Minha lista de blogs

sábado, junho 23, 2012

TREINOS E MAIS TREINOS

Início de mais uma jornada sem descanso
É isso aí, minha gente desse mundo mágico e maravilhoso do botãobol, quando vemos se aproximando o dia do início do Campeonato Oficial de 2012, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e observamos o empenho das equipes nos treinamentos com vistas à disputa do Troféu Chico Barbosa.
Hoje, sábado, dia 23 de junho, véspera de São João, o Estado de Pernambuco virou um autêntico arraial, com o forró correndo solto do Sertão ao Cais.
Mesmo assim, para os botonistas da APFM, não houve descanso. O que se viu foram treinos e mais treinos das equipes, se esmerando ao máximo para chegarem em ponto de bala na abertura do campeonato.
Para se ter uma idéia da coisa, basta dizer que o Chelsea, de Hugo Alexandre, antes do fechamento do salão de jogos, já havia realizado dez partidas amistosas, todas com duração de 30 minutos, cada, ininterruptamente.
Por sua vez, o Flamengo, de Fernando Esperma, também não fica atrás e realiza jogos e mais jogos, um em cima do outro.
Quem também esteve  treinando com afinco foi o Botafogo, de  Marcos Silva, mais solto depois que conseguiu trazer de volta para as suas hostes os diversos craques que tantas conquistas alcançaram com o Glorioso.
Já o Náutico, desse blogueiro, limita-se a três ou quatro partidas por jornada, sempre se valendo de times diferentes para cada um dos adversários que enfrenta.
De início, o Timbu foi ao Fosso do Caxinguelê, com os craques do Manchester City, duelar com o São Paulo, de Max Monteiro e empatou em 2x2.
Juventus mostra poder de reação e vai buscar o empate
Na sequência, já no Fosso do Vaco-Vaco, mais um empate em 2x2, dessa vez contra o Internacional, de Clóvis Sandes, o famoso Zé do Caixão, utilizando-se para isso dos craques italianos da Juventus, com Altobelli marcando os dois golaços da Vecchia Signora.
 Laranja Mecânica Timbu mostra toda a força ante Coringão
Novamente no Fosso do Vaco-Vaco, o Náutico, agora com a famosa Holanda, sufocou o Corinthians, de Adriano Oliveira, mas,  após marcar através de Brandts, acabou não traduzindo em tentos todo o domínio e com isso o Coringão conseguiu chegar ao empate.
Fechando a jornada, de volta ao Fosso do Caxinguelê, o Timbu se fez presente com os célebres "Olhos de Boi" do Barcelona, porém, mais uma vez a sorte lhe foi um tanto quanto  madrasta, pois no final o placar estampava mais um empate: Náutico 1x1 Flamengo. 
Portanto, não foi nem um sábado de vitórias nem de derrotas e os empates ficaram de bom tamanho, demonstrando com isso que os timbus precisam mais do que nunca capricharem nos arremates  a gol, se quiserem obter sucesso na disputa do Troféu Chico Barbosa.
A dúvida que fica é que não se sabe com qual time o Náutico se fará presente no Campeonato Oficial, pois já treinou com 12 times diferentes e ainda não se chegou a uma conclusão. Pelo que se conhece do Timbu, na hora H,  ele deve surgir com o fantástico Chacarita Juniors e garantir assim um excelente começo de competição. Vamos ver. Viva o botão.
(Dedicado ao mais entusiasmado dos novos botonistas da APFM, o dileto amigo Hugo Alexandre)

