Minha lista de blogs

sábado, junho 15, 2013

BOTAFOGO CAMPEÃO DO TORNEIO DO MILHO

Fogão campeão do Torneio do Milho
É isso aí, minha, gente, desse mundo mágico, fantástico e maravilhoso do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), que viu, neste sábado, dia 15 de junho, a sensacional performance do BOTAFOGO, de Marcos Silva, que culminou com a conquista do TORNEIO DO MILHO, realizado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, já vivendo o tradicional ciclo junino, que transforma o Estado de Pernambuco num autêntico arraial.
Cruzeiro recebe troféu do V Chifronésio do Recife
Antes do início da competição, a APFM fez a entrega dos troféus e medalhas aos premiados no  V Torneio Chifronésio do Recife, brilhantemente conquistado pelo CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, num clima total de confraternização.
Após a entrega dos prêmios, deu-se a abertura do Torneio do Milho, com onze equipes participantes, divididas em quatro grupos, mediante sorteio, realizado poucos minutos antes do começo das partidas.
Itacuruba leva virada do estreante ABC
O Grupo A ficou constituído com as equipes do ABC, de Matheus Tiné, do FLAMENGO, de Fernando Brito e do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, que formaram assim um triangular, com todos os jogos realizados no Brasília Stadium.
De saída, o FLAMENGO não deu brechas ao estreante ABC, que caiu goleado por 5x1. O Mengão mostrava assim toda a sua força, rumo à classificação para a fase semifinal.
Na sequência, o ABC reabilita-se e vence de virada o ITACURUBA, por 2x1, resultado esse que praticamente sacramentava o MENGÃO como classificado, visto que os Coleiros dos Afogados teriam que golear o Urubu, no mínimo com cinco gols de diferença  para ir adiante na competição.
Tudo isso deu uma tranquilidade ímpar ao FLAMENGO que chegou fácil ao triunfo por 3x0 e assim garantia a passagem para a semifinal, com 100% de aproveitamento.
Coxa livra-se da  Raposa mas acaba sobrando
No Grupo B, lá estavam alinhados o BOTAFOGO, de Marcos Silva, o CORITIBA, de Cláudio Sandes e o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, prontos para os confrontos a serem realizados no Estádio Timbuzão.
Com a vitória de 4x2 sobre o CRUZEIRO e o empate em 2x2 com o CORITIBA, o FOGÃO tornou-se  semifinalista ao assistir  o COXA vencer a RAPOSA DA JACOBINA, apenas por 3x2, ficando assim com um melhor saldo de gols.
Hércules e São Paulo ficaram para trás no Grupo C
  Já no Grupo C, o NÁUTICO, de Abiud Gomes,  classificou-se também pelo saldo de gols, após  empatar em 1x1 com o HÉRCULES, de José Hércules e vencer por 2x0 o SÃO PAULO, de Max Monteiro, que antes havia derrotado os espanhóis do Saint Moritz por 3x2.
Baleia Azul (Esq)  caiu na rede do Saci Colorado
Por sua vez, o Grupo D, constituído apenas por duas equipes: INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e VILA BELMIRO, de Albertinho, que travaram um duelo, com o triunfo colorado, por 5x3. O Saci despachava de vez a Baleia Azul e ficou sendo mais um semifinalista.
Na 1ª Semifinal, no Estádio do Timbuzão,  o INTERNACIONAL não encontrou dificuldades e goleou o FLAMENGO, por 4x1, redimindo-se em parte  do insucesso no V Torneio Chifronésio do Recife, reaproximando assim os dois brilhantes botonistas.
Enquanto isso, no Brasília Stadium, se desenrolava o confronto BOTAFOGO X NÁUTICO, pela outra semifinal,  decidido no último segundo da partida, com o gol de DURVAL, que selou a vitória alvinegra por 3x2, quando tudo parecia que a decisão iria para as cobranças de pênaltis.
Timbu vence apesar de toda pressão do Urubu
Na decisão do 3º lugar, no Hércules Stadium, num jogo realizado na mais absoluta tranquilidade, com muito fair-play, o NÁUTICO chegou ao triunfo por 2x0, com seu diretor técnico, Abiud Gomes, somando cinco pontos no Ranking Geral da APFM, enquanto que Fernando Brito, do MENGÃO, obtinha 4 pontos pelo 4ª colocação.
Fogão queima a lenha do Saci e leva o Torneio do Milho
A final do TORNEIO DO MILHO, no Estádio da Toca da Raposa,  foi deveras espetacular,  com um BOTAFOGO  arrasador e o seu  artilheiro DEL PIERO, camisa 10 do Fogão, simplesmente irresistível, sendo autor de três golaços, que serviram para tirar todo o poder de reação do INTERNACIONAL. Quando o árbitro JOSÉ HÉRCULES deu a partida por encerrada, lá estava o placar acusando o escore de 6x3 em favor do GLORIOSO, que viu seu diretor técnico Marcos Silva, abiscoitar 20 pontos no Ranking Geral da APFM, pelo título conquistado, enquanto que Paulo Jiquiá, como vice campeão, recebia a bonificação de 10 pontos.
O Troféu do Torneio do Milho vai para o BOTAFOGO
Para  coroar, foi entregue a Marcos Silva, do BOTAFOGO, o troféu TORNEIO DO MILHO.
Parabéns, MARCOS! Salve o BOTAFOGO! Viva o botão! 

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Vocês c onseguem movimentar toda a semana com novidades e muita alegria. Parabéns ao Botafogo e ao Internacional pela final e Náutico pelo 3º lugar. E, quem é que segura do Botafogo? O homem está abiscoitando tudo o que é troféu que é colocado em jogo. Parabéns a esse grupo harmonioso e fiquei feliz com o retorno do Internacional ao grupo. Colorado é colorado e campeão de tudo sempre.
Abração gaúcho/catarinense.

Abiud Gomes disse...

Meu caro Sambaquy. Valeu, amigão. A Marreta entra em recesso por uma semana para eu poder dar uma esticada até Brasília, rever os filhos e netos. Lá vou me encontrar com a turma do Dadinho. Vai ser bom. Abração pernambucano