Minha lista de blogs

sábado, junho 01, 2013

CRUZEIRO ILUMINA O CÉU DO CHIFRONÉSIO

A Raposa foi astuta e o Urubu entrou na roda
É isso aí, minha gente! O CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, relembrou os velhos tempos do celotex e hoje, sábado, dia 1 de junho de 2013, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, escreveu mais uma belíssima página de sua história, ao conquistar o título inédito de campeão do V Torneio Chifronésio do Recife, no botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras).
Início da maratona triunfante cruzeirense
Para chegar à brilhante conquista, a Raposa da Jacobina começou enfrentando, pelas Quartas de Final,  o HÉRCULES, de José Hércules, no Estádio Toca da Raposa, com Fernando Brito, no apito. 
Como se sabe, essa partida foi marcada por decisão do Conselho Arbitral da competição, que considerou nulo o confronto jogado anteriormente por essas duas agremiações.
De início, parecia que os espanhóis de Saint Moritz, mesmo com a vantagem do empate,  não estavam mostrando interesse na partida, ainda chateados com tudo que acontecera anteriormente, mas, após um momento de reflexão, resolveu partir para a ação e por pouco não consegue a classificação para a Semifinal. 
O placar de 4x3 favorável aos estrelados dá a exata dimensão do que foi a partida. Valeram a classificação cruzeirense e o esforço hercúleo do adversário para impedir o triunfo.
Raposa escapa da abordagem dos Piratas
Enquanto isso, o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, estava quieto, só na paquera para saber quem iria enfrentar. Ao saber que o confronto seria com o CRUZEIRO, os Piratas de Maranguape ficaram  a espera do sorteio para conhecer o local da batalha.
A bolinha escolhida foi a nº 5, que indicava o temido Estádio do Caxinguelê, com arbitragem de Hércules Leite.
Iniciado o confronto, com a Raposa da Jacobina jogando com a vantagem do empate, via-se um certo nervosismo por parte de ambas as equipes, mais ainda, quando o CRUZEIRO abriu o placar. Refeito do choque, o ORLANDO PIRATES partiu para a ofensiva e chegou à igualdade.
A partir daí, as equipes foram desperdiçando chances e mais chances e o nervosismo ficou mais latente.
Até o cronômetro da partida deu uma pane, fazendo com que a refrega se arrastasse por mais algum tempo, aumentando e muito a agonia dos disputantes. Com os nervos a flor da pele, os dois contendores viram finalmente soar o alarme, dando o jogo por encerrado e aí o CRUZEIRO, aliviado, vibrou com o triunfo que lhe reservava o direito de enfrentar o FLAMENGO, de Fernando Brito, na grande decisão do V Chifronésio do Recife.
Ao ORLANDO PIRATES restava tão somente partir para decidir  o 3º lugar da competição, enfrentando o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá.
Os Piratas de Maranguape nem precisaram abordar a nau colorada, visto que o Saci simplesmente não foi á luta e assim o ORLANDO PIRATES foi considerado vencedor por WxO, atribuindo-se o escore de 1x0 em seu favor.
Uma Raposa experiente e um Urubu baleado
Chegou a hora da grande decisão do V Chifronésio do Recife e lá estavam alinhadas, no Estádio do Vaco Vaco, as representações do FLAMENGO, de Fernando Brito e do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, com arbitragem de HUGO ALEXANDRE DE ALMEIDA, que nos honrou com sua presença.
E o que se viu foi um MENGÃO completamente diferente dos embates anteriores, sentindo muito o peso da responsabilidade, face ainda a sua imaturidade no botãobol, dando margem a que o CRUZEIRO, do alto de toda experiência, administrasse á sua maneira o confronto.
Não deu outra: o URUBU DO HOSPÍCIO cometeu erros primários, que lhes foram fatais e a RAPOSA não perdoou, chegando aos 3x0, praticamente sacramentando a conquista.
No finalzinho, o FLAMENGO marcou seu golzinho de honra, mas o triunfo cruzeirense já estava consolidado. Soou o alarme, o jogo acabou e o CRUZEIRO conquista o título inédito de campeão do V Torneio Chifronésio do Recife. Parabéns, Marcos Securinha, pelo grande feito.
Os coleiros (Esq) foram engolidos pela Baleia Azul
Já na Rebarba do Chifronésio, o VILA BELMIRO, de Albertinho, na semifinal, no Estádio do Caxinguelê, goleou o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, por 5x0. Os Coleiros dos Afogados entraram sem as condições físicas ideais e assim se  tornaram presa fácil da Baleia Azul do Metrô.
Coxa veio a caráter para a Rebarba
A final da Rebarba do Chifronésio foi de pura emoção com um entusiasmado CORITIBA, sob a batuta de Cláudio Sandes, vestido a caráter,  pronto para acabar com a banca do todo poderoso VILA BELMIRO, que tinha a vantagem do empate, pela melhor campanha em toda a competição.
De saída, o Coxa Branca foi logo abrindo uma vantagem de 2x0, causando um leve desequilíbrio da Baleia Azul, que já no finalzinho do primeiro tempo se recompôs e conseguiu diminuir o placar.
Veio a segunda etapa e logo o Vila chega ao desejado empate, o que lhe dá uma certa  acalmada, mas
o Coxa não desiste e  encontra com seu artilheiro Bobby Charlton, mais uma vez, o caminho das redes adversárias e os alviverdes vibram com o 3x2.
 Baleia Azul cumpre  obrigação e leva a Rebarba 
As esperanças de chegar ao título renascem, porém, a alegria durou pouco tempo, pois o VILA BELMIRO, com muita perseverança chega mais uma vez ao ataque e de maneira mortal decreta o empate e passa então a administrar a partida até o apito final. A Baleia Azul cumpriu sua obrigação. Parabéns!
Vem agora a pré-temporada, com vistas ao campeonato oficial de 2013, com início previsto para 6 de julho.
Antes disso, nesse mês de Junho, dentro dos folguedos juninos, a APFM vai promover o Torneio do Milho, no dia 15 de junho, no sistema mata-mata, com as equipes mostrando as novas armas que irão
utilizar no campeonato oficial. Vai haver  muita novidade. Podem apostar. Viva o botão!
 

4 comentários:

Hugo Alexandre - CHELSEA FC disse...

Quanta alegria em poder estar no seio da Bola de Borracha. É longo o tempo da ausência, assim como é enorme a saudade destas mesas e desta gente!

Foi uma honra apitar a Final do V Chifronésio, torneio mais elegante do Mundo do Botão.

Parabéns ao magnífico CRUZEIRINHO !
Parabéns ao eterno SECURINHA, que mereceu o título do torneio, conquistado na ponta da paleta, com todo o brilho das estrelas!
Agora, é comemorar o título e brindar o sucesso desta competição.

Daqui do Stamford Bridge Button, o irmão de sangue AZUL, o CHELSEA, aguarda o momento de retornar às mesas e ao convívio da grande família do Botãobol.

Um abraço forte à todos!

Hugo Alexandre - CHELSEA FCampeoníssimo

Abiud Gomes disse...

É isso aí, Hugo. Todos estão saudosos de você. Foi uma satisfação enorme para o botãobol tê-lo arbitrando a decisão do Chifronésio. Você faz uma falta danada. Aguardamos ansiosos o seu retorno às mesas do botãobol. Vá em frente para poder voltar logo. Abração.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meus amigos do Botãobol
Parabenizo aos vencedores pelas brilhantes conquistas e acredito que força do Cruzeiro está no chapéu. Ele sempre joga de chapéu. Gostei de ver. Deve ter sido emocionante esse final de Chifronésio e a alegria de vocês deve continuar, pois todos são vencedores, pois o futebol de mesa é o esporte mais apaixonante que existe.
Abraços gaúcho/catarinense

Abiud Gomes disse...

É isso aí, Sambaquy. Somos felizes e seríamos mais ainda se você estivesse aqui conosco. Fica o convite. Abração pernambucano.