sábado, junho 16, 2012

QUE VENHA O CAMPEONATO OFICIAL DE 2012

Início dos preparativos com vistas ao Troféu Chico Barbosa
É isso aí, minha gente desse mundo maravilhoso do botãobol, principalmente quando se vive a expectativa de mais um campeonato oficial, a competição mais importante do ano, patrocinada pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
Pelo calendário da APFM, o campeonato deverá ter início no dia 14 de julho, porém, dada a ansiedade dos botonistas, já exaustos com tanta preparação, há a possibilidade de se antecipar para o dia 7 de julho.
Pelo que se observa, a disputa pela posse do Troféu Chico Barbosa, o grande homenageado desse ano, será sem quartel. Os times, com as reformas dos campos, que diga-se de passagem, estão em excelentes condições, vêm se esmerando nos treinamentos e os confrontos amistosos mostram que os embates deverão ser acirradíssimos.
Stade de Reims com requintado toque de bola e  bela ação ofensiva
Hoje, sábado, dia 16 Jun, o Náutico, desse blogueiro, voltou a campo e aproveitou o momento para se exercitar nos estádios que estavam desativados há um bocado de tempo, mas que graças aos trabalhos da dupla dinâmica, Hércules e Max, estão que é  uma beleza só. Se o Fosso do Caxinguelê ficou espetacular para a prática do botãobol, mais ainda o Fosso do Vaco-Vaco, esse em estado fenomenal.
O que se viu, então, foi um vareio de bola dos timbus, com toques requintados e uma ofensividade de causar inveja.
De saída, apresentou-se  com o sensacional time do Stade de Reims, famosa esquadra de botões de capa, triunfando com categoria ante o São Paulo, de Max Monteiro, no Fosso do Vaco-Vaco,  aplicando o escore de 3x2, com tentos de Kopa, Kaplan e Lescaut, três grandes atacantes do alvirrubro da Torre.
Hércules tentou mas acabou não aguentando a aguerrida Lázio
Na sequência, dirigiu-se até o Fosso do Caxinguelê, onde enfrentou a equipe do Hércules, do Rei da Manha, poeta José Hércules. Para esse confronto, o grêmio timbu valeu-se dos craques italianos da Lázio e o resultado não poderia ser outro: 2x0.  Os gols de Fedato e Genival sacramentaram o triunfo alvirrubro.
Os fantásticos "Olhos-de-Boi" do Barcelona, o time show do botãobol
Fechando a jornada, voltou ao Fosso do Vaco-Vaco e defrontou-se com o Internacional, de Clóvis Sandes,  o assombroso Zé do Caixão. Aí o alvirrubro se fez presente com o fantástico time do Barcelona, com seus botões chamados de "olho-de-boi" e saiu mais uma vez vencedor, com 2x0 estampado no placar, gols de Baquero e Julio Botelho.
Esses resultados demonstram que o Náutico vai ser um osso duro de roer e que este blogueiro está quase no ponto, com as pontes firmes e fortes, prontas para qualquer emoção. 
Mais alguns treinos e acredita-se que o Timbu vai chegar tinindo, na ponta dos cascos, podendo ser apontado como um dos favoritos ao título de campeão de 2012. Vamos aguardar! Viva o botão.

(Dedicado ao carismático botonista Marcos Cardoso que rege o célebre time do Cruzeiro, a Raposa da Jacobina)

quarta-feira, junho 13, 2012

OS EMPATES E AS BONIFICAÇÕES

Fim das retrancas com a valorização do empate
É isso aí minha gente deste mundo maravilhoso do futebol de botão.  A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nas competições que realiza, procura sempre seguir as normas que delineam o futebol association.
Na pontuação, as vitórias valem três pontos e nos critérios de desempate leva-se em consideração o saldo de gols, o confronto direto, o maior número de gols marcados, o maior número de vitórias etc.
Como  apologista do futebol ofensivo, sempre me  intrigava muito, ver que, por qualquer empate que acontecesse numa partida, as equipes ganhavam apenas 1 mísero pontinho.
Procurei mostrar a todos que um empate em 0x0 não deveria receber o mesmo tratamento dado aos empates com gols. Então, para diferenciar, foi introduzida na contagem de pontos, por equipe,  a bonificação de 0,1 pontos para cada gol assinalado. Exemplo: Numa partida terminada empatada em 2x2, cada equipe teria na contagem de pontos 1,2 pontos a seu favor. No entanto, a maior bonificação não poderia ser superior a 0,5 (empate de 5x5). A partir desse escore, os demais empates (6x6. 7x7 etc) não aumentariam suas bonificações.
A busca incessante do gol deu mais dinâmica ao jogo
O que se pode atribuir disso tudo é que desde que foi estabelecido esse critério de pontuação, observou-se uma maior disposição dos botonistas em se projetarem para o ataque, na tentativa de marcar tantos gols quantos fossem possíveis. Os jogos terminados em 0x0 foram escasseando.
Por outro lado, ficou bonito de se ver a tábua de classificação com diferenças decimais, a ponto de quase não ser necessário se utilizar dos critérios de desempate, com os resultados sendo conquistados no campo da luta, não havendo mais aquelas desculpas de que se perdeu por isso ou por aquilo.
Em suma, a valorização do empate, hoje, somente benefícios trouxe ao botãobol e talvez, quem sabe, servisse de exemplo até para o futebol ou outros esportes.
Vale salientar que no voleibol, hoje, uma vitória por  3 sets a 2 dá um ponto a equipe perdedora, valorizando portanto o empenho dessa equipe e mostrando a dificuldade da partida.
Uma coisa é certa, a APFM está bastante satisfeita com as modificações introduzidas para classificar as equipes em suas competições, pois sente que  seus botonistas, a cada dia, mais se aprimoram nas finalizações e com isso,  mesmo  quando as vitórias não são alcançadas,  os  empates com gols servem de alento, como prova de reconhecimento pelo esforço realizado. É uma beleza! Viva o botão.
(Dedicado a um dos maiores botonistas de todos os tempos, Paulo Felinto Gouveia de Albuquerque)

