Minha lista de blogs

domingo, setembro 30, 2018

FOGÃO A UM PASSO DO TÍTULO

FOGÃO com tudo para ser campeão
Minha gente, pense num sábado super movimentado no botãobol, um verdadeiro espetáculo para os olhos! Isso tudo aconteceu nesse sábado, dia 28 de setembro, na Associação Pernambucano de Futebol de Mesa, quando da realização dos jogos pelo Campeonato Oficial de 2018, com muitos destaques.
CRUZEIRO ostenta o manto sagrado da AFM de Caxias do Sul
Em primeiro lugar a grande performance do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que após um passeio no Balneário Camboriú, onde estabeleceu contato com o grande nome do futebol de botão do Brasil, o mestre ADAUTO CELSO SAMBAQUY, sendo presenteado com uma bela camisa da Associação de Caxias do Sul, que lhe deu uma sorte tremenda, saindo de campo vencedor em suas duas partidas realizadas.
FOGÃO detona BLUES e põe as duas mãos na taça do 1º Turno
Na sequência, a vitória suada e sofrida do BOTAFOGO, de Marcos Silva, em cima do CHELSEA, de Hugo Alexandre, por 2x1,  numa partida que extrapolou o tempo  regulamentar, por descuido da arbitragem, que deixou o cronômetro parado, por um bom tempo.
Pelo que aconteceu na partida, o empate deveria ser o resultado do embate, porém, quis o destino que nos 5 minutos que se seguiram, quando o cronômetro voltou  a ser acionado, o FOGÃO conseguiu a virada que praticamente garante o título de campeão do 1º Turno.
Trajetória TRICOLOR DE RIO DOCE no Campeonato Oficial
Depois, foi a vez do SÃO PAULO, de Max Monteiro, descer a ladeira desembestado, amargando três derrotas consecutivas, colocando-o no grupo das equipes que comporão o 2º Turno/Série Prata, na disputa do troféu CABEÇA DE LAGARTIXA.
TRICOLOR leva a primeira lapada da RAPOSA DA JACOBINA
Em seu primeiro confronto, o TRICOLOR DE RIO DOCE enfrentou o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, na Arena 3, a famosa Arena Bostinha, e perdeu por 3x0, em jogo atrasado da 6ª rodada.
A RAPOSA DA JACOBINA chegou babando, voltando com uma secura sem tamanho, depois de 
passar ausente das mesas de botãobol, por duas semanas.
BLUES fizeram TRICOLOR rolar ladeira abaixo
Mais tarde, os SÃOPAULINOS retornaram a campo, na Arena 6, o Monumental Bostão e caíram diante do CHELSEA, de Hugo Alexandre, por 3x1, onde o domínio dos BLUES foi total. O TRICOLOR DO SAMU vem reclamando muito da visão e Max Monteiro vai ter que se livrar da catarata para poder voltar a vibrar com as vitórias.
GAVIÃO DE MARANGUAPE dá pontapé em cachorro morto
No fim, o SÃO PAULO fez sua terceira e última partida e mais uma lapada, porém, mostrou um poder de reação, mas que não evitou a queda. Levou três gols do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, na Arena 5,  a Arena Tora Aço, campo com a menor média de gols. Para surpresa geral, o placar de 3x2, põe por terra a fama da Arena, com a quebra do recorde de gols numa partida.
RAPOSA DA JACOBINA acaba com ZUMBI COLORADO
Por sua vez, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, encerrava sua volta triunfal, derrotando o INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, o Zé do Caixão, na campo  6, a Arena Bostão, com um magro 1x0. A RAPOSA DA JACOBINA entrou em campo já ciente do grande feito do ZUMBI COLORADO que, no sábado passado, derrotara o super favorito e líder do turno, o BOTAFOGO, de Marcos Silva.
Com muita paciência, a Divisão Panzer Estrelada soube penetrar nas catacumbas de Zé do Caixão e com um só golpe destruir por completo a fortaleza do ZUMBI COLORADO.
BALEIA AZUL corta as asas do URUBU
Outra partida sensacional envolveu o VILA BELMIRO, de Albertinho e o FLAMENGO, de Fernando Brito, na Arena 2, num jogo parelho, do início ao fim da pugna. Mas a BALEIA AZUL teve mais sorte e engoliu o URUBU numa única abocanhada. A derrota de 1x0 torna quase que impossível ao MENGÃO chegar ao título de campeão do 1º Turno.
URUBU fisga PEIXE e ainda tem esperança de título
Antes, ainda no início da jornada, o FLAMENGO tinha saído vitorioso no embate contra o SANTOS, de Adilson Ribeiro, que sacramentou o PEIXE no 2º Turno/Série Prata, que de tão envergonhado juntou os cacos e saiu de mansinho. O placar de 1x0 deu ao MENGÃO a esperança de ainda não jogar a toalha na luta pelo título do 1º Turno.
GAVIÃO DE MARANGUAPE se garante no 2º turno/Série Ouro
Mais tarde, na Arena 1, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, se impôs ao HÉRCULES, de José Hércules, triunfando por 1x0, no sua segunda vitória na jornada, resultado que coloca em definitivo o GAVIÃO DE MARANGUAPE, no 2º Turno/Série Ouro.
TIMBU e MACHO HÉRCULES juntos no 2º Turno/Série Prata
No fecho da rodada, NÁUTICO, de Abiud Gomes e HÉRCULES, de José Hércules, empataram em 1x1, na Arena Bostinha, no pior resultado possível para ambos os contendores que morreram abraçados e vão para o tudo ou nada no 2º Turno/Série Prata, na tentativa de conquista do Troféu CABEÇA DE LAGARTIXA.
No próximo sábado, dia 6 de Outubro, Véspera do Dia das Eleições para o governo federal e governos estaduais, a APFM apresenta a seguinte programação:
9ª RODADA
CRUZEIRO X CORINTHIANS
10ª RODADA
CORINTHIANS X SANTOS
11ª RODADA
VILA BELMIRO X PORTO
SANTOS X NÁUTICO
CRUZEIRO X FLAMENGO
BOTAFOGO X CORINTHIANS
SÃO PAULO X INTERNACIONAL
HÉRCULES X CHELSEA
Após os jogos realizados, eis a classificação do 1º Turno (Turno de Classificação):
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1.     BOTAFOGO
24,0
6
10
8
0
0
2
24
13
11
2.     FLAMENGO
21,0
9
10
7
0
0
3
15
8
7
3.     VILA BELMIRO
19,1
10,9
10
6
1
0
3
13
10
3
4.     CRUZEIRO
17,2
9,8
9
5
2
0
2
17
10
7
5.     PORTO
17,2
12,8
10
5
2
0
3
9
9
0
6.     CHELSEA
12,3
17,7
10
3
3
0
4
14
12
2
7.     CORINTHIANS
11,2
12,8
8
3
2
0
3
10
8
2
8.     HÉRCULES
10,1
19,9
10
3
1
0
6
8
13
-5
9.     SÃO PAULO
10,0
20,0
10
3
0
1
6
12
14
-2
10.  NÁUTICO
8,2
21,8
10
2
2
0
6
7
16
-9
11.  INTERNACIONAL
8,1
21,9
10
2
1
1
6
3
12
-9
12.  SANTOS
7,2
18,8
9
1
2
2
4
6
9
-3
LEGENDAS: PG: Pontos Ganhos; PP: Pontos Perdidos; J: Jogos; V: Vitórias; ECG:
Empate com gols; ESG: Empate sem gols (0x0); D: Derrotas; GP: Gols pró; GC:
Gols contra; SG: Saldo de gols.
- Jogos realizados: 58. Gols marcados: 138. Média de gols: 2,37;

