Minha lista de blogs

segunda-feira, janeiro 19, 2015

COMEÇA PRÉ-TEMPORADA DE BOTÃOBOL

O circo do botãobol já está armado para novos espetáculos
Minha gente, nesse sábado, dia 17 de janeiro, teve início a pré-temporada de 2015 de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras) na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a presença dos grandes botonistas associados, que se exercitaram ao máximo, muitos apresentando novidades em seus times.
Abiud Gomes (esq) apresentou suas novidades para 2015
O NÁUTICO, de Abiud Gomes, como sempre faz, apresenta seus novos times (SANTIAGO WANDERERS, BARCELONA, DEPORTIVO PORTUGUÊS, BORDEAUX) e, de acordo com o desempenho nos treinamentos, seleciona um deles para representá-lo nas competições.
Nesse sábado, o fato inusitado foi a  fuga do famoso goleiro Boca de Cachorro, do VILA BELMIRO, de Albertinho, para defender o gol do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso,  que quer investir fortemente este ano e faz qualquer negócio. A RAPOSA DA JACOBINA quer voltar à fase áurea e para isso já parece ter aposentado Albertosi, que ultimamente não vem dando sorte. Essa RAPOSA está mal intencionada... Cuidado, gente!
Como se vê, depois do circo pegar fogo, as cinzas foram removidas, a lona erguida  e o espetáculo vai dar continuidade.
TIMBU (Abiud Gomes) maior vencedor do Torneio do Ranking
Nesse primeiro semestre estão previstas: 1) Torneio do Ranking, previsto para o dia 31 de janeiro, juntamente com a festa de premiação do Campeonato Oficial de 2014. Essa competição é no formato mata-mata, obedecendo o posicionamento das equipes no Ranking Geral da APFM. O NÁUTICO, de Abiud Gomes, é o maior vencedor, com 4 conquistas. É o torneio que abre a temporada oficial da APFM.
Adilson (SANTOS) campeão da Copa Brasília de 2007
2) Em fevereiro, após o Carnaval, no sábado, dia 21, a APFM promove a Copa Brasília,  torneio comemorativo do 13º aniversário da entidade, fundada em 22 de fevereiro de 2002, também na fórmula mata-mata, mas com os jogos sendo conhecidos através de sorteio.
Durante todo esse período de existência da APFM, apenas cinco Copas foram realizadas (anos 2007, 2010, 2012. 2013 e 2014), com SANTOS, de Adilson Ribeiro, GRÊMIO, de José Ribamar, VILA BELMIRO, de Albertinho, SANTA CRUZ, de Armandinho e BOTAFOGO, de Marcos Silva, pela ordem, como campeões.
3) Em março, no dia 7, começa uma das mais consagradas competições do botãobol, o tradicional TORNEIO CHIFRONÉSIO, em sua 6ª edição, reunindo times de chifres, quase que uma exclusividade da verdadeira regra pernambucana.
CHELSEA, de Hugo Alexandre, campeão do III Chifronésio do Recife
Essa competição se estende por todo o semestre, em duas fases, com as equipes divididas em dois grupos. Os campeões das edições anteriores foram: 2006 - VILA BELMIRO, de Albertinho; 2009 - BOTAFOGO, de Marcos Silva; 2011 - CHELSEA, de Hugo Alexandre; 2012 - SANTOS, de Adilson Ribeiro; 2013 - CRUZEIRO, de Marcos Cardoso.
LARA (Cláudio Sandes) será novamente campeão?
4) Para o 2º semestre de 2015, estão reservados o CAMPEONATO OFICIAL, principal competição da APFM, o TROFÉU JOSÉ HÉRCULES LEITE, em 24 de outubro e o TORNEIO DE ENCERRAMENTO, em 19 de dezembro.
Todas essas competições, constantes do calendário da APFM, por serem eventos oficiais, contam pontos para o ranking da associação.
É comum a APFM, através de seu quadro social, promover torneios não oficiais, comemorando datas importantes de seus sócios, a exemplo do Torneio Nova Vida, promovido em 2014, por Abiud Gomes.
Qualquer associado poderá promover uma competição desde que reserve a data com certa antecedência, para que o evento possa ser divulgado.
É assim o mundo maravilhoso do botãobol, com toda a sua emoção. São espetáculos belos e únicos. Nunca vistos em outras regras. Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
A festa começa com grande pompa. As tabelas estão mostradas e a adesão deverá ser grande, pois os tabus começam a ser derrubados. Veja o caso do Deportivo Lara que marcou seu nome no hall da fama do Botãobol. Nada é impossível neste esporte. Faltou você dizer que presenteou o novo associado com um lindo time, pois só colocaste a foto com ele mostrando a cartela com os botões. Que o ano seja muito proveitoso e que o Náutico possa gritar : é campeão em algum torneio ou campeonato. Na minha modesta opinião, quem organiza dificilmente leva o campeonato. A sua preocupação está voltada sempre para o bom andamento da competição. Boa sorte neste ano ao Timbú.
Abração gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy, o nosso amigo Gustavo Guimarães, o GG, é um apaixonado pelo futebol de botão e estou tentando convencê-lo a frequentar a APFM. Quanto às competições, o Timbu vai tentar, mesmo com toda dificuldade, dar umas beliscadas. Abração pernambucano, com muito frevo, cachaça e maracatu.