Minha lista de blogs

domingo, julho 29, 2018

CAMPEONATO DE BOTÃOBOL COMEÇA SEM SURPRESAS

Gravura referente ao Cangaço no Nordeste
É isso aí, minha gente, o Campeonato Oficial de 2018, de Botãobol, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, teve início nesse sábado, dia 28 de julho, data muito significativa para o Nordeste, quando em 1938, o bando de Virgolino Ferreira, o Lampião,  foi trucidado pela polícia, pondo um ponto final no ciclo do cangaço
Abertura do Campeonato Oficial de Botãobol de 2018
Cinco jogos abriram a longa jornada da competição que deverá se estender até o final do ano, quando então será conhecido o grande campeão da APFM.
Apenas dois botonistas não estiveram presentes à abertura do Campeonato, Albertinho, condutor do VILA BELMIRO, a famosa BALEIA AZUL, acometido de uma braba conjuntivite e Adilson Ribeiro, que dirige o SANTOS, o temido PEIXE da Estância, que tinha um compromisso importante, de pleno conhecimento dos organizadores da competição.
RAPOSA COLORADA empata na estreia
Abrindo a grande festa, debaixo de grande expectativa,  o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, com seu tão decantado time colorado que pertenceu ao INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, tri-campeão de Botãobol, teve pela frente o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, na Arena 5, com arbitragem de José Ribamar.
GAVIÃO DE MARANGUAPE soube sustentar o empate
Numa partida bastante disputada, com leve supremacia da RAPOSA COLORADA, mas que não soube traduzir em tentos e com isso rendeu-se ao empate em 1x1 com o GAVIÃO DE MARANGUAPE.
TRICOLOR DE RIO DOCE acabou com a goga do URUBU
Enquanto isso, na Arena 1 acontecia o embate envolvendo o SÃO PAULO, de Max Monteiro e o FLAMENGO, de Fernando Brito e, mais uma vez a escrita se confirmou: treino é treino, jogo é jogo.
O MENGÃO que arrebenta nos preparativos, se rendeu facilmente ao TRICOLOR DE RIO DOCE, caindo por 3x1, com direito a gols de Messi, Neymar e Busquet.
TIMBU foi reduzido a cinzas pelo FOGÃO
Logo depois, na Arena, as equipes do BOTAFOGO, de Marcos Silva e do NÁUTICO, de Abiud Gomes, faziam suas estreias na competição, com arbitragem de Hugo Almeida,
O TIMBU começou com todo o ímpeto, mantendo a posse de bola na primeira metade do 1º tempo, mas não teve competência para abrir o placar. Disso se aproveitou o FOGÃO para, na primeira investida, após uma falha gritante do ALVIRRUBRO DA TORRE, chegar ao gol e acabar de vez com todo o nervosismo apresentado no início da partida. Daí, para o 2º gol foi um pulo, escore da primeira etapa.
TIMBU ainda tentou reagir mas acabou goleado
Reiniciado o confronto, o TIMBU consegue voltar ao jogo, quando marcou seu gol, através de Humberto Tozzi. Aí a partida cresceu e o NÁUTICO ainda teve a chance do empate, porém, em mais uma falha grotesca, levou o terceiro gol e aí não teve mais jeito,  culminando com mais um gol do FOGÃO, que marca assim a primeira goleada da competição, 4x1. Ao TIMBU restou apenas recolher os cacos e pensar na reabilitação no próximo compromisso.
CORINGÃO se rende à força do HÉRCULES
O quarto confronto reuniu os times do HÉRCULES, de José Hércules e do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, que reviveram o duelo final da COPA DO MUNDO DE BOTÃOBOL, onde a FRANÇA, de Adriano Oliveira, derrotou a SUÉCIA, de José Hércules, por 1x0.
Dessa vez, o grande vitorioso foi o HÉRCULES, que devolveu o escore de 1x0, daquela memorável partida. Será que o CORINGÃO, conforme o que vem sendo propalado, é time de tiro curto?  E o HÉRCULES? Será que é chegada a sua vez de gritar "é campeão"? Vamos aguardar! Está só no começo!
RAPOSA COLORADA deixou os BLUES sem pai, nem mãe
No fecho da jornada, em partida antecipada da segunda rodada, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, voltou a campo para enfrentar o ansioso  CHELSEA, de Hugo Alexandre, que folgaria na rodada em virtude da ausência do SANTOS, de Adilson Ribeiro. Os BLUES da RESERVA DO PAIVA aceitaram o confronto, pois a RAPOSA COLORADA já informara da impossibilidade de comparecer na próxima jornada.
BLUES sucumbem ante a avalanche azul colorada
Então, partiram para a Arena 2 e o que se viu foi um CRUZEIRO brilhante, fazendo valer todo o investimento para o campeonato, que culminou com um soberbo triunfo por 3x1. Os CHELSIANOS, após o embate, confessaram que  falharam na escolha da equipe, fato que espera não repetir no próximo compromisso. 
Com essa vitória, a RAPOSA COLORADA, para deleite de SAMBAQUY, essa figura espetacular do botonismo brasileiro, já assume a liderança da competição.
Após a jornada, eis como fica a classificação do Campeonato Oficial;
TABUA DE CLASSIFICAÇÃO
EQUIPES
PG
PP
J
V
ECG
ESG
D
GP
GC
SG
1.   CRUZEIRO
4,1
1,9
2
1
1
0
0
4
2
2
2.   BOTAFOGO
3
0
1
1
0
0
0
4
1
3
3.   SÃO PAULO
3
0
1
1
0
0
0
3
1
2
4.   HÉRCULES
3
0
1
1
0
0
0
1
0
1
5.   PORTO
1,1
1,9
1
0
1
0
0
1
1
0
6.   CORINTHIANS
0
3
1
0
0
0
1
0
1
-1
7.   CHELSEA
0
3
1
0
0
0
1
1
3
-2
FLAMENGO
0
3
1
0
0
0
1
1
3
-2
8.   NÁUTICO
0
3
1
0
0
0
1
1
4
-3
INTERNACIONAL
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
SANTOS
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
VILA BELMIRO
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0

