Minha lista de blogs

terça-feira, junho 11, 2013

VEM AÍ O CAMPEONATO OFICIAL DE 2013 DE BOTÃOBOL

APFM pronta para a disputa do Troféu René Cézar
É isso aí, minha gente. Esse mês de junho, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa se transforma num autêntico arraial de São João e o botãobol é deixado de lado, pois o pensamento é um só: canjica, pamonha, milho verde, quentão, quadrilha e muito forró pé-de-serra.
Mesmo assim, abriu-se uma brecha e sábado, dia 15 de junho, a APFM vai fazer a solenidade de premiação do V Torneio Chifronésio do Recife, juntamente com o Torneio do Milho, na fórmula mata-mata, servindo de avant première para o Campeonato Oficial de 2013, com data de início previsto para 6 de julho.
 
Já estão asseguradas as presenças de 16 equipes que irão para a disputa do Troféu RENÉ CÉZAR, uma justa homenagem que se presta a essa figura histórica do botãobol e que infelizmente, por sérios problemas de saúde, vê-se impossibilitado de praticar aquilo que foi durante toda a sua vida o seu principal entretenimento.
Mas a vida segue seu curso e o botãobol, que para alguns está com seu tempo de validade vencido, continua firme e forte, daí o investimento em mais uma competição, que a exemplo das anteriores já tem a garantia do sucesso.
O Campeonato Oficial de 2013 de Botãobol será disputado nos mesmos moldes do campeonato passado, em dois turnos sendo que  o 1º turno (Turno de Classificação) reunirá  todas as equipes inscritas que jogarão entre si ( todos conta todos), no sistema de pontos corridos, classificando-se para o 2º turno, a metade delas que obtiverem melhor pontuação no 1º turno, formando assim o 2º Turno - Série Ouro.
O restante das equipes irá compor o 2º Turno - Série Prata, porém, não mais entrarão na disputa do Troféu RENÉ CÉZAR.
Portanto, o campeão do Troféu René Cézar sairá do confronto entre o campeão do 1º turno e o campeão da Série Ouro, caso haja campeões distintos, senão, o vencedor já é declarado, direto, campeão do Troféu RENÉ CÉZAR.
Muitas equipes já estão se preparando com afinco, com algumas totalmente reformuladas, investindo em grandes contratações.
Matheus e Flávio, as novidades do Troféu René Cézar
Como novidade, a presença do time da ARENA, de Matheus Tiné, que disputará seu primeiro campeonato de botãobol.
Também cabe registro o retorno do FLUMINENSE, de Flávio Azevedo, que promete uma brilhante participação e, desde já, garante que vai sempre figurar no pelotão da frente.
Humberto Securão, o mago da palheta
Vale frisar o retorno ao botãobol da  campeoníssima AGA, de Humberto Securão, um dos maiores nomes do botonismo pernambucano e que por muito tempo liderou o Ranking Geral da APFM. 
Por outro lado, nesse último sábado, o BOTAFOGO,  de Marcos Silva, já se exercitava até a exaustão e o que se via era o aprimoramento dos chutes a gol do artilheiro DEL PIERO, que vem mais uma vez disputar a artilharia do campeonato.
Internacional e Santos duas forças que se afastam
Lamenta-se, profundamente, as ausências já declaradas do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e do SANTOS, de Adilson Ribeiro, que não relevaram as contrariedades que disseram sentir durante o V Torneio Chifronésio do Recife. Apesar dos incessantes apelos, se sentem magoados e assim decidiram ficar afastados da competição. É uma pena!
 Chelsea, de Hugo Alexandre, é um  grande desfalque 
Outra ausência que será bastante sentida é a do CHELSEA, de HUGO ALEXANDRE, que está sem tempo para conciliar trabalho, estudo e diversão. Um teria que ir para o sacrifício, infelizmente.
Mais as flores são muitas e estarão desfilando na disputa do Troféu RENÉ CÉZAR: NÁUTICO, de Abiud Gomes; CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; HÉRCULES, de José Hércules; VILA BELMIRO, de Albertinho; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; BOTAFOGO, de Marcos Silva; CORITIBA, de Cláudio Sandes; SÃO PAULO, de Max Monteiro; CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; ITACURUBA, de Alexandre Freitas; FLAMENGO, de Fernando Brito; JUVENTUS, de Vandré Meneses; LÁZIO, de João Paulo Fofão.
Aguarda-se ainda a confirmação do YPIRANGA, de Clóvis Sandes, o famoso ZÉ DO CAIXÃO, que ultimamente tem sido visto na Liga Manguetown, se exercitando no Dadinho, junto com Armando Pordeus e Bardo Pererê.
Fica a certeza de que o Campeonato Oficial de 2013 vai ser aquela guerra, porém, disputada com todo o fair-play que exige a regra de botãobol.
Exige-se: Dê uma lida no Artigo 44 do Regimento Interno da APFM e veja se está em condições de cumprir o que estabelece o TERMO DE COMPROMISSO, para assim se considerar inscrito, de uma vez por todas, no Campeonato Oficial de 2013.
Bola prá frente! Primeiro, vamos ter o Torneio do Milho, nesse sábado. Depois, seja o que Deus quiser. Viva o botão!
 
 

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Por ai ninguém para mesmo. Torneio dop milho e depois a grande disputra pelo troféu que apontará o grande campeão do botãobol. Pena as ausências anunciadas, mas há de se louvar a adesão de duas novas forças ao grupo de botonistas.
Que as grandes conquistas sejam comemoradas com carinho e as desavenças sejam prontamente esquecidas, pois o esporte é maior do que tudo isso.
Um abração gaúcho/catarinense.

Abiud Gomes disse...

Aqui é assim, meu caro Sambaquy, um sábado tem e no outro também, incluindo às 5ª feiras.
Uns saíem e outros entram. A vida continua e o botãobol segue seu rumo. O bom de tudo é que eu estou sempre nesse barco. Um fortíssimo abração pernambucano.