Minha lista de blogs

domingo, maio 10, 2015

COMEÇA O VI CHIFRONÉSIO DO RECIFE

O VI Torneio Chifronésio do Recife começa quente
Minha gente, nesse sábado, dia 9 de maio, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, teve início a sexta edição do Torneio Chifronésio do Recife, de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), com a participação de 15 equipes, distribuídas em dois grupos, sendo que o GRUPO A conta com 8 times, enquanto que o GRUPO B apresenta as outras sete agremiações.
SANTOS, VILA BELMIRO e NÁUTICO, três grandes forças
A composição dos grupos obedeceu-se à ordem de classificação dos botonistas no Ranking Geral da APFM e, assim sendo, o Grupo A ficou assim formado: BOTAFOGO, de Marcos Silva, SANTOS,  de Adilson Ribeiro, VILA BELMIRO, de Albertinho, ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, HÉRCULES, de José Hércules, SÃO PAULO, de Max Monteiro, CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e ITACURUBA, de Alexandre Freitas.
ORLANDO PIRATES, MENGÃO e SÃO PAULO outras feras
Constituem o Grupo B os times do NÁUTICO, de Abiud Gomes, do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, do  DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, do GRÊMIO, de José Ribamar, do FLAMENGO, de Fernando Brito e da INTER DE MILÃO, de. Clóvis Sandes.
As equipes disputarão seus jogos dentro de cada grupo, no sistema de  pontos corridos, classificando-se para a fase final os quatro times melhores classificados de cada grupo, que se cruzarão no sistema mata-mata, até que surja o campeão do VI Chifronésio.
As equipes que não obtiveram classificação na primeira fase, disputarão a "Rebarba do Chifronésio", com jogos no sitema mata-mata, semelhante à fase final do VI Chifronésio.
PEIXE perde pênalti mas triunfa sobre o HÉRCULES
Iniciando a competição, que reúne equipes constituídas de botões de chifres de boi, numa volta aos tempos românticos do futebol de botão, pelo Grupo A, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, na Arena 1, perdeu até pênalti, mas acabou triunfando sobre o HÉRCULES, de José Hércules, por 1x0, numa partida tecnicamente bem disputada, mas com maior predomínio do time fórmula um do PEIXE.
BALEIA AZUL se defende e segura vitória 
No outro embate pelo mesmo grupo, o VILA BELMIRO, de Albertinho, saiu na frente da competição, ao vencer o SÃO PAULO, de Max Monteiro, com um chorado 1x0, na Arena 3. A BALEIA AZUL, a exemplo do PEIXE, é uma equipe que participa das diversas competições da APFM, sempre com a mesma formação e seus botões são todos de chifres, daí encontrar mais facilidades para melhor desenvolvimento na partida.
Os outros dois confrontos do Grupo A, que envolveriam BOTAFOGO X ITACURUBA e ORLANDO PIRATES X CORINTHIANS, não foram realizados em virtude das ausências de Alexandre Freitas e de Adriano Oliveira, condutores das equipes do ITACURUBA e CORINTHIANS, respectivamente.
TRICOLOR, sempre no ataque, não deu sossego ao COLORADO
Pelo Grupo B, o Chifronésio começou quente, com o  famoso GRENAL, disputado na Arena 4 e que apresentou a vitória do GRÊMIO, de José Ribamar, por 3x1. O COLORADO, de Paulo Jiquiá, sentiu e muito a mudança de time e disso se aproveitou o TRICOLOR IMORTAL para chegar fácil ao triunfo.
Enquanto o CAMPEÃO DE TUDO se apresenta nas várias competições com seus times de resina acrílica, o MOSQUETEIRO está sempre firme com seus botões de ponta de chifre.  O SACI ainda tenta se amoldar ao novo time, ao passo que o  TRICOLOR DA MANGUEIRA já é macaco velho, daí ter tirado o máximo proveito e construído com certa facilidade a consagradora vitória.
ZÉ DO CAIXÃO não deu vida mansa aos CHIVOS
Já na ARENA 6, no duelo entre os irmãos Sandes, o empate em 2x2 mostrou o equilíbrio da partida.
O DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes,  praticamente não teve  tempo de vibrar quando via a rede da INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes,  balançar, pois de imediato levava o troco. 
Assim, tanto os CHIVOS DO ANDREAZZA, como o onze de  ZÉ DO CAIXÃO, tiveram que se contentar com a igualdade do placar. Foi um jogo parelho.
O confronto que envolveria o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e o FLAMENGO, de Fernando Brito, não pode ser realizado, em virtude do condutor do MENGÃO ter que se ausentar da APFM, por motivo de força maior, ficando adiado para o próximo sábado, conjuntamente com os jogos da 2ª rodada.
Equipe chifronésia do NÁUTICO estreará sábado, dia 16 de maio
O NÁUTICO, de Abiud Gomes, folgou na rodada de abertura e fará sua estreia, diante do FLAMENGO, de Fernando Brito, na 2ª Rodada do VI Torneio Chifronésio do Recife.
Numa análise bem superficial, pode-se dizer que as principais equipes do GRUPO A terão vida fácil, se mantiverem a tradição nas competições. Portanto, BOTAFOGO, SANTOS, VILA BELMIRO e ORLANDO PIRATES têm grandes chances de classificação para a Fase Decisiva.
Por sua vez, a luta pela classificação no Grupo B vai ser das mais acirradas, pois seis equipes disputarão pau-a-pau as quatro vagas. INTERNACIONAL, GRÊMIO, CRUZEIRO, DEPORTIVO LARA, FLAMENGO e NÁUTICO farão das tripas, coração para não caírem no precipício da REBARBA DO CHIFRONÉSIO. Não custa lembrar: "É melhor ser rabo de jacaré, do que cabeça de lagartixa!". 
Salve o VI Torneio Chifronésio do Recife! Que façam belos espetáculos! Que vença o melhor!
Viva o botão!

Um comentário:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Ainda me refazendo da canseira, pois a distância é de 520 kms, da correria pois havia uma equipe de filmagem baiana, que já produziu a primeira parte do filme sobre o futebol de mesa "Que Golaço", das entrevistas para a RBS sul, TV UCS (Tv da Universidade de Caxias do Sul) e para a TV Caxias, ajudando nas oficinas aos alunos das diversas escolas que nos visitavam, dos jogos de másters e do torneio do Cinquentenário que reuniu botonistas de Porto Alegre, Pelotas, Florianópolis, Criciuma e Caxias do Sul, estou de volta à minha cama. Uma semana fora e a gente sente saudade do seu espaço, por melhor que seja tratado onde estiver. Foi muito gratificante rever amigos que iniciaram comigo essa empreitada, ser condecorado pelo Prefeito da cidade e ainda (por bondade dos amigos) ficar com o troféu de quarto colocado máster. Agora é colocar a casa em ordem e verificar os e-mails restantes. Na minha página do facebook poderás ter uma noção de tudo quanto eu vivi nesta semana. Tudo foi muito bem organizado e mostramos ao povo caxiense a grandeza do nosso esporte. Um grande abraço e boa sorte no chifronésio, pois sua estreia será no próximo sábado. Um abraço do gaúcho e colorado de sempre.