sábado, junho 09, 2012

ESQUENTANDO AS TURBINAS

Início da preparação do Náutico com vistas ao campeonato de 2012
É isso aí minha gente desse mundo mágico do botãobol. Passada a emoção do Chifronésio, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa está toda concentrada  na realização do Campeonato Oficial de 2012, com início previsto para 14 de julho, porém, há um movimento visando a antecipação para o primeiro sábado do próximo mês, dia 7 de julho.
Então, o que se vê nesse mês que antecede a maior competição de botãobol do Recife são equipes treinando até a exaustão, com vistas a ter um excelente desempenho no evento.
Santos, de Adilson, treinando forte com o Botafogo, de Marcos Silva
Hoje, dia 9 de junho, estiveram presentes os seguintes  times:  Botafogo, de Marcos Silva;  Chelsea, de Hugo Almeida;   Corinthians, de Adriano Oliveira;  Coritiba, de Cláudio Sandes,  Flamengo, de Fernando Esperma; Cruzeiro, de Marcos Cardoso; Hércules, de José Hércules; Internacional, de Clóvis Sandes; Náutico, de Abiud Gomes; São Paulo, de Max Monteiro; Santos, de Adilson Ribeiro; Vila Belmiro, de Albertinho.
A primeira impressão é de que o campeonato esse ano vai bombar, com as equipes afiadíssimas, prontas para o que der e vier.
Estuda-se, ainda, a fórmula da competição, tudo indicando que o certame terá a participação de 14 times que disputarão uma primeira fase,´por pontos corridos, com os sete melhores classificados indo compor a Série Ouro,  na 2ª Fase. Os demais comporão a Série Prata.
A decisão do campeonato será entre o campeão da 1ª Fase e o campeão da Série Ouro, desde que haja campeões distintos, caso contrário, obviamente, o grande vencedor será aquele que conquistar as duas fases.
A exemplo do Turno de Classificação, as Séries Ouro e Prata também serão disputadas no sistema de pontos corridos.
O regulamento do campeonato deverá ser elaborado pela Comissão Organizadora, a ser nomeada pela Diretoria da APFM e submetido à aprovação do Conselho Arbitral.
A expectativa é grande e a APFM vem envidando todos os esforços para que a competição seja melhor ainda do que a do ano de 2011, que foi considerada uma das mais empolgantes. Para isso foram feitas melhorias nos campos, com novas pinturas e substituição das traves.
Nos treinos realizados, hoje, o Náutico, desse blogueiro, ainda demonstra que não está totalmente recuperado da cirurgia, mas tem se esforçado o bastante para que até o  começo do certame já possa estar  100% apto para as refregas que irão acontecer.
De saída, o Timbu apresentou sua equipe tri-campeã, que enfrentou o Vila Belmiro, de Albertinho, perdendo por 2x0, mesmo com bom rendimento técnico, porém, com falhas nos arremates a gol.
Chesterfield  decepciona e sofre goleada do Peixe
Na sequência, com os ingleses do Chesterfield, o Alvirrubro da Torre foi goleado pelo Santos, de Adilson Ribeiro, por 4x0, mostrando as mesmas deficiências apresentadas no confronto ante a Baleia Azul.
Veio o terceiro embate, dessa vez frente ao São Paulo, de Max Monteiro, valendo-se dos americanos do Los Angeles Galaxy, saindo também derrotado por 2x1, mas já com uma postura tática melhor.
Fechando a jornada, voltou a campo para enfrentar novamente o São Paulo, só que se utilizando, outra vez, dos botões do  Náutico Tri-Campeão. Já ambientado com as mudanças ocorridas com o campo de jogo (Estádio Timbuzão), os alvirrubros partiram para cima dos sampaulinos, com gosto de gás e não deram mais sopa para o azar. No final, lá estava estampado no placar: Náutico 4 x 2 São Paulo. A alegria voltava às hostes timbus e  a esperança de que melhores dias virão.
Sábado próximo, os treinos continuarão e o Náutico, certamente, estará presente  com novos times, de modo que, até o início do campeonato,  o alvirrubro da Torre já tenha  finalmente feito a escolha dos onze craques que irão tentar conduzir a timbuzada à conquista do título. Até lá, muita lenha ainda vai ser queimada. É hora de esquentar as turbinas. Viva o botão.
(Dedicado ao grande botonista e amigão Adilson Ribeiro, campeão do IV Torneio Chifronésio do Recife)

sábado, junho 02, 2012

DE VOLTA ÀS MESAS

Chelsea (Hugo Alexandre) X Chacarita Jrs (Abiud) no botãobol
É isso aí, minha gente. Hoje, dia 2 de junho de 2012, pude enfim comemorar emocionado o meu retorno aos campos de botãobol. Minha última partida tinha acontecido no dia 24 de março, quando o Náutico Botãobol enfrentou o Brasília, de Dinoraldo Gonçalves, no Brasília Stadium, tendo empatado em 3x3.
Depois disso foi só expectativa para a cirurgia que ocorreu em 27 de março, dia do meu aniversário.
Veio o período de convalescência e só agora fiquei liberado para voltar às minhas atividades normais. As pontes parecem que estão firmes e fortes.
Embora um  tanto quanto receoso, compareci à Associação Pernambucana de Futebol de Mesa com quatro de meus times favoritos e resolvi fazer um sorteio para ver quais os amigos que eu iria enfrentar nesse meu regresso ao mundo do botão.
Chacarita Jrs(Abiud)retorna aos campos e vence de virada o Chelsea (Hugo Alexandre)
Com as ausências de Alexandre de Freitas e de Azevedo Neto, os primeiros sorteados, coube a Hugo Alexandre, com seu Chelsea, enfrentar o famoso Chacarita Jrs, no Brasília Stadium.
Nessa hora, o coração bateu mais forte e o Chaca não pode conter toda a carga emocional e disso se aproveitou a esquadra inglesa para abrir o placar.
O tempo foi passando e os funebreros foram se ajustando e aí começou a surgir toda a beleza do toque de bola tricolor.
Com o domínio da partida, o Chacarita tomou conta da situação e com uma virada sensacional chegou ao triunfo por 2x1. Vibração total. Só se ouvia o brado: Chacarita, Chacarita, Chacarita. Foi uma beleza!
 Beleza do Aberdeen não foi suficiente para conseguir o triunfo
Na sequência, já com os nervos dominados, chegou a vez de enfrentar, na Toca da Raposa, o Hércules, do poeta do botãobol, José Hércules, com toda a sua manha.
O Chacarita Jrs cedia a vez ao Aberdeen, o time mais belo do botãobol. Foi uma partida espetacular, com lances sensacionais. Os escoceses foram surpreendidos ainda no primeiro tempo e deixaram a cancha amargando um 2x0. Veio a segunda etapa e a consequente reação, conseguindo chegar  ao empate, porém, quando menos se esperava, num único vacilo, sofreu o terceiro gol que deu a vitória aos espanhóis do Saint Moritz. Apesar do tropeço, deu para sentir que o botão apresentado foi de primeiro nivel.
Belgas do Anderlecht se rendem aos encantos da Baleia Azul
 Partiu-se então para o terceiro confronto, tendo pela frente a poderosa esquadra do Vila Belmiro, de Albertinho, cabendo ao tradicional Anderlecht fazer frente à Baleia Azul, no Timbuzão Stadium.  
Por não ter havido intervalo entre uma partida e outra, o cansaço apresentado fez com que o jogo se tornasse fácil para o adversário que acabou goleando por 4x1. No entanto, os belgas em algumas ocasiões chegaram ao gol adversário, porém, se mostraram ineficazes na hora dos arremates. Foi uma dura derrota.
Náutico 2008 uma ausência sentida no IV Chifronésio
Fechando a jornada, lá se vai para o Hércules Stadium, enfrentar o São Paulo, de Max Monteiro. Para essa última apresentação, a escolha recaiu no time do Náutico 2008, a fantástica equipe de botões de ponta de chifre e aí prevaleceu a maior categoria dos alvirrubros que no final do primeiro tempo saíram com a vitória por 2x0. Na segunda etapa, o domínio continuou mas o Timbu começava a desperdiçar as principais jogadas ofensivas.
Já no finalzinho da partida, o Tricolor do Samu marcou seu gol de honra, mas o Náutico 2008 suportou a reação adversária e pode assim comemorar seu segundo triunfo do dia. Valeu.
O que se pode dizer disso tudo é que esse blogueiro está quase que em forma para enfrentar as feras do botãobol.
Outros sábados virão e por certo um melhor aprimoramento, visando o campeonato oficial, que acontecerá em julho. Até lá vou estar tinindo. Quem viver, verá. Viva o botão!
(Dedicado ao poeta do botãobol José Hércules Leite)