Minha lista de blogs

domingo, setembro 16, 2018

UM FOGÃO AVASSALADOR NO BOTÃOBOL

NINGUÉM SEGURA O FOGÃO
Minha gente, esse sábado, dia 15 de setembro, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM), templo sagrado do Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras), foi deveras sensacional, com os jogos pelo Campeonato Oficial de Botãobol, em seu 1º Turno (Turno de Classificação), tendo como destaque a brilhante atuação do BOTAFOGO, de Marcos Silva, com duas estupendas vitórias que coloca o GLORIOSO disparado na liderança, dando um grande passo para a conquista do turno.
GAVIÃO DE MARANGUAPE fisga um PEIXE pequeno
No início da jornada,, na Arena 1, em jogo atrasado da 7ª Rodada, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, foi surpreendido pelo PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, saindo derrotado por 1x0, num jogo bem disputado, mas com muitas chances de gol desperdiçadas. O PEIXE mais uma vez mostrou a fragilidade do seu ataque, enquanto que o GAVIÃO DE MARANGUAPE reabilita-se de insucessos anteriores e ainda pensa em classificação para o 2º Turno/Série Ouro.
FOGÃO abre retranca do URUBU e sai triunfante
Enquanto isso, também pela 7ª Rodada, na Arena 6 (Arena BOSTÃO), no clássico dos líderes, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, começou sua vitoriosa jornada, se impondo ao FLAMENGO, de Fernando Brito, triunfando por 1x0, num jogo espetacular, com o MENGÃO fugindo de suas características, jogando retrancado, sem dar espaços para que o FOGÃO pudesse valer de todo seu potencial ofensivo.
Tiro certeiro que matou o URUBU
O URUBU, malandramente, quis jogar por uma bola, mas foi traído no final, cometendo um erro imperdoável, que culminou no gol da vitória botafoguense.
Com a vitória, o FOGÃO reconquistava a liderança do 1º Turno, com a mesma pontuação do MENGÃO, mas com melhor saldo de gols.
PEIXE parecia caranguejo, só jogando para trás
Abrindo os jogos da oitava rodada, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, voltou a campo, dessa vez na Arena BOSTÃO e enfrentou o HÉRCULES, de José Hércules, sendo mais uma vez derrotado, dessa vez por 2x1.
O MACHO HÉRCULES abriu logo uma vantagem de 2x0, acomodando-se na partida, enquanto que o PEIXE continuava com a mesma inoperância ofensiva e cometendo erros infantis, com furadas seguidas.
MACHO HÉRCULES jogou e o PEIXE caiu na rede
Somente na segunda etapa, com o jogo já praticamente definido em favor do time do FILHO DE ZEUS, o PEIXE conseguiu seu golzinho de honra. Pelo que demonstrou nesses dois últimos jogos, o SANTOS está fadado a compor o 2º Turno/Série Prata, para a disputa pelo Troféu 'CABEÇA DE LAGARTIXA".
BALEIA AZUL começa com tudo e quase apaga FOGÃO
Logo em seguida, a Arena 4 serviu de palco para a melhor partida da jornada, onde o BOTAFOGO, de Marcos Silva, enfrentou o VILA BELMIRO, de Albertinho, num duelo de arrepiar.
A BALEIA AZUL, que treina exaustivamente, com grande aproveitamento, entrou com tudo e rapidamente deu duas esguichadas que quase apaga totalmente o GLORIOSO.
FOGÃO mostra toda a força e vira em cima da BALEIA AZUL
Veio a segunda etapa e eis que de repente, aquela pequena chama restante foi crescendo e  transformou-se num FOGÃO avassalador, que reduziu a BALEIA AZUL à cinzas, triunfando com um magnífico 4x2. O BOTAFOGO abre distância na liderança da competição e, faltando apenas três rodadas para o encerramento do turno, já se apresenta com pinta de campeão.
Quando tudo levava a crer que a tarde não teria mais jogos oficiais, eis que adentra à sala de jogos, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, que já estava com dois jogos atrasados, além do seu jogo pela 8ª rodada.
CORINGÃO soube aproveitar a falha do TRICOLOR DE RIO DOCE
Mais uma vez a Arena 6 foi sorteada e o CORINGÃO partiu para enfrentar o SÃO PAULO, de Max Monteiro, num jogo em que os MOSQUETEIROS teriam que lutar para fugirem da lanterna do 1º Turno, enquanto que o TRICOLOR DE RIO DOCE tentaria acabar de uma vez por todas com o estigma de ser um time que começa vertiginosamente, mas depois rola ladeira abaixo.
CORINGÃO não dá brecha e TRICOLOR rola ladeira abaixo
Com muitos erros e acertos, o CORINTHIANS sai de campo vitorioso, pelo placar de 1x0, vibrando intensamente. Por outro lado, o SÃO PAULO teve que aceitar a gozação da torcida que cantava o refrão: "Lá vem o SÃO PAULO, descendo a ladeira, levando porrada, fazendo besteira".
TIMBU caminha a passos largos para a "Cabeça de Lagartixa"
No fecho da jornada, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, mais uma vez decepciona, saindo da Arena 2 derrotado por 2x0, pelo CORINTHIANS, de Adriano Oliveira. O TIMBU jogou abaixo da crítica, nem de longe parecendo aquele time de botãobol inteligente, técnica e taticamente. 
O NÁUTICO já está perdendo o respeito dos adversários, se assemelhando à equipe do INTERNACIONAL, o ZUMBI COLORADO, de Zé do Caixão. É triste, muito triste!
Com os jogos desse sábado, eis a classificação atualizada do 1º Turno:
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1.     BOTAFOGO
21,0
3
8
7
0
0
1
22
11
11
2.     FLAMENGO
18,0
6
8
6
0
0
2
14
7
7
3.     VILA BELMIRO
13,1
10,9
8
4
1
0
3
10
9
1
4.     CRUZEIRO
11,2
9,8
7
3
2
0
2
13
10
3
5.     SÃO PAULO
10,0
11
7
3
0
1
3
9
5
4
6.     CHELSEA
9,3
14,7
8
2
3
0
3
10
9
1
7.     HÉRCULES
9
15
8
3
0
0
5
7
11
-4
8.     CORINTHIANS
8,2
12,8
7
2
2
0
3
7
8
-1
9.     PORTO
8,2
12,8
7
2
2
0
3
4
9
-5
10.  SANTOS
7,2
16,8
8
1
2
2
3
6
8
-2
11.  NÁUTICO
7,1
16,9
8
2
1
0
5
5
13
-8
12.  INTERNACIONAL
5,1
12,9
6
1
1
1
3
2
7
-5