- Artilheiro do campeonato: Van Bastem e Fernando Rodrigues, do Botafogo, com 6 gols, cada. 
Observa-se, pois, que cinco equipes já estão sacramentadas no 2º Turno/Série Ouro, restando, portanto, uma vaga que será decidida pelas equipes do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, do CHELSEA, de Hugo Almeida e o HÉRCULES, de José Hércules, com o CORINGÃO com maiores chances de alcançar o objetivo.
Craque DARIO escafedeu-se e causou tumulto na APFM
Como não poderia deixar de ser, eis um fato que causou rebuliço na APFM. O ZUMBI COLORADO, de Zé do Caixão, treinava numa das arenas, quando em certo momento notou que seu artilheiro DARIO estava desaparecido. Começou a correria para ver se encontrava o craque e foi logo bradando: ninguém sai da sala. Naquele aquieta e arreda, procura daqui, procura dacolá, eis que uma luz se acendeu e alguém deu uma dica: "não será que Dario não está debaixo do campo". Eureka! o craque ZUMBI COLORADO tinha penetrado numa das frestas do campo. Zé do Caixão respirou aliviado e prometeu ter mais cuidado no futuro.
Marcão e Sambaquy num momento histórico
Cabe aqui um especial registro o encontro entre Marcos Cardoso e o Grande Mestre SAMBAQUY,  no Balneário Camboriú, bastante significativo para quem cultua o botãobol em Pernambuco.
Corroborando tudo que já foi dito, Marcão revelou que SAMBAQUY vai muito mais além. É uma figura extraordinária e deve ser sempre reverenciado onde quer que esteja.
Se a saúde permitir, farei o possível e o impossível para também poder conhecer bem de perto esse grande amigão.
Viva o botão!

