Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 28, 2016

FOGÃO FAZ A FESTA NO ANIVERSÁRIO DA APFM

FOGÃO já com o troféu de campeão do torneio de aniversário
Minha gente, que festa espetacular! A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nesse sábado, dia 27 de fevereiro, comemorou o 14º aniversário de sua fundação, realizando um torneio de botãobol (futebol de botão arte), reunindo quinze botonistas, todos pertencentes ao seu quadro social, com destaque para as participações de Alexandre de Freitas, de João Paulo Fofão e de Humberto (Securão) Arruda, que encontravam-se afastados das competições promovidas pela APM.
ITACURUBA abriu o torneio eliminando o VASCÃO
As equipes inscritas foram distribuídas em dois grupos distintos, com os 1ºs colocados de cada um deles, decidindo o título de campeão do 14º Aniversário de Fundação da APFM.
Iniciada a competição, arduamente disputada, no sistema mata-mata,  mas num clima de alegria e descontração, com muita empolgação, não faltando a "gréia" com aqueles que iam sendo derrotados.
TIMBU não deixa o PEIXE nadar contra a maré
Foi nesse clima que se encerrou a primeira etapa com as equipes  ITACURUBA,  FLAMENGO, NÁUTICO e DEPORTIVO LARA, pelo Grupo 1, classificadas para a 2ª etapa, eliminando os times do VASCO DA GAMA, da LÁZIO, do SANTOS e do BARUERI, respectivamente.
Pelo Grupo 2, foram classificadas as equipes do VILA BELMIRO, do INTERNACIONAL e do HÉRCULES, que eliminaram os times do JIHAD, do SÃO PAULO e da AGA, pela ordem.
FOGÃO assa BALEIA AZUL e dá início à arrancada para o título
Nesse Grupo 2, o BOTAFOGO que sobrara no sorteio, eliminou o VILA BELMIRO e continuou na disputa.
Eita arrumadinho bom da gota! Deu água na boca!
Antes do início da segunda etapa, partiu-se para os comes e bebes e aí todo mundo se empanturrou com o arrumadinho de charque, bem preparado pelo "maître" Cláudio Sandes, diretor social da APFM, que caprichou nos preparativos da festa.
FOGÃO vai prá cima do URUBU com toda fúria
Veio então a fase decisiva do torneio, que culminou com a conquista do BOTAFOGO, de Marcos Silva, ao derrotar o FLAMENGO, de Fernando Brito, por 3x1, em jogo realizado na Arena 1, com arbitragem de Adilson Ribeiro, presidente da APFM e melhor árbitro da entidade.
Assim que se encerrou a partida decisiva, foi feita a entrega dos troféus aos agraciados com os títulos de campeão e de vice campeão do Torneio 14º Aniversário de Fundação da APFM.
FOGÃO e URUBU fizeram por merecer. Foram de fato os melhores. Parabéns!
Publica-se abaixo, todo o desenvolvimento da competição, marco na história do botãobol em Pernambuco.

ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL
TORNEIO DO 14º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DA APFM
(27 DE FEVEREIRO DE 2016)

1.       PARTICIPANTES
ORDEM
BOTONISTA
EQUIPE
1
ABIUD FERREIRA GOMES
NÁUTICO
2
ADILSON DE SÁ RIBEIRO
SANTOS
3
ALEXANDRE DE FREITAS
ITACURUBA
4
BRUNO MONTEIRO ARITANA
JIHAD
5
CARLOS ALBERTO DOS SANTOS (ALBERTINHO)
VILA BELMIRO
6
CLAÚDIO ALVES SANDES
DEPORTIVO LARA
7
CLÓVIS ALVES SANDES
INTERNACIONAL
8
DINORALDO JOSÉ GONÇALVES
BARUERI
9
FERNANDO DE BRITO ALBUQUERQUE
FLAMENGO
10
HUMBERTO ARRUDA (SECURÃO)
AGA
11
JOSÉ HÉRCULES LEITE
HÉRCULES
12
JOÃO PAULO DE BRITO (FOFÃO)
LÁZIO
13
MARCOS ANTONIO SILVA
BOTAFOGO
14
MAX MONTEIRO ROSA
SÃO PAULO
15
RICARDO DOS ANJOS ALBUQUERQUE
VASCO DA GAMA
2.       DESENVOLVIMENTO
GRUPO 1
ORDEM
Jogos
CLASSIFICADO
1
VASCO DA GAMA
0
X
1
ITACURUBA
ITACURUBA
2
FLAMENGO
1
X
0
LÁZIO
FLAMENGO
3
NÁUTICO
0
X
0
SANTOS
NÁUTICO (1X0 Pênaltis)
4
BARUERI
0
X
1
DEPORTIVO LARA
DEPORTIVO LARA
5
ITACURUBA
0
X
0
FLAMENGO
FLAMENGO (1X0 Pênaltis)
6
NÁUTICO
0
X
0
DEPORTIVO LARA
DEPORTIVO LARA (3X2 Pênaltis)
7
FLAMENGO
1
X
0
DEPORTIVO LARA
Campeão: FLAMENGO
GRUPO 2
ORDEM
Jogos
CLASSIFICADO
1
VILA BELMIRO
2
X
1
JIHAD
VILA BELMIRO
2
INTERNACIONAL
0
X
0
SÃO PAULO
INTERNACIONAL (2X1 Pênaltis)
3
AGA
1
X
2
HÉRCULES
HÉRCULES
4
BOTAFOGO
1
X
1
VILA BELMIRO
BOTAFOGO (3x0 pênaltis)
5
INTERNACIONAL
1
X
0
HÉRCULES
INTERNACIONAL
6
BOTAFOGO
2
X
0
INTERNACIONAL
Campeão: BOTAFOGO
DECISÃO DO TORNEIO
BOTAFOGO 3 X 1 FLAMENGO
CAMPEÃO DO TORNEIO DO 14º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DA APFM
BOTAFOGO, de Marcos Silva.
Agora as atenções voltam para o 2º turno do Campeonato Oficial de Botãobol, da temporada 2015/2016 e aí o comer é outro. A briga pelo título está acirradíssima. Ganhará que tiver mais fôlego! Viva o botão! 

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Pelos comentários de seu blog a festa deve ter sido maravilhosa. E a final carioca, reunindo Botafogo e Flamengo, mostra a tendência que existia entre nós, os mais antigos, em escolher times do Rio de Janeiro para representar. Meu primeiro time foi o Vasco.
E o danado do Marcos, com seu Botafogo, não dá chance a ninguém. Valendo troféu é com ele. Acredito que a felicidade de todos vocês deve ser imensa. Sugiro que levem seus netos e promovam um torneio entre eles, pois assim terão a continuação desta entidade e desta regra tão bonita que praticam. Na AFM Caxias do Sul foi realizado o Torneio Festa da Uva, que é sempre realizado junto com a festa tradicional da cidade. E com 40 disputantes, de diversas cidades do estado, o vencedor foi um rapaz que foi trazido para o meio, depois de uma apresentação que os botonistas da AFM fizeram em sua escola. Este menino já foi bi campeão brasileiro juvenil e agora entra na especial (adultos), com chances e conhecimento para continuar a obra iniciada há mais de 50 anos. Viva o futebol de mesa, que reúne amigos para jogar botão.
Abraço gaúcho, colorado e botonista.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, a festa foi realmente maravilhosa, num clima alegre e descontraído. Mandamos vários convites mas os adeptos das outras modalidades (1 toque, 12 toques, dadinho e fogo tei-béi) se omitem com medo de passar vergonha, por não se acharem à altura daquilo que o botãobol exige para ser bem praticado. Essa é a pura verdade. Quanto à difusão nas escolas e em oficinas, com o intuito de atrair mais adeptos, diferentemente de Caxias do Sul, o Recife não é acolhedor para qualquer tipo de esportes. A meninada, hoje, nas escolas, estão mais para os tablets e jogos nos celulares. É a geração dedinho. Em relação aos filhos e netos, parece não atraí-los. A grande maioria dos filhos (e bote maioria nisso) do pessoal do botãobol não passa nem perto das mesas. O que estamos fazendo é manter as portas abertas todas às quintas-feiras e sábados para quem quiser aparecer. Alguns nos visitam, olham, sentem a dificuldade, lembram-se dos tempos de criança e depois... somem.
Já na regra de 12 toques, a Federação Pernambucana de Futebol de Mesa, dirigida por Éder, sediada em Caruaru, vem fazendo um trabalho de interiorização significativo, aglutinando botonistas de cidade próximas ao polo caruaruense. Talvez seja esse o caminho. Recife tem suas diferenças. Abração bem pernambucano, ainda com gosto de arrumadinho.