Minha lista de blogs

domingo, abril 27, 2014

COMEÇA A COPA DO MUNDO DO BOTÃOBOL

BRASIL já desponta como favorito da COPA DO MUNDO
Minha gente, neste sábado, dia 26 de abril. a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu início ao Torneio Copa do Mundo de Botãobol de 2014, com destaque para a seleção do BRASIL, de Marcos Silva, que já se garantiu nas oitavas de final, graças aos espetaculares triunfos sobre a CROÁCIA, de Marcos Cardoso e o MÉXICO, de José Ribamar, aplicando em ambos o escore de 3x1. Soma-se ainda a vitória sobre a seleção de CAMARÕES, por WxO, atribuindo-se, aí, o placar de 1x0 para os canarinhos.
Em que pese algumas desistências de última hora, a competição promete ser sensacional e já apresenta excelentes resultados, com as principais seleções já praticamente definindo suas classificações para a próxima fase.
CROÁCIA despacha  MÉXICO e fica com a 2ª vaga
Além do BRASIL, no Grupo A, a seleção da CROÁCIA prossegue no torneio ao despachar o MÉXICO, vencendo-o por 2x0, somando assim duas vitórias, já que foi  beneficiada, também,  pela desistência de CAMARÕES, de Alexandre Freitas.
ESPANHA derrota HOLANDA e já se garante nas oitavas
No Grupo B, a seleção da ESPANHA, de Albertinho, ao vencer a HOLANDA, de Fernando Brito, por 2x1 e se beneficiar pela desistência do selecionado da AUSTRÁLIA, de Humberto Securão, classificou-se ao empatar com o CHILE, de Adriano Oliveira, em 2x2. A outra vaga deverá ser definida após o embate HOLANDA X CHILE, marcado para a próxima rodada, a ser realizada no sábado, dia 3 de maio, com o CHILE jogando com a vantagem do empate para passar para a próxima fase.
COSTA DO MARFIM e JAPÃO ficaram na igualdade
Pelo Grupo C, sem a presença da seleção da GRÉCIA, outra a desistir do torneio, apenas foi realizado o confronto envolvendo a seleção da COSTA DO MARFIM, de Max Monteiro e o JAPÃO, de Adilson Ribeiro, que terminou empatado em 1x1 e, com isso, tudo ficará definido na próxima rodada, quando a seleção da COLÔMBIA, de José Hércules,  fará sua estréia na Copa do Mundo.
INGLATERRA e URUGUAI avançam para as oitavas
Por sua vez, o Grupo D já está com toda a situação definida, com a INGLATERRA, de Paulo Jiquiá, conquistando o primeiro lugar no grupo  ao vencer a COSTA RICA, de Vandré Meneses, por 4x1 e empatar com o URUGUAI, de Abiud Gomes,  em 2x2, além dos pontos pela vitória de WXO, decorrente da desistência da seleção da ITÁLIA. A CELESTE OLÍMPICA ficou com a segunda vaga ao vencer a COSTA RICA por 3x0, atingindo a mesma pontuação do English Team, mas perdendo no número de gols marcados.
EQUADOR vai decidir com a FRANÇA o 1º lugar do Grupo
Na 2ª perna da tabela, pelo Grupo E, o EQUADOR, de Toninho Oliveira e a FRANÇA, de Abiud Gomes, já classificadas para as oitavas de final,  duelarão para saber quem ficará com o primeiro lugar no Grupo. Por ter melhor saldo de gols (4x3), os equatorianos jogarão com a vantagem do empate. A seleção de HONDURAS, de Toinho Lopreu Meneses, serviu de fiel da balança, perdendo seus compromissos por 4x0 e 3x0, para o EQUADOR e a FRANÇA, respectivamente. A seleção cabeça de chave, a SUIÇA, que seria dirigida por Humberto Securão, foi eliminada por desistência.
ARGENTINA X BÓSNIA ficaram no 0x0
Enquanto isso, no Grupo F, a BÓSNIA, de Max Monteiro, saiu na frente, já acumulando 4 pontos, ao vencer a NIGÉRIA, de João Paulo Fofão, por 3x0 e empatar em 0x0, com a ARGENTINA, de Adilson Ribeiro, que também tem a mesma pontuação dos bósnios, mas perderam no saldo de gols, visto que derrotaram a seleção do IRÃ, de José Hércules, pelo placar de 1x0.
NIGÉRIA suporta a pressão iraniana e zebra na COPA
Os iranianos já estão eliminados porque também perderam para a NIGÉRIA, de João Paulo Fofão, por 2x1, daí que os confrontos do próximo sábado: BÓSNIA X IRÃ e ARGENTINA X NIGÉRIA irão apontar as duas seleções que continuarão na Copa do Mundo.
ALEMANHA e PORTUGAL no melhor jogo da rodada
O Grupo G, com as desistências das seleções de GANA, de Cláudio Sandes e dos ESTADOS UNIDOS, de Armando Pordeus, ficou restrito às seleções da ALEMANHA, de Marcos Cardoso e de PORTUGAL, de Albertinho, cujo confronto direto terminou empatado em 3x3, provocando assim um sorteio, a ser realizado no próximo sábado,  para definir a posição de ambas na classificação do grupo.
Finalmente, no GRUPO H, não foi realizada nenhuma partida, ficando todas adiadas para a próxima rodada. Como as seleções da ARGÉLIA, de Clóvis Sandes e da RÚSSIA, de Adriano Oliveira, só puderam chegar à sede da APFM, após às 14 horas, as seleções da BÉLGICA, de Paulo Jiquiá e da CORÉIA DO SUL, de Marcos Silva, por terem que se ausentar, ficaram impedidas de realizar suas partidas.
Para que não pairem dúvidas, todas as seleções desistentes foram assim consideradas por não terem comparecido à APFM, conforme havia sido decidido quando da elaboração do regulamento da Copa do Mundo.
Para o próximo sábado,  estão programados os jogos restantes da etapa de classificação e todos os participantes já estão cientes do rigor do regulamento, portanto, aqueles que, seja qual for o motivo, não se fizerem  presentes até às 15 horas, estarão eliminados, sumariamente, do Torneio Copa do Mundo de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras).
Apesar de todos esses contratempos, a competição teve um início alucinante, com jogos bastante disputados, dentro de um clima onde imperou o alto espírito desportivo dos participantes.
Um dia fantástico. Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Que pena tantas desistências nesse Torneio tão especial. Mas, isso tudo é sempre fruto da vida atribulada que estamos vivendo na atualidade.
Ainda bem que o Uruguai está classificado. A torcida permanece de pé. Vai dar Celeste Olipica nessa Copa.
Abração gaúcho/catarinense/colorado.

Abiud Gomes disse...

Meu caro Sambaquy. A Copa do Mundo do Botãobol, mesmo com as desistências, está contando com dezessete botonistas que se esforçam para o brilhantismo da competição.
Aqui em Pernambuco, a cisão é muito grande, com duas federações se engalfinhando, daí, a APFM permanecer distante de tudo e de todos, pensando apenas na diversão, que nos traz felicidades. Essa é a grande diferença do botãobol, em relação às outras regras. Valeu, amigão. Abração pernambucano com muito frevo no pé e já cheirando a forró.