3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Já estou me sentindo como parte desse grupo seleto de botonistas da elite de Pernambuco. A visita do Marcos Cardoso foi breve, mas muito vibrante e me deixou imensamente feliz, pois me presenteou com um lindo time, para o qual terei de conseguir emblemas para numerar cada botão. Posso dizer que nele jogarão os componentes dessa Associação que detém meu carinho. Vou tentar descobrir a posição que cada um jogou nos seus tempos de moleque e colocar o nome de cada botonista pernambucano.
A camisa da AFM deu sorte? Deu nada, o Marcos é que joga muito botão. Pode até ter servido de incentivo, mas o que vale é o que ele sabe fazer. Acredito que os grandes nomes do botão estão entre vocês. E o Timbú passa mais uma semana no seco, sem poder comemorar vitória!
Vou ter de enviar essa postagem ao presidente da AFM Caxias, para que ele mostre aos botonistas daquela entidade o quanto o manto da associação é reconhecido nesse Brasil maravilhoso. Fico feliz em ver que existe a vontade de você vir a Balneário.
Um abração colorado e como bom gaúcho um quebra costelas bem apertado.

Unknown disse...

Eita, meu amigo SAMBAQUI, TÁ MUITO BOM AQUI! RENTIMBORA!KKKKK KKKKK E VIVA AO FOGÃO!👍❤

Abiud Gomes disse...

Meu caro Sambaquy.
Marcão fez toda a resenha desse fabuloso encontro, que de tão ansioso que estava para lhe conhecer, que atrapalhou-se todo, esquecendo no hotel a carteira com todos os documentos e isso causou toda uma confusão. Daí, o papo não ter se prolongado, mas o pouco que deu, serviu para dar uma ideia de quanto você é admirado por esse Brasil afora. Para nós do Botãobol tem sido uma honra termos você como membro, mesmo à distância, da APFM. As nossas portas estarão sempre abertas para recebê-lo com todo carinho.
Quanto ao nosso campeonato, esse de agora, está muito além das expectativas. É bem verdade que o Botafogo, de Marcos Silva, está quase campeão do 1º turno, mas o Mengão ainda tem chances. É secar o Fogão e o Urubu vencer por três gols de diferença. A luta maior vai para a disputa da última vaga da Série Ouro. São quatro para uma vaga. Vai ser um final de turno sensacional! Abração pernambucano, com bastante receio de ver o Brasil, num futuro próximo, vivendo num regime fascista. Torço por Ciro Gomes. Viva o botão!