Minha lista de blogs

sábado, abril 27, 2013

CHIFRONÉSIO RETORNA COM TODO BRILHO

Itacuruba põe água no chopp do Orlando Pirates
É isso aí, minha gente! A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado, dia 27 de abril, deu sequência ao V Torneio Chifronésio do Recife, de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), com a realização de cinco movimentados jogos, cabendo destaque para a sensacional vitória do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, em cima do ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, que já estava cantando de galo na competição.
Raposa da Jacobina defende-se do ataque Timbu
Abrindo a rodada, pelo Grupo A, NÁUTICO, de Abiud Gomes e CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, empataram em 0x0, num jogo amarrado ao extremo, com poucas oportunidades de gol.
A Raposa da Jacobina foi dona do jogo na primeira etapa, mas não soube traduzir em tentos essa superioridade. Veio a 2ª etapa e aí o Timbu tomou conta da partida e por pouco não quebra a invencibilidade cruzeirense, no Estádio Toca da Raposa, com arbitragem segura de Alexandre Freitas.
Um Saci cheio de travessuras na Vila Belmiro
Já no Brasília Stadium, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, acabou com a goga do VILA BELMIRO, de Albertinho e sapecou-lhe um 3x1, resultado que coloca o Saci da Mangueira na vice liderança do Grupo, com 12 pontos ganhos.
A Baleia Azul viu cair por terra a sua invencibilidade no torneio e já começa a se arrepiar com a  possibilidade, ainda que remota, de cair na  Rebarba do Chifronésio.
Fechando o Grupo A, o HÉRCULES PIRATES, de Dino Gonçalves, quando viu que não enfrentaria seu adversário, pela 5ª rodada, a JUVENTUS, de Vandré Meneses, resolveu antecipar sua partida contra o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, até então lanterna do Grupo. A confiança dos piratas de Maranguape era tanta que já vislumbrava o time já dentro do G-4, mas foi surpreendido pelo Rubronegro dos Afogados, caindo pelo placar de 2x1, permanecendo portanto na zona da rebarba.
Com o triunfo, o ITACURUBA, mesmo sem chances de sair da rebarba,  pulou para a 6ª posição, deixando a lanterna com a Vecchia Signora, a JUVENTUS,  de Vandré Meneses.
Hércules sai todo chamuscado ante o Fogão
Pelo Grupo B, no Hércules Stadium, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, segue no embalo e mandou ver uma goleada de 7x2 no HÉRCULES, de José Hércules. O alviazulino de Saint Moritz não viu a cor da bola, levando um autêntico baile do Fogão. O artilheiro alvinegro VAN BASTEM foi o destaque assinalando três golaços.

Urubu malandro gozou no Coxa e se garante no G-4
Na outra partida do Grupo B, o FLAMENGO, de Fernando Esperma, num jogo chocho, venceu o CORITIBA, de Cláudio Sandes, com um magro 1x0 e praticamente se garante no G-4, devendo ir para o mata-mata que definirá o campeão do V Chifronésio do Recife.
Faltando ainda o complemento da 5ª rodada e mais duas rodadas para o desfecho do 1º Turno, observa-se que, no Grupo A, a equipe do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, com 13 pontos ganhos e  única invicta na competição, já está praticamente garantida nos jogos finais, assim como o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, que já atingiu os 12 pontos. As outras duas vagas estarão sendo disputadas pelo VILA BELMIRO, de Albertinho, NÁUTICO, de Abiud Gomes e ORLANDO PIRATES, de Dino Gonçalves. Uma delas irá se somar ao ITACURUBA, de Alexandre Freitas, CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e JUVENTUS, de Vandré Meneses, todos três já sacramentados na Rebarba do Chifronésio.
Enquanto isso, pelo Grupo B, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, segue firme na liderança, com 12 pontos ganhos e um excelente saldo de 15 gols. O FLAMENGO, de Fernando Esperma, tem os mesmos doze pontos do Fogão, mas está com 0 gols de saldo. Ambas as equipes já podem se preparar para os jogos finais, deixando a briga pelas outras duas vagas com o HÉRCULES, de José Hércules, SANTOS, de Adilson Ribeiro e APFM, de Humberto Securão.
Já estão rebarbados: CORITIBA, de Cláudio Sandes, ESTÔNIA, de João Paulo Fofão e SÃO PAULO, de Max Monteiro.
Como se vê, essas duas últimas rodadas do 1º Turno têm tudo para serem emocionantes, com confrontos sensacionais, bastantes acirrados. É uma cobra engolindo a outra. É guerra, guerrou!
Saindo do foco do Chifronésio, cabe registrar a presença, hoje, na APFM, depois de mais de um mês afastado do botão, do nosso querido associado, HUGO ALEXANDRE, que aproveitou uma folguinha na Universidade e veio matar as saudades, dando umas palhetadas. Que outras folgas apareçam. É saudável!
O jovem Matheus já dando seus treinos no botãobol
Outro registro importante é a inclusão no quadro social da APFM da jovem promessa do futebol de botão de Pernambuco, MATHEUS TINÉ ARAÚJO, que faz agora sua primeira incursão no botãobol.
É com grande satisfação que a APFM lhe dá as boas vindas. Vá em frente, garoto, sucesso no botãobol! Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Parabéns por mais essa emocionanbte rodada do Chifronésio. Deve estar emocionante a cada nova semana a briga para conquistar um lugar ao sol, e a tristeza de outros que tem de se contentar com o luar da noite, disputando a rebarba. Fiquei feliz em saber que um novo associado, da nova guarda está se incorporando a esse valioso grupo de botonistas. Aos poucos a renovação acabará acontecendo.
Abração a todos os amigos pernambucanos e um especial ao grande Abiud.

Abiud Gomes disse...

É isso aí, Sambaquy. O botãobol é tudo isso e muito mais. Nós teríamos muito prazer em ter você aqui comungando conosco. Quando vier a Recife, nos procure. Você será sempre bem vindo. Abração, amigão.