LEGENDAS: PG: Pontos Ganhos; PP: Pontos Perdidos; J: Jogos; V: Vitórias; ECG: Empate com gols; ESG: Empate sem gols (0x0); D: Derrotas; GP: Gols pró; GC: Gols contra; SG: Saldo de gols.
As seis primeira equipes se classificam  para o 2º Turno/Série Ouro, enquanto as grafadas em vermelho estão situadas na zona de classificação para o 2º Turno/Série Prata.
INTERNACIONAL, SANTOS e VILA BELMIRO ainda não estrearam.
PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS
Para o próximo sábado, dia 4 de agosto,  a jornada é a seguinte:
                              1) JOGOS ATRASADOS DA 1ª RODADA
                                VILA BELMIRO X INTERNACIONAL
                                         SANTOS   X    CHELSEA
          2) JOGOS DA 2ª RODADA                
                                             CORINTHIANS     X  VILA BELMIRO
                                        INTERNACIONAL X SANTOS
                                                       PORTO  X  BOTAFOGO
                                                    NÁUTICO  X  SÃO PAULO
                                                 HÉRCULES  X  FLAMENGO
Pelo que se viu nos primeiros jogos, a tônica do Campeonato deverá ser sempre a de partidas acirradíssimas e bastante competitivas. Quem bobear, dança! Viva o botão!

4 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo destroçado Abiud.
Levar 4 x 1 do Marcão não é para desanimar, pois o homem é o papa títulos de todas as competições de Botãobol. O negócio é reagir de agora em diante.
Quando ao Cruzeiro/Internacional, a união de duas escolas magnificas do futebol brasileiro, fico contente com a liderança provisória. Provisória, como dizem aqui no sul, os jornalistas gremistas, que o Inter ocupa no campeonato. Apesar de não ser o meu Inter de outras jornadas, tem o time deles atrás do nosso. Quando conseguem ficar na frente nos chamam de cavalo paraguaio. Mas, estou vendo a caída do time do Renato Carioca. O gás está acabando...
Vamos esperar a próxima rodadas e ver como é que fica. Que as más escolhas terminem logo, pois ter vários Chelseas a indecisão bate e a escolha sempre será fatal.
Um abraço colorado e gaúcho a esses queridos amigos da Rainha das Regras.

Abiud Gomes disse...

Meu amigão Sambaquy. É isso aí! A rapaziada não está mais respeitando o velho Timbu. Parece que o tempo está passando rápido demais e a recuperação, se é que existe, está cada vez mais lenta. Virei competidor olímpico, onde o que interessa é participar e o que vier é lucro.Realmente, o Fogão surpreendeu ao colocar seu time de velhos botões de chifre, pois não vinha bem nos treinamentos quando se valia do time de Del Piero. Já a raposa colorada está entusiasmada e quando isso acontece, saiam da frente. Já juntei os cacos e vou ver se dou uma melhorada. O que está ficando bom é o meu Timbu, esse time de R$ 1,99, com cara de quem quer subir. Se isso ocorrer, fica a promessa: voltarei aos estádios. Abração bem pernambucano e mais ainda Timbu.

Unknown disse...

Feliz quando vejo esse futebol de botão,e lembrando como meu velho e querido pai,gostava de jogar.Hj meu querido irmão continua o legado,parabens a todos vcs,Deus abençoe todos!

Unknown disse...

Irmã de Marcos Antônio Albuquerque,filha de (Chico)como os amigos costumavam chama-lo.