LEGENDAS: PG: Pontos Ganhos; PP: Pontos Perdidos; J: Jogos; V: Vitórias; ECG:
Empate com gols; ESG: Empate sem gols (0x0); D: Derrotas; GP: Gols pró; GC:
Gols contra; SG: Saldo de gols.
Para o próximo sábado, dia 22 de setembro, a programação de jogos é a seguinte:
6ª RODADA
INTERNACIONAL X CORINTHIANS
7ª RODADA
SÃO PAULO X CRUZEIRO
PORTO X INTERNACIONAL
8ª RODADA
VILA BELMIRO X NÁUTICO
SANTOS X FLAMENGO
CRUZEIRO X CORINTHIANS
BOTAFOGO X INTERNACIONAL
SÃO PAULO X CHELSEA
HÉRCULES X PORTO
Encaixe do goleiro do ABC - um lance fantástico do botãobol
Cabe registro mais um encaixe de goleiro, lance raríssimo de ocorrer no botãobol e que num espaço de tempo mínimo voltou a acontecer. As equipes do FLAMENGO, de Fernando Brito e do ABC, de Cláudio Sandes, jogavam amistosamente na mesma Arena 1 que ocorrera o fato anterior, quando o MENGÃO chutou a gol e a bola ficou imprensada entre a trave e o goleiro do ABC, num sensacional encaixe. Se uma vez já é fato raro, imagine duas vezes quase que seguidas! É a beleza do Botãobol!  Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Depois de conversar via celular com você, vamos postar o nosso comentário tradicional. O Marcos Botafogo é fogo mesmo. Não tem para ninguém. Enquanto ele sobe na tabela o Timbú desce a ladeira e vai ter de se contentar em disputar a cabeça de lagartixa. Campeonato difícil de fazer um prognóstico, pois a cada semana aparece um novo líder no campeonato. Semana passada o Flamengo estava cantando de galo, agora é o Botafogo. Quando será a vez do Náutico? Acho que estamos no mesmo barco, meu amigo. A cabeça pensa em fazer uma jogada,mas a mão não consegue captar o pensamento. E a coisa fica cada vez mais difícil. O Marcos Cruzeiro está por aqui, na área, e ontem ligou para mim, desde o Parque Beto Carreiro, em Penha. Lá, nesse parque temático, tem diversão para todos os gostos. Quem sabe na segunda feira ele possa vir aqui conhecer o reduto colorado de Balneário Camboriú.
Um abração colorado e gaúcho. Cuidado com o Vila Belmiro...

Abiud Gomes disse...

Meu amigão Sambaquy
Valeu e muito nossa conversa pelo celular. Temos muita coisa em comum. A impressão foi a melhor possível. Quanto ao Botãobol, na realidade, o Botafogo está demais, lembrando e muito um passado recente, quando se tornou um time imbatível. Está em grande forma. Pelo visto, quatro equipes já estão praticamente garantidas no 2º turno/Série Ouro. Botafogo, Flamengo, Vila Belmiro e Cruzeiro. As outras duas vagas vão ser disputadas pau a pau. São Paulo, Chelsea, Hércules e Corinthians vão disputar ponto a ponto. Para a Cabeça de Lagartixa já estão quase sacramentadas: Santos, Nautico, Porto e Internacional. Vamos ver o que Marcão, aí em Camboriú, vai dizer sobre o Botãobol. Um abração bem pernambucano e bastante feliz depois desse primeiro bate-papo.