Minha lista de blogs

quarta-feira, junho 13, 2012

OS EMPATES E AS BONIFICAÇÕES

Fim das retrancas com a valorização do empate
É isso aí minha gente deste mundo maravilhoso do futebol de botão.  A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nas competições que realiza, procura sempre seguir as normas que delineam o futebol association.
Na pontuação, as vitórias valem três pontos e nos critérios de desempate leva-se em consideração o saldo de gols, o confronto direto, o maior número de gols marcados, o maior número de vitórias etc.
Como  apologista do futebol ofensivo, sempre me  intrigava muito, ver que, por qualquer empate que acontecesse numa partida, as equipes ganhavam apenas 1 mísero pontinho.
Procurei mostrar a todos que um empate em 0x0 não deveria receber o mesmo tratamento dado aos empates com gols. Então, para diferenciar, foi introduzida na contagem de pontos, por equipe,  a bonificação de 0,1 pontos para cada gol assinalado. Exemplo: Numa partida terminada empatada em 2x2, cada equipe teria na contagem de pontos 1,2 pontos a seu favor. No entanto, a maior bonificação não poderia ser superior a 0,5 (empate de 5x5). A partir desse escore, os demais empates (6x6. 7x7 etc) não aumentariam suas bonificações.
A busca incessante do gol deu mais dinâmica ao jogo
O que se pode atribuir disso tudo é que desde que foi estabelecido esse critério de pontuação, observou-se uma maior disposição dos botonistas em se projetarem para o ataque, na tentativa de marcar tantos gols quantos fossem possíveis. Os jogos terminados em 0x0 foram escasseando.
Por outro lado, ficou bonito de se ver a tábua de classificação com diferenças decimais, a ponto de quase não ser necessário se utilizar dos critérios de desempate, com os resultados sendo conquistados no campo da luta, não havendo mais aquelas desculpas de que se perdeu por isso ou por aquilo.
Em suma, a valorização do empate, hoje, somente benefícios trouxe ao botãobol e talvez, quem sabe, servisse de exemplo até para o futebol ou outros esportes.
Vale salientar que no voleibol, hoje, uma vitória por  3 sets a 2 dá um ponto a equipe perdedora, valorizando portanto o empenho dessa equipe e mostrando a dificuldade da partida.
Uma coisa é certa, a APFM está bastante satisfeita com as modificações introduzidas para classificar as equipes em suas competições, pois sente que  seus botonistas, a cada dia, mais se aprimoram nas finalizações e com isso,  mesmo  quando as vitórias não são alcançadas,  os  empates com gols servem de alento, como prova de reconhecimento pelo esforço realizado. É uma beleza! Viva o botão.
(Dedicado a um dos maiores botonistas de todos os tempos, Paulo Felinto Gouveia de Albuquerque)

Nenhum comentário: