Minha lista de blogs

sábado, maio 11, 2013

FIM DA 1ª ETAPA DO CHIFRONÉSIO

Timbu manda a Baleia Azul para a Rebarba do Chifronésio
É isso aí, minha gente desse mundo fantástico, maravilhoso e deslumbrante do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), que viveu  este sábado espetacular, dia 11 de maio,  aqui na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a realização dos últimos jogos do 1º turno do V Torneio Chifronésio do Recife e que serviu para apontar as oito equipes classificadas para a sonhada e desejada fase decisiva, bem como as outras oito que comporão a tão temida e famigerada Rebarba do Chifronésio.
Empate dramático coloca os PIRATES na Fase Decisiva
Praticamente não houve surpresa quanto ao posicionamento das equipes, exceto o VILA BELMIRO, de Albertinho, que ao ser derrotado pelo NÁUTICO, de Abiud Gomes, por 1x0, no mesmo instante que o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, alcançava o empate de 2x2, diante do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, viu ruir por terra todas as esperanças de se classificar para o turno decisivo do Chifronésio, tendo que se consolar com a Rebarba, sendo obrigado a vencer todos os seus jogos a fim de justificar sua posição de 3º colocado no ranking atual da APFM.
A Baleia Azul, pelo seu belo histórico no botãobol, vai ter que conviver com esse fardo por um bom pedaço de tempo, até cair no esquecimento. Foi duro.
Itacuruba faz a festa com a Vecchia Signora
Abrindo a jornada, pelo Grupo A, o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, venceu a JUVENTUS, de Vandré Meneses, por 3x1, mostrando um botãobol de ótimo nivel. Os coleiros dos Afogados agora estão muito mais aprimorados na regra pernambucana, daí ter realizado belas apresentações, mesmo tendo ficado na rebarba. Vai para a disputa do título.
Peixe caiu no caçuá do Hércules com muita manha
Na sequência, já pelo Grupo B, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, enfrentou o HÉRCULES, de José Hércules, no Estádio do Vaco-Vaco, numa partida onde ambos já estavam classificados para a fase decisiva, servindo apenas para definir as posições no Grupo. No final, lá estava o placar estampando: HÉRCULES 3 X 2 SANTOS. O Peixe bem que tentou mas não conseguiu escapar do anzol do herói da mitologia grega e ficou mesmo com a quarta e última vaga.
Um Coxa tranquilo no mar da Estônia
Em outra partida do Grupo B, o rebarbado CORITIBA, de Cláudio Sandes, não encontrou dificuldades para derrotar a  também rebarbada  ESTÔNIA, de João Paulo Fofão, no Hércules Stadium, por 3x0, com mais um show do eterno artilheiro Bobby Charlton, na segunda etapa do jogo, comparecendo com  dois golaços.
Fogão frita o Peixe e agora sai na vantagem
Fechando o Grupo B, o Peixe voltou a campo, dessa vez  no Estádio Timbuzão, lutou muito,  mas não conseguiu ir contra a correnteza, saindo chamuscado diante do Fogão, sucumbindo por 3x2. Com esse resultado, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, acabou em primeiro lugar no grupo e parte para a fase decisiva com a vantagem de jogar pelo empate.
Coringão acaba com o dia feliz do Itacuruba
Por sua vez, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, foi até o Estádio do Caxinguelê e colheu um triunfo sobre o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, por 2x0. Os coleiros dos Afogados se mostraram superiores durante boa parte da refrega, mas o Coringão soube tirar proveito dos vacilos do oponente e saiu de campo comemorando a vitória.
Saci prega peça e a Raposa da Jacobina cai na esparrela
O grande desfecho do 1º turno ficou por conta do clássico envolvendo o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, no Brasília Stadium, valendo o primeiro lugar do Grupo A.
O curioso disso tudo foi que o Saci da Mangueira veio com uma história para cima da Raposa da Jacobina, dias antes do confronto, pedindo para adiar a disputa pois tinha dado um grau no reduto colorado e os braços estavam que não aguentavam qualquer tranco.
Santa ingenuidade raposense que acreditou e resolveu,  então, nesse sábado, apenas realizar alguns amistosos e, de quando em vez, saborear umas cervejinhas, fugindo do calor, porém, para seu espanto, ao chegar à APFM deparou-se com o Saci, todo lampeiro e pronto para enfrentá-la.
A raposa bem que quis sair de banda, mas terminou cedendo aos apelos da Comissão do Chifronésio e partiu para luta, sem muita empolgação e bastante chateada com a peça pregada pelo astucioso Saci.
Não deu outra e o Colorado sapecou um 5x2 nos estrelados, não só quebrando a invencibilidade cruzeirense como também arrebatando o 1º lugar no pódio do Grupo A. Esse Saci é matreiro! Cuidado! O botãobol também  reserva essas surpresas. Afinal, guerra é guerra!
O confronto CORINTHIANS X JUVENTUS que estava também programado para esse sábado, deixou de ser realizado, tendo em vista que a Vecchia Signora teve que se afastar do local da partida, por conseguinte, lhe foi aplicado o WXO, atribuindo-se o placar de 1x0 em favor do Coringão.
Definidas as posições das equipes com o encerramento do 1º turno, a  programação para o próximo sábado, dia 18 de maio, ficou assim constituida:
A) FASE DECISIVA (MATA-MATA)
 INTERNACIONAL X SANTOS
      CRUZEIRO X HÉRCULES
        NÁUTICO X FLAMENGO
   ORLANDO PIRATES X BOTAFOGO.
As equipes do INTERNACIONAL, HÉRCULES, FLAMENGO e BOTAFOGO jogam com a vantagem do empate por terem conquistados mais pontos que os adversários, ao fim do 1º turno.
 
B) REBARBA DO CHIFRONÉSIO(MATA-MATA)
VILA BELMIRO X ESTÔNIA
CORINTHIANS X SÃO PAULO
ITACURUBA X APFM
JUVENTUS X CORITIBA
Como os procedimentos servem também para a Rebarba do Chifronésio, as equipes que jogam com a vantagem do empate são: VILA BELMIRO, CORINTHIANS, APFM e CORITIBA, porém, com o afastamento da equipe da APFM, o ITACURUBA já é considerado vencedor desse confronto por WxO, atribuindo-se o placar de 1x0.
Agora é esperar a hora de a onça beber água. Há os favoritos, sem sombra de dúvida, mas tudo pode acontecer nesse mundo imprevisivel do botãobol. Apostem! Viva o botão.

 

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Em briga de cachorro grande não dá para dar palpite. Acreditei que seria dificil a sua classificação e ela acabou acontecendo tranquila. Se o Botafogo não dormir no ponto, acredito que o título ficará com o trio - Botafogo- Inter - Naútico. Estão se mantendo, por vezes com alguma malandragem, como os que ambicionam colocar mais um troféu de campeão na galeria de conquistas.
Parabéns a todos os classificados e o pessoal da rebarba, pois não deve ser fácil lutar contra os poderosos.
Abraço gaúcho/catarinense.

Abiud Gomes disse...

Meu caro Sambaquy, isso é mais uma prova que botãobol não tem idade. Há os favoritos mas, como no futebol, só se ganha no campo. O Timbu tem a defesa menos vazada, daí ter chegado à classificação. Foi suada, sofrida, mas a experiência falou mais alto. Abração!