Minha lista de blogs

domingo, abril 24, 2016

COMEÇA A GUERRA DO CHIFRONÉSIO

Botonistas prontos para o VII Torneio Chifronésio do Recife
Minha gente, esse sábado, dia 23 de abril, entra para a história da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (APFM), com o início do VII Torneio Chifronésio do Recife, de botãobol (futebol de botão arte e ex-regra pernambucana, a rainha das regras), competição com reúne dezoito equipes, divididas em dois grupos distintos, com nove times cada um.
Hora dos ajustes para o início da competição
Após aparar algumas arestas, todos os botonistas atualmente em atividade na APFM se inscreveram, numa demonstração clara de quanto o Torneio Chifronésio representa para a comunidade do botãobol, revivendo assim toda a beleza romântica de antigamente, com seus times de botões feitos de chifres de boi.
Obedecendo ao Ranking Geral da APFM, os grupos ficaram assim constituídos:
Formam o GRUPO 1: BOTAFOGO, de Marcos Silva; BARCELONA, de José Azevedo Neto; CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes; FLAMENGO, de Fernando Brito; GRÊMIO, de José Ribamar de Oliveira; NÁUTICO, de Abiud Gomes; SANTOS, de Adilson Ribeiro; VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos.
Já no GRUPO 2, lá estão: BRASÍLIA, de Dinoraldo Gonçalves; CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; HÉRCULES, de José Hércules; HOLANDA, de Bruno Aritana; ITACURUBA, de Alexandre Freitas; INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes; SÃO PAULO, de Max Monteiro; VILA BELMIRO, de Albertinho.
 Rubronegro ITACURUBA não foi feliz na abertura do Chifronésio
Abrindo a jornada, na Arena 1, pelo Grupo 2, a HOLANDA, de Bruno Aritana, não tomou conhecimento do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, mandando ver  um 3x0. A LARANJA MECÂNICA dominou amplamente as ações, sendo favorecida mais ainda pela péssima pontaria do TRINCA FERRO DOS AFOGADOS,
FOGÃO e a fritada do PEIXE no CHIFRONÉSIO
Já pelo Grupo 1, na Arena 4, o FOGÃO, de Marcos Silva, fritou o PEIXE, de Adilson Ribeiro, sapecando-lhe um sonoro 3x0. O BOTAFOGO veio a campo com seu time bastante rodado, capitaneado pelo craque VAN BASTEN, enquanto o SANTOS, com sua equipe totalmente renovada, mostrava um desentrosamento fora do comum.
URUBU pousa na sorte do TRICOLOR IMORTAL
Enquanto isso, na Arena 2, o GRÊMIO, de José Ribamar, empatava em 0x0, com o FLAMENGO, de Fernando Brito. Apesar do time mosqueteiro apresentar mais posse de bola, não soube traduzir em gol as poucas oportunidades de arremate. Por sua vez, o URUBU reclamou bastante da bola utilizada no Chifronésio, julgando ser esse o fator principal para a fraca exibição.
HÉRCULES tenta mas não invade cidadela brasiliense
Na Arena 5, o HÉRCULES, de José Hércules e o BRASÍLIA, de Dinoraldo Gonçalves, também não saíram do 0x0, numa partida fria, sem lances emocionantes. No final, as duas equipes pareciam satisfeitas com o resultado. Nem vencido, nem vencedor.
BALEIA AZUL ataca e ZUMBI COLORADO sai de banda 
Por outro lado, na Arena 4, o VILA BELMIRO, de Albertinho, suou para vencer por 1x0 a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes. A BALEIA AZUL para essa competição, fez uma verdadeira peneira no seu acervo, selecionando vinte botões de chifres para compor sua equipe. Espera com isso se classificar sem muita dificuldade para a Fase Decisiva do Chifronésio.  
O ZUMBI COLORADO, ameaça  assustar seus adversários, apelando para o sobrenatural. Zé do Caixão está fazendo novas experiências macabras, prometendo poções fantasmagóricas. Cruz, credo!
TIMBU só de olho no começo afoito do VASCÃO 
Fechando a jornada, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, tentou, mas não conseguiu vazar a meta do VASCO DA GAMA, de Ricardo dos Anjos, com o placar ficando do jeito que começou: 0x0.
Enquanto o VASCÃO teve todas as chances desperdiçadas no primeiro tempo, o TIMBU embalou na segunda etapa, sufocando o adversário até o último segundo da partida, mas a bola não entrou.  
Após as partidas, a classificação ficou assim:
Para a próxima rodada, a ser realizada no sábado, dia 30 de abril, acontecerão as estreias do BARCELONA, de Azevedo Neto, do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, do DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes. do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e do SÃO PAULO, de Max Monteiro
.
VII TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE
BOTÃOBOL
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
(SÁBADO, DIA 30 DE ABRIL DE 2016)
1)         GRUPO 1
Rodada
JOGOS
CORINTHIANS

X

BARCELONA
NÁUTICO

X

GRÊMIO
FLAMENGO

X

VASCO DA GAMA
CORINTHIANS

X

BOTAFOGO
BARCELONA

X

SANTOS
2)         GRUPO 2
Rodada
JOGOS
SÃO PAULO

X

INTERNACIONAL
VILA BELMIRO

X

HOLANDA
ITACURUBA

X

SÃO PAULO
BRASÍLIA

X

INTER DE MILÃO
CRUZEIRO

X

INTERNACIONAL
FOLGA: HÉRCULES
A data de sábado também será aproveitada para a realização da solenidade de premiação do Campeonato Oficial de 2015, de Botãobol, com a entrega dos troféus e medalhas aos agraciados.
A festa promete. Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Mais um chifronésio para abrilhantar os sábados desta turma valorosa de amigos do futebol de botão. Tenho curiosidade em conhecer os botões feitos de chifre. Conheço os de coco, de galelite, de acrílico, de palaton, de plástico, de vidro de avião, mas os de chifre ainda tive o prazer. Quando for a Recife, quem sabe eu consiga comprar um time para a minha famosa coleção. Esta coleção que vai fazer parte do museu do futebol de mesa que a AFM Caxias está organizando.
Parece que o Timbú ainda tem de melhorar a pontaria. Acredito que, por experiência própria, deverias consultar um oftalmologista e ver se não necessitas de uma correção. Passei a ver melhor depois das minhas cirurgias.
Até a semana que vem, quando os resultados começam a mostrar quem vai beliscar troféu e quem vai para o rabo de lagartixa.
Abraço colorado e gaúcho para você e todos os demais.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, a oftalmologista não viu ainda nenhum quadro de catarata. O problema maior é com a organização da competição, que muitas vezes tira a concentração da partida. Todos os problemas caiem nas minhas costas. Se um dia vieres a Recife, o que seria uma grande satisfação para todos nós do Botãobol, um time de botões de chifres já estaria reservado. O Timbu vai à luta! Abração pernambucano.