Minha lista de blogs

sábado, março 03, 2018

REVIRAVOLTA NO BOTÃOBOL - CRUZEIRO CAMPEÃO

RAPOSA DA JACOBINA campeã oficial de botãobol de 2017
Minha gente, este sábado, dia 3 de março, vai ficar na história do botãobol no que diz respeito ao Campeonato Oficial de 2017, realizado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, pois aconteceu um tremendo erro e fez com que a competição tomasse um destino diferente do que fora acordado antes de começar o campeonato.
O REGULAMENTO DO CAMPEONATO É DO CONHECIMENTO DE TODOS OS PARTICIPANTES
Os últimos campeonatos, todos começados no segundo semestre, faziam com que seus términos acontecessem nos primeiros meses do ano seguinte, trazendo consequentemente prejuízos quanto ao cumprimento do Calendário Anual da APFM.
Em vista do acima exposto, quando da elaboração do Regulamento do Campeonato Oficial de Botãobol, de 2017, para que os mesmos erros não acontecessem, ficou decidido que a competição seria em Turno Único, no sistema de pontos corridos. Assim, a previsão para seu encerramento seria o mês de dezembro do mesmo ano.
O Regulamento foi elaborado, apresentado e discutido por todos os botonistas participantes.
Blogueiro Abiud Gomes, responsável em parte pelo erro
Ocorre que à medida que as rodadas iam acontecendo, as postagens deste blog davam a entender que a competição seria em dois turnos, com o 1º Turno sendo de Classificação e o 2º Turno dividido em duas Séries Ouro e Prata, como nas vezes anteriores. 
Este blogueiro, talvez pelos inúmeros problemas de saúde, não atinou para a mudança e continuou com a divulgação errônea de dois turnos. Erro imperdoável, mesmo que se peça perdão aos que acessam o blog.
A MARRETA NÃO É ÓRGÃO OFICIAL DA APFM
Vale salientar que o blog A MARRETA não é órgão oficial da APFM, daí não considerar como prova para qualquer protesto que venha a ser  feito.
Como estava programado os jogos decisivos  da Série Ouro, este blogueiro, Presidente da Comissão Organizadora do Campeonato, foi verificar no regulamento quais os critérios de desempate, ao mesmo tempo em que verificou como seria a premiação da competição, para que o tesoureiro da APFM efetuasse no futuro a compra dos troféus e medalhas.
Foi nessa consulta ao regulamento que descobriu-se o erro crasso que estava sendo cometido desde o início do 2º Turno. Lá está no regulamento de maneira clara no seu artigo 12: "O Campeonato será disputado em turno único, no sistema de pontos corridos.".
Hércules e Abiud, membros da Comissão Organizadora do Campeonato
Partindo dessa premissa, antes que acontecessem os jogos finais do 2º Turno/Série Ouro, a Comissão Organizadora do Campeonato deu ciência a todos os participantes presentes do erro cometido e pôs em votação que decisão tomar. Por maioria dos seus membros, decidiu-se que o Campeonato Oficial de Botãobol, de 2017, fora encerrado quando do final do Turno, com o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, se sagrando Campeão, de fato e de direito.
O 2º TURNO/SÉRIE OURO NÃO EXISTIU DE DIREITO
Portanto, foi tornado sem efeito os jogos do 2º Turno/Série Ouro realizados, para todos os fins.
Quanto aos jogos já finalizados da Série Prata, como a mesma não interfere nos dados estatísticos da APFM, sendo uma disputa apenas para não deixar sem atividade os botonistas julgados  não classificados, tomou-se a decisão de premiar o Campeão, de forma simbólica.
Adriano (CORINTHIANS) foi isento de quaisquer responsabilidade
Em vista disso, o botonista Adriano Oliveira, condutor do time do CORINTHIANS, que houvera sido eliminado do campeonato, por não comparecer a três jornadas consecutivas sem apresentar justificativa, poderá participar das próximas competições oficiais, sem que venha a sofrer quaisquer penalidades. 
Da mesma forma, o botonistas Ricardo dos Anjos, condutor do time do SPORT, que havia sido eliminado do Campeonato, também poderá participar das próximas competições, sendo considerado isento de qualquer culpa.
VILA BELMIRO (Albertinho) contestou a decisão da COC
A decisão acima gerou protesto do time do VILA BELMIRO, de Albertinho, que apresentou documento condenando a decisão tomada, sentindo-se prejudicado, já que o mesmo havia se preparado para os jogos finais.
A outra equipe, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, que também disputava o título de Campeão da Série Ouro, não se pronunciou.
Como todos são amadores, tentou-se uma solução pacífica, com a realização desses jogos finais, premiando-se, simbolicamente,  os vencedores, mas sem interferir no resultado do Campeonato. 
Os ânimos se acirraram e a a fofocagem e as futricas tomaram conta do ambiente. 
Nuvens negras voltam à pairar sobre a APFM
Como se sabe que no nosso meio há pessoas que teimam em  criar problemas, tentando colocar chifres em cabeça de cavalo, resta tão somente dizer a essas pessoas que se não estão satisfeitas que procurem outros espaços para praticarem seu futebol de botão. 
Agora, na APFM, como é do conhecimento de todos, as competições oficiais são geridas por regulamentos, aprovados por antecipação e que devem ser cumpridos à risca. Um erro não justifica um outro erro.
RAPOSA DA JACOBINA é de fato e de direito Campeão
SALVE, SALVE O CRUZEIRO de Marcos Cardoso, o CAMPEÃO OFICIAL DE BOTÃOBOL, de 2017. A RAPOSA DA JACOBINA, nas suas treze partidas obteve a melhor pontuação e fez jus ao título, inédito na sua história.
DEPORTIVO LARA simbolicamente "Cabeça de Lagartixa"
Ao DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, as saudações pelo título da Série Prata, o que lhe confere o Troféu "CABEÇA DE LAGARTIXA", se assim o desejar.
A todos, como presidente da Comissão Organizadora do Campeonato, apresento as minhas desculpas e por ter proporcionado todo esse atropelo, mas sigo a máxima:"Errar é humano, porém, persistir no erro é burrice". Entendam como quiser. 
ARENA IMORTAL DO GRÊMIO
E o botãobol vai se expandindo no RECIFE e novas arenas estão surgindo para deleite de todos aqueles que gostam de jogar seguindo a rainha das regras.
Paulo Jiquiá e Marcos Silva usufruem da Arena Imortal
O botonista José Ribamar, sócio da APFM, já está com sua Arena Imortal Gremista, no Conjunto Inês Andreazza onde  recebe aos domingos todos seus amigos para jogos de botãobol. Bem-vinda!
AGUARDEM PARA JÁ A ARENA GLORIOSA
Brevemente, no bairro do IPSEP, a Arena Gloriosa estará funcionando a pleno vapor. Marcos Silva, condutor do BOTAFOGO, na APFM, já está praticamente com toda a estrutura montada. Salve!
E assim, com altos e baixos, o botãobol sobrevive.Que haja paz e que reine em todos o espírito amador. O Botãobol não comporta profissionais do botão. O que vale mesmo é a diversão. Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Desde o início, para mim, o Cruzeiro era o campeão. Algo me dizia que esse era o ano do amigo Marcos. E na ultima postagem ainda reafirmei que o Cruzeiro deveria postar-se com seu armamento para enfrentar o possível campeão do segundo turno.
Acredito que erros vão acontecer sempre. Ninguém é infalível.
Gostei de ver a construção de arenas particulares, como a do Grêmio, do José Ribamar e mais adiante da do Botafogo, do amigão Marcos Silva. Acredito que, se um dia voltar a Recife (os anos pesam e viagens longas são mais difíceis) poderei conhecer e quem, sabe, levar algumas surras, pois ainda estrearia meus times do Inter e do Caxias. Mas, são apenas sonhos.
Um abração colorado e gaúcho de coração e vivência.

Abiud Gomes disse...

Meu amigão Sambaquy. Você nem imagina o quanto foi desagradável para mim ter provocado todo esse "imbroglio", mas se não tivesse levado avante ficaria com um tremendo drama de consciência. Minha vida sempre foi pautada pela retidão de caráter e não podia ser diferente pela educação e formação recebidas. Sei que o Vila Belmiro ( Albertinho) não está nada satisfeito com o que houve, mas espero tão somente que quando baixar a poeira ele possa entender que em momento algum houve a intenção de prejudicá-lo. Da mesma forma o Botafogo, de Marcos Silva. Houve um erro grave e todos nós da APFM temos nossa parcela de culpa e eu mais ainda, mas ignorar o regulamento seria abrir precedentes que poderiam causar um caos tremendo em futuras competições. Portanto, amigão, o Cruzeiro, de Marcos Cardoso é de fato é direito campeão oficial de botãobol de 2017. Lamento apenas que o mesmo não tivesse ecoado o grito de é campeão no dia 3 de dezembro, data de encerramento do Turno Único. O que veio depois é para ser esquecido, com ou sem perdão. Sobre os novos espaços, vemos com muita satisfação o desejo de todos de ampliar o universo do botãobol. Que surjam mais adeptos! Seria um prazer enorme tê-lo aqui conosco. Ficaríamos orgulhosos e felizes. Um Abração bem pernambucano e timbu.