Minha lista de blogs

domingo, abril 17, 2016

CHUVAS ADIAM CHIFRONÉSIO

Esses estragos da chuva adiaram o início do CHIFRONÉSIO
Minha gente, depois de uma madrugada de chuvas torrenciais na região metropolitana do Recife, nesse sábado, dia 16 de abril, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa resolveu adiar o início do VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, para o próximo sábado, dia 23 de abril, mas ainda sujeito à confirmação. Portanto, as inscrições para a competição somente deverão ser encerradas poucas horas antes de começarem os jogos da primeira rodada.
INTERNACIONAL X SANTOS em pleno V CHIFRONÉSIO
A fórmula de disputa vai depender do número de inscritos, pois havendo até onze equipes, o CHIFRONÉSIO será realizado em turno único, no sistema de pontos corridos. 
Caso esse número seja ultrapassado, a competição será disputada com as equipes dispostas em dois grupos distintos, em uma primeira fase, classificando-se os quatro primeiros colocados de cada grupo, para o enfrentamento inversamente proporcional à classificação, no sistema mata-mata, com as equipes melhores classificadas jogando com a vantagem do empate.
As equipes não classificadas na primeira fase disputarão a Rebarba do Chifronésio, em confrontos mata-mata, seguindo o exemplo acima.
ORLANDO PIRATES X VILA BELMIRO outro belo confronto de 2015
Devido às chuvas, os botonistas ADILSON RIBEIRO, ALEXANDRE DE FREITAS, BRUNO MONTEIRO,  CLÁUDIO SANDES, DINORALDO GONÇALVES , MAX MONTEIRO e MARCOS SILVA não puderam comparecer à APFM e, consequentemente, fazer suas inscrições.
Para não passar em branco, os botonistas que se fizeram presentes: ABIUD GOMES, FERNANDO BRITO, ALBERTINHO, RICARDO DOS ANJOS, JOSÉ HÉRCULES, CLÓVIS SANDES, PAULO JIQUIÁ e AZEVEDO NETO, aproveitaram o momento e se exercitaram como nunca, em jogos amistosos.
Time Merengue volta a campo depois de um ano ausente
O TIMBU, de Abiud Gomes, se apresentou com três times de chifres, realizando quatro partidas amistosas, demonstrando estar completamente sem ritmo, tendo em vista que, desde o último Torneio Chifronésio, encerrado em junho de 2015, somente fizera uso de botões de chifres apenas em duas oportunidades, quando estreou a equipe do HURACÁN.
Dessa vez, com o time do REAL MADRID, na Arena 4, perdeu para o BOCA JUNIORS, de Ricardo dos Anjos, por 2x0, numa apresentação apenas sofrível.
PORTUGUESA SC de volta às mesas de botãobol
Na sequência, fez uso do time da PORTUGUESA CATARINENSE e mais uma vez saiu derrotado, em jogo na Arena 2, diante do VILA BELMIRO, de Albertinho, por 1x0, mas com desempenho que deixou muito a desejar.
HURACÁN fez teste contra o VILA BELMIRO e se deu mal
Apresentando-se um pouco melhor, na Arena 1, enfrentou de novo o VILA BELMIRO, de Albertinho, fazendo-se valer dos craques do HURACÁN, porém, sem sucesso, saindo derrotado mais um vez por 1x0.
Encerrando a jornada, foi até a Arena 5, com o esquadrão da PORTUGUESA SC,  onde teve pela frente o FLAMENGO, de Fernando Brito e aí tudo correu diferente. triunfando por 2x0, dando a entender que já estava se adaptando aos botões de chifre. Quem foi rei...
O Botãobol (futebol de botão arte) é jogado com times dos mais diversos materiais (resina plástica, placa acrílica, galalite, chifre de boi, osso, botões de casaco, madeira, casca de coco), necessitando uma perfeita adaptação para se atingir uma boa performance. Para isso, torna-se necessário treinar bastante, até se sentir confiante.
Ribamar (dir) sempre joga com times de botões de chifres
Poucos são os botonistas aqui no Recife que fazem uso de times de botões de chifre nas competições de botãobol. Na APFM, somente  Albertinho e  José Ribamar participam de todas as competições   com seus times de botões de chifre, mas isso são exemplos raros.
Como esse tipo de botão faz parte de toda a história do botãobol, surgiu a ideia de se realizar o TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE, que já vai para a sua sétima edição. É uma tradição do futebol de botão de Pernambuco, daí todo o interesse em preservar. Viva o botão! 

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
As chuvas inundaram a Veneza Brasileira e o Chifronésio teve de ser adiado. Mas, deu para treinar e a minha surpresa é saber que tens uma Portuguesa Catarinense. Nem conhecia este time. Mas, deve ser por homenagem a este amigo que aqui reside esta denominação, já que o distintivo é da Portuguesa Paulista. Uma coisa que eu estranhei foi ver que em cada foto do time, existe um goleiro quadrado (foi uma observação minha), pois sei que os goleiros utilizados na Rainha das Regras é de forma arredondada, pois possuo dois deles entre os meus times.
Ontem fiz a minha segunda cirurgia de catarata e estigmatismo no olho esquerdo. Espero estar vendo melhor o mundo, de agora em diante.
Um abraço gaúcho e colorado, além do abraço catarinense (minha terra adotiva).

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, tenho plena convicção de que você vai enxergar o mundo bem melhor. Todo o sucesso na sua recuperação. Talvez tenha sido esse o motivo pelo qual você confundiu a minha palheta quadrada como sendo um goleiro, nas fotos. Nessas fotos dos meus três times de botões de chifres, todas estão sem goleiros, isso é devido pela dificuldade de se obter um goleiro de chifre no tamanho que a regra exige, principalmente pela irregularidade do material em seu formato. Quanto à Portuguesa Catarinense, existe a ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA, de Navegantes - SC, fundada em 2002, mesmo ano da fundação da APFM. No time, já usei o escudo original, mas como fiz algumas modificações no time, perdi alguns escudos e como não tinha outros para repor, aproveitei os do time da Portuguesa de Desportos, porém, brevemente, estarei fazendo a correção. Já foram encomendados novos escudinhos.Fica o esclarecimento. Abração pernambucano e timbu.