Minha lista de blogs

segunda-feira, abril 21, 2014

AGORA É PRÁ VALER

Abiud Gomes virá com o URUGUAI e a FRANÇA
Minha gente, parece que teremos, nesse próximo sábado, dia 26 de abril, o início do Torneio "Copa do Mundo" de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), envolvendo botonistas da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e seguindo uma tradição, originária da antiga Liga Amadorista de Futebol de Mesa da Estância (LAFME), embrionária da APFM.
O Torneio Copa do Mundo, a maneira como é realizado na entidade, segue rigorosamente o modelo da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, com trinta e duas seleções.
Botonistas da APFM prontos para a Copa do Mundo
Como atualmente não há trinta e dois botonistas no quadro social da APFM,  alguns palhetarão duas seleções, a exemplo do que foi feito no Torneio Copa do Mundo do ano de 2010.
Assim sendo, além das seleções cabeças-de-chave, coube a cada um desses botonistas,  uma outra seleção, desde que não houvesse a possibilidade de confrontos entre elas, até as quartas-de-final.
Marcos Silva (BRASIL) e Alexandre (CAMARÕES)
Explicando melhor: Marcos Silva, cabeça de chave do Grupo A, com a Seleção do BRASIL, também representará a Seleção da CORÉIA DO SUL, no Grupo H. Já Albertinho, cabeça de chave do Grupo B, com a seleção da ESPANHA, dirigirá também a seleção de PORTUGAL, no Grupo G. Por sua vez, José Hércules, cabeça de chave do Grupo C, com a COLÔMBIA, ficará também com a seleção do IRÃ, no Grupo F, enquanto que Abiud Gomes, cabeça de chave do Grupo D, com o URUGUAY, irá conduzir também a seleção da FRANÇA, no Grupo E.
Humberto Securão(SUIÇA) e Albertinho(ESPANHA)
Na outra perna da tabela, Humberto Securão, cabeça de chave do Grupo E, com a SUIÇA, se desdobrará com a seleção da AUSTRÁLIA, no Grupo B e Adilson Ribeiro, cabeça de chave do Grupo F, com a ARGENTINA, estará palhetando também a seleção do JAPÃO, no Grupo C. Marcos Cardoso, cabeça de chave do Grupo G, com a ALEMANHA, ficou com a incumbência de dirigir a seleção da CROÁCIA, no Grupo A e Paulo Jiquiá, último cabeça de chave, com a BÉLGICA, no Grupo H,  também ficará com a INGLATERRA, no Grupo D.
Isso posto, tem-se a certeza de que a competição deverá ficar bem  mais competitiva, melhorando consideravelmente seu nível técnico.
Pelo histórico do evento, até o presente, nenhuma seleção, tida como favorita, chegou ao título de campeã e acredita-se que o tabu irá continuar.
Paulo Jiquiá e Abiud Gomes já sentiram o gosto de campeão
Desde a sua implantação, foram campeões do mundo: ABIUD GOMES, JOSÉ RIBAMAR, FLÁVIO AZEVEDO, PAULO JIQUÍA e HUGO ALEXANDRE.
Desses, Flávio Azevedo e Hugo Alexandre estarão ausentes, ficando a tentativa do bicampeonato para os três restantes. Em 2002 e 2006, Abiud Gomes chegou perto, terminando, em ambas, como vice-campeão.
Pelo que foi dado a observar, nesses dias que antecedem o grande acontecimento, com os treinamentos realizados, o Torneio Copa do Mundo de 2014 vai ser mais acirrado ainda e para se chegar ao título será necessário muita concentração, eficiência e sobretudo sorte, tal o equilíbrio entre os participantes.
Ninguém arrisca um palpite. Só resta aguardar, para ver o que acontece. Quem será o campeão do Torneio Copa do Mundo de Botãobol ?  Apostem! Viva o botão!
 

3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud, depois de padecer com uma gripe que me derrubou literalmente, volto a postar meus comentários. Acredito que vocês devem fazer propaganda dessa Copa do Mundo, para na próxima ter 32 participantes.
Estou ansioso para ver como o Uruguai vi se comportardiante de fortes seleções, como Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Italia, sem falar na Alemanha...
Abração gaúcho/catarinsne e colorado.

Abiud Gomes disse...

Meu caro Sambaquy. O botãobol tem suas particularidades e nem todo mundo leva jeito. É como jogar tênis de mesa. Se não for competitivo, ninguém se atreve a participar. Algumas regras (dadinho, 12 toques, leva-leva) são fáceis de conduzir. Muitos dos que aqui vieram, que eram "top" em suas regras, aqui simplesmente foram meros figurantes. Daí, cada vez menor o número de praticantes. É uma pena.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Realmente é uma pena, pois o entusiasmo de vocês é uma coisa sem precedentes. Admiro o esforço e o entusiasmo com que conseguem monopolizar os atuais praticantes do Botãobol. Pena que, com o tempo, estará fadado a acabar. E isso será muito triste para quem gosta de um futebol de mesa bem jogado. Tenho certeza de que nem figurante eu seria entre vocês. Pelo menos iria estar bem treinado em dar a saida de jogo...