devido a esse corretor do Windows. Se não tiver muita atenção, o texto sai truncado. Abração.