Minha lista de blogs

segunda-feira, fevereiro 22, 2016

APFM - TEMPLO DO BOTÃOBOL - 14 ANOS DE EXISTÊNCIA

Abiud Gomes e Hércules Leite viram o sonho se tornar realidade
É isso aí, minha gente! Dia 22 de fevereiro de 2002 é a data em que um grupo de botonistas reuniu-se na sala 1411, do Edifício Brasília, no Bairro de Santo Antonio, centro comercial do Recife, para fundar a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e assim sair dos terraços, dos quintais e das garagens, permitindo com isso que o futebol de botão, praticado na regra pernambucana,  pudesse se desenvolver e sair do quase anonimato.
Adilson (Esq)-Presidente da APFM e Fernando-Diretor de Esportes
José Hércules Leite, Abiud Ferreira Gomes, Adilson José de Sá Ribeiro, Armando Francisco da Silva Filho, José Ribamar de Oliveira e Paulo César Monteiro Ramos, examinaram, discutiram e aprovaram o esboço do estatuto da ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA, tornando-o definitivo.
Esse portanto foi o grande passo para tornar visível ao mundo do botão a regra pernambucana, que mais tarde seria consagrada como botãobol, para diferenciar das demais regras praticadas no Brasil e no mundo.
Botonistas da APFM no SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE
A APFM, de saída, ocupou as dependências do Santa Cruz Futebol Clube, onde os botonistas, praticantes da regra pernambucana lá estavam instalados, desde o ano 2000, porém, eram grandes as restrições, devido principalmente pela rivalidade clubística sempre existente, que não permitia a presença de botonistas,  vestindo trajes de equipes adversárias do Tricolor do Arruda.
Terraço da casa do saudoso Chico Barbosa no Setúbal
Em 2003, o Santa Cruz Futebol Clube comunicou que não queria mais a presença dos botonistas em suas dependências e determinou a imediata retirada dos campos e  demais apetrechos pertencentes à APFM. O golpe foi tão duro que parecia que seria o fim da associação e que voltariam todos aos terraços, garagens e quintais de outrora.
Dias se passaram e eis que José Hércules Leite enxerga uma luz no fim do túnel e mostra a todos, na sobreloja do Edifício Brasília, um conjunto de salas e pergunta se seriam viáveis para se tornar a sede da APFM. Vibração geral!
18 de outubro de 2003 - Inauguração da sede atual
Então, Hércules comprou as três salas e depois transformou-as num amplo salão e, no dia 18 de outubro de 2003, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa voltava a viver, com toda a força.
Essa é a razão pela qual a APFM tem duas datas comemorativas, sendo que a primeira, com a data de hoje, 22 de fevereiro, é da fundação da entidade, que fez com que todos os botonistas, amantes da regra pernambucana, atual botãobol, pudessem se reunir em grande número numa mesma dependência, utilizando-se de vários campos e realizando competições as mais variadas.
Já a data de 18 de outubro é a chamada consolidação do botãobol, que passou a ser jogado sem quaisquer restrições, num espaço totalmente democrático, com botonistas se apresentando com camisas de clubes de sua preferência e jogar até "a canela doer", como se diz aqui no Recife.
APFM pronta para a festa dos 14 anos de fundação
Portanto, para que a festa seja completa, a APFM resolveu comemorar o 14º aniversário da fundação, no próximo sábado, dia 27 de fevereiro, com a realização de um torneio de botãobol e espera contar com uma presença marcante de associados, amigos e simpatizantes. 
Como de praxe, o vencedor do torneio será agraciado com um troféu e a APFM, através do diretor social, Cláudio Sandes, ficará encarregado da logística. É prenúncio de muita coisa boa!
E assim se passaram quatorze anos... Que venham mais outros!
Parabéns à APFM e a todo o quadro social. São verdadeiros heróis! Muitas felicidades! Viva o botão!

Um comentário:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Esta semana foi de muito trabalho e quase não abri meus e-mails Somente agora estou podendo ler a sua história escrita da criação da APFM, por este grupo de abnegados botonistas brasileiros. Toda história tem seus pontos fortes e pontos fracos. Mas, a história da APFM, apesar da "quase expulsão" das dependências do tricolor pernambucano só fez engrandecer o grupo e o Hercules foi mais Hercules do que nunca, pois deu a vocês a oportunidade de tornarem o botãobol eterno. Vocês terão, com certeza, um grande torneio de aniversário e só lamento estar tão longe e cheio de compromissos já assumidos, pois estaria neste sábado junto com vocês e até tentando chutar umas bolinhas de borracha com os meus craques da Rainha das Regras.
Desejo um grande torneio, uma competição onde a amizade seja a grande vencedora e que bons ventos sigam enlevando nosso esporte na Veneza brasileira. Abração gaúcho, colorado e amigo do botãobol