Minha lista de blogs

domingo, janeiro 25, 2015

TORNEIO DO RANKING DE BOTÃOBOL

Torneio do Ranking e Festa de Premiação da APFM do ano passado
Minha gente, no próximo sábado, dia 31 de janeiro, se inicia a temporada de 2015 de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), com a realização, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, do tradicional Torneio do Ranking, envolvendo todos os botonistas, pertencentes ao Quadro Social da APFM.
Cláudio Sandes (DEPORTIVO LARA) o maior agraciado
Na ocasião, antes do início dos jogos, a APFM fará a solenidade de premiação referente ao Campeonato Oficial de 2014, que apresentou como campeão, pela primeira vez na história da associação, o DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes.
Além do troféu de campeão oficial, o DEPORTIVO LARA será agraciado com os troféus de campeão do 1º Turno e de campeão do 2º Turno/Série Ouro.
Marcos Silva (BOTAFOGO), todo sorrisos,  receberá seus troféus
Também será agraciado com troféus, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, pelo título de vice campeão geral e do botão artilheiro do campeonato, o atacante DEL PIERO, com 21 gols.
O INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, receberá o Troféu de Vice Campeão do 2º Turno/Série Ouro e de 4º Lugar Geral, além da medalha da equipe de melhor ataque do campeonato.
José Ribamar (GRÊMIO) mais um a ser agraciado
À  equipe do GRÊMIO, de José Ribamar, caberá o troféu pelo 3º lugar geral, enquanto que o FLAMENGO, de Fernando Brito, receberá o troféu de Campeão do 2º Turno/Série Prata.
Adilson Ribeiro, o melhor árbitro da APFM
Já Adilson Ribeiro, condutor da equipe do SANTOS, receberá a medalha do time de melhor defesa, além do troféu de melhor árbitro do certame.
As equipes do SANTOS, de Adilson Ribeiro, do VILA BELMIRO, de Albertinho, do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e do NÁUTICO, de Abiud Gomes, receberão as medalhas pelos 5º, 6º 7º e 8º lugares, respectivamente, na classificação geral.
Após a premiação, começa o Torneio do Ranking, com os jogos obedecendo rigorosamente o posicionamento dos botonistas no ranking geral da APFM, isso em todas as etapas da competição.
Por conta disso, muitas equipes estiveram presentes à APFM, realizando os últimos preparativos para a largada da temporada.
DEPORTIVO LARA, de Cláudio Sandes, NÁUTICO, de Abiud Gomes, SÃO PAULO, de Max Monteiro, INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, FLAMENGO, de Fernando Brito, foram alguns dos times que andaram se exercitando nos vários campos da APFM. Pelo que demonstraram nos treinamentos, essas equipes têm tudo para fazerem grandes apresentações. Vamos aguardar.
PAULO VLADIMIR matando as saudades do botãobol
Registre-se aqui a visita feita por PAULO VLADIMIR RAMEH DE ALBUQUERQUE que, de férias no Recife, resolveu matar as saudades do botãobol e mostrou que quem é rei nunca perde a majestade. Atualmente, em Natal-RN, sente-se impossibilitado da prática do botãobol, por absoluta falta de parceiros. Foi um prazer enorme recebê-lo em nossas dependências. Volte sempre!
Goleiro de botãobol, a verdadeira regra pernambucana
No fecho da matéria, um pedido a todos os botonistas que uma forma ou de outra divulgam o futebol de mesa: a verdadeira regra pernambucana, com registro em cartório, é chamada atualmente de botãobol, nada tendo a haver com a "regra de Armandinho" que erroneamente está sendo rotulada de regra pernambucana. Além da regra 12 toques (ex-regra paulista), o belo Clube Armandinho de Futebol de Mesa, oferece o futebol de botão na "Regra de Armandinho", que se assemelha um pouco com o botãobol. Fica o esclarecimento e o pedido.
Portanto, peço encarecidamente ao amigão Gustavo Guimarães que ao utilizar o facebook faça a necessária correção. Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Neste fecho de sua página você me deu a noticia que eu estava tentando entender, pois o menino Guimarães fala em Regra Pernambucana e mostra um goleiro retangular. Eu tenho dois goleiros da Regra Pernambucana (Botãobol) e os dois são circulares. Iria fazer o questionamento consigo, mas elucidaste a minha dúvida antes mesmo de a formular. Então as feras estão se preparando para sábado disputarem o torneio do ranking do botãobol. Boa sorte meu amigo e veja se abocanha um lindo troféu. Vou aguardar para ficar babando vendo os troféus que serão entregues aos vencedores do campeonato mais disputado do nordeste. Um abração gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, o pessoal daqui é um tanto pirracento e gosta de provocar. Apesar de ser boa pessoa, Armandinho tem desses rompantes e quer mostrar poder, daí abrir um espaço defronte à APFM e, além da regra de 12 toques, colocou um campo semelhante ao nosso botãobol (regra pernambucana), mas com algumas modificações. Para não causar confusão e dirimir dúvidas a respeito, eu passei a chamar a regra, praticada no Clube Armandinho de Futebol de Mesa, de "Regra de Armandinho" ou "Regra Recifense". É por essas e outras que não há união aqui em Pernambuco. Nós, da APFM, somos independentes e corremos em faixa própria, única e exclusivamente por não termos seguidores nos demais estados do Brasil, diferentemente das regras 1 toque, 12 toques e dadinho. Uma coisa é certa, amigão: Eles que fiquem por lá, pois continuaremos tranquilos aqui no nosso cantinho. Água e óleo. Abração pernambucano, com muita cachaça, frevo, maracatu e botão. Viva o carnaval! (republicado por ter saído com incorreção.).