Minha lista de blogs

domingo, maio 05, 2013

MOMENTOS DECISIVOS NO CHIFRONÉSIO

 
Cruzeiro, de Marcos Cardoso, único invicto do Chifronésio
É isso aí, minha gente desse mundo maravilhoso e mágico do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), que acompanha o maior torneio de botão, uma exclusivade de Pernambuco, que acontece, todos os sábados, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, reunindo 16 equipes de botões de chifres, no V Torneio Chifronésio do Recife.
Nesse sábado, dia 4 de maio, não foi diferente, com sete partidas emocionantes, com algumas servindo para definir a classificação dos times para a 2ª e decisiva fase da competição, que irá apontar o grande campeão do Chifronésio de 2013.
Enquanto no Grupo B já se tem praticamente definidas as equipes que irão para a fase dos mata-matas, restando tão somente a ordem de classificação, por outro lado, no Grupo A, três equipes vão ter que fazer das tripas coração para chegar à tão almejada fase, porém, já se sabe que uma delas sobrará e cairá irremediavelmente na temida e mais que indesejada Rebarba do Chifronésio.
Tricolor do SAMU aguenta a pressão báltica estoniana 
A jornada teve início com o embate envolvendo o SÃO PAULO, de Max Monteiro e a ESTÔNIA, de João Paulo Fofão, pelo Grupo B, no Estádio do Vaco-Vaco, com a vitória magra sampaulina, por 1x0. Essas duas equipes já estão asseguradas na Rebarba do Chifronésio, torneio de consolação para os times não classificados para a 2ª e decisiva fase do Chifronésio.
Timbu X Saci, uma peleja  igual e sem graça
Na sequência, já pelo Grupo A, no Estádio do Caxinguelê, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, enfrentou o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, num jogo super retrancado, com pouquíssimas chances de gol, que, quando aconteciam, eram desperdiçadas pelos contendores. Tecnicamente, foi um jogo muito aquém das possibilidades das duas equipes. O resultado de 0x0, porém, serviu para garantir a presença colorada na segunda e decisiva fase da competição. Já o TIMBU vai para a rodada final com a obrigação de vencer o VILA BELMIRO, de Albertinho, se quiser ir mais longe no torneio.
Raposa da Jacobina balança mas não cai diante da Baleia Azul
No outro clássico do Grupo A, no Brasília Stadium, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, manteve-se como único invicto no Chifronésio, ao empatar, dramaticamente, em 1x1, com o VILA BELMIRO, de Albertinho. A RAPOSA DA JACOBINA, com o resultado, garante a passagem para a segunda fase e agora irá enfrentar o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, num duelo de gigantes e, caso permaneça invicto, se classificará em primeiro lugar do Grupo, consequentemente, levando a vantagem de jogar pelo empate nos confrontos decisivos da competição.
Abordagem perfeita dos Piratas de Maranguape ante a Juve
Ainda no Brasília Stadium, o ORLANDO PIRATES, de Dino Gonçalves, goleou a JUVENTUS, de Vandré Meneses, por 4x1 e continua no páreo por uma das duas vagas restantes do Grupo A e, caso triunfe sobre o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, no próximo sábado, carimbará o passaporte para a fase decisiva, independentemente  do resultado do confronto NÁUTICO X VILA BELMIRO.
Mengão passeou como quis no Estádio Vaco-Vaco
Pelo Grupo B, o FLAMENGO, de Fernando Esperma, conquistou dois excelentes resultados: triunfos sobre a  ESTÔNIA, de João Paulo Fofão, por 3x0 e  em cima o SÃO PAULO, de Max Monteiro, por 4x1, com ambas as partidas ocorrendo no Estádio do Vaco-Vaco.
O MENGÃO assim encerra seus compromissos nessa primeira fase classificatória e passa a figurar na ponta da tabela do Grupo B e ficará torcendo por um tropeço do BOTAFOGO, de Marcos Silva, para se consolidar na primeira colocação, partindo assim com a vantagem de jogar pelo empate, nos confrontos da fase mata-mata.
Em tarde inspirada Bobby Charlton deu triunfo ao Coxa
Fechando a jornada, o CORITIBA, de Cláudio Sandes, foi até o Hércules Stadium, enfrentar o SÃO PAULO, de Max Monteiro, saindo vitorioso por 3x2, com direito a dois gols do fantástico Bobby Charlton, o eterno artilheiro coxa. Ambas as equipes já se encontram prontas para os jogos da Rebarba do Chifronésio.
É bom frisar, também, que o time da APFM,  teve que se afastar da competição, por motivo de saúde de seu diretor técnico Humberto Securão, que ficará inativo por mais de sessenta dias. As equipes adversárias (SANTOS, BOTAFOGO e HÉRCULES) que teria que enfrentar foram agraciadas com o W x O, sendo atribuído o escore de 1x0 para esses jogos.
Que Humberto Securão se recupere o mais rapidamente possível e volte com tudo para as mesas do botão, são os nossos mais sinceros votos. Força, Humberto!
Sábado, deve acontecer as partidas da última rodada do 1º turno, com a definição da ordem de classificação das equipes para a fase mata-mata e também para a rebarba do chifronésio.
Tudo indica que vai ser uma jornada com muitas emoções. É o botãobol em toda a sua essência, com esse vibrante V Torneio Chifronésio do Recife. Haja, adrenalina! Viva o botão.

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
A sua classificação está a perigo. Imagine o Internacional pelo caminho. Não podia almejar vitória. E, agora o Vila Belmiro com aqueles garotos que incomodam mais do que um caminhão de macacos.. Robinho, Neimar, e Cia Ltda. vai ser osso duro de roer. E dependendo ainda do resultado de outro adversário que se ganhar empurra o Timbú para a desagradável rebarba...
Deixaste escapar a sua classificação nos primeiros jogos. Agora tudo ficou muito dificil. Mas, tem de acreditar até o final.
Um grande abraço desse seu torcedor.

Abiud Gomes disse...

Sambaquy. Até agora só perdi um jogo. O problema foram esses dois empates de 0x0. Vamos enfrentar o Vila e seja o que Deus quiser. Ainda tem o Coringão que pode zebrar ante o Orlando Pirates e aí o Timbu está dentro. Abração.