Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 13, 2011

A GUERRA DO CHIFRONÉSIO


É isso aí, minha gente do botãobol. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu início, mais uma vez, ao torneio mais charmoso do futebol de botões do Brasil, o III Chifronésio do Recife, reunindo dezessete equipes, distribuidas em dois grupos distintos.
No Grupo 1, obedecendo-se à classificação no ranking geral da APFM, estão Náutico, Santos, Cruzeiro, Hércules, São Paulo, Chelsea, Inter de Milão, Casa Caiada e Drico.
No Grupo 2, figuram: Vila Belmiro, Internacional, Grêmio, Coritiba, Corinthians, Juventus, Flamengo e Dri Sette.
Os jogos serão disputados com as equipes dentro de seus próprios grupos, classificando-se para a 2ª fase, as oito melhores colocadas,  sendo quatro de cada grupo, que irão se enfrentar em sistema mata-mata, em cruzamentos inversamente proporcionais à ordem de classificação. Exemplo: 1º do Grupo 1 x 4º colocado do Grupo 2 e assim por diante.
A novidade deste III Torneio Chifronésio do Recife fica por conta da não eliminação das equipes não classificadas para a 2ª fase. As mesmas farão confrontos mata-mata, numa competição paralela ( Rebarba do Chifronésio), valendo um troféu ao campeão.

Chelsea, de Hugo Alexandre, uma estréia tranquila no Chifronésio
Abrindo a competição, neste sábado, dia 12 de fevereiro, o Chelsea, de Hugo Alexandre, não teve dificuldades para vencer o estreante Drico, de Dido de Caruaru, por 3x0.
 Timbu perde palheta, mas consegue triunfo frente à Raposa 
Por sua vez, o Náutico, de Abiud Gomes, travou um duelo de gigantes com o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, cujo resultado final apontou a vitória timbu, também por 3x0. Esse confronto foi marcado pelo temor do alvirrubro da Torre que não estava com sua palheta titular. No primeiro tempo, valeu-se de uma palheta PVC, porém, estava sendo dominado pela raposa. Para o 2º tempo, pediu socorro ao Internacional, de Paulo Jiquiá e trouxe a campo uma nova palheta. A mudança foi da água para o vinho e o Náutico acabou vitorioso.
Já de volta à Torre, o Timbu saiu à caça da palheta titular, mas até agora não obteve sucesso. Onde estará a preciosidade ?
Enquanto isso, no Brasília Stadium, ainda pelo Grupo 1, o Santos, de Adilson Ribeiro, deu a largada com sua equipe fórmula um e, num jogo amarrado, encardido, conseguiu o triunfo frente ao Hércules, do poeta do botãobol, J. Hércules, pelo escore mínimo, com gol de Kovalainen.
 Flamengo, de Fernando , faz jogo sem brilho, contra o Coritiba, de Cláudio
Já pelo Grupo 2, o equilíbrio tomou conta dos jogos. Nas duas partidas realizadas, não houve vencedor. No Timbuzão, Coritiba, de Claúdio Sandes e Flamengo, de Fernando Brito, ficaram no 0x0, numa partida sem muita emoção e sem muito brilho. A inoperância dos ataques foi flagrante, daí o resultado ser o mais justo possível.

O Sub-15 Dri Sette arranca empate frente ao Grêmio, na estréia no botãobol
Na sequência, no Hércules Stadium, o Super Grêmio, de Dinoraldo, entrou com toda a pompa para enfrentar o Sub-15 Dri Sette, que, pela primeira vez na sua história, realizava um jogo de botãobol. Quando terminou a primeira etapa,  os agora gremistas de Maranguape venciam por 1x0 e  tudo levava a crer que no segundo tempo ia ser um passeio. A inexperiência, aliada ao nervosismo do Bob Filho de Caruaru, dava a falsa impressão que os gols surgiriam com naturalidade. Bem que o Tricolor tentou, mas a mudança de comando parece que não fez bem a equipe, acostumada que estava com as palhetadas de Rabão da Mangueira. E aí aconteceu o que ninguém esperava: o Dri Sette, num arremesso enviezado, pela esquerda, empatou a partida, dando números definitivos ao embate. A vibração da turma da Terra de Vitalino, capital do Forró, foi enorme. O mais feliz de todos, como não poderia ser de outra forma, foi o Bob Pai, que antes havia naufragado com o Drico. Caruaru está comemorando até agora.
Sábado próximo, tem mais, com as estréias do Internacional, São Paulo, Vila Belmiro, Corinthians, Casa Caiada, Juventus e Inter de Milão.
Classificam-se para a fase final, quatro equipes de cada grupo. Náutico, Chelsea e Santos  já começaram com todo gás, mas ainda é cedo demais para tirar conclusões.  A guerra está apenas no início. As batalhas vão se suceder e o bicho vai pegar.  Vamos aguardar. Viva o botão.

Um comentário:

Glauco Alan disse...

Puts...morro de curiosidades de jogar essa regra do botão ball...assim que possível irei praticar com botões e a regra oficial.
Abraço Abiud e parabéns pelo seu belo canal de vangloriza o futmesa.