Minha lista de blogs

domingo, abril 03, 2016

BALEIA AZUL ENGOLE TIMBU E É CAMPEÃO DE BOTÃOBOL

 BALEIA AZUL, de Albertinho,  campeã oficial de Botãobol
Minha gente, mais uma vez não deu. O TIMBU, de Abiud Gomes, nadou, nadou, mas acabou engolido pela BALEIA AZUL, de Albertinho, que tornou-se  campeão oficial de botãobol (futebol de botão arte) da temporada 2015/2016, da Associação Pernambucana de Futebol de mesa, na jornada de encerramento, realizada neste sábado, dia 2 de abril de 2016. 
Para se ter uma ideia da derrocada alvirrubra, bastaria que o NÁUTICO vencesse um dos jogos que teria que realizar, para se sagrar campeão do 2º Turno/Série Ouro e assim medir forças com o campeão do 1º Turno, o VILA BELMIRO, de Albertinho.
TIMBU não passa do 0x0 e aí o caldo começou a entornar
Para isso, deveria derrotar o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes ou o próprio VILA BELMIRO, de Albertinho, equipes essas que juntamente com o BOTAFOGO, de Marcos Silva, poderiam faturar essa segunda etapa da competição.
Até mesmo dois empates dariam  o título do 2º Turno ao Velho Timbu, independente dos resultados dos outros dois confrontos: DEPORTIVO LARA X VILA BELMIRO e BOTAFOGO X DEPORTIVO LARA.
ARUÁ(ex-Raposa da Jacobina) serviu de arma da BALEIA AZUL
Antes do início da jornada, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que na edição passada da MARRETA foi chamado de ARUÁ, deu início à guerra de nervos, colocando o jogo NÁUTICO X DEPORTIVO LARA sob suspeita, visto que os CHIVOS DO ANDREAZZA foram estimulados a vencer seus adversários, através da mala branca oferecida pelo TIMBU. Percebeu-se logo que a RAPOSA DA JACOBINA estava em conluio com a BALEIA AZUL, o VILA BELMIRO, de Albertinho, que encontrou dessa forma a maneira de desestabilizar a partida, colocando pilha no jogo.
TIMBU perturbou-se com a grita do ARUÁ e dançou
E a estratégia armada pela dupla deu certo, pois o confronto NÁUTICO X DEPORTIVO LARA terminou empatado em 0x0 e com isso a BALEIA AZUL somente dependeria dela própria para conseguir conquistar o 2º Turno/Série Ouro e, como já havia ganho o Turno de Classificação, seria agraciada com o título de Campeã Oficial de Botãobol de 2015.
BALEIA AZUL treme mas acha o gol no fim da partida
Na sequência, mesmo tremendo que só vara verde, o VILA BELMIRO, no último instante da partida, venceu o DEPORTIVO LARA, por 1x0, mostrando que a sorte estava totalmente a seu favor. Os BODES DO ANDREAZZA estavam com a posse de bola, mas arriscaram um chute sem necessidade e a bola, caprichosamente, no rebote, foi de encontro  a um defensor do LARA, saindo pela linha de fundo em escanteio. Veio a cobrança e a BALEIA AZUL encaçapou. Agora era partir para cima do TIMBU e faturar o título.
BALEIA AZUL e TIMBU ladeando o árbitro FERNANDO BRITO
A Arena 1 serviu de palco da luta entre o TIMBU e a BALEIA AZUL. com arbitragem de Fernando Brito. Feito o sorteio, a saída coube ao VILA BELMIRO, de Albertinho, que partiu de imediato ao ataque, sendo feliz na finalização. Chutou a gol e pimba na gorduchinha!.Estava aberto o caminho para o título. O Velho TIMBU sentiu o golpe, mas, mesmo assim, tentou a reação, conseguindo executar alguns arremessos a gol, porém, sem sucesso. Próximo de encerrar o primeiro tempo veio o golpe fatal: o NÁUTICO, de Abiud Gomes, estava na ofensiva e quando tudo parecia que iria redundar em mais um chute a gol, aconteceu a furada e o VILA BELMIRO recuperou a posse de bola e enveredou num contra-ataque que culminou com o segundo gol da BALEIA AZUL. O TIMBU praticamente morreu ali.
Veio o 2º Tempo que serviu apenas para o VILA administrar a vantagem até o apito final do árbitro.
O palco da luta ficou deserto e o TIMBU engolido pela BALEIA AZUL, que conquistou pela segunda vez o título de CAMPEÃO OFICIAL DE BOTÃOBOL, repetindo o feito do já distante ano de 2007.
VASCÃO acabou como rabo de jacaré
Os outros dois jogos serviram apenas para complemento da tabela e para o posicionamento das equipes na classificação geral. Na Arena 2, o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, venceu o BOTAFOGO, de Marcos Silva, por 3x2, enquanto que na Arena 4, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, aplicou um chocolate no VASCO DA GAMA, de Ricardo Albuquerque, goleando por 4x0. O VASCÃO acabou sendo o rabo de jacaré e teve que aguentar a gréia: "JOGAR NA OURO PRÁ GANHAR O QUÊ? UMA LANTERNINHA E MUITA LAPÁDA!".
Classificação Geral do Campeonato de Botãobol
CAMPEÃO: VILA BELMIRO, de Albertinho;
VICE CAMPEÃO: NÁUTICO, de Abiud Gomes;
3º LUGAR: BOTAFOGO, de Marcos Silva;
4º LUGAR: DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes.
CAMPEÃO DA SÉRIE PRATA: FLAMENGO, de Fernando Brito.
Artilheiro do Campeonato: Del Piero, do BOTAFOGO, com 6 gols.
ALERTA GERAL!!! Vem aí o VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE
Agora, a página está virada e as atenções estão voltadas para o VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, com início previsto para o sábado,  dia 16 de abril, As inscrições estão abertas para os sócios da APFM. 
Como se sabe, essa competição reúne equipes constituídas de botões de chifre de boi, relembrando uma época romântica do botãobol. É uma das mais significativas tradições do futebol de botão de Pernambuco.
Antes, é pensamento da direção da APFM, promover nesse próximo sábado, dia 9 de abril, o tradicional TORNEIO DO RANKING, competição constante do calendário e  que abre oficialmente a temporada de 2016. 
Também, a APFM deverá marcar a data da solenidade de premiação do campeonato oficial de 2015, estando sugerido o dia 30 de abril. Vamos aguardar.
PARABÉNS, ao VILA BELMIRO, de Albertinho, pela conquista do título de campeão geral de botãobol da temporada 2015, merecida sob todos os aspectos. Incontestável. Viva o botão! 


3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo vice campeão,
Não foi desta vez, mas pelo menos ficamos com o segundo caneco da competição. O futebol de mesa tem estas surpresas, as vezes desagradáveis com os adversários tentando desestabilizar o treinador do Timbú E parece que com seguiram, pois tinha dois resultados a fazer e vencendo seria o campeão. Mas, o negócio é levantar a cabeça a partir para o Chifronésio tradicional, reedição da época romântica em que todos tinham times feitos de chifres de boi. Tenho curiosidade de conhecer um modelo destes, pois conheço os de coco, mas não de chifre. Vamos voltar a torcer pelo sucesso do Náutico-AABB CX Sul, e esperar que neste o meu amigo levante o maior troféu, pois mostrou que reúne condições para isto.
Abraço gaúcho e colorado.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Antecipei meu comentário pois amanhã de manhã, dia 4 estarei fazendo um cirurgia de catarata. Não sei quando ele vai me liberar para voltar ao computador. Me adiantei e comentei. Abraço novamente.

Abiud Gomes disse...

Meu amigão Sambaquy, a cirurgia de catarata é simples, mas mesmo assim requer cuidados. Tenho certeza que você, após colocar os holofotes, vai ver o mundo que o cerca com muita maior precisão. No Botãobol, apesar de ter ficado bastante chateado ontem, hoje eu vi que o vice campeonato ficou de bom tamanho. Além do troféu de vice campeão geral, ainda fiz jus ao troféu de vice campeão da Série Ouro e à medalha de melhor defesa do campeonato. Que venha o Chifronésio e vamos ver o que vai dar. Muito sucesso na cirurgia. Fé em Deus e pé na tábua. Abração bem pernambucano